O que é Cura Prânica e quais seus benefícios?

Uma terapia milenar para reequilíbrio da energia vital.
terapia da cura prânica - energia pelas mãos
Terapeuta Certificado
Mais terapias de Cenira
4/5 - (20 votos)

Se você está buscando entender o que é Cura Prânica, benefícios e como funciona, chegou ao artigo certo!

Explico aqui tudo sobre a técnica e sobre sua teoria, com base nos estudos e ensinamentos de Mestre Choa Kok Sui.

Sou Cenira, terapeuta prânica e holística, especialista no comportamento das novas gerações e Nova Era. Boa leitura!


 

O que é Prana?

O que é Prana

Foto: Khanh Le – Pexels

Cheguei ao termo “PRANA” em meados de 1998, através de estudos da Física Quântica e também nos livros e Workshops de Jasmuheen. E aos poucos essa prática foi tornando-se parte de meu dia a dia.

PRANA, CHI, QI ou KI, é a energia vital que mantém o corpo vivo e saudável. Em grego é chamado de pneuma, em polinésio é mana e em hebraico ruah. É o sopro da vida.

 

A energia prânica

São três as maiores fontes de prana: sol, ar e terra.

O prana solar é o da luz do Sol. Revigora o corpo e promove a boa saúde. Pode ser obtido com banhos de sol ou exposições à luz solar, de cinco a dez minutos, e com a ingestão de água.

O prana do ar é absorvido pelos pulmões através da respiração e pelos centros energéticos (chakras) do corpo bioplasmático (aura). É possível obter maior quantidade de prana do ar pela respiração rítmica, lenta e profunda.

O prana da terra é absorvido pelas plantas dos pés de forma automática e inconsciente. Por isso é sempre muito importante caminhar descalço, para aumentar a quantidade de prana do solo absorvido pelo corpo. Se absorvermos esse prana conscientemente ou intencionalmente podemos aumentar a vitalidade, a capacidade de trabalho e a clareza dos pensamentos.

A água absorve todas essas fontes de PRANA: sol, ar e terra, por isso, quando tomamos banhos de rios, lagos ou mar, ao mesmo tempo que relaxamos, nos energizamos, e se fizermos consciente, respirarmos absorvendo os pranas, ficaremos surpresos com os benefícios.

As plantas absorvem prana da luz do sol, da água e da terra. As pessoas e os animais obtém prana da luz do sol, do ar, da terra, da água e da comida.

Os alimentos frescos contém mais PRANA (vida) que os alimentos conservados ou industrializados.

O PRANA também pode ser projetado para outras pessoas, plantas e animais com o objetivo de reequilibrá-los. É assim que funciona a terapia Prânica.

 

Respiração Prânica

Respiração pânica

Foto: Jill Wellington – Pixabay

Prana são partículas que inspiramos inconscientemente junto com o ar, e elas estão em toda a parte, não há parte alguma que não esteja, existe até no vácuo ou vazio.

Nada existe sem prana. Ela é a mais refinada, a mais sutil das energias que cria e sustenta simplesmente tudo.

Sinta por si mesmo: siga essas instruções simples para a Respiração Prânica:

  • Sente-se em uma posição confortável;
  • Coloque delicadamente a língua no céu da boca. Isso ajuda a circular energia pelo corpo;
  • Inspire pelo nariz por seis segundos;
  • Prenda a respiração por três segundos;
  • Expire pelo nariz por seis segundos;
  • Prenda a respiração por três segundos;
  • Repita o ciclo 6 vezes.

 

Alimentação Prânica

Alimentação Prânica

Foto: Ricardo Esquivel – Pexels

Segundo Jasmuheen, em seu livro “Viver de Luz”, é possível viver de prana.

Mas para isso é necessário estar em plena forma física, emocional, mental, espiritual e fazer o processo de 21 dias. Geralmente neste período a pessoa sente se esse caminho é para ela ou não.*

Para as pessoas que têm intenção de viver de prana, o ideal é fazer um processo lento de primeiro se manter com alimentos crus, depois com frutas, depois com líquidos, isso liberta do vício da variedade de alimentos.

Jasmuheen se preparou por mais de 20 anos para iniciar esse processo e eu que escutei essa história pessoalmente contada por ela, posso aqui repetir:

É um processo que exige acompanhamento e muita disciplina de meditação, respiração adequada, prática de exercícios físicos, maturidade emocional, conexão consigo mesma, equilíbrio mental e conexão Divina. 

Conexão DIVINA, significa fé, fé de que o alimento vem da fonte Divina, da força vital Universal para alimentar todo o seu SEREstar consciente de sua Divindade Interior e confiar que tudo estará bem.

Será que estamos preparados para esse passo? Diante de todas as vibrações que nos bombardeiam constantemente… é fácil ser influenciado a ponto de não conseguir manter o fluxo prânico, de modo a se manter saudável durante longo período de tempo sem ingerir nutrientes derivados de comida.

