Cannupa, Cachimbo Sagrado, Kitra

Um instrumento de reconexão

Da Terra ao Céu

Do Coração ao Espirito.

A Cannupa

A Cerimônia de “Cannupa”, “Chanupa”, ou Cachimbo Sagrado é um ritual de conexão entre os mundos material e espiritual, entre o corpo e o espírito. Um momento para parar e rezar, agradecer, curar e sobretudo focalizar seus reais propósitos de vida.

O Cachimbo sagrado, por representar a ligação entre a terra e o céu, o feminino e o masculino, o coração e o espírito, age como um amplificador e focalizador da oração, do rezo (pedido) repleto de verdadeira intenção.

 

A tradição da Cannupa

Nossos antepassados eram ensinados a oferecer suas orações, pedidos e gratidão ao pitar tabaco pois a fumaça se transforma nas palavras, sobe, toca tudo ao seu redor e se torna parte do todo potencializando o poder de manifestação do rezo.

Existem diversos tipos de cachimbos e diferentes usos para eles, tudo depende do costume, da tradição e da intenção. Há cachimbos de usos pessoais, outros familiares e ainda os cerimoniais. Os usados para cura, para purificação, para batismos, para rezas… A matéria prima utilizada na sua feitura e seus símbolos dependem das energias do universo que ser atrair.

 

Os portadores

Os portadores da “Cannupa” são preparados em rituais de passagem para receber os ensinamentos originais e a medicina do cachimbo sagrado e assim ter a permissão para conduzir cerimônias.

 

O tabaco

Uma planta nativa, de raízes profundas, originária dos Andes, usada desde sempre com finalidade terapêutica, religiosa e de lazer alimenta o Cachimbo Sagrado utilizado nas Cerimônias de Cannupa.

guia-da-alma-sweet-medicine-nation-gne-2018-cannupa-ritual

Atualmente, há uma grande negação ao tabaco, especialmente pela forma como é cultivado e por todos os prejuízos sociais inerentes a sua produção: trabalho escravo, alto quantidade de aditivos químicos, perspectiva industrial, danos à saúde, entre tantos outros. Entretanto, sua utilização dentro dos princípios originais é preservada e sagrada.

 

A Cerimônia de Cannupa

A Cerimônia é simples, profunda e inspiradora. A haste é conectada ao cachimbo, simbolizando a união entre o feminino e o masculino. O cachimbo é preenchido com tabaco, planta que penetra suas raízes profundamente no solo e eleva sua fumaça ao céu, e o fogo é ateado representando a energia vital do sol.

guia-da-alma-sweet-medicine-nation-gne-2018-cannupa-tabaco

As quatro direções são honradas junto a mãe Terra, ao pai céu e ao grande espírito. As pessoas sentadas em círculo, recebem o cachimbo, agradecem, honram e se sentirem confortáveis pitam-o elevando suas preces ao céu.

Pitar o tabaco dentro do princípio original oportuniza uma experiência direta de reconexão do EU com o Criador.

 

Cerimônia de Cannupa com Sweet Medicine

Em janeiro de 2018, Sweet Medicine Nation, estará em Curitiba conduzindo uma Linda Cerimônia de Cannupa com o propósito da abertura do Coração.

Esta Avó traz consigo o coração aberto do Caminho Vermelho e depois de anos de estudo e de ter passado por todos os ritos de passagem necessários para portar a “cannupa” foi abençoada e presenteada com a Kitra para abrir o coração das pessoas, o Centro do Coração, e facilitar o resgate do EU e da relação com o Grande Mistério.

Na cerimônia, só o fato de tocar o cachimbo e leva-lo ao coração manifesta a chave de reconexão e lembrança da compreensão original. É além do saber, além das palavras. É uma iniciação de Abertura!

  • Todos são bem vindos! Mulheres, Homens, Crianças…
  • Não há restrição de idade e nem para quem está na “lua” (período menstrual).

 

guia-da-alma-sweet-medicine-gne-2018-cannupa

Venham com seus corações abertos para esta cerimônia tão especial.

​“O mundo precisa de AMOR.”

 

Quando? 18/01/2018, 18H

Onde? IMAGINE Sinergia Criativa. Curitiba – PR

 

Clique para saber mais!


Sweet Medicine Nation é a protagonista da abertura oficial do projeto, trazendo a House of Flowers,  a Leitura do Propósito da Alma (Atendimento Individual) e a Cerimônia de Cannupa.

17 a 22 de janeiro de 2018, Região Metropolitana de Curitiba – PR.

Clique neste link ou na imagem abaixo para saber mais!

gne-sweet-medicine-nation-sincronicidade-cosmica


 

Leia também:

Compartilhe!

Patricia Cana Verde

Argilina, Terapeuta Estelar, Inspiradora e Idealizadora do GNÊ 2018, Inspiradora do Projeto Origo, Escritora de Autoconhecimento, Autora do Blog Veia Cilíndrica, Instrutora de yoga

icones 1
icones 0

Terapeuta, Argilina, Escritora, Produtora Executiva do GNÊ 2018 Engenheira Florestal de formação, ensinou o idioma de língua inglesa por 10 anos. Artista, yogue e poeta atua em projetos que envolvem autoconhecimento sob a ótica da filosofia, cosmologia, auto-estima e acolhimento da criança interior. Idealizadora da Veia Cilíndrica (www.veiacilindrica.com.br) e dos Projetos: GNÊ 2018, Poesia Vertical, Origo, Tro...

Comente! Queremos saber o que você pensa.