Cromoterapia: significado das cores e uso na sua rotina!

Entenda como utilizar corretamente as cores na saúde, ambientes, estética e vestuário.
cromoterapia: significado das cores na rotina
Mais terapias de Karen Souto
5/5 - (3 votos)

Qual o significado das cores na Cromoterapia?

Antes de mais nada, vamos lembrar que, desde o primeiro momento em que acordamos, já podemos sentir as cores presentes em nosso dia.

O amarelo quente refletido pelos raios solares, o azul de um dia claro, o verde da natureza, o rosa das flores, o cinza na roupa escolhida para ir trabalhar, o marrom do feijão no almoço, o preto ao deitar quando fechamos os olhos.

Tudo é cor, e todas intimamente interligadas ao nosso redor, impactando de diferentes maneiras na nossa vida. 

Então, por que não usar as cores de uma forma consciente, proporcionando mais saúde e bem-estar em nosso dia a dia?

Sou Karen Souto, terapeuta holística em Cromoterapia, Reiki e mais. Boa leitura!

Nesse artigo vou falar tudo sobre Cromoterapia, significado das cores e como funciona essa terapia. E ainda: o uso correto das cores na rotina: ambientes, vestuário, saúde mental e estética. Vamos lá? 


 

Mas, o que é Cromoterapia?

O que é Cromoterapia

Cromoterapia é a terapia das cores, um método de tratamento que utiliza as cores para restaurar o equilíbrio físico, energético e vibracional do corpo.

Ela é uma Terapia Holística e Integrativa, pois atua em todos os campos, promovendo o equilíbrio necessário para uma vida saudável.

É um processo não invasivo de terapia. Podemos utilizar várias técnicas como fonte de harmonização e, até mesmo, viabilizar em conjunto com a medicina tradicional, a Cromoterapia para tratamento de doenças.

A ferramenta utilizada durante o tratamento é a cor. Por isso, é muito importante entender o significado das cores mais comuns.

Isaac Newton (1643-1727), é considerado um dos pesquisadores mais expressivos no estudo sobre os raios luminosos. Em 1666, o físico descobriu que a luz branca do sol, ao atravessar um prisma, decompunha-se em sete cores fundamentais: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta.

Assim sendo, as cores são vibrações diferentes do espectro luminoso, cada uma com um comprimento de onda diferente.

Para alguns autores, a Cromoterapia é definida como uma ciência. Muitos relatos históricos fazem da “cura pela cor”, um evento relevante para o mundo.

Ela está intimamente ligada ao antigo Egito, assim como a própria Medicina. O vínculo da Medicina ao Egito data de 2800 a.C. com Imhotep.

Outra utilização bastante conhecida e cientificamente comprovada, é a aplicação da Luz azul para tratamento de bebês com icterícia. Segundo estudos a luz azul elimina a bilirrubina que fica retida no corpo do bebê devido a imaturidade do fígado.

A Cromoterapia é reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde), e faz parte do catálogo de Terapias Complementares e Integrativas oferecidas pelo SUS (Sistema Único de saúde).

 

E como funcionam as cores e suas energias na vida cotidiana?

Cores Vida Cotidiana

Foto: Jeremy Bishop – Pexels

Segundo Walker (1995), a luz era usada em terapia no Antigo Egito, onde se distinguia a luz “ativa” do Sol e a luz “calmante” da Lua.

Vivemos imersos em cores diariamente. Nosso vasto universo, é, colorido!

O mais interessante é que a cor não precisa ser, necessariamente, vista para ter um efeito, ela pode ser sentida.

O calor dos raios solares na pele é um grande exemplo. E a velocidade e frequência da cor determina sua relação com a saúde. Vou dar exemplos para que entenda melhor:

O vermelho é a cor que tem o maior comprimento de onda, logo, será a cor que tem a menor frequência de onda. Por isso, o vermelho vai atuar principalmente sobre as camadas mais superficiais do nosso corpo, porque essa frequência menor não tem uma capacidade tão grande de permeação, de penetração.

Ou ainda, o vermelho vai agir sobre os tecidos vermelhos do nosso corpo: sangue e músculos. Então, utilizamos o vermelho para aumentar a circulação sanguínea e aumentar a força muscular.

Já o violeta, é o que possui o menor comprimento de onda e a maior frequência, e terá uma ação muito mais profunda. É a cor de raio de luz que consegue chegar mais profundamente, desse modo, o violeta vai ter uma afinidade principalmente com o sistema nervoso central, que é a região mais profunda.

