A dualidade Espiritual-Material e o caminho do meio
A Ciência é a lei que, na Era em que vivemos, rege a nós humanos e nossa passagem pela Terra. Inércia, gravidade, ação e reação, tempo linear, limites de espaço e de locomoção, são algumas regras a que estamos limitados todo dia. E assim passamos nossa existência na segurança do que é “cientificamente comprovado”.
Por outro lado, a curiosidade pelo mundo espiritual sempre existiu, e de repente, ganha mais adeptos a cada dia que passa. Alguns estão iniciando um processo de despertar da consciência, enquanto outros estão mais imersos no mundo holístico. Mas todos, mesmo os mais conectados à espiritualidade, continuam sendo apenas humanos.
Vai soar negativo no começo, mas não é, eu prometo.
Acredito que podemos conseguir tudo o que quisermos em nossa imaginação, nos sonhos e projeções. Mas não será real enquanto não for concretizado na vida humana. Podemos voar pelas dimensões, através do tempo e do espaço, para visitar galáxias distantes, mas enquanto “acordado”, nosso corpo estará bem colado ao chão.
Evoluindo a consciência gradualmente, podemos até conquistar poderes que desafiem a Ciência. A não ser que você seja realmente iluminado, este processo se dará aos poucos, mediante a muita dedicação e merecimento.
É preciso que encaremos os fatos: somos homens e mulheres vivendo em um planeta de terceira dimensão, presos na ilusão da matéria. Para nós, a evolução se dá degrau por degrau, e cada lampejo de consciência é só mais uma porta que se abriu, dentro deste grande e desconhecido templo que é o Universo. Convenhamos, é difícil se iluminar nesta condição, sendo um humano, limitado e imperfeito.
Dentro das capacidades humanas, podemos ter um conhecimento muito vasto sobre o Universo, sobre os mais diversos temas. Mas mesmo conectando-se com a sabedoria mais elevada, enquanto ser humano encarnado, você precisa trazer esta sabedoria para Terra, se quiser se beneficiar dela aqui. E é nesta “queda” que ocorre um grande ruído de comunicação, que dificulta ou impede a passagem da energia superior para cá.
Afinal, a energia dos planos superiores é mais sutil, mais pura, e não se adapta facilmente à densidade dos nossos átomos. Seria isto apenas misticismo? Ou quem sabe pode ser explicado por ciências da Nova Era, como a Física Quântica?
Também existem muitos processos e ferramentas que podem acelerar a evolução da consciência, como:
- Salto Quântico
- Projeção Astral
- Meditação
- Plantas enteógenas
- Reiki
- Yoga
- E tantos outros…
e continuo, você pode ir muito longe em qualquer um destes temas, ou todos eles, mas você ainda terá que trazer as novas aberturas de consciência para sua vida diária. Terá que materializar tudo aquilo que aprendeu, e assumir as responsabilidades do novo saber. Só assim poderá evoluir como humano.
É por isso que estamos aqui, não é? Para aprender, para melhorar, para crescer, independente do que aconteça. Cada um, em seu nível evolutivo, na escalada diária para tornar-se um humano melhor, até que o ciclo se feche – ou melhor, recomece.
Índice
Encontrando o caminho do meio
O que eu tenho percebido através das minhas experiências e descobertas, é que viver de forma plena e em felicidade incondicional não se trata apenas alcançar Samadhi – a comunhão com Deus, para os iogues. Muito menos de viver exclusivamente a vida material, com suas belezas e prazeres.
É sobre viver os dois, na mesma medida. Encontrar o caminho do meio, o equilíbrio perfeito entre a conexão com o Universo e o enraizamento na Terra. É batalhar dia após dia com as dificuldades em se iluminar, mas também trazer toda a iluminação alcançada para nossas irmãs e irmãos.
É contemplar a beleza que a vida nos traz, a diversidade de seres com quem interagimos durante a caminhada. Viver no presente, intensamente, cada momento do dia-a-dia. Estar plenamente consciente do que se passa a nossa volta, do que captamos através dos sentidos.
E ao mesmo tempo, abrir-se para a possibilidade de cada momento aqui, já é parte de um plano maior! Tomando consciência de que nada é por acaso, e que estamos em constante evolução, em todas as horas boas e ruins.
Espiritual versus material
Esta é mais uma dentre tantas dualidades que vivemos. O espiritual e o material. Dois opostos, totalmente relacionados e interdependentes. O material sem espiritual se torna vazio, tedioso, incompleto. O espiritual sem o material não cumpre o objetivo de estar encarnado aqui, neste corpo.
Nestas horas de reflexão, me surpreende e me alegra perceber o quanto a existência é complexa. A quantas variáveis estamos expostos diariamente, que podem nos aproximar ou afastar do caminho de reencontro da alma. Como é igualmente fácil optar pelo lado negativo ou positivo a cada nova situação!
E quando você desperta a consciência, você escolhe entrar em uma jornada que não tem volta. Um caminho de desvencilhar-se gradualmente da parte material que é negativa, para que possa andar em rumo de uma vida mais leve e positiva. Fazendo esta “subida pela matéria”, ao passo que você permite que a energia espiritual faça a sua “descida” em você, o encontro destas duas forças será divino!
Não é fácil ser humano, mas pode ser uma experiência muito única e gratificante, quando você compreende que as limitações aqui são apenas degraus de uma infinita escalada evolutiva!
Gratidão por esta vida!
Que eu possa sempre subir e levar cada vez mais irmãs e irmãos comigo! Que assim seja!
I’m living in the material world / Eu estou vivendo no mundo material
Living in the material world / Vivendo no mundo materialCan’t say what I’m doing here / Não posso dizer o que eu estou fazendo aqui
But I hope to see much clearer / Mas espero ver com muito mais clareza
After living in the material world / Depois de viver no mundo materialGeorge Harrison
Leia também: 13 passos para se espiritualizar e ser correspondidx pelo Universo