Meditação Infantil: como e por que meditar com os filhos?

Entenda como a Meditação ajuda a desenvolver o equilíbrio emocional das crianças + Bônus: 6 meditações guiadas
Menina praticando Meditação Infantil
Mais terapias de Cenira
4.7/5 - (7 votos)

Nunca se falou tanto em meditar, como nos últimos tempos. Seja meditação infantil, meditações guiadas para alívio da ansiedade, mindfulness, e tantas outras!

Aos poucos estamos introduzindo esta prática em nossa rotina e usufruindo de seus benefícios, como: mais concentração, foco, calma, equilíbrio emocional e aceitação.

As pessoas querem meditar e não sabem como fazer… Vejo muitos que querem aprender a silenciar os pensamentos, elevar os pensamentos de negativos para positivos, desacelerar a mente das preocupações constantes, liberar o estresse do corpo, mas… não sabem como.

O grande mito do meditar ainda nos atrapalha. Quando falamos em meditação, logo vêm à mente: sentar em postura de buda, pernas cruzadas, ficar horas sem pensar em nada, alcançar a mesma iluminação de mestres ascensionados, etc…

E quando se fala em meditação infantil, então aí sim, nossas crenças e tabus se afloram: “Como introduzir meditação na vida das crianças? Isso é impossível?”

Mas para quem não sabe, já existem projetos de Meditação em Escolas, que iniciaram e estão dando muitos resultados positivos, inclusive elevando o nível de aprendizagem e concentração.

Essas instituições de ensino, mesmo na pandemia e com aulas online, permaneceram com a rotina de meditar com os alunos, contribuindo para o bem-estar de toda a família.

Sim, meditação exige disciplina para praticar todos os dias!

Persistência para cada dia aumentar o tempo em meditação. E esse tempo não precisa ser de uma hora ou mais: pode iniciar com 2 minutos e aos poucos aumentar conforme sua disponibilidade e determinação, para todos os dias no mesmo horário fazer sua prática.

A melhor técnica que existe para meditar é a RESPIRAÇÃO. Parece até brincadeira, mas é isso mesmo! Se você parar tudo e colocar sua atenção na respiração, perceberá que os pensamentos silenciam e que estará livre de quaisquer outras interferências.

Sou Cenira, terapeuta holística, especialista no comportamento das novas gerações, e hoje vamos entender:

  • Os benefícios da Meditação para Crianças
  • Como começar a praticar
  • E mais: preparei Meditações Guiadas especiais para fazer com os filhos e filhas!

Boa leitura! 🙂


 

Por que Meditar na Infância?

Infância Meditar

Foto: Freepik

Existem muitas técnicas de meditação. A que eu mais gosto é a Meditação Mindfulness.

Vocês já pararam para pensar que essa técnica é rotina para as crianças?

Sim, as crianças têm muita facilidade de concentrar-se em uma única tarefa, em um único brinquedo ou brincadeira. Algumas ficam horas brincando sozinhas com um brinquedo. Então, partindo deste princípio, elas meditam o tempo todo.

O problema é que o meio onde algumas vivem, é tão tumultuado e barulhento que fica impossível elas praticarem essa conexão interna.

Crianças se moldam de acordo com o que acontece ao seu redor, tornando-se hiperativas e barulhentas também.

A dica é sempre o respeito entre os integrantes da família! Principalmente, respeitar os momentos que os pequenos precisam estar consigo mesmos.

Se você quer introduzir a meditação na rotina de seus filhos, também é muito sábio, pois serão adultos com mais saúde mental e autoconfiança.

Meditar acalma a alma e traz a sensação de pertencimento. Traz a informação e a sensação de que todos os recursos estão em nosso íntimo, e que podemos e temos potencial para lidar com todos os acontecimentos externos.

Muitas vezes nos sentimos impotentes com situações em nossas vidas que nos incomodam e não podemos fazer absolutamente nada para a mudança acontecer, seja por que não dependem de nós ou porque sozinhos somos enfraquecidos para promover tal mudança.