Tudo no universo é energia, que se apresenta de várias formas. Estamos interligados atomicamente e quimicamente ao planeta Terra, de tal forma que pertencemos a uma simbiose energética.

Podemos sentir, transformar e devolver para o ambiente estas energias que possuem cores.

 

Benefícios da Cromoterapia: significado das cores

Benefícios Cromoterapia

“As cores bem coordenadas, psicologicamente, proporcionam mais segurança e maiores estímulos e satisfação no desenvolvimento das atividades.” BATISTELLA, 2003

As pessoas reagem à linguagem da cor a partir de suas condições físicas e de suas influências culturais.

O cromoterapeuta deve ter visão holística e sensibilidade desenvolvida, para aplicar de forma correta e adequada as cores, onde elas irão ativar as energias que estão deficientes, ajudando na recuperação das células doentes e induzindo a melhores hábitos, à harmonização e à saúde integral.

Os benefícios da Cromoterapia vão além de efeitos físicos. No tratamento também são considerados aspectos emocionais e do subconsciente. O melhor resultado é o equilíbrio de todas as energias do corpo.

Agora vamos conhecer os benefícios da Cromoterapia e o significado das cores na espiritualidade, saúde e suas funções!

 

Cromoterapia – Cor Azul 

Cor Azul Benefícios

Benefícios:  Transmite confiança, tolerância, compreensão, favorece o relacionamento, a fidelidade. Age como purificador, antisséptico e bactericida. É o analgésico cromoterápico, para qualquer dor no corpo. Reduz tensões, agitação mental, histeria, estresse e compulsão.

Contraindicação: Não é recomendado o uso prolongado em pessoas deprimidas, desprovidas de autorrespeito e amor-próprio.

 

Cromoterapia – Cor Verde 

Cor Verde Benefícios

Benefícios:  Simboliza equilíbrio, harmonia, vida nova, fertilidade, frescor, saúde. É a cor da cura. Exerce efeito regulador no organismo, mantendo as atividades corporais saudáveis. É considerado o anti-inflamatório cromoterápico. Traz estabilidade emocional, respeito do ritmo individual.

Contraindicação: Não há contraindicações, podendo ser aplicado em qualquer distúrbio físico emocional, claro que sempre com cautela .

 

Cromoterapia – Cor Violeta e Lilás

Benefícios Cor Violeta Lilás

Benefícios:  É a cor da mudança, da transmutação. É considerado o antibiótico cromoterápico. Possibilita a percepção extrassensorial, abrindo canais para a intuição e a inspiração. Contribui para a memória, o raciocínio, a preservação dos movimentos e a coordenação motora. Ameniza as emoções mais densas, como ciúme, inveja e outras.

Contraindicação: Não deve ser usado em pessoas com quadro de depressão profunda e tendências ao suicídio. 

 

Cromoterapia – Cor Rosa 

Benefícios Cor Rosa

Benefícios:  É uma cor benévola, que amina e vivifica. Energiza o sistema nervoso, é tonificante, o purificador sanguíneo. A energia do Rosa também irá ajudar a incutir o sentimento de partilha e de ajudar os outros. Trata situações de falta de autoestima, sentimento de solidão e de não ser amado.

Contraindicação: Assim como o verde, não tem contraindicação.

 

Cromoterapia – Cor  Vermelho

Benefícios Cor Vermelho

Benefícios:  Cor excitante, extrovertida, revigorante, prazerosa, ativadora e estimuladora. A força e o vigor manifestados por essa cor representam uma espécie de combustível para vivenciar situações cotidianas e modificar a realidade desagradável. Promove boa consciência corporal, autoconsciência e autoafirmação. Estimula o sistema circulatório e os batimentos cardíacos.

Contraindicação: Não deve ser aplicado em inflamações, nem se o paciente estiver com febre. Pessoas de temperamento excitado, histérico, com insanidade mental devem evitar vermelho. 

 

Cromoterapia – Cor  Laranja

Benefícios cor laranja

Benefícios:  Energiza a parte óssea, nos casos de fraqueza, nas fissuras e fraturas. Aguça o paladar e favorece a degustação dos alimentos, estimula o apetite e ajuda na digestão. Intensifica as emoções e cria um sentimento de bem-estar e disposição. Desperta uma energia criativa, construtiva.

Contraindicação: Evitar usar em pessoas que sofrem de compulsão.

