Reiki para Ansiedade e Depressão: como tratar?

Entenda os sintomas e origens da ansiedade e depressão, e como o Reiki ajuda nestes casos!
sessão de reiki para ansiedade e depressão

Este artigo é um guia para você conhecer melhor os sintomas e origens da ansiedade e depressão. E entender a fundo como o Reiki para Ansiedade e Depressão funciona e pode auxiliar na sua caminhada de cura!

Sou Sandra Silva, psicopedagoga, escritora e terapeuta holística. Atendo com Reiki em São Paulo e à distância.


 

Identificando a ansiedade e depressão: sintomas

A depressão está entre as 5 primeiras causas de sofrimento no mundo, segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde. Pode iniciar na infância ou entre 17 e 30 anos de idade.

No início pode até passar despercebida, mas como é considerada uma doença cíclica ela vem e vai. Com o passar do tempo, se não for tratada, ela não irá mais embora.

Já a ansiedade é considerada pela Psiquiatria um distúrbio que pode levar à depressão e na verdade esses distúrbios estão interligados.

As sensações são de inquietação, aceleramento das ações, preocupação excessivas com o futuro de uma forma generalizada, autoexigência, excesso de expectativas.

Para você compreender melhor o que está sentindo, vamos entender os sintomas físicos, emocionais e comportamentais da Depressão e Ansiedade!

 

Ansiedade: Características Comportamentais

  • Pessoas controladoras ou até tiranas;
  • Exigentes, consigo mesmo, e com o mundo;
  • Querem sempre mais e melhor;
  • Impõem seus desejos e ideias;
  • Procuram por aprovação dos outros;
  • Possuem tendência a “pré-ocupar” suas mentes com diversas questões ao mesmo tempo;
  • Possuem ausência de autoamor – eterna procura de amor próprio no outro (Eu preciso ser o que o outro deseja para ser amado);
  • Não tem tempo para si mesmos;
  • Perfeccionistas e agitados.

Ansiedade: sintomas físicos e emocionais

Sensação de falta de descanso, brancos na mente, irritabilidade, dores musculares, distúrbio do sono, distúrbios alimentares, falta de ar, taquicardia, sudorese.

 

Depressão: Características Comportamentais

  • Insistem em dar conta daquilo que está além de suas capacidades;
  • Esgotamento causado pela sobrecarga gerada pela autoexigência e pressão interna;
  • Orgulhosos, não admitem internamente que não conseguem;
  • Não aceitam suas incapacidades;
  • Baixa autoestima com origem na ausência de autoamor.

Depressão: sintomas físicos e emocionais

Humor triste ou irritado constante, ausência de desejo em fazer algo, falta de esperança e fé no futuro, insônia ou muito sono, falta de apetite, desânimo, pensamentos suicidas, ideia de incapacidade, isolamento, sensação de vazio, pensamentos negativos que invadem a mente.

 

O que causa ansiedade e depressão?

Existem diversas causas da ansiedade e depressão. Cito aqui algumas das mais comuns!

Distúrbios neurotransmissores e neuroquímicos são um dos fatores que desencadeiam essas doenças causando queda nos níveis de serotonina, dopamina ou noradrenalina – substâncias produzidas pelo corpo físico que desempenham funções importantes no controle do sono, da dor e do humor, por exemplo. A baixa produção de alguma dessas substâncias provocam a alterações nas outras também.

Outra causa listada pela medicina é a predisposição genética, ou seja, a pessoa herda um traço genético da doença que pode aparecer em algum momento da vida.

A ansiedade e depressão podem ainda ocorrer em função de situações traumáticas, medos, desgastes emocionais, insatisfações, entre outros.

 

Como tratar ansiedade e depressão com Reiki?

menina recebendo reiki para ansiedade

Muitos perguntam: é preciso acreditar no Reiki para obter resultados com o tratamento? Definitivamente não.

“Você pode duvidar, rejeitar ou até negar. A energia Reiki independe de crença. Ela simplesmente é. O Reiki Usui é baseado no poder da energia do Universo e através dessa luz o corpo adquire saúde, aumenta a felicidade na vida e a paz na mente”. Mikao Usui

A energia Ki ou Energia Universal utilizada nas aplicações de Reiki, na metodologia original praticada pelo mestre Usui, baseava-se nos pontos meridianos da acupuntura.

Mesmo com a referência dos meridianos Usui costumava ensinar as posições de mãos como algo intuitivo, despertando a sensibilidade para a energia “sentindo” onde o corpo do cliente “chamava” para curar.

No tratamento complementar com o Reiki para ansiedade e depressão, o terapeuta utiliza sua percepção energética, através de suas mãos, para localizar os pontos que estão bloqueados pela má circulação da energia vital do cliente. Faz o desbloqueio com uma leve pressão nos locais para então limpar e reequilibrar os chakras – vórtices de energia ou centros de força – situados no campo energético.

