Sol em Capricórnio ♑️ Eu Sou o que Sou, desde sempre!

A subida da montanha!
sol em capricórnio - astrologia - astroguia

O Sol em Capricórnio chegou, junto com o início do verão no Hemisfério Sul, e ao inverno no Hemisfério Norte.  Boas-vindas à estação mais soberana do ano!


 

A subida e ascensão da alma

Ilustração: Aquasixio

Você sabia que é parte do planeta? Pode parecer uma pergunta boba, mas você sabia que a centelha de vida que você é faz parte da centelha de vida que o planeta é, diante do sistema solar?

Na Sabedoria Perene, sua alma é jîva, um termo indiano muito antigo que significa “entidade viva”. Você é um ser individual animado pelo alento da vida planetária, tal como uma lâmpada conectada à corrente elétrica.

Ego sum qui sum, ou “Eu sou o que sou” foi a resposta de Deus à Moisés quando ele Lhe perguntou, no alto da montanha: “quem és Tu?”. Esta passagem bíblica significa que não há como definir Deus ou uma entidade viva com coisas, qualidades ou realizações, pois ela simplesmente é. Como você definiria o que é um pássaro, por exemplo? Um pássaro é um pássaro, um Ser! Assim como você.

Compreender isto é o despertar da consciência do iniciado em Capricórnio. É uma iniciação à verdade. Com o tempo, esta compreensão deve resultar em uma atitude cada vez mais responsável com os outros seres e com o planeta. Tal é a experiência em Capricórnio, que só vem depois de tempo e muito esforço.

Faça seu Mapa Astral e saiba como Capricórnio influencia sua vida!


Astrólogos Guia da Alma estão te esperando!

 

☉♑️ O Sol em Capricórnio: grandes ambições

símbolo do signo de capricórnio

Por todo o seu Mapa Astral, há estradas que levam ao autoconhecimento, à crise existencial e, finalmente, à compreensão. Sabedoria só vem com o tempo e a experiência da alma. Mesmo um grande mestre é, antes de ser mestre, discípulo. Compreender que a vida requer disciplina, coragem e responsabilidade é o dom da etapa capricorniana.

Este Signo traz uma grande vontade de atingir o “topo da montanha” e é bem conhecida a ambição dos capricornianos. Porém, como todos os Signos, a energia de Capricórnio pode desandar devido ao egoísmo.

Mas, neste Signo, as consequências são mais severas, ao estilo do seu regente, Saturno! Quem almeja alcançar sucesso e poder, precisa estar preparado para enfrentar grandes desafios, pois o caminho de subida é árduo e perigoso!

O desafio da alma capricorniana é superar a si mesma, sem perder a doçura. Sucesso e poder, muitas vezes, desonram e pervertem a alma. A grande lição de Capricórnio é o desapego dessas coisas.

 

O signo de Capricórnio e a casa 10 no Mapa Astral

astrologia - sol em capricórnio - casa 10

Capricórnio é décimo signo do zodíaco, regido pelo elemento terra (junto a Virgem e Touro).

Rege a casa 10 no Mapa Astral, relacionada a: carreira, status, função social e coletiva da alma, ambições, autoridade, uso do poder, aplicação do potencial da alma.

 

♑️ ♄ Capricórnio e Saturno

guia-da-alma-super-retorno-de-saturno-deus-do-karma-cronos

Capricórnio é regido pelo planeta e Deus Saturno: o senhor do tempo e do karma!

Ele é severo e provocativo, colocando-nos de frente a nossos medos e provocações. Mas também é recompensador, como um grande pai, que quer nos ver evoluir e amadurecer!

Em nossa vida, há cada 29/30 anos, somos colocando em frente a nossos desafios! É o Retorno de Satuno: comprometimento com o verdadeiro eu. A fase astrológica onde a responsabilidade bate na porta!

Faça seu Mapa Astral e saiba como Capricórnio influencia sua vida!


Astrólogos Guia da Alma estão te esperando!

 

Simbolismo de Capricórnio

sol em capricórnio - simbolismo cabra com rabo de peixe

Capricórnio é simbolizado por uma cabra com cauda de peixe.

A cabra montanhesa é o animal que sobe a montanha até o cume, diante de todas as adversidades. A escalada pode ser árdua e difícil, mas a cabra mantém o foco em seu objetivo. Já a cauda de peixe simboliza um ambiente interior ligado ao elemento água.

Mar e montanha, profundidade e altura, do fundo do mar ao cume da montanha. A subida vertical do ser das profundezas da matéria aos cumes do espírito.

A subida ao topo da montanha, representa então, a própria escalada do espírito em sua realização. Capricórnio é paciente e prudente nesta subida. É preciso desapegar do que puxa para baixo para ascender!

 

Capricórnio e a Pedra Filosofal

sol em capricórnio e a pedra filosofal

O Sol em Capricórnio convida você a se tornar o senhor de sua própria vida. Tendo descoberto seus dons e vislumbrado o que você pode ser, a alma lhe oferece a “pedra filosofal”, também chamada de “ouro filosófico”.

Este é o conhecimento secreto que só você mesmo pode conhecer sobre si. Ele lhe diz quem você realmente é. Desde que nasceu você caminha para se tornar isto: o melhor de você!

Em Capricórnio, somos coroados com autoridade sobre nossas vidas. Passamos a deter poder e liberdade, pois nos fortalecemos com os desafios da subida ao “topo da montanha” e conquistamos nossos objetivos. Porém, é aqui também que Deus contempla a alma e lhe pergunta: “quem você se tornou, meu filho?”.

A suprema consciência cósmica não pergunta o que a alma obteve ou realizou, mas quem se tornou. Aquele que tiver se apegado demais às próprias conquistas e à própria imagem, não será capaz de responder esta pergunta satisfatoriamente. Por isto, em Capricórnio, a alma precisa, de certa forma, renunciar ao “trono”.

 

Dicas para aproveitar a energia do Sol em Capricórnio

A entrada do Sol em Capricórnio é sempre marcada pela entrada do verão (no hemisfério sul) e inverno (hemisfério norte), e às festividades de Ano Novo.

É chegada a hora de muitos de nós deixarmos o passado para trás, com todas as suas expectativas, culpas e apegos, assumindo a responsabilidade por nós mesmos daqui pra frente.

Permita-se compreender seus sentimentos e medos mais profundos, e o que precisa fazer para sentir-se bem sendo você mesmo(a).

Apesar de todas essas coisas, nossa essência continua dentro de nós, intacta. Quais são os seus pontos cegos?

Qual é o destino de sua alma e o quanto você é influenciado pelo passado na sua busca? Quando olhamos lá do alto da montanha, enxergamos mais longe, ganhamos outras perspectivas e finalmente temos a chance de nos orientarmos pelo futuro e não mais pelo passado.

Faça seu Mapa Astral e saiba como Capricórnio influencia sua vida!


Astrólogos Guia da Alma estão te esperando!