 

Cromoterapia – Cor Amarelo

Benefícios Cor Amarelo

Benefícios:  Simboliza o Sol, luz, alegria, criatividade, contentamento, juventude e novas ideias. Transmite a sensação de despertar matinal. Tem relação com a riqueza, a fartura e a prosperidade. Revitalizador e estimulante dos campos nervosos e musculares da pele. É a cor da alegria, do bom humor. Tem um efeito expectorante sobre as vias respiratórias.

Contraindicação: Se usado por muito tempo, pode provocar diarreia. Evitar usar em caso de alcoolismo.

 

Cromoterapia – Cor Índigo 

Benefícios Cor Índigo

Benefícios:  Promove um profundo estado de relaxamento, favorece o desprendimento do corpo. Estimula o sistema linfático. Combate frustrações e medos. É extremamente calmante. Indicado para problemas psicológicos que envolvem vícios (alcoolismo, drogas).

Contraindicação: Não usar em caso de doenças provocadas pelo frio e em pessoas com câncer.

 


Existem 3 cores que podem ser usadas para tratamento com cromoterapia, porém, o mais indicado é que seu uso seja apenas de forma externa, ou seja, de visualização. Pode ser utilizadas em vestuários, acessórios e decoração. São elas: 

 

Cromoterapia – Cor Marrom

Cromoterapia Significado Cores Marrom

Uma cor que está associada a materialidade e estabilidade, transmite a sensação de perseverança e praticidade.

Em excesso transmite insegurança e instabilidade.

 

Cromoterapia – Cor Preto

Cromoterapia Significado Cores Preto

É um cor elegante, sugere a ideia de segurança e autoridade. Mas em excesso pode levar a depressão, autonegação e esconder a pessoa de reais situações.

 

Cromoterapia – Cor Cinza

Cromoterapia Significado Cores Cinza

Uma cor neutra, que passa a ideia de elegância e sofisticação. Muito usada em eventos sociais para gerar neutralidade dos organizadores. O uso em excesso dessa cor pode levar a ideia de falta de movimentação, estagnação e comodismo. 

 

Cromoterapia: como aplicar no dia a dia?

Cromoterapia Significado Cores

Foto: Kaboompics.com – Pexels

Conhecendo melhor as características de cada cor, podemos usá-las da melhor maneira no dia a dia.

Assim sendo, é sempre bom ter em mente que às vezes o corpo sente falta de determinada cor, então instintivamente, você irá buscar ao seu redor.

Existem algumas formas práticas de aplicar a cor na sua rotina! Vamos conferir dicas de Cromoterapia e o significado das cores na sua rotina.

 

Cores que trazem boas energias para o lar

Cores Boas Energias Lar

Foto: Maria Orlova – Pexels

Na decoração da casa, vasos de plantas verdes são bons para estimular a saúde e o bem-estar das pessoas.

 

Cores para ambiente de trabalho

Cores Ambiente Trabalho

Foto: Pixel-Shot – Shutterstock

Mesas e móveis nos tons laranja para aguçar o intelecto e à coragem. Em doses certas, ela estimula a criatividade, os sentidos e a comunicação.

 

Cores na alimentação natural

Cores Alimentação Saudável

Foto: Jane D. – Pexels

No café da manhã, de preferência a alimentos com cores estimulantes como vermelhos, laranja e amarelos, assim favorece o aproveitamento dos raios vermelhos/amarelos no decorrer do dia, para ajudar nas atividades do cotidiano que precisam de vitalidade.

No jantar, prefira alimentos de tonalidades verde, roxo e azul, que sugerem calma para noite.

 

Água solarizada

Água Solarizada Energiza

Foto: GLOBENCER – Unsplash

Coloque água em uma garrafa de vidro, copo e jarra com tampa e deixe no sol. A luz solar, filtrada pelo vidro, energiza a água, que adquire as propriedades da cor selecionada. Pode envolver a garrafa com papel celofane colorido ou pintar com verniz.

 

Cromoterapia Mentalização das cores

Mentalização Cromoterapia Significado Cores

Foto: KoolShooters – Pexels

Visualize a cor desejada durante a medição, sempre buscando inspirar essa cor de uma forma que penetre pelas narinas, passe pelos pulmões e distribua por todo corpo.

Faça sequência de 5 por 5 (inspirando contando até 5 e expirando contando até 5). Você também pode visualizar a cor somente no local em que quer que ela seja aplicada.

