Receita saudável: Bolo sem glúten, lactose e açúcar

Saiba como preparar esta simples e deliciosa receita!
bolo sem glúten lactose açúcar

Quem não gosta de um bolo fofinho, bem gostoso?

Porém, se você quer manter uma alimentação saudável, está de dieta ou tem alguma restrição alimentar, encontrar uma opção de bolo pode ser tornar uma missão difícil!

E é por isso que hoje, venho compartilhar com vocês, queridos leitores, esta receita deliciosa e saudável de bolo, que é o meu carro chefe em casa!

Eu faço este bolo sem glúten, lactose e açúcar. Bolo SEM glúten, SEM lactose e SEM açúcar? Como este bolo fica docinho e saboroso? Vem comigo que te explico! =D

 

Qual a melhor farinha para um bolo sem glúten?

Primeiro, vamos começar pela farinha!

Atualmente, existem diversas opções de farinhas sem glúten no mercado: como de arroz, grão de bico, coco e até mesmo mix prontos de farinhas sem glúten. Elas deixarão a sua massa bem fofinha, parecendo que foi feita com trigo!

Algumas farinhas merecem uma atenção especial, pois poderão deixar o bolo pesado ou até esfarelado. Minha dica é: faça um mix de farinhas. Vou te passar um bem fácil de preparar:

 

Ingredientes da farinha:

Você precisará de :

–  450g de farinha de arroz (pode ser 225g da integral e 225g da comum)

– 115g de fécula de batata

– 115g de polvilho doce

– 60g de maisena

Misture todos os ingredientes e armazene em um pote fechado. Você poderá utilizar para outras receitas. 😉

 

Ingredientes do bolo

E agora vamos ao bolo! Para a massa precisaremos de:

  • 2 bananas caturra bem maduras;
  • 1 maçã fuji picada em cubinhos pequenos polvilhados com canela (opcional);
  • meia xícara de óleo de sua preferência (eu uso de coco);
  • 2 ovos;
  • uma xícara de farinha sem glúten;
  • 1 colher de sopa de vinagre vivo de maçã;
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio;
  • 5 a 10 tâmaras sem caroço deixadas de molho na água quente por uns dez minutos (opcional) ou meia xícara de uva passa (também deixadas de molho previamente).

Aqui está o segredo para adoçar a sua receita: A banana caturra é bem doce, porém, para deixar aquele gostinho a mais, use e abuse das frutas secas. Obs: já testei com ameixa seca e não ficou muito doce.

 

Bora fazer?

Coloque no liquidificador as bananas, óleo de coco, ovos  e as tâmaras (ou uva passa) hidratadas com um pouco da água. Bata até obter uma massa homogênea.

Em uma tigela, despeje essa massa e vá misturando aos poucos a farinha. A massa deve ficar bem homogênea e lisa! Após isso, coloque as maçãs picadas.

Por último, adicione o vinagre com o bicarbonato, pois eles serão os substitutos do fermento. Caso não tenha, pode colocar uma colher de sopa de fermento químico.

Coloque toda esta mistura em uma forma untada com óleo.

Se preferir, coloque também outras frutas e castanhas em cima do bolo para deixar ele mais bonito. Use a sua imaginação! 🙂 Eu usei mirtilos na minha última receita e adorei!

Asse em forno médio por uns 25 a 30 minutos.

 

Gostou da receita? Sempre compartilho aqui receitas saudáveis, pois a alimentação é um fator muito importante para a evolução da nossa consciência!

Faça e depois me conte como ficou! Gosto de receber feedbacks sobre minhas receitas 🙂

 

Quer descobrir mais receitas conscientes? Acesse nossa categoria de Alimentação Saudável!

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