Os chakras estão conectados ao corpo físico por finíssimos filamentos ou canais que lembram artérias (nadis). Eles absorvem o Reiki e redistribuem essa energia, por meio das nadis, aos órgãos do corpo localizados em suas proximidades.

São sete os chakras principais: básico, esplênico, plexo solar, cardíaco, laríngeo, frontal e o coronário.

guia-da-alma-musica-que-cura-fibonacci-mm-sorge-chakras.-

Os bloqueios no fluxo de energia vital levam ao acúmulo de toxinas nos órgãos provocando alterações químicas no organismo. E consequentemente modificam as células saudáveis estabelecendo os distúrbios.

O mau funcionamento do chakra básico localizado na base da coluna (cóccix) prejudica o desempenho de todos os outros que estão acima, gerando desequilíbrios em várias partes do corpo físico e campo emocional.

Os sintomas da ansiedade e a da depressão têm origem nos desequilíbrios dos seguintes chakras:

  • Básico – dificuldade para dormir, tristeza, vitimismo, baixa autoestima, necessidade de reconhecimento e aprovação.
  • Plexo solar – fadiga mental, pensamentos negativos, incerteza, preocupação excessiva, desejo de controlar tudo e todos.
  • Cardíaco – ausência de autoamor, apego demasiado a outra pessoa, carência afetiva, dependência, sensação de vazio, tristeza.
  • Laríngeo – dificuldade em falar o que está sentindo, problemas com sono, formas negativas de pensamentos.
  • Coronário – Falta de fé, pensamentos suicidas, esgotamento, desorientação.

A terapia com Reiki Usui proporciona limpeza, reenergização e fluidez da energia vital em todo o corpo, restabelecendo a saúde física, mental e emocional.

Em uma sessão de Reiki para ansiedade e depressão trabalhamos a fundo estes chakras para que possam ser limpos e reequilibrados.

O cliente sentirá seus efeitos logo na primeira sessão do poder de reequilíbrio do Reiki e sairá fortalecido para seguir com a terapêutica até o momento em que atingir a cura dos seus males.

Aproveito para lembrar que o Reiki Usui não substitui o tratamento da medicina convencional, pois é primordial termos sempre em mente que o ser humano é constituído por corpo-mente-espírito e necessita que a cura aconteça em todas as áreas em que a doença atua ou que foram afetadas por ela.

As terapias holísticas complementam o tratamento tradicional. Em nenhum momento é descartado o uso de medicamentos indicados por um profissional da saúde, eles são fundamentais e agem concomitantemente com a terapia: O QUE É DO CORPO PARA CORPO, O QUE É DA MENTE PARA MENTE E O QUE DO ESPÍRITO PARA O ESPÍRITO.

Agende uma sessão de Reiki!

Terapeutas Guia da Alma estão te esperando!

 


Continue acompanhando o artigo também em Podcast, gravado para o Programa internacional de rádio Agora!


Benefícios do Reiki para ansiedade e depressão

guia-da-alma-anahata-chacra-chakra-yoga-yogaterapia-Maha-Sakty-Asana

O Reiki Usui movimenta a Energia Vital Universal promovendo uma troca com o Universo, circulando em quem aplica e também em quem recebe. Conheça mais os benefícios do Reiki:

  • Reestabelece o equilíbrio da energia natural do corpo
  • Fortalece a predisposição de curar a si mesmo
  • Promove um relaxamento profundo
  • Desperta a paz interior e o bem-estar
  • Fortalece o sistema imunológico
  • Libera energias bloqueadas
  • Expelir energias tóxicas do corpo
  • Traz serenidade
  • Alívio de dores físicas e emocionais.

Veja também: Reiki para diminuir o estresse

 

Reiki: Depoimentos

sessão de reiki para ansiedade e depressão

Confira alguns depoimentos do livro “Reiki para a Cura Emocional” da escritora Tanmaya Honervogt:

“Desde que comecei a praticar o Reiki diariamente, sinto uma grande desobstrução emocional e mental em minha vida. Agora estou mais calma e mais disponível – tanto no trabalho como em casa”. Sarah, 33, praticante de Reiki.

“Durante os tratamentos de Reiki, eu me sinto muito tranquila e aproveito realmente o relaxamento completo”. Lisa, 43, aluna de Reiki.

“Sofro de dores agudas no nervo ciático da perna esquerda. Em uma das crises em apenas uma sessão de Reiki a dor desapareceu complemente sem o auxílio de medicamentos, fiquei impressionada”. SCSM, 49 anos, cliente.

Alguns pacientes relatam melhoras e bem-estar na hora, e um profundo relaxamento durante e após a sessão de Reiki para Ansiedade, depressão e outros sintomas.

Outras porém, podem ter reações e me perguntam qual o motivo delas não terem se sentido muito bem depois de uma sessão de Reiki. Então, oriento que toda a transformação pode gerar certo desequilíbrio como se tudo fosse tirado do lugar para “limpar” as áreas onde não acessamos sozinhos.

