Carregando.
Aproveite a pausa e respire fundo!

Uma alimentação saudável é muito mais que seguir um plano alimentar, está totalmente ligada à forma como o alimento chega até a sua boca, e como você encara o que está ingerindo. E tudo isso, aliado ao estilo de vida, influencia nossa saúde em todas as áreas. Você já percebeu como seu corpo fica após consumir pizza com refrigerante? E, quando come um prato saudável, supercolorido, preparado em casa, cheio de nutrientes, com ingredientes naturais? Se ainda não, comece a perceber!

Tudo o que ingerimos afeta nossa mente, e diretamente nosso corpo físico, pois são estes responsáveis pela produção de novas células. Sabemos que os metais pesados e agrotóxicos intoxicam nosso corpo, por isso, a busca por alimentos orgânicos vem aumentando nos últimos tempos. Além disso, existe uma forma de energia sutil chamada de prana (em sânscrito: sopro de vida) é, segundo antigas escrituras indianas, a energia vital universal que permeia o cosmo, absorvida pelos seres vivos através do ar que respiram. Na filosofia vedanta,  prana é a noção da força de sustentação dos seres vivos, a energia vital, originando a noção chinesa de Qi. Prana permeia todas as formas de vida, mas não é em si a alma individual. Ela está presente em todos os alimentos que consumimos, claro, aqueles presentes na natureza.

Algumas pessoas adotam o vegetarianismo ou até o veganismo, pois sabem a barbárie que acontece com os animais na produção em grande escala. Todo o sofrimento que o animal passa desde o nascimento até o abate fica no corpo sutil, que mesmo morto e separado em pedaços, permanece. Será que se alimentando dessa carne carregada de energia densa de sofrimento não irá afetar nosso estado emocional, acarretando em uma doença física, ou até afetar o processo de meditação?

Somos o que pensamos e mais que isso, o que sentimos quando pensamos. Estar consciente no processo de alimentação também traz autoconhecimento, ou nunca aconteceu de após uma discussão, ou em um dia estressante não conseguir comer, ou ficar com má digestão, azia e outros males? Ter uma postura atenta ao se alimentar te leva, a experimentar sabores únicos, expandindo a conexão com seu ser, te convidando a apreciar quem você realmente é. Permite saber o que realmente te nutre, e escutar o que seu corpo realmente quer. Reconhecer se está com fome, ou se está ingerindo porque alguém disse que você precisa se alimentar de tantas em tantas horas, ou simplesmente por ansiedade. Ora, somos seres únicos, cada qual com seu metabolismo, por que precisamos comer o que todo mundo está comendo e da forma como as modinhas estão nos impondo?

O que realmente acredito é que precisamos conhecer os alimentos que nos fazem bem, que nos dão disposição e nos trazem a sensação de bem estar. Proibir um alimento pode gerar estresse, e eu não acredito em extremos. Acredito que buscar o equilíbrio é a chave para manter a saúde.

Como disse Sócrates: “coma para viver, não viva para comer”. Conheça seu corpo e respeite aquilo que ele precisa. Afinal, ele precisa realmente é de expansão da consciência, e para isso, uma alimentação saudável e equilibrada é fundamental.

Dê uma nota!

Pitty Pedack

Curiosa por natureza, eterna aprendiz da vida. Ressoante e com sede de conhecimento, sempre busco por assuntos que possam expandir a consciência. Apaixonada pela cozinha, música, dança, amante da alquimia, praticante de yoga, estudante de ayurveda e feliz por estar no agora.

Deixe seu comentário e contribua com a troca

O Guia da Alma é o Portal que conecta pessoas e Terapeutas para uma vida mais leve com Terapia Holística e Integrativa online ou presencial em todo Brasil!

Descubra também o Autoconhecimento, Espiritualidade e Bem-estar no conteúdo original do nosso blog!

Receba o Guia da Alma no seu e-mail!

Conteúdo para a sua evolução de consciência.

As Terapias Holísticas e Integrativas são complementares à medicina alopática, e não devem substituir nenhuma consulta e/ou tratamento médico.
Atenção: este site não oferece tratamento ou aconselhamento imediato para pessoas em crise suicida.
Em caso de crise, ligue para 188 (CVV) ou acesse o site www.cvv.org.br. Em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo.

Política de Privacidade | Termos de Uso
Copyright © 2018 Guia da Alma. Todos os direitos reservados.
Feito com Luz e Amor em Florianópolis!