Como ter equilíbrio emocional? Dicas e Terapias de ouro!

Gerencie suas emoções e equilibre a saúde emocional, tão importante neste momento!
como ter equilíbrio emocional: mulher com flores

Como ter equilíbrio emocional em meio a uma pandemia? Antes mesmo da pandemia começar o Brasil já era classificado como o país mais ansioso do mundo pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Com a disseminação do vírus do covid-19 e o isolamento social no ano de 2020, os casos de ansiedade, estresse e depressão dispararam.

Você tem sentido que sua saúde está emocionalmente abalada? Então fica comigo neste artigo que vamos conversar mais sobre como ter equilíbrio emocional!


 

O que é Saúde Emocional

Falar em saúde emocional é muito mais do que simplesmente dizer que “está tudo bem” quando alguém pergunta e estar livre de transtornos como a depressão e ansiedade.

Também implica saber gerenciar os seus sentimentos de forma positiva e ter reações coerentes com as situações que enfrentamos no dia a dia.

 

Saúde emocional em 2020

Como ter equilibrio emocional pandemia

Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade do Rio de Janeiro, o número de casos de depressão quase dobrou, enquanto que os de ansiedade e estresse aumentaram em 80% durante a pandemia.

Tendo em vista esses índices alarmantes, precisamos considerar os fatores de risco para entendermos melhor como podemos contornar esse contexto e como cuidar da saúde emocional e mental.

Alguns fatores de risco são alimentação desregrada, doenças pré-existentes, ausência de acompanhamento psicológico e impossibilidade de cumprir com o isolamento social.

 

Desequilíbrio emocional: sintomas

Como ter equilibrio emocional pandemia

Pessoas que apresentam desequilíbrio emocional podem acabar desenvolvendo diversos sintomas, como: 

  • Dores de cabeça recorrentes;
  • Dores nas costas e pescoço;
  • Insônia;
  • Irritabilidade e crises nervosas;
  • Má digestão;
  • Gastrites e úlceras estomacais;
  • Tristeza, desânimo e angústias;
  • Ansiedade e estresse em excesso;
  • Depressão;
  • Cansaço mental e fadiga.

Para sabermos se estamos, de fato, emocionalmente desequilibrados ou esgotados, basta olhar a lista acima e se identificar com um ou mais sintomas, sendo que os mais comuns são as dores de cabeça e uma irritabilidade exacerbada.

Vamos ver agora dicas de como tratar o desequilíbrio emocional e ter mais resiliência emocional.

 

Como ter equilíbrio emocional? Dicas e Terapias

Como ter equilibrio emocional pandemia

Quando atingimos o esgotamento emocional acaba sendo mais difícil de se recuperar, uma vez que é necessário primeiro remediar os problemas já existentes para depois desenvolvermos recursos emocionais que previnam o reaparecimento dos sintomas.

Por isso, se você está notando em si mesmo um ou mais dos sintomas supracitados, fique atento e comece a fazer atividades que te possibilitem relaxar como a meditação ou uma caminhada leve num horário que seja possível.

Outras maneiras de se atingir o equilíbrio emocional é por meio de terapias holísticas! Vamos entender como elas podem nos ajudar a gerenciar as emoções e como desenvolver saúde emocional!

 

1. Terapia Floral 

Os Florais atuam no reequilíbrio das emoções em nossos campos sutis, reestabelecendo a nossa energia.

A Terapia Floral não possui contraindicações e pode ser muito benéfica ao indivíduo com um todo, podendo atuar inclusive em determinados aspectos de nossas personalidades, nos fornecendo maior domínio sobre nós mesmos e nossos sentimentos.

Existem diversos tipos de essências florais, sendo as mais conhecidas as de Florais de Bach e de Saint Germain, que possuem essências específicas para aumentar nossas vitalidades e nos ajudar em tempos de crise como o que atualmente estamos vivendo.

Vale a pena conferir esse método de terapia e saber quais são as essências mais indicadas para você!

 

2. Terapia Reiki 

Como ter equilibrio emocional pandemia

O Reiki é uma forma de medicina alternativa que consiste na transferência de energia vital de um mestre (reikiano) a um indivíduo desejado.

Ele é uma ótima forma de nos ajudar a lidar melhor com as nossas emoções, uma vez que a grande maioria de nós foi ensinado a reprimir as nossas angústias ao invés de lidar com elas de uma maneira saudável, o que acaba gerando o acúmulo de sentimentos negativos e até mesmo possíveis transtornos alimentares, problemas no coração, envelhecimento precoce, doenças de pele e gastrointestinais, bem como a conhecida depressão. 

A energia Reiki tem um alto padrão vibratório e é utilizada para recompor a energia vibracional de uma pessoa (também conhecida como aura).

Por meio de sua aplicação é possível atingir o equilíbrio, de forma gradual, de todas as energias presentes no corpo e limpar as que estiverem dissonantes e/ou impedindo um fluxo saudável (o que chamamos de “faxina energética”). Isso proporciona um grande relaxamento e bem-estar, aliviando o mau humor e o cansaço excessivo. 

O mais interessante deste método terapêutico de Reiki é que ele não exige nenhuma crença para que funcione, não é ligada a nenhuma religião ou seita. Tem efeitos comprovados independentemente dos nossos estados físico, mental ou emocional.

Também é possível realizar o atendimento de Reiki à distância, que funciona exatamente da mesma maneira que funcionaria presencialmente, sendo indicada a todos.

 

3. Fitoenergética

A Fitoenergética é a técnica que utiliza a vibração energética das plantas para tratar doenças da alma, sendo, por consequência, capaz de auxiliar a tratar doenças manifestadas no físico também.

Tal técnica atua diretamente no campo de energia (aura) do ser, por isso, pode ser feita de diversas maneiras: desde o consumo de chás até o uso das plantas vias spray (chá da planta borrifado) ou inalação a vapor do chá.

Todos os usos da Fitoenergética são altamente eficientes e capazes de tratar distúrbios como ansiedade e depressão, além de serem recomendados para situações específicas da vida como separações conjugais, momentos que exigem grande dedicação, concentração e estudo, entre outros.

Para os amantes das ervas, a Fitoenergética é uma das terapias mais indicadas, uma vez que existem diferentes usos e formas de se tratar com a Fitoenergética, como florais, compostos aromáticos, óleos essenciais e muito mais!

 

Todas as formas de terapia citadas acima são complementares e visam a promoção do bem-estar e reequilíbrio energético e emocional e não substituem de forma alguma as medicações alopáticas e nem o tratamento psicoterapêutico.

Vale ressaltar que hoje estamos com um conceito muito maior e mais abrangente de saúde, uma vez que não estamos mais limitados apenas ao conceito de “ausência de doença ou de sintomas que causem desconforto”.

A saúde emocional é um importante pilar da saúde geral e merece a devida atenção e cuidado assim como todas as demais. Sendo assim, também é importante prezar por um profissional qualificado para atender você e todas as suas necessidades.

Lembrando que também é essencial que você avise ao seu terapeuta se está passando por algum período específico de dificuldades, se você está em tratamento psiquiátrico e se ingere com frequência alguma medicação (sendo ela de qualquer gênero, ex: para pressão alta, antidepressivos, etc..).

Dessa forma, você e o profissional que te atenderá ficarão mais seguros e o seu tratamento terá resultados ainda melhores! 

Gostou das dicas e terapias sobre como ter equilíbrio emocional?

Se você está buscando ter mais cuidado com suas emoções, agende uma sessão de Terapia Holística no Guia da Alma e vamos dar um salto rumo ao seu bem-estar emocional!