Eclipse Lunar Julho de 2020: significado na Astrologia!

Entenda como acontecem os eclipses e qual sua energia astrológica.
esquema do eclipse solar total

Descubra como ocorre o Eclipse Lunar e o Eclipse Solar e qual o significado dos eclipses na Astrologia.

Saiba ainda quais os eclipses em 2020 e tudo sobre a energia astrológica que eles trazem!

 


Eclipse Solar e Lunar: como acontecem?

Os eclipses são fenômenos astronômicos que ocorrem devidos aos posicionamentos entre  Terra – Lua – Sol. Exitem dois tipos de Eclipses: Lunares e Solares.

Vamos ver astronomicamente como eles ocorrem, para em seguida, descobrir seu significado na Astrologia.

 

Eclipse Solar

O Eclipse Solar ocorre sempre na Lua Nova. Ou seja, a Lua posiciona sua órbita entre o Sol e a Terra, criando uma sombra na luz emanada pelo Sol.

Além disso, a Lua precisa atravessar o plano orbital da Terra (“linha dos nodos”). E isso só ocorre às vezes, pois o plano da órbita lunar é ligeiramente rotacionado em relação à órbita da Terra em torno do Sol. Se esse ângulo não existisse, teríamos eclipse em toda Lua Nova.

esquema do eclipse solar total

Fonte: Brasil Escola

A cada ano, a depender das condições astronômicas, é possível haver, no mínimo, dois eclipses solares e, no máximo, cinco.

Ao longo da ocorrência do Eclipse Solar, duas áreas são projetadas na superfície terrestre:

  • Umbra: onde se manifesta o eclipse na sua forma total.
  • Penumbra: onde o eclipse ocorre apenas parcialmente, com uma breve sombra.

Por isso, em alguns lugares da Terra é possível ver o eclipse completo, e em outras parcialmente. A forma como o eclipse se apresenta, também depende da distância entre Lua – Terra – Sol.

Quando a Lua está mais perto da Terra e a Terra está longe do Sol, forma-se uma sombra completa. Já quando a Lua está mais longe da Terra, forma-se uma sombra incompleta. Por isso, existem diferentes tipos de eclipse solar:

  • Eclipse Solar Total: quando toda a luz do Sol é ocultada pela Lua;
  • Eclipse Solar Parcial: quando apenas parte do Sol é ocultado pela Lua;
  • Eclipse Solar Anelar: quando o tamanho da Lua não é o suficiente para encobrir todo o Sol, formando um “anel solar” em volta da Lua;
  • Eclipse Solar Híbrido: quando o eclipse é total em alguns pontos da Terra, e anelar em outros. Isso ocorre devido ao grau de inclinação da órbita lunar.

 

Eclipse Lunar

Já o Eclipse Lunar só acontece na Lua Cheia. Neste caso o planeta Terra está entre o Sol e a Lua.

esquema do eclipse lunar total

Fonte: Brasil Escola

Aqui também o eclipse lunar só ocorre quando a órbita da Lua coincide com o plano orbital da Terra. Sem essa a pequena diferença de inclinação na órbita da Lua (que é de 5,2º), sempre ocorreria eclipse lunar na Lua Cheia.

Da mesma maneira que o solar, o Eclipse Lunar também tem as áreas de penumbra e umbra, e diferentes tipos de eclipse:

  • Eclipse Lunar Total: ocorre quando toda a lua é encoberta pela sombra da Terra.
  • Eclipse Lunar Parcial: apenas uma parte da lua é encoberta pela sombra.
  • Eclipse Lunar Penumbral: A Lua é encoberta pela sombra da Terra, mas de maneira mais “fraca, na faixa da penumbra, apenas diminuindo o seu brilho.

 

O significado dos eclipses na Astrologia

Os Eclipses são sempre sinais de alerta na Astrologia. No passado, muitos astrólogos associavam o acontecimento do eclipse como algo nocivo. Algumas culturas até mesmo interpretavam como final dos tempos.

Hoje vemos de outra maneira, mas algo é certo: os eclipses representam mudanças significativas em nossas vidas. E elas podem até mesmo ser a morte de nosso ego e o renascimento de uma nova fase.

