Conheça 5 tipos de Yoga para iniciar sua prática!

Conheça as diferentes modalidades dessa prática milenar.
tipos de Yoga para iniciantes

Você sabia que existem diferentes modalidades e tipos de Yoga?

O Yoga é uma ciência milenar que surgiu na Índia há mais de 5 mil anos, presente hoje em todo o mundo!

No Ocidente conhecemos as posturas físicas, chamadas no universo do Yoga de “ásanas”. No entanto, a palavra Yoga remete a algo muito mais amplo e profundo do que práticas físicas, envolve postura ética, atitudes benevolentes e crença numa fonte criadora que nos guia. Mesmo que não seja religião, ela parte dessa premissa e respeita a hierarquia de algo maior.

Hoje vamos conhecer algumas das modalidades e tipos de Yoga, a fim de tirar algumas dúvidas para que você entenda melhor sobre essa ciência oriental que ganha cada vez mais força no ocidente.

Eu sou Priscila A. Almeida, instrutora de Yoga, mestre de Reiki e terapeuta Thetahealer.

É muito gratificante compartilhar um pouco deste conhecimento que chegou até mim de forma gradual desde 2008 e me ajudou muito em vários aspectos: físico, emocional, mental e espiritual. Hoje quero que as pessoas tenham os mesmos benefícios que obtive ou ainda mais! 🙂


 

Muitos tipos de Yoga, uma mesma raiz

tipos de yoga

A palavra Yoga vem da raiz “Jug”, que em sânscrito (língua da Índia antiga) significa união.

Desta forma, Yoga parte da premissa que o ser humano teria uma tendência a se desconectar de sua verdadeira essência, de se esquecer. Por isso, ela apresenta diversas ferramentas para atingir a união do ser consigo mesmo.

Você mesmo já não experimentou alguma situação em que se sentiu longe de onde seu corpo realmente estava, com a mente vagando? Ou já viveu algo que não fez sentido para você, pois estava em desalinhamento com a sua verdade?

Parece que mesmo que o Yoga tenha surgido há milhares de anos do outro lado do mundo, ele se torna muito atual! O objetivo do Yoga é essa união da gente com a nossa verdadeira natureza e da nossa mente com nosso corpo (que é uma tecnologia incrível de autocura e poder).

Além das posturas psicofísicas do Yoga, há também alguns caminhos que o praticante pode escolher como autoestudo, estudo dos textos sagrados da Índia, desapego, humildade, devoção, entre outros. Isso depende das diversas correntes que foram aparecendo ao longo dos milênios. Mas todas encaminham o praticante iogue a um estado de união.

  • Se você deseja conhecer mais sobre os preceitos éticos e morais do Yoga, confira meu artigo sobre Yamas e Niyamas!

Yoga também pode ser entendido como um estilo de vida, onde percebemos a unidade dentro da gente e menos a dualidade, e isso se experimenta objetivamente na vida posteriormente.

Nossa mente e emoções podem até oscilar de um lado para o outro, mas sabemos que existe um caminho do meio e um ponto de equilíbrio, ou seja, existe um Ser, além da mente/emoções.

As técnicas de Yoga mostram como sentir isso de maneira verdadeira, fazendo com que nos sintamos unidos a nós mesmos, e assim, estejamos mais inteiros onde quer que nos encontremos. Além disso, aprendemos a nos identificar com o Ser e menos com a mente, que no Yoga entende-se que é apenas uma parte do Ser.

 

Tipos de Yoga e seus Benefícios

tipos de yoga e benefícios

Apesar de diferentes, os tipos de Yoga que conhecemos hoje têm benefícios semelhantes como: 

  • consciência corporal;
  • estado de presença;
  • fortalecimento e alongamento muscular
  • melhoria postural
  • estado de serenidade
  • mais saúde no sistema respiratório, digestivo, nervoso e hormonal 
  • mais autoestima
  • melhor saúde mental e emocional.

Obs.: Para praticar nessa época de isolamento social, você precisa ter seu próprio tapetinho de Yoga, o que garante que não resvale durante algum movimento. A qualidade da internet no local da prática é crucial, assim como um ambiente limpo, arejado e reservado. E a ajuda de um instrutor certificado.

Ao longo da sua jornada, vai perceber a importância da disciplina, porque assim como tudo na vida, os benefícios são sentidos com a prática constante. Espero que você tenha se motivado a conhecer essa prática incrível.

Pratique Yoga!

Instrutores Guia da Alma estão te esperando, agende!

 

5 Tipos de Yoga

tipos de yoga

No Ocidente, ficou mais conhecida a linha de Hatha Yoga, que é a busca desse sentimento de unidade por meio de posturas físicas, técnicas respiratórias e meditação. Do Hatha Yoga apareceram várias escolas que são bastante difundidas no Brasil, como Iyengar Yoga, Ashtanga Yoga e o próprio Hatha Yoga.

No entanto, é impossível dizer quantos tipos de Yoga existem no Brasil e todos os tipos de Yoga que existem no mundo atualmente, a prática tem se difundido muito! Dentro das diferentes modalidades de Yoga, ainda existem diferentes tipos de Hatha Yoga, diferentes níveis e tipos de Ashtanga Yoga, etc.