Entretanto, quando temos a prática de Meditação, conseguimos ter essa percepção e clareza do que é nossa responsabilidade, e do que não temos controle e só nos resta ter sabedoria para respeitar e aceitar.

 

A Meditação e as novas Gerações

Meditação Infantil

Foto: Monstera – Pexels

A partir de 1970, o maior número de crianças com padrão de comportamento diferente começou a chegar, com o objetivo de promover mudanças e preparar a humanidade para uma nova consciência.

Já falei sobre elas em muitos artigos, como: Crianças Violeta, Índigo, Cristal, Arco-Íris e Estelares: quem são?

Também falei sobre elas em meu livro: O Despertar da Consciência Índigo na Era de Ouro

Essas novas crianças e seus comportamentos desestruturaram a forma de educar e criar.

Em pouco tempo se percebeu que muitas coisas mudaram no quesito de orientar e educar filhos. Crianças que simplesmente não aceitam algumas regras, que eram antes impostas e aceitas com facilidade.

Aqui vou fazer um breve comentário de cada geração e disponibilizar uma meditação mais adequada para cada comportamento.

Você identifica seu filho ou filha, ou você, com alguma dessas gerações?

 

Meditação Infantil – Geração Violeta

Vieram para rever toda a sabedoria do planeta, os conceitos da evolução para que a terceira dimensão possa se completar.

Deram início a um processo globalizado para dar sustentação a grande mudança que viria a ser introduzida na humanidade.

Geralmente são maduros, prudentes, sábios, diplomatas por excelência, conseguem dialogar e discutir em qualquer assunto, como se tivessem nascido com todas as informações.

Inserem nas pessoas um amor e ternura natural de seu ser, além de não gostarem de brigas e agressões, são pacíficos e amigos leais.

Meditação: Respiração longa, profunda com retenção de ar e retenção sem ar.

Inicialmente pode ser guiada por um adulto, mas que terão muita facilidade de praticarem sozinhos.

Para essas crianças, a Meditação fortalecerá sua assertividade e missão de aconselhar e orientar.

 

Meditação Infantil – Geração Índigo

As crianças Índigo, vieram para estabelecer novos paradigmas e modificar a estrutura da velha sociedade humana, reescrevendo a história e preparando a humanidade para a evolução que hoje vivemos.

O despertar para a prática de meditação, yoga, alimentação saudável, entender a física quântica, as terapias alternativas, limpezas energéticas, astrologia, enfim… a libertação para uma vida consciente e evolutiva.

Meditação: Guiada com um tema que mantenha sua atenção, pois estas crianças têm bastante hiperatividade, precisam estar sempre em movimento.

Elas gostam das coisas claras e explicadas e de tudo que tem um sentido lógico. Não gostam muito de devaneios ou infantilidades, se julgam maduros e adultos desde muito cedo, embora isso seja uma ilusão que pertencem para seu grau evolutivo.

A Meditação contribuirá para sensibilizar e flexibilizar seu comportamento.

 

Meditação Infantil – Geração Cristal

As crianças Cristal, vieram com uma missão linda, mas árdua e pouco compreendida, pois são confundidas com crianças tristes, fracas e doentes.

Quando muito pequenos choram sem motivos aparentes, se mostram insatisfeitos, mas na verdade, eles apenas absorvem todas as tristezas que estão ao seu redor. 

São crianças que vieram para amenizar as dores das pessoas e limpar ambientes, e essa absorção ou limpeza que fazem vai acumulando em seu corpo emocional e físico. Por isso, precisam de tempo de qualidade para se refazerem e recuperar as forças.

Trazem atributos de paz, equilíbrio e compaixão para todo o planeta.

Meditação: Guiada com um tema neutro, sem muita emoção envolvida, mas que ao mesmo tempo promova a autocura. Fortalecerá não só sua imunidade bem como a sua disposição.

 

Meditação Infantil – Geração das Estrelas

As crianças das Estrelas são criaturas extraordinárias, superdotadas do ponto de vista intelectual e psíquico, mas também reconhecem a importância da ligação espiritual com a Fonte e com toda a Criação.