 

Cromoterapia para ansiedade e depressão

Cromoterapia Depressão

Foto: Fernando @cferdo – Unsplash

Existem duas doenças que podemos considerar como as mais comuns no mundo: Depressão e ansiedade.

Ambas são transtornos mentais sérios, que muitas vezes andam juntas e parecem ser a mesma coisa. Contudo, o mais importante é entender sobre cada uma, e assim, saber como podemos usar as cores para ajudar a combater esses males.

  • Depressão: é uma doença psiquiátrica crônica e recorrente que produz uma alteração do humor caracterizada por uma tristeza profunda, sem fim, associada a sentimentos de dor, amargura, desencanto, desesperança, baixa autoestima e culpa, assim como a distúrbios do sono e do apetite.
  • Ansiedade: é um distúrbio caracterizado pela “preocupação excessiva ou expectativa apreensiva”, persistente e de difícil controle, que perdura por seis meses no mínimo e vem acompanhado por três ou mais dos seguintes sintomas: inquietação, fadiga, irritabilidade, dificuldade de concentração, tensão muscular e perturbação do sono.

Viram como existe uma diferença? 

  • Cromoterapia para Depressão: Cor vermelha é indicada pois ela dispersa pensamentos obsessivos, afasta a fadiga mental e física, recupera a perda de motivação, combate o desânimo. A cor laranja também é indicada pois ela minimiza a tristeza, preocupações excessivas e pensamentos sombrios, angústias e medos. Evitar o excesso de cor azul e violeta, pois são cores frias.
  • Cromoterapia para Ansiedade: A cor azul deve ser usada, já que é a de maior propriedade terapêutica. Induz a estabilidade emocional, ajuda nas tomadas de decisões e acalma a mente. A cor violeta alivia o estresse e tensão, além de promover a paz interior, ajuda na meditação. Evitar o excesso de vermelho e amarelo, que são cores quentes. 

 

Cromoterapia para dormir

Cromoterapia para dormir

Foto: Rachel Claire – Pexels

O sono é um dos pilares mais importes quando o assunto é saúde. Nosso corpo precisa descansar, é uma necessidade fisiológica. Quando não dormimos direito nosso cérebro libera uma mistura complexa de hormônios e substâncias químicas como adrenalina, cortisol e norepinefrina para preparar o corpo, o que leva ao estresse. 

Cores como rosa são ideias, pois desintoxicam os centros nervosos, acelerados pela rotina diária. Ajuda a tonificar e vitalizar os nervos, além de favorecer a circulação de todas as cores no organismo.

O verde também é excelente, é a cor da cura e possui propriedades calmantes e relaxantes.

 

Cromoterapia: cores para quarto de casal

Cores Quarto Casal

Foto: Liana Mikah – Unsplash

Tons de rosa e salmão no quarto do casal para harmonizar o amor.

 

Cromoterapia e significado das cores no Vestuário

Cromoterapia Significado Cores Vestuário

Geralmente, a forma e estilo de se vestir diz muito sobre a pessoa! É sempre bom usar as cores das vestimentas para estimular uma cor que está faltando em você.

  • Para ocasiões que peçam mais altivez, sensualidade, use o vermelho.
  • Se que passar a impressão de seriedade, aposte no preto ou marrom.
  • Se pede mais paz e despendimento, o branco cairá bem.
  • Para momentos alegres e descontraídos, amarelo e laranja.
  • E um azul ou lilás para momentos de relaxamento.

 

Cromoterapia na estética

Cromoterapia Significado Cores Estética

Foto: Valeria Boltneva – Pexels

Niels Ryberg Finsen (1860-1904) Médico formado em Copenhague, Dinamarca, ganhador do Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1903, pelo tratamento de doenças da pele com base na aplicação de luz, demonstrou com experiências simples que os raios mais refrativos do sol (“os raios químicos”) ou de um arco elétrico podem ter um efeito estimulante sobre os tecidos. A luz que incide sobre o corpo pode alterar as funções biológicas básicas, envolvidas no processo dos combustíveis celulares que potencializam a nossa vida.

Portanto, as cores e a luz têm efeito poderoso sobre nós.

A terapia com cores é um tratamento em crescimento. São muito os benefícios estéticos para o rosto e corpo. Muitos indivíduos notaram uma redução no aparecimento de linhas finas, rugas e manchas senis, quando submetidos a aplicação da luz colorida.

Combinada com a fototerapia LED, a cromoterapia pode ser uma ótima maneira de revitalizar a pele.