Em um artigo anterior falei sobre os 7 caminhos e modalidades do Yoga de um âmbito espiritual e filosófico. Agora veremos tipos de Yoga para a prática física.

As informações a seguir servem como um meio de informação, no entanto, eu acredito firmemente que o melhor tipo de aula de Yoga é aquele que está acessível a você, ou seja, aquele que será possível você praticar o quanto antes e com constância.

Vamos conhecer 5 dos principais tipos de Yoga e suas diferenças!

 

1. Hatha Yoga 

Swatmarama. Fonte: Bigonenews

O Hatha Yoga foi introduzido na Índia no século XV pelo iogue Swatmarama. É focado nos ásanas, que significa em sânscrito: postura firme e confortável.

Por meio dessas posturas e demais técnicas mencionadas acima, o praticante aprende a sentir conforto e segurança no corpo e, aos poucos, isso é conquistado na mente.

São utilizadas posturas de alongamento, equilíbrio, força isométrica, assim como invertidas. Tudo isso traz ao praticante ótima saúde em todos os âmbitos.

A palavra Hatha pode ser entendida como “força” e separadamente “ha”é sol e “tha”, lua – o que denota equilíbrio entre nossas energias negativas e positivas, yin, yang, masculina, feminina, hemisfério direito e esquerdo do cérebro.

 

2. Ashtanga Yoga 

Sri K. Pattabhi Jois. Fonte: Tattvaayoga

O Ashtanga provém do Hatha Yoga, no entanto, é uma prática mais aeróbica, onde se executam séries fixas e sequenciais de posturas de maneira rítmica. É a prática mais vigorosa do que as demais e exige preparo físico para não sair da aula todo dolorido.

O iogue K. Pattabhi Jois desenvolveu ordenou seis séries desafiantes, as quais são ensinadas ordenadamente e mediante a evolução do aluno.

Diferentemente das outras modalidades, numa aula, cada aluno faz a sua sequência separadamente e de acordo com seu próprio avanço, tendo sempre o apoio do instrutor. A conquista de um nível maior pode levar anos.

 

3. Iyengar Yoga 

BKS Iyengar. Fonte: Yoga Sampa

Originário do Hatha Yoga, o mestre B. K. S. Iyengar trouxe uma inovação interessante ao introduzir acessórios para facilitar a execução das posturas.

Os acessórios tornam a postura mais fácil de se manter por longos períodos. Esta modalidade foca nas permanências e na precisão das posturas.

Blocos, cintos, cobertores, almofadas e até mesmo equipamentos especiais e exclusivos são utilizados, o que garante qualquer pessoa possa fazer com muito conforto.

No Iyengar Yoga os props (acessórios) oferecem muita criatividade e empoderamento nas aulas, afinal, não há limitações que impeçam a prática. 

 

4. Kriya Yoga

Paramahansa Yogananda. Fonte: primecursos

Paramahansa Yogananda (autor do livro Autobiografia de um Iogue) foi quem introduziu este tipo de yoga no Ocidente.

Sua prática inclui exercícios de energização, técnicas de meditação, respiração e posturas de yoga. É uma prática que busca e valoriza a espiritualidade.

Há diversos mestres de Kriya Yoga iniciando alunos ao redor do mundo. Nessas iniciações, que são feitas em etapas, o praticante aprende como levar as técnicas do Kriya Yoga para seu dia a dia e a atingir uma conexão com o divino em si mesmo e com a fonte criadora, sem dogmas ou religião.

Numa aula de Kriya Yoga haverá bastante ênfase nas técnicas respiratórias e um convite à introspecção aliada às posturas, que se assemelham ao Hatha.

 

5. Tantra Yoga

Srii Srii Anandamurti. Fonte: facebook.com/Shrii-Shrii-Anandamurti

Assim como no Kriya Yoga, as aulas de Tantra têm posturas semelhantes ao Hatha. No entanto, como no Kriya, o Tantra traz uma vertente mais espiritualista. Na qual a meta é a união da mente individual com a mente cósmica.

O Tantra Yoga que eu, Priscila, aprendi foi disseminado por um mestre chamado Srii Srii Anandamurti, que criou uma ONG que existe em todo o mundo: a Ananda Marga.

Nas aulas de Tantra, são feitas posturas, técnicas respiratórias e meditação. Anandamurti resgatou da cultura tântrica a automassagem após as aulas, que auxilia da saúde do sistema linfático e ensinou danças psicofísicas para homens e mulheres terem seus hormônios regulados. Disseminou, ainda, a importância do sadhana, caminho espiritual do iogue, para uma vida auto realizada.

 

Com qual modalidade de Yoga você mais se identificou ou gostaria de saber mais? Deixe nos comentários 🙂

Se você quer iniciar sua trajetória pelo mundo do Yoga, convido você a praticar comigo com aulas de Yoga Online! Te aguardo com muito carinho.

Instrutora de Yoga e Terapeuta Reikiana e Tethahealear®.

AGENDAR!

Atende online

Pratique Yoga!

Instrutores Guia da Alma estão te esperando, agende!