☿ Mercúrio Retrógrado em Escorpião: o que é? O que fazer?

Significado e dicas valiosas!
Astrologia: Mercúrio retrógrado no Mapa Astral

Mercúrio está Retrógrado: e agora, o que fazer? O que isso significa? Calma! Vou te explicar tudo!

Sou Ana Luiza Parente, astróloga e terapeuta holística.


Mercúrio – Planeta da comunicação

Astrologia - Mercúrio - Planeta da Comunicação

Antes de tudo, precisamos entender o que o planeta Mercúrio representa na Astrologia!

Mercúrio é o planeta mais próximo de Sol, regente do signo de Gêmeos ♊️ e do signo de Virgem ♍️

No corpo, está ligado com as partes do corpo como mãos, braços, pulmões e sistema nervoso.

Ele representa a dualidade das coisas, a multiplicidade, a instabilidade.

Mercúrio – Deus Hermes

Deuses Cronos Saturno, e Zeus Júpiter

Mercúrio (na Grécia, Hermes em Roma)

Mercúrio é o planeta responsável pela comunicação, expressão, ideias, mente, pensamento, movimento, flexibilidade. Na mitologia grega, Hermes, “o mensageiro de Deus”, é aquele que leva a informação, intelecto, negociação e troca. 

 

Mercúrio no Mapa Astral

mercúrio no mapa astral

O signo que temos Mercúrio no Mapa Astral representa a maneira pela qual nos expressamos para o mundo, como nos comunicamos, e como pensamos.

Por exemplo, uma pessoa que nasceu com Mercúrio em Capricórnio pode se expressar de uma maneira mais prática e realista, pois essas são algumas das características do signo de Capricórnio.

Já uma pessoa que nasceu com Mercúrio em Áries pode se expressar de uma maneira mais impulsiva e vigorosa, pois estas são características do signo de Áries.

Outro exemplo: Mercúrio na casa 1 do Mapa Astral, pode indicar que a comunicação é parte chave da personalidade que a pessoa demonstra para o mundo, podendo demonstrar também instabilidade e múltiplos interesses.

Um Mercúrio posicionado na casa 12, pode indicar que a pessoa se expressa através do silêncio, da escrita, ou de uma maneira mais profunda do que apenas a verbal.

É claro que para ter uma leitura precisa, precisamos avaliar todo o contexto do Mapa. Mas já podemos ter uma ideia de como o posicionamento de Mercúrio em nosso Mapa Astral pode influenciar a maneira como nos comunicamos.

 

Mercúrio retrógrado: o que é?

Mercúrio retrógrado - Astrologia

Agora o segundo passo: vamos entender o que significa um planeta retrógrado no céu.

Quando nós dizemos que um planeta está em movimento retrógrado, quer dizer que do ponto de vista da Terra, quando olhamos para o céu, temos a impressão de que ele está andando para trás, como se estivesse dando uma “marcha ré”.

É exatamente isso que esse movimento também significa para nós terráqueos: dar uma marcha ré, desacelerar, revisar o caminho que está percorrendo.

Eu, particularmente, gosto também de fazer uma analogia à uma prova de recuperação: momento de “revisar o conteúdo aprendido para tirar uma nota melhor no teste”.

Tudo que acontece lá em cima, reflete na gente aqui embaixo. Se Mercúrio, nosso mensageiro do zodíaco, resolveu fazer um movimento retrógado para nós que olhamos aqui na Terra, isso quer dizer que é essencial fazermos esse movimento também, mas sem crise, sem ansiedade, sem medo... sabendo que isso faz parte do processo, e que essa é uma chance de tirarmos uma nota melhor no teste da vida. 

 

☿ Mercúrio retrógrado, eletrônicos e nossa mente

Sendo Mercúrio o responsável pela nossa mente pensante, intelecto e comunicação, quando ele entra em movimento retrógrado, muitos meios de comunicação, assim como nosso mente, pode ficar um pouco confusa, não funcionando tão bem.

Problemas de conexão de internet, desafio para se concentrar ou entender alguma coisa, celular que cai no chão, notebook que quebra do além… mas calma, isso não acontece porque o mundo está contra você! Isso pode acontecer para você prestar mais atenção.

Às vezes vivemos tão no automático, fazendo as coisas por fazer, falando sem pensar, gastando energia mental à toa, sem parar para respirar… e aí entra em cena nosso Mercúrio Retrógrado!