Na Astrologia o Sol representa o Eu, nossa essência. A Lua representa as emoções.

Segundo o artigo de previsões para 2020 (da terapeuta holística Patrícia Souto), os Eclipses Solares sempre acontecem com Lua Nova e indicam novos começos, estando mais focados em questões práticas e de ego. Já os Eclipses Lunares são sempre em Lua Cheia e dizem respeito a questões emocionais.

O significado específico que cada eclipse nos traz, está sempre ligado também a configuração total do céu no momento em que ele ocorre. Em que signos estão posicionados a Lua e o Sol no momento, que aspectos eles estão fazendo entre si e com os outros planetas?

Em 2020 teremos 2 eclipses solares e 4 lunares, com bastante presença nos signos de Sagitário e Câncer (e seus opostos: Gêmeos e Capricórnio). 2020 é o ano do Sol e terá um Stellium em Capricórnio (conjunto de planetas), reforçando ainda mais estas energias!

Veja as datas e significados dos Eclipses em 2020 abaixo! E aproveite o significado de cada um deles para fazer uma meditação ou ritual de acordo com aquilo que você quer para sua vida.

 

⊙ Eclipses Solares em 2020

Em 2020, são 2 os eclipses solares!

“O Sol rege o futuro, e a Lua representa o passado. Quando a Lua faz sombra sobre o Sol, pode trazer ideias, informações e possibilidades do passado à tona novamente.”

Joana Machado, astróloga e terapeuta holística no Guia da Alma

Com a Lua na fase Nova é momento de novos começos. Durante um Eclipse Solar, Sol e Lua estão no mesmo signo para a Astrologia. Confira seus significados!

 

21 de Junho de 2020 – Eclipse Solar Anular em Câncer

Visível em partes da Europa, Ásia e África. Não será visto do Brasil.

Sol e Lua estarão no signo de Câncer (Caranguejo), que na Astrologia representa nossas raízes, emoções, memórias da infância e família.

Será um bom momento do ano para resolver questões do passado. Para seguirmos em frente precisamos nos livrar de mágoas, traumas e emoções negativas! Para entender mais sobre as energias deste signo, leia sobre as energias do Sol em Câncer.

Uma boa terapia para fazer neste momento do ano são as Constelações Familiares, que nos auxiliam a reequilibrar nossas relações com base no amor (ainda mais que em 2021 teremos como regente na Astrologia Vênus, o planeta do amor). Saiba mais sobre como funciona a Constelação Familiar e agende uma sessão com nossos Terapeutas de onde você estiver!

 

☀  14 de Dezembro de 2020 – Eclipse Solar Total em Sagitário

Visível em quase toda a América do Sul (incluindo o Brasil no período da tarde) e parte do Sul da África.

Sol e Lua estarão em Sagitário: o signo da expansão e aventura! Momento de direcionar todas as experiências e conhecimentos que você teve ao longo do ano com sabedoria. Para onde você quer direcionar seus passos? Sua vida está na mesma direção que a verdade interior da sua alma? Leia mais sobre as energias do Sol em Sagitário!

Fazer seu Mapa Astral é uma ótima maneira de saber mais sobre sua missão e setores da vida!

Faça seu Mapa Astral: mais sabedoria e autoconhecimento em 2020!


Astrólogos Guia da Alma estão te esperando!

 

☾ Eclipses Lunares em 2020

Em 2020 são 4 eclipses lunares. Com a Lua em sua fase Cheia, durante um Eclipse Lunar, Sol e Lua se encontram em signos opostos complementares na Astrologia. É momento de equilibrar os nossos polos: Lua e Sol, feminino e masculino, mãe e pai, interno e externo, emoção e razão, yin e yang.

Se você não estiver em alinhamento é muito comum os desejos materiais e os desejos da alma entrarem em conflito. Tire um tempo para se recolher e meditar nestes momentos!

 

❍ 10 de Janeiro de 2020 – Eclipse Lunar Penumbral em Câncer

Visível na Europa, Ásia, Austrália, África e uma pequena parte das Américas. No Brasil apenas visível em uma parte do Nordeste.