Jas conseguiu por muitos anos viver de prana e confessou que o mais difícil de aceitar foi a falta dos sabores e a mudança na vida social, pois geralmente os encontros sociais são regados a um bom prato.

Tenho muita admiração pelo seu trabalho e coragem. No último Workshop que estive com ela em 2018, ela falou:

“Viver de prana foi uma experiência de que tinha como mensagem para o mundo que podemos rever nossa forma de alimentação e que a fonte Divina está disponível para todos que queiram acessar.”  Jasmuheen

*Obs. Nunca faça o processo sem acompanhamento médico e terapêutico!

 

O que é Cura Prânica?

O que é Cura Prânica

A Cura Prânica, ou Pranic Healing, é uma antiga ciência e arte que utiliza o PRANA para acelerar os processos de restaurar e reequilibrar o corpo físico.

Ela também implica na manipulação do corpo de energia ou da matéria bioplasmática do corpo do paciente.

Outros nomes pelos quais ela é conhecida são: qigong médico, cura psíquica, cura vital, toque terapêutico, imposição das mãos, cura magnética, cura pela fé e cura carismática.

Como diz Mestre Choa, o que vale mesmo é a intenção. Se você como terapeuta certificado, estiver preparado tecnicamente e agir com boas intenções, poderá levar muitos benefícios para as pessoas.

 

Pranic Healing: história

metre choa kok sui

Mestre Choa Kok Sui

Este artigo é baseado nos estudos e ensinamentos de Mestre Choa Kok Sui (1952-2007), fundador Moderno da Cura Prânica e do Yoga Arhático.

Era filipino de descendência chinesa, autor e professor, tinha como propósito ajudar milhares de pessoas a recuperar a saúde física, mental e espiritual através do método da Cura Prânica.

Master Choa Kok Sui trouxe essa ciência de volta à Terra de uma forma simples, prática e acessível para a aplicabilidade na nossa vida cotidiana.

É uma técnica introduzida pelo Mestre, depois de vinte anos de estudos aprofundados. Ele foi, e continua sendo, aclamado internacionalmente por apresentar, em um sistema simples, um entendimento profundo da cura através do prana ou energia vital.

E sobre a realidade de que a matéria não-visível da nossa força vital pode ser percebida, manipulada e aplicada para melhorar todos os aspectos da vida.

Estudos estes baseados em paranormalidade, yoga, ki king e outras linhas e sabedorias de vária partes do mundo, principalmente da Índia e do Tibete.

 

A ciência da Cura Prânica

a ciência da cura prânica - livros

Mestre Choa ensina que a saúde preventiva deve considerar vários fatores importantes, como: alimentação, respiração, meditação e exercícios adequados, higiene etérica correta, emoções e pensamentos positivos, relações humanas saudáveis.

O Mestre Choa Kok Sui afirma que a Cura Prânica não tem qualquer vínculo religioso e pode ser aplicada e recebida por qualquer pessoa.

Mas, para aqueles que possuem sua fé atrelada a uma religião, explica: Se quiser torná-lo religioso, pode-se dizer que a força vital vem de Deus, assim como tudo, mas é só isso.

O Mestre tem como Sat Guru, professor espiritual permanente, o Mestre Mahaguruji Mei Ling, conhecido na tradição Budista como Boddhisattva Padmasambhava.

Sua sabedoria Divina, sua mente aberta e seu propósito de vida na cura da humanidade não hesitou em colocar todos seus estudos e pesquisas em livros que estão disponíveis para todos que querem saber mais.

Um dos livros mais famosos de Mestre Choa Kok Sui chama-se A Ciência da Cura Prânica“.

 

Cursos da Terapia Prânica

cenira: terapeuta de cura prânica

Monica Abad e Cenira – Advanced Pranic Healing Course – Master Choa Kok Sui – dezembro/2020

Para disseminar a técnica da cura com energia prânica, Mestre Choa treinou centenas de praticantes e instrutores que continuam seu trabalho através de instituições, cursos, meditações e workshops.

Na foto eu e Monica Abad, instrutrora Sênior de Cura Prânica no Brasil e Portugal. Representante do Instituto For Inner Studies das Filipinas e Fundadora do Instituto Golden Prana.

Uma pessoa maravilhosa, ser de luz e de muita sabedoria, a qual tive o imenso prazer de ser aluna e que me inspirou a ir mais longe nos estudos e conhecimentos da Cura Prânica.

Só de lembrar o respeito e o amor que ela emite quando se refere ao Mestre Choa, já vale a pena tê-la encontrado e poder absorver um pouco de seus conhecimentos.

Mônica, sou muito grata por ter você como Instrutora especialmente por sua disponibilidade em compartilhar sua linda trajetória de ajuda à humanidade.