A cor quando aplicada sobre forma de luz, através do bastão cromático ou com uma lanterna de LED energiza as células da pele, estimulando a produção de colágeno e elastina, devolvendo à pele seu aspecto jovem. O tratamento reduz o inchaço, alivia a dor, diminui a inflamação e acelera a cicatrização.

Vamos entender a Cromoterapia e significado das cores na estética:

  • Vermelho: ativa e melhora os sistemas circulatório e nervoso. Auxilia na produção de glóbulos vermelhos e células de colágeno. Ajuda a queimar gordura.
  • Laranja: elimina toxinas e cálculos do organismo. Destina-se à gorduras em áreas localizadas.
  • Amarelo: retarda o envelhecimento precoce, ajuda a eliminar as impurezas dos poros, a manter a pigmentação e a textura, contribuindo para preservar a saúde da pele;
  • Verde: usado para tratamento anticelulite, combate inflamações das células  e emagrecimento , pois  Contribui na formação da bile, para favorecer na digestão dos alimentos gordurosos.
  • Azul: estimula os músculos e as células da pele. Energiza a glândula tireoide, ajudando no metabolismo e manutenção do peso;
  • Roxo: Relaxa os nervos e os sistemas linfáticos. Energiza a glândula pineal, onde se produz a melatonina

 

Cromoterapia: como funciona a consulta?

Consulta Cromoterapia Como Funciona

A consulta com um Cromoterapeuta pode acontecer presencial ou à distância.

No tratamento presencial, o paciente vai até o consultório, para que o profissional preencha a ficha de anamnese (que são dados e informações do paciente, destinados a servir de base para uma avaliação das suas condições clínicas, mentais e psicológicas e energéticas). 

Após a análise, é determinada a quantidade de sessões (que depende muito do diagnóstico).

Os instrumentos utilizados na aplicação de cores no paciente são: Lanternas cromáticas, de LED ou Bastão cromáticos. 

O paciente pode ficar deitado em uma maca ou sentado, mas é muito importante que o ambiente seja sem luz e ele esteja usando roupa de cor branca.

Nas sessões de cromoterapia trabalhamos com ramificações dos canais energéticos. Esses canais muitas vezes se encontram, fazendo interseções e formando vórtices energéticos, que são conhecidos como chakras – centros energéticos do nosso corpo.

Será feita a abertura dessa conexão para desbloquear os chacras, primeiro, em sentido anti-horário , depois limpar os chacras no sentido horário.

Em seguida estima-se os campos bioenergéticos, aplicando as cores no paciente, conforme a necessidade e por fim é feito o fechamento aplicando a luz azul no paciente. Após o fechamento, está finalizada a sessão de cromoterapia.

O paciente não poderá tomar banho nas próximas 2 horas (cuidado com a chuva). As sessões duram em média 40 a 50 minutos.  

 

Consulta de Cromoterapia online

Consulta Cromoterapia Significado Cores

Foto: Jonathan Borba – Unsplash

No tratamento a distância é preciso primeiro ter a permissão do paciente, pois é um trabalho com a visualização.

O Cromoterapeuta e paciente devem estar em sintonia e em um ambiente muito tranquilo.

Essa técnica exige muita concentração, já que consiste em visualizá-lo e assim projetar raios de luz coloridas do seu chacra frontal para o seu corpo. Alguns terapeutas utilizam a Cromoterapia junto ao Reiki à distância.

Você também pode agendar uma sessão online! Conheça mais a minha consulta online de: Cromoterapia – Aplicação no seu dia-a-dia

Aqui te passo dicas e orientações sobre o uso das cores do seu dia a dia de maneira personalizada!

Se você gostou de conhecer sobre todo o poder da Cromoterapia e o significado das cores e ficou interessado na cura através do som, agende uma consulta para cuidar de você de uma forma colorida! 🙂

5/5 - (3 votos)

Equilíbrio na sua vida com a Cromoterapia!

Agende uma sessão no Guia da Alma.

As Terapias Holísticas e Integrativas são complementares à medicina alopática, e não devem substituir nenhuma consulta e/ou tratamento médico.
Atenção: este site não oferece tratamento ou aconselhamento imediato para pessoas em crise suicida.
Em caso de crise, ligue para 188 (CVV) ou acesse o site www.cvv.org.br. Em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo.
Política de Privacidade | Termos de Uso
Copyright © 2018 Guia da Alma. Todos os direitos reservados.
Feito com Luz e Amor em Florianópolis!
Por InCuca