Máximo da totalidade: 19:09 no padrão UTC (horário mundial – confira horário exato em seu fuso)

Neste eclipse a Lua estará no signo de Câncer e o Sol em Capricórnio (signos opostos): emoção e razão.

Você deve encontrar o equilíbrio entre estes dois opostos complementares. Reserve um momento para meditar e livrar-se de emoções negativas do passado, ou de metas árduas que não têm te levado a lugar nenhum.

Foque nos seus planos para 2020 com coração e razão alinhados em sabedoria.

Será momento também de se conectar com a energia feminina nutridora, acolhedora e criadora. Sentimentos ligados ao passado, à família, nossa origem e base podem vir à tona.

 

❍ 5 de Junho de 2020 – Eclipse Lunar Penumbral em Sagitário

Visível na África e Austrália, na maior parte da Europa e Ásia e na costa do Brasil. Neste eclipse a Lua estará no signo de Sagitário e o Sol em Gêmeos (signos opostos): direção e dispersão / objetivo e busca.

Máximo da totalidade: 19:26 no padrão UTC (horário mundial – confira horário exato em seu fuso)

Não viva apenas para conquistar metas sem olhar para os lados, mas também não fique apenas no mundo das ideias em saber para onde mirar. Você precisa encontrar este equilíbrio em sua vida!

 

❍ 5 de Julho de 2020 – Eclipse Lunar Penumbral em Capricórnio

Visível em toda América do Sul (incluindo Brasil) e Central, e em partes da Europa, África e América do Norte.

Máximo da totalidade: 4:31 no padrão UTC (horário mundial – confira horário exato em seu fuso)

Aqui o eclipse de 10 de janeiro se repete, mas agora opostamente: neste eclipse a Lua estará no signo de Capricórnio e o Sol em Câncer (signos opostos). Quais foram seus aprendizados no eclipse de Janeiro? Se você estiver em desequilíbrio razão e emoção irão entrar em conflito novamente!

 

❍ 30 de Novembro de 2020 – Eclipse Lunar Penumbral em Gêmeos

Visível em todas Américas (incluindo Brasil), Austrália e partes da Europa e Ásia.

Máximo da totalidade: 9:44 no padrão UTC (horário mundial – confira horário exato em seu fuso)

Aqui o eclipse de 5 de junho se repete, mas agora opostamente: neste eclipse a Lua estará no signo de Gêmeos e o Sol em Sagitário (signos opostos). Quais foram seus aprendizados no eclipse de Junho? Se você estiver em desequilíbrio sonhos e metas estarão em conflito!

Faça seu Mapa Astral: mais sabedoria e autoconhecimento em 2020!


Astrólogos Guia da Alma estão te esperando!

 

Segundo o astrólogo Nilton Schutz, em 2020 os eclipses Capricórnio-Câncer estão ligados ao Karma do passado e os eclipses Gêmeos-Sagitário ao conhecimento (como criar Darma através dos aprendizados e sabedoria). O vídeo completo está aqui:

 

Como ver os eclipses da melhor maneira?

Primeiramente, informe-se de quais eclipses serão visíveis na sua localização e qual o horário exato do ápice. Os eclipses podem durar horas desde seu começo parcial, até sua fase total e seu retorno ao estado natural.

Para ver um Eclipse Solar, você deve usar proteção adequada. Não olhe diretamente para o Sol, nem usando óculos escuros, pois pode comprometer seus olhos. O recomendado é que você use filtros adequados, que podem ser de polímero preto ou máscara de soldador, por exemplo. Busque informações no observatório da sua cidade!

Para ver um Eclipse Lunar, o ideal é que você esteja em um local sem muitas luzes artificiais para ver o fenômeno com mais intensidade. De preferência, em um local alto ou em algum observatório em sua cidade.

Viu algum desses eclipses? Compartilha como foi nos comentários!

Faça seu Mapa Astral: mais sabedoria e autoconhecimento em 2020!


Astrólogos Guia da Alma estão te esperando!

Cofundadora e CMO do Guia da Alma, Facilitadora do Curso online Propósito Terapeuta. Reikiana e Thetahealer.

AGENDAR!