Carregando.
Aproveite a pausa e respire fundo!

image-cerimonia-cannupa
Eventos Xamanismo

Abra seu coração: Cerimônia de Cannupa

Um caminho à reconexão - do corpo ao espírito.

icon-share
56 compartilhamentos

Cannupa, Cachimbo Sagrado, Kitra

Um instrumento de reconexão

Da Terra ao Céu

Do Coração ao Espirito.

A Cannupa

A Cerimônia de “Cannupa”, “Chanupa”, ou Cachimbo Sagrado é um ritual de conexão entre os mundos material e espiritual, entre o corpo e o espírito. Um momento para parar e rezar, agradecer, curar e sobretudo focalizar seus reais propósitos de vida.

O Cachimbo sagrado, por representar a ligação entre a terra e o céu, o feminino e o masculino, o coração e o espírito, age como um amplificador e focalizador da oração, do rezo (pedido) repleto de verdadeira intenção.

 

A tradição da Cannupa

Nossos antepassados eram ensinados a oferecer suas orações, pedidos e gratidão ao pitar tabaco pois a fumaça se transforma nas palavras, sobe, toca tudo ao seu redor e se torna parte do todo potencializando o poder de manifestação do rezo.

Existem diversos tipos de cachimbos e diferentes usos para eles, tudo depende do costume, da tradição e da intenção. Há cachimbos de usos pessoais, outros familiares e ainda os cerimoniais. Os usados para cura, para purificação, para batismos, para rezas… A matéria prima utilizada na sua feitura e seus símbolos dependem das energias do universo que ser atrair.

 

Os portadores

Os portadores da “Cannupa” são preparados em rituais de passagem para receber os ensinamentos originais e a medicina do cachimbo sagrado e assim ter a permissão para conduzir cerimônias.

 

O tabaco

Uma planta nativa, de raízes profundas, originária dos Andes, usada desde sempre com finalidade terapêutica, religiosa e de lazer alimenta o Cachimbo Sagrado utilizado nas Cerimônias de Cannupa.

guia-da-alma-sweet-medicine-nation-gne-2018-cannupa-ritual

Atualmente, há uma grande negação ao tabaco, especialmente pela forma como é cultivado e por todos os prejuízos sociais inerentes a sua produção: trabalho escravo, alto quantidade de aditivos químicos, perspectiva industrial, danos à saúde, entre tantos outros. Entretanto, sua utilização dentro dos princípios originais é preservada e sagrada.

 

A Cerimônia de Cannupa

A Cerimônia é simples, profunda e inspiradora. A haste é conectada ao cachimbo, simbolizando a união entre o feminino e o masculino. O cachimbo é preenchido com tabaco, planta que penetra suas raízes profundamente no solo e eleva sua fumaça ao céu, e o fogo é ateado representando a energia vital do sol.

guia-da-alma-sweet-medicine-nation-gne-2018-cannupa-tabaco

As quatro direções são honradas junto a mãe Terra, ao pai céu e ao grande espírito. As pessoas sentadas em círculo, recebem o cachimbo, agradecem, honram e se sentirem confortáveis pitam-o elevando suas preces ao céu.

Pitar o tabaco dentro do princípio original oportuniza uma experiência direta de reconexão do EU com o Criador.

 

Cerimônia de Cannupa com Sweet Medicine

Em janeiro de 2018, Sweet Medicine Nation, esteve em Curitiba conduzindo uma Linda Cerimônia de Cannupa com o propósito da abertura do Coração.

Esta Avó traz consigo o coração aberto do Caminho Vermelho e depois de anos de estudo e de ter passado por todos os ritos de passagem necessários para portar a “cannupa” foi abençoada e presenteada com a Kitra para abrir o coração das pessoas, o Centro do Coração, e facilitar o resgate do EU e da relação com o Grande Mistério.

Na cerimônia, só o fato de tocar o cachimbo e leva-lo ao coração manifesta a chave de reconexão e lembrança da compreensão original. É além do saber, além das palavras. É uma iniciação de Abertura!

guia-da-alma-sweet-medicine-gne-2018-cannupa

​“O mundo precisa de AMOR.”

 


Sweet Medicine Nation estará no Brasil em março de 2019

Sweet Medicine Nation é Mulher Medicina com mais de 35 anos de experiência facilitando vivências para tomada de consciência e reconexão profunda com a natureza, com o espírito, com as estrelas e com o sagrado. Anciã e portadora de conhecimentos nativos dos povos Chicksaw, Chocktaw e Lakota.

Participe do Circuito Sweet Medicine Nation 2019 e reconecte-se!

circuito-sweet-medicine-nation-house-of-flowers-brasil-2019-florianopolis-imbituba-curitiba-campinas-cannupa

Veja a programação completa do evento!

Ou entre em contato direto comigo em meu perfil.

 


Leia também:

Dê uma nota!

Patricia Cana Verde

Escritora de Autoconhecimento e Autora do Blog Veia Cilíndrica. Idealizadora do Projeto Troca de Olhar. Professora e Praticante de Kaiut yoga. É Engenheira Florestal de formação, professora de língua inglesa, artista, yogue e poeta. Sua construção passa por estudos filosóficos na Nova Acrópole, estudos e experiências xamânicas no Ninho das Águias e no Caminho Vermelho, estudos templários no Templo de São João Batista, estudo e formação no Kaiut Yoga e constante encontro com seu EU. A expansão da consciência nasce de dentro pra fora e só o indivíduo que “pára a vida” pra se olhar desfruta desta sagrada experiência.

Deixe seu comentário e contribua com a troca

O Guia da Alma é o Portal que conecta pessoas e Terapeutas para uma vida mais leve com Terapia Holística e Integrativa online ou presencial em todo Brasil!

Descubra também o Autoconhecimento, Espiritualidade e Bem-estar no conteúdo original do nosso blog!

Receba o Guia da Alma no seu e-mail!

Conteúdo para a sua evolução de consciência.

As Terapias Holísticas e Integrativas são complementares à medicina alopática, e não devem substituir nenhuma consulta e/ou tratamento médico.
Atenção: este site não oferece tratamento ou aconselhamento imediato para pessoas em crise suicida.
Em caso de crise, ligue para 188 (CVV) ou acesse o site www.cvv.org.br. Em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo.

Política de Privacidade | Termos de Uso
Copyright © 2018 Guia da Alma. Todos os direitos reservados.
Feito com Luz e Amor em Florianópolis!