Yoga Hormonal: benefícios para a saúde feminina!
Como seria viver em paz e harmonia com os seus hormônios de forma leve e natural? Essa é a proposta do Yoga Hormonal, uma modalidade terapêutica voltada à saúde da mulher e seus ciclos.
Nós mulheres somos por natureza cíclicas. O funcionamento do nosso organismo e a forma como amadurecemos ao longo da vida se harmoniza com os ciclos da própria natureza. Vamos entender mais como tudo isso funciona e como podemos nos reconectar com essa sabedoria? Boa leitura!
Índice
O ciclo hormonal feminino
Assim como acontece na natureza com as fases da Lua e as estações do ano, a energia feminina se transforma durante o mês e também se modifica completamente ao longo dos ciclos da vida, do período da chegada da primeira menstruação à pós-menopausa.
Nos transformamos ao longo do mês e também ao longo da vida, em harmonia com os ciclos da natureza.
Comece a fazer o exercício de se observar ao longo do mês: você irá perceber que o organismo feminino naturalmente possui uma energia que se transmuta ao longo do mês.
Em cada uma destas fases, seja no mês, seja na vida, respondemos de formas diferentes a uma série de alterações hormonais que acontecem em nosso organismo.
Infelizmente, com o passar dos tempos, aos poucos fomos perdendo a nossa conexão com a natureza e, como consequência, perdemos também a capacidade de observar o nosso próprio corpo e de nos comportarmos de forma harmoniosa com os nossos ciclos e fases.
Os desafios da saúde feminina
No lugar de nos harmonizarmos com nossos ciclos naturais e o oscilar natural de nossos hormônios, na sociedade moderna fomos educadas a viver de forma automatizada e linear, ignorando e reprimindo a nossa ciclicidade.
A sociedade moderna e a vida cotidiana nos grandes centros urbanos, muitas vezes, nos obriga a neutralizar os efeitos em nosso organismo da oscilação hormonal de forma artificial para nossa saúde e nosso bem-estar físico, mental, espiritual e energético, muitas vezes com o uso de medicamentos e hormônios sintéticos de forma indiscriminada.
Porém, nos últimos tempos, tem crescido bastante o número de mulheres em busca de uma rotina mais leve e mais alinhada aos ciclos naturais femininos. Estamos resgatando o saber das sociedades ancestrais e procurando reaprender a nos conectar com a natureza.
É dentro deste contexto, que muitas de nós têm procurado alternativas naturais para o autocuidado. Aos pouquinhos, estamos nos reconectando com a natureza e a sabedoria de nosso corpo feminino.
O Yoga Terapia Hormonal é uma técnica holística de autocuidado que surge neste contexto e que têm ajudado inúmeras mulheres no Brasil e no mundo a viver em paz e harmonia com os seus hormônios de forma leve e natural, em sintonia com os ciclos femininos.
A técnica direciona a energia vital – o prana – diretamente às glândulas hipófise, tireoide, suprarrenais e ovários, estimulando os nossos hormônios.
O que é Yogaterapia Hormonal e como pode ajudar?
Yoga Terapia Hormonal é um método natural de ativação e reequilíbrio hormonal feminino desenvolvido pela psicóloga e professora de Yoga Dinah Rodrigues na década de 90.
Abaixo você pode conferir uma entrevista dela contando mais sobre a técnica!
A Yogaterapia Hormonal é uma modalidade de yoga que combina exercícios de respiração (pranayamas), posturas dinâmicas do Hatha Yoga (ásanas), travas (bandhas), com técnica tibetana de direcionamento de energia.
A série completa dura aproximadamente de 35 a 45 minutos. Trabalha o corpo todo da mulher, especialmente:
- Estimulando os ovários, tireóide, hipófise e suprarrenais;
- Reativando e reequilibrando naturalmente a produção dos hormônios femininos estrogênio e progesterona.
Yoga Hormonal: benefícios
O Yoga Terapia Hormonal, quando praticado com frequência regular, reativa a produção dos hormônios pelo próprio organismo feminino de forma natural, aliviando sintomas ligados ao desequilíbrio hormonal, como aqueles que sentimos no climatério e na menopausa e durante o período pré-menstrual (TPM).
A prática pode ser feita por mulheres adultas nas mais diversas fases da vida, para auxílio no tratamento de sintomas já existentes. E também como método preventivo de doenças decorrentes da baixa hormonal – que acontece com todas nós naturalmente após os 35 anos de idade, como:
- Osteoporose;
- Colesterol alto;
- Obesidade;
- Problemas cardiovasculares.
Também se beneficiam muito com a técnica, mulheres que:
- Sofrem dificuldades para engravidar (fertilidade);
- Que apresentem problemas ovarianos, TPM severa e menopausa precoce.
A prática regular e constante pode ajudar a reequilibrar naturalmente a produção hormonal, o que é muito interessante para quem deseja manter uma rotina de cuidados com a saúde dentro de uma abordagem natural, sem a utilização de medicamentos e hormônios sintéticos*.
*Não é recomendado parar com os medicamentos sem acompanhamento médico, consulte sua ginecologista!
É uma excelente alternativa, também, para as mulheres que tem contraindicação médica para receber estes hormônios sintéticos.
Yoga Terapia Hormonal para menopausa
Entre mulheres que estão na fase do climatério, espera-se com a prática constante uma melhora na:
- Qualidade do sono;
- Aumento da vitalidade e, por consequência, da autoestima e do desejo sexual;
- Diminuição dos fogachos e do desânimo – que costumam acontecer neste período em razão da queda brusca dos hormônios que acontece neste fase.
Yogaterapia na menacme
Entre as mais jovens, da puberdade até a vida adulta, espera-se com a prática constante a:
- Regulação natural do ciclo menstrual;
- Redução das cólicas e sintomas da tensão pré-menstrual;
- Auxílio na prevenção de doenças futuras decorrentes da baixa hormonal.
Como funciona o Yoga Hormonal?
A série do Yoga Hormonal consiste basicamente em exercícios de aquecimento, seguidos de aproximadamente 14 exercícios principais, que combinam posturas do hatha yoga com exercícios de respiração e técnica tibetana de direcionamento da energia. Finaliza-se com um relaxamento conduzido com técnica de visualização das glândulas.
O foco da prática é estimular os ovários, a tireóide e as glândulas hipófise e suprarrenais.
Com o tempo de prática, conseguimos realizar a série completa em aproximadamente 35 minutos. A frequência recomendada é de 3 a 4 vezes por semana para que se possa ter os resultados esperados.
A prática, portanto, exige frequência e disciplina. Por esta razão, o mais indicado é que você desenvolva autonomia pessoal para praticar em casa.
O ideal para alcançar este objetivo é procurar a instrução de um profissional de Yoga especializado que possa te ensinar e te acompanhar passo-a-passo, individualmente, neste processo até que você reúna condições de praticar a série em casa com frequência e regularidade.
Veja mais: Terapias para a Saúde Feminina!
Encontre a ideal para você e agende 😉