Comunicação e PNL: como desenvolver minha expressão?

Entenda os diferentes tipos de comunicação e confira dicas práticas para aperfeiçoar a sua!
mulheres em comunicação e pnl
Terapeuta Certificado
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Você sabia que comunicação e PNL (Programação Neurolinguística) andam juntas, e podem te ajudar a dar um salto na vida?

A maioria dos conflitos que temos com nossos parceiros de vida, nossos familiares, amigos e colegas de trabalho, geralmente, é decorrente de uma comunicação ineficaz.

Palavras não ditas, palavras mal ditas, interpretação equivocada do que outras pessoas nos disseram, falta de empatia, falta de clareza e conhecimento sobre o que dissemos ou ouvimos.

Somos seres relacionais, o tempo todo estamos interagindo, seja sozinhos ou com outras pessoas, e a boa comunicação é a base para sermos bem-sucedidos nessas relações. Ela permite quebrar resistências, gerar empatia e influenciar as pessoas de uma forma mais íntegra e ética.

Como podemos desenvolver nossa expressão para obtermos melhores resultados em nossas interações pessoais e profissionais?

Existem formas muitos eficazes de nos ajudar nisso. Uma delas é por meio da Programação Neurolínguistica – PNL.

Trata-se de uma das mais eficazes ferramentas de mudança de comportamento e auxílio no processo de comunicação e interação com nós mesmos, com o outro e com a sociedade.

A PNL é praticamente um manual de instruções de como funciona a nossa mente e a dos outros.

No decorrer desse artigo iremos tratar disso, falaremos sobre algumas modalidades de comunicação e como a PNL pode auxiliar-nos para termos melhores resultados quando nos expressamos e interagimos e nosso meio familiar, social e profissional. Boa leitura!

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Comunicação e PNL: qual a relação?

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Foto: AndreyPopov – istock

Nós nos comunicamos por várias razões. Uma delas é a necessidade de sermos compreendidos, amados e reconhecidos por aqueles que convivemos.

Comunicação é a nossa forma de interagir com os outros por meio de palavras, gestos, códigos verbais e não verbais, é a forma como repassamos informