O que é Medicina Alternativa, tipos e como pode nos ajudar?

Uma nova forma de ver nossa saúde.
Guia da Alma - Medicinas Alternativas - Angela Hoppen - coração sorriso
Mais terapias de Angela Hoppen
4.3/5 - (6 votos)

Vamos conhecer mais sobre a Medicina Alternativa e quais os benefícios dela aplicada em nossa vida?

As medicinas alternativas, vem para complementar a medicina tradicional, abordando também os aspectos emocionais dos pacientes, apoiando em tratamentos como: depressão, ansiedade, estresse, nervosismo, e muito mais.

As técnicas da medicina alternativa promovem equilíbrio entre o emocional, mental e físico, trazendo bem-estar e qualidade de vida!

Me chamo Angela Hoppen, terapeuta holística, fisioterapeuta e estudante de medicina.

Unindo o meu estudo e prática nestas áreas, escrevi este artigo para ajudar as pessoas a entenderem como as Medicinas Alternativas funcionam, e quais os benefícios! Boa leitura! 🙂


 

O que é Medicina Alternativa?

Medicina Alternativa

Foto: Wavebreakmedia – Canva

As medicinas alternativas, apesar de antigas, são técnicas de saúde muito comentadas nos dias de hoje.

Elas se baseiam em tratamentos não convencionais, ou seja, não alopáticos, e totalmente diferentes da nossa medicina ocidental.

Também podemos chamar as técnicas da medicina alternativa de: terapias alternativas, terapias holísticas, terapias integrativas, complementares e naturais.

Essas terapias são formas de tratamento que focam no indivíduo de forma global, ou seja, corpo, mente e espírito.

Sendo assim, todos os problemas seriam tratados em todos os níveis, pois acreditamos que toda doença manifestada no físico, pode vir do seu psicológico e do seu estado de espírito.

O grande problema da sociedade ocidental é justamente essa palavra: espírito – as pessoas insistem em confundir espírito com religião, trazendo assim todo aquele misticismo que são práticas não divinas que vão interferir na crença.

As práticas alternativas agem nas energias que possuímos em nosso corpo, o que não é diferente do nosso espírito. Porém, totalmente diferente da nossa crença ou religião.

Essas formas de medicina utilizam meios diferentes dos convencionais e vamos entender melhor eles:

 

Tipos de Medicinas Alternativas e Terapias Holísticas

Theta Healing Terapia

Foto: microgen – Canva

Para vocês entenderem melhor, alguns exemplos de Medicinas Alternativas são:

  • Medicina Alternativa Ayurveda: com origem na Índia, é um sistema de medicina milenar.
  • Medicina Alternativa Homeopatia: técnica com essências para a saúde.
  • Terapia Floral de Bach: técnica de equilíbrio emocional com essências de plantas e flores.
  • Medicina Alternativa Chinesa, mais conhecida como Medicina Tradicional Chinesa, é um conhecimento milenar.
  • Reiki: uma técnica de equilíbrio energético.
  • Thetahealing: uma terapia que trabalha nossas crenças limitantes.
  • Medicina Alternativa Naturopatia: uma forma de medicina alternativa que recorre a uma série de práticas naturais e não invasivas.
  • EFT (Emotional Freedom Techniques): técnica de liberação de traumas emocionais.

Em todas elas analisamos todo o indivíduo, pois segundo aquele velho provérbio português, “é preciso cortar o mal pela raiz”, e na grande parte das vezes a raiz não está no físico.

A medicina chinesa, por exemplo, diz que muitas das nossas doenças vêm de traumas que passamos. Problemas pulmonares podem ser originados por tristezas, problemas cardíacos por ansiedade, dores de estômago por preocupação, e assim por diante.

 

Medicina Alternativa: como funciona?

Como funciona medicina alternativa

Foto: MarcoMarchi – Canva

A partir da análise do indivíduo, o terapeuta consegue estabelecer o melhor método para o tratamento e, muitas vezes, a combinação das técnicas proporciona um melhor resultado.

Vale ressaltar que você deve sempre optar por um profissional qualificado e acima de tudo com formação para tal procedimento.

O Portal da Saúde do Governo Federal diz:

“O campo das práticas integrativas e complementares contempla sistemas médicos complexos e recursos terapêuticos, os quais são também denominados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de Medicina Tradicional e Complementar/Alternativa (MT/MCA). Tais sistemas e recursos envolvem abordagens que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. Outros pontos compartilhados pelas diversas abordagens abrangidas nesse campo são a visão ampliada do processo saúde-doença e a promoção global do cuidado humano, especialmente do autocuidado.”

A boa notícia é que o Governo incentiva a prática dessas terapias pela criação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares.

Com a publicação dessa política, terapias como a homeopatia, as plantas medicinais e fitoterápicas, a Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura, a Medicina Antroposófica e o termalismo social-crenoterapia, foram institucionalizados no Sistema Único de Saúde (SUS).

O objetivo principal do SUS é promover a interculturalidade, equidade e integralidade da ação.

Tudo isso porque uma das principais “discussões” entre a população e a comunidade médica eram justamente a aceitação da parte dos profissionais em relação ao uso de chás, óleos, pomadas, etc, hábitos culturais, para a cura ou auxilio dela – aquele típico chazinho de vó que é bom pra tudo!

Então, com a criação dessa política, abre-se o leque da integralidade e equidade, que são princípios do SUS.

 

Quais os benefícios das Medicinas Alternativas?

Benefícios Terapia Holística

Foto: Wavebreakmedia – Canva

Os benefícios dessas técnicas são inúmeros e, sim Terapia Holística funciona. Para quem procura essas técnicas, observamos um maior estado de relaxamento, pessoas menos preocupadas, mais saudáveis e o melhor: sem agredir o corpo com substâncias fortes!

Essas práticas das Medicinas alternativas não são contra os medicamentos! Muito pelo contrário, uma inflamação não é curada sem o uso de um antibiótico.

Assumindo a importância de cada um deles, o principal objetivo como terapeutas é a mínima agressão, e para isso busca-se o tratamento de onde pertencemos: a natureza!

Todos esses tratamentos são baseados e tirados através da naturea, que nos dá tudo que precisamos para a nossa sobrevivência, e como nos assemelhamos a ela, podemos inclusive procurar fontes de equilíbrio através da manifestação das forças da natureza.

Por que nossa mãe sempre diz “leve um casaco para não pegar sereno”? Uma frase antiga não é?

Mas a medicina chinesa explica: o sereno, ou também chamado vento perverso, penetra pelo meridiano, basicamente pelo portal dos ventos, e pode nos causar torcicolos, dores musculares, dores de cabeça e calafrios, o famoso resfriado!

Eu, como Terapeuta do Guia da Alma, tenho o objetivo de ajudar as pessoas a se auto curarem e melhorarem suas vidas através de inúmeras práticas.

Para isso, necessitamos de um bom estado de saúde, precisamos estar com nosso organismo em equilíbrio, pois o desequilíbrio causará a doença.

As Medicinas Alternativas pretendem restabelecer esse equilíbrio, tratando o problema de forma completa, alcançando assim, os resultados terapêuticos!

Quer fazer um acompanhamento com Medicinas Alternativas?

Agende sua sessão no Guia da Alma – a maior plataforma de Terapias Holísticas do Brasil

💚

4.3/5 - (6 votos)