Ele vem nos auxiliar, por incrível que pareça, e dependendo da maneira como você anda levando a sua vida, ele pode sim querer te mandar uma mensagem de forma mais direta.

Por exemplo, pode ser que o computador dos workaholics “pifem do nada” esse mês. Isso nada mais é do que Mercúrio ajudando vocês a pararem um pouco, respirar e prestarem atenção no que estão fazendo e também em outras área da vida além do trabalho.

 

☿ Mercúrio retrógrado: dicas valiosas!

A chave para esse período é prestar atenção!

  • Vai viajar? Checa direitinho as malas, o voo.
  • Vai ter um teste importante para escola/faculdade? Revisa o conteúdo.
  • Precisa assinar um contrato super importante? Revisa bem todas as cláusulas e tira todas as dúvidas que puder!

E assim vai… atenção nos detalhes!

 

Mercúrio retrógrado 2019 em Escorpião

Mercúrio retrógrado - mapa astral

Nessa última quinta-feira, dia 31/10/19, Mercúrio ficou retrógrado no signo de Escorpião, ficando assim até 20/11/19.

Antes de falar o que isso significa, vamos entender um pouco mais sobre o signo de Escorpião: signo de Água Fixa, de sensibilidade, de mistérios ♏️

Ele sabe que nada acontece por acaso, que existem forças ocultas por trás, que existe um ponto mais profundo que aquele mostrado, que existe verdade por trás das máscaras. Ele é nosso cirurgião zodiacal, que vem certeiro na ferida para curá-la.

Quando estamos com Mercúrio em Escorpião, tendemos a nos comunicar de forma mais profunda, mais intensa, fazendo-nos interessar também por conteúdos assim, mais místicos e misteriosos. Bem como, podem surgir na mente ou nos meios de comunicação muitas questões do passado, que estavam lá silenciosas ou escondidas, para que possamos resolver de vez.

Por Escorpião ser um signo fixo, o desafio aqui é largar mão do controle, encerrar ciclos que não lhe agregam mais, desapegar de crenças que te limitam, e confiar no fluxo natural da vida. Sentir mais do que pensar. 

E finalmente, vamos então falar sobre Mercúrio Retrógrado em Escorpião: o convite aqui prestar atenção e revisar esse conteúdo interno, aquele que deixamos lá guardadinho, ocultos. É mergulhar profundo, é se permitir sentir e acolher as sombras! E como faz?

  • Primeiro de tudo, se permita acessar essas questões;
  • Caso perceba que precisa de ajuda, não se preocupe, existem profissionais e atividades que podem lhe auxiliar: meditações, yoga, astrologia, terapias holísticas, sessões psicológicas, e tudo que faça você olhar para dentro de si.
  • É tempo de se abrir para os mistérios da vida, de perceber nosso espírito, de transformar tudo aquilo que ainda te limita.
  • Conecte-se com a Água, esse elemento da natureza que nos ajuda a entrar em contato com nossas emoções.
  • Agarra, abraça, acolhe todos os sentimentos que vierem à tona…

Escorpião, nossa “Fênix Zodiacal” vem nos ensinar que para renascer é preciso primeiro morrer. Então vai lá, encara de frente as sombras, desce lá fundo, entrega, faça as pazes com seu passado, com seu lado obscuro. E depois: renasça, abrindo espaço para que o novo entre na sua vida. 

E todo mundo sente Mercúrio Retrógrado do mesmo jeito? Não, nada na Astrologia é igual ou determinado!

Cada um sente de uma maneira conforme seu Mapa Astral, sua vida, e seu ser. Somos seres individuais, e é assim para a Astrologia.

Uma dica para sabermos qual a área da vida que vamos sentir mais essa necessidade de revisão é avaliarmos a casa do Mapa Astral que você tem Escorpião.

Agende sua sessão de Mapa Astral comigo e vamos juntos descobrir como Escorpião influencia sua vida! Também faço Revolução Solar e Sinastria Amorosa.

Através da Astrologia e das Terapias Alternativas, como Reiki, Thetahealing e Medicina Chinesa, busco levar a chave para que você consiga abrir seu mundo interior, se autoconhecendo, se (re)encontrando e (re)direcionando a sua vida.

AGENDAR!

Atende online
Presencial em Florianópolis - SC

Agende uma sessão de Mapa Astral!

Astrólogos Guia da Alma estão te esperando!