Muitas vezes, sentem uma necessidade imensa de ajudar as pessoas a despertar para o seu potencial mais elevado.

Elas também vieram com o desejo de mudar o mundo para melhor, e além disso compaixão e atos de generosidade fazem parte de suas atitudes diárias. 

Meditação: Mindfulness, que pode ser guiada e praticada algumas vezes na companhia de adulto, mas que será muito fácil para a criança adotar a prática em seu cotidiano.

A meditação ajudará elas a fortalecer sua consciência corporal, pois tem muitas habilidades mentais e isso faz com que seu comportamento seja bastante racional.

Gostou? Você também pode agendar comigo:

 

Meditação Infantil: benefícios 

Benefícios Meditação Infantil

Foto: Freepik

A meditação é muito recomendada para crianças com ansiedade e stress, dificuldade em dormir, acalmar ou centrar. Por isso, vamos conhecer outros benefícios da Meditação Infantil nesse trecho 🙂

“Com a ressonância magnética e a tomografia, percebemos que a meditação muda o funcionamento de algumas áreas do cérebro, e isso influencia o equilíbrio do organismo como um todo”, diz o psicólogo Michael Posner, da Universidade de Oregon.”

“Na prática, aumenta a atividade do córtex cingulado anterior (área ligada à atenção e à concentração), do córtex pré-frontal (ligado à coordenação motora) e do hipocampo (que armazena a memória). Também estimula a amígdala, que regula as emoções e, quando acionada, acelera o funcionamento do hipotálamo, responsável pela sensação de relaxamento.”

Trechos da Reportagem: Meditação ganha, enfim, aval científico – Revista Veja 2013

A prática da meditação pode ser praticada por toda a família. Já que os benefícios se estendem para mães, pais, filhos e todos que praticarem.

Podemos aproveitar que estamos todos em casa, em isolamento social e aproveitar para meditar com os filhos (as).

Esse momento será não apenas uma lembrança de união familiar, como também a introdução de um compromisso diário, implantando um novo comportamento que pode trazer muitos benefícios, como:

  • Aliviar a ansiedade;
  • Reduzir o estresse;
  • Melhorar a qualidade do sono;
  • Equilibrar as emoções;
  • Melhorar o relaxamento;
  • Melhorar a concentração;
  • Desacelerar a mente;
  • Melhorar a reação do organismo no tratamento de doenças;
  • Aumentar a percepção de si mesmo;
  • Melhorar o aprendizado;

 

Meditação para Crianças: como funciona?

Meditação Crianças

Foto: Freepik

A meditação infantil, não tem muita diferença da meditação de adultos. A única ressalva, como sempre oriento em todos os meus trabalhos relacionados às crianças, é que toda e qualquer situação ou rotina infantil deve ser acompanhada de responsáveis.

Ainda mais que hoje temos muitas informações inadequadas disponíveis na mídia, e as crianças têm muita facilidade de acesso.

Então, minha dica é que as crianças iniciem na Meditação com o acompanhamento de adultos!

 

Meditação: como começar a meditar com os filhos?

Meditar Filhos

Foto: Yan Krukov – Pexels

Portanto, apliquem técnicas simples, como: aprender a respirar, fechar os olhos, ficar em silêncio, escutar o barulho da chuva, sentir o vento, e tantas coisas lindas que temos em nossa natureza.

 

Meditação Infantil Guiada

Assim, para te apoiar nesta missão, estou disponibilizando uma Meditação que gravei para a filha de uma cliente minha que estava com dificuldade em se acalmar e dormir, à noite.

Mãe e filha começaram a meditar juntas todas as noites com o áudio. Agora a filha pede para meditarem 🙂

Que tal você iniciar também?

 

Cuidados e orientações com a Meditação e outras práticas

Orientação Meditação Infantil

Foto: Freepik

Aproveito aqui para alertar os adultos sobre a nova onda entre crianças de 10 a 14 anos, chamada de Shifting  – DR (Desired Reality) ou RD (Realidade Desejada).