As reações de cura são processos naturais e muito importantes. Quando não acontecem não significa que a cura não está estabelecida. Elas podem ou não surgir, é uma particularidade de cada pessoa.

Para quem sentir ou já teve uma “Reação de cura” deixo aqui uma explicação:

As reações de cura podem surgir tanto no físico como em questões emocionais. Essas reações são naturais e essenciais para que o processo de cura se estabeleça já que as energias tóxicas e as emoções contidas precisam manifestar-se antes de ser exteriorizadas.

Por exemplo: uma dor de cabeça pode aumentar antes de desaparecer, você pode sentir uma necessidade urgente de ir ao banheiro ou emoções intensas do passado podem aflorar. Esses sintomas podem durar de 10 minutos a 24 horas. Ao surgirem deixe que aconteçam e saiba que logo passarão.

O envio do Reiki à distância promove – igualmente a aplicação presencial – os benefícios de cura, equilíbrio energético e emocional e bem-estar. Acompanhe abaixo um estudo de caso:

“Andrew tinha uma entrevista para emprego, sabendo que quase sempre fica nervoso em situações sob pressão. Sua preocupação era que o nervosismo o impedisse de apresentar um bom desempenho. Ele então pediu a um grupo de terapeutas reikianos que enviasse um Reiki à distância para ele e para a situação, visualizando-o numa luz positiva e alcançando um resultado favorável. Depois da entrevista, Andrew revelou que nunca havia se sentindo tão calmo e confiante durante um compromisso como esse. Ele acabou conseguindo o emprego.” Tanmaya Honervogt

 

Reiki e ciência: Estudos científicos

sessão de reiki em idosos para depressão e ansiedade

Compartilho abaixo um destaque da matéria da Revista Saúde online de 2016, chamada “O Reiki está nas mãos da ciência: pesquisas sérias apontam as vantagens reais da técnica. Acredite: o efeito está longe de ser só psicológico”.

Para testar o verdadeiro potencial da técnica no alívio da tensão, Monezi separou 25 idosos estressados para serem cuidados por terapeutas especializados em reiki. Outros 25 senhores na mesma situação receberiam, digamos, uma terapia falsa – os aplicadores simulavam os gestos e as posições das mãos, mas não haviam sido treinados e nem conheciam direito o reiki. Detalhe: nenhum dos participantes sabia da diferença entre os grupos. “Essa precaução evita que o placebo interfira nos dados encontrados, já que ambas as turmas imaginam estar recebendo reiki, quando somente uma está recebendo para valer”, arremata Monezi. Depois de oito sessões, Monezi analisou as estatísticas. Parece incrível, mas, embora todos os voluntários tenham relaxado, aqueles tratados por mestres de reiki relataram uma tranquilidade maior e duradoura. Além disso, os músculos da testa desse pessoal ficaram menos rígidos, outro sinal de que o nervosismo foi aplacado.

“Como boa parte da medicina oriental, o método era desacreditado porque não havia instrumentos modernos nem muito interesse em avaliar suas consequências”, diz o médico Paulo de Tarso Lima, de São Paulo.

Veja mais comprovações científicas do Reiki no artigo: Terapia Holística funciona? Estudos e comprovações científicas!

Agende uma sessão de Reiki!

Terapeutas Guia da Alma estão te esperando!

 

Reiki para ansiedade e depressão: como funciona a sessão?

sessão de reiki para alívio da ansiedade

O Reiki é uma técnica de reequilíbrio por imposição das mãos redescoberta no fim do século XX por Mikao Usui.

É uma técnica simples e natural pela qual é transferida a Energia Vital Universal através de uma pessoa para outra e não está ligado a uma religião ou crença.

Durante uma sessão de Reiki o cliente se deita em uma maca ou tatame e recebe toques de mãos em alguns pontos de seu corpo, o terapeuta reikiano é tido como um bambu oco, apenas o condutor da energia Reiki não permitindo que sua energia interfira no processo terapêutico.

Visto que é uma terapia energética, o Reiki também pode ser enviado à distância.

Basta que você relaxe e receba esta energia!

 

Gostou do artigo? Vou adorar te acompanhar na sua caminhada! Agende comigo sua sessão de Reiki em São Paulo ou à distância! Vivencie e se beneficie dessa comunhão com a energia cósmica universal! Namastê!

Psicopedagoga de Crianças Índigo e Cristal. Escritora. Terapeuta Holística com ThetaHealing DNA Basic, Hipnose Ericksoniana, Regressão, Vidas Passadas, Reiki, Florais, Transpessoal, Bioenergética. Atendimentos online e presencial.

AGENDAR!

Atende online
Presencial em São Paulo - SP

Agende uma sessão de Reiki!

Terapeutas Guia da Alma estão te esperando!