Tenho admiração especial pela organização e exigência do Instituto For Inner Studies que cuida pessoalmente de todos os profissionais que levam a Cura Prânica para o mundo, exigindo que estejam preparados tecnicamente para a prática da mesma, com as habilidades dentro de cada nível exigido.

A Cura Prânica têm vários níveis, graduados desde os conceitos e técnicas mais simples até os mais avançados e difíceis, também muitos níveis de qualificação. Me sinto segura em fazer parte.

 

Cura Prânica: benefícios

Pranic Healing: história

Foto: Mikhail Nilov – Pexels

Os efeitos da Cura Prânica são evidentes, muitas vezes imediatos, para quem a experimenta.

Terapeutas prânicos no mundo inteiro têm ajudado milhares de pessoas a encontrarem um estado de maior equilíbrio mental, emocional e físico.

A Cura Prânica está sendo adotada por Hospitais e Universidades em vários países, e está sendo estudada pela comunidade científica como uma terapia eficiente e benéfica, tal como estudos com a Bioelectrografia (fotografia da aura) comprovaram.

Os benefícios da Cura Prânica são muitos, pois é uma energia que trabalha nas partes do corpo energético de maior necessidade, equilibrando e harmonizando.

Cito aqui alguns benefícios, como por exemplo: 

  • Alívio de sintomas de dores: de cabeça, dente, musculares e intestinais;
  • Reequilíbrio da saúde em casos de tosses e resfriados;
  • Auxílio para pessoas que estão com febre e diarréia;
  • Auxílio na recuperação de desordens e problemas oculares, hepáticos, renais e cardíacos;
  • Aumenta o ritmo de recuperação pós-cirúrgica ou de tratamentos em gerais, em três ou mais vezes;
  • Alivia cansaço, estresse e ansiedade em algumas sessões, reconectando o paciente à sua energia vital.

Esses são alguns benefícios que a Terapia Prânica pode trazer.

Todas, porém, supõem que o terapeuta praticante certificado tenha alcançado um certo grau de habilidade. Com base em minha experiência, o conhecimento (adquirido nos cursos, livros e workshops) só é válido se colocado em prática.

Muita prática, ética e responsabilidade, como toda a profissão exige. Nas terapias, acredito que a responsabilidade é ainda maior porque estamos trabalhando com a energia da pessoa que nos procura.

Por isso, procure sempre um terapeuta certificado. Nós, terapeutas prânicos cuidamos da sutileza, e essa sutileza reflete em benefícios para o corpo físico de quem é cuidado.

 

Cura Prânica: como fazer e quando?

Cura Prânica como fazer e quando

Foto: Mikhail Nilov – Pexels

A sessão de Cura Prânica é muito tranquila!

Lembre-se: toda a terapia que você adquirir estará influenciando diretamente em você, então pesquise e procure ser atendido por profissionais que tenham formação na técnica que oferecem ou divulgam.

Em um primeiro momento, você compartilha com o terapeuta o motivo pelo qual gostaria de realizar a sessão. Pode ser para equilíbrio da energia como um todo, ou então para um problema específico e, neste caso, a sessão será personalizada.

Após isso, basta você estar deitado em uma posição confortável para o terapeuta iniciar o reequilíbrio, que não exige nenhum toque físico.

A Terapia Prânica pode ser aplicada presencialmente, mas, atualmente, a sessão de Cura Prânica à distância tem sido a preferida!

Além de ser segura para o momento de pandemia, pode ser realizada no conforto da sua casa, trazendo mais relaxamento.

Após a sessão o Terapeuta entra em contato para passar um relatório sobre a sessão e os principais pontos trabalhados.

Depois desse artigo, que tal experimentar? Agende uma sessão de Cura Prânica à distância comigo e conheça um pouco desta maravilha que Mestre Choa Kok Sui nos proporcionou.

4/5 - (20 votos)

Especialista Comportamental Novas Gerações,Terapeuta Quântica,Psicoterapeuta Prânica, Escritora,Aconselhamento e Terapias para Crianças, Adolescentes, Adultos de todas as gerações. Agende para VOCÊ, sua Empresa, Escola e DESPERTE a "Essência da Consciência na Plenitude do SER."

AGENDAR!

Atende online

Mais terapias de Cenira de Fátima

  • Consulta de Orientação Despertar da Nova Consciência

    Online em Videochamada
    R$260,00
    Cenira de Fátima
    (78)
    Terapeuta
    1292 terapias realizadas
  • Pranic Healing-Terapia Prânica | à distância 02 SESSÕES (personalizado conforme necessidade)

    Online
    R$422,00
    Cenira de Fátima
    (78)
    Terapeuta
    1292 terapias realizadas
  • Palestra Integrar e Transformar a Escola da Nova Era

    Online
    R$3.950,00
    Cenira de Fátima
    (78)
    Terapeuta
    1292 terapias realizadas
Ver Perfil de Terapeuta