A comunidade DR nasceu em 2015, mas se propagou com a pandemia em 2020. São grupos fechados que orientam e ensinam quem quer experimentar e viver realidades paralelas.

Ou seja, ir para uma outra realidade através da consciência com estados meditativos de cerebrais alteradas.

Alcançar outros níveis de consciência é maravilhoso. Aliás, a prática de meditação é uma das ferramentas para tal experiência enriquecedora. 

Mas o que está acontecendo no caso do Shifting – DR, é que as crianças estão usando como uma fuga. Para fugir de assuntos reais, problemas familiares… e até mesmo fugir de problemas criados por eles, já que muitos são pré-adolescentes e adolescentes, e na percepção deles nesta fase “os adultos não sabem de nada”. 

Só que estão praticando sem preparo algum… dá para imaginar quantos problemas psicológicos pode ser criados com isso?

Tive acesso à alguns diálogos entre crianças que estão praticando a DR e fiquei horrorizada, uma vez que quem pratica não entende nada sobre, ensinando a quem sabe menos ainda.

Só para exemplificar, olha só o que uma menina escreveu: “Estou bem feliz em praticar porque assim quando meus pais reclamam de mim e brigam porque não fiz meus deveres, eu me deito, e vou para DR, mas esses dias esqueci a palavra-chave e quase não consegui voltar, ia deixar só o meu clone em casa.

Sou bem realista em dizer e quero reforçar o alerta: comunidade criada e se expandindo nas mídias não tem quem segure… A era digital se encarregará de levar para o mundo, mas é importante cuidar para não se tornar o novo transtorno mental a se instalar nas crianças. A dica é:

  • Monitore o uso da internet;
  • Fique atento às pesquisas feitas;
  • Monitore grupos e comunidades que estão seguindo;
  • Preste atenção em mudanças de comportamentos;
  • Dedique tempo para orientar e principalmente escutar;
  • Aprenda meditar;
  • Tenha o conhecimento sobre a meditação para orientar suas crianças para que usem de forma adequada e aproveitem os benefícios;
  • Tenha o conhecimento sobre expansão de consciência, realidades paralelas e mudanças de estados da consciência.

Então, como vocês podem perceber, precisamos trazer para nossas crianças os benefícios de praticar a meditação!

Quanto mais informações confiáveis elas absorverem, menos irão se aventurar e não se deixarão influenciar por loucuras criadas por irresponsáveis e inconsequentes.

Seja como for, para começar a meditar, é importante acompanhar materiais de qualidade, e ter instrução de profissionais certificados.

Se gostou do artigo, te convido a conhecer mais meu trabalho:

4.7/5 - (7 votos)

Especialista Comportamental das Novas Gerações,Terapeuta Quântica,Escritora,Aconselhamento e Terapias para Crianças, Adolescentes e Adultos de todas as gerações. Agende uma sessão para VOCÊ, sua Empresa ou Escola e DESPERTE a "Essência da Consciência na Plenitude do SER."

AGENDAR!

Atende online

Agende uma sessão de Meditação personalizada!

Terapeutas Guia da Alma estão te esperando 🙂

Mais terapias de Cenira

  • Pranic Healing-Cura Prânica | à distância (personalizado conforme necessidade)

    Online
    R$193,00
    Cenira
    (68)
  • Reiki Quântico à Distância – 4 sessões

    Online
    R$536,00
    Cenira
    (68)
  • Pranic Healing-Cura Prânica | à distância 10 SESSÕES (personalizado conforme necessidade)

    Online
    R$1.480,00
    Cenira
    (68)
Ver Perfil de Terapeuta
As Terapias Holísticas e Integrativas são complementares à medicina alopática, e não devem substituir nenhuma consulta e/ou tratamento médico.
Atenção: este site não oferece tratamento ou aconselhamento imediato para pessoas em crise suicida.
Em caso de crise, ligue para 188 (CVV) ou acesse o site www.cvv.org.br. Em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo.
Política de Privacidade | Termos de Uso
Copyright © 2018 Guia da Alma. Todos os direitos reservados.
Feito com Luz e Amor em Florianópolis!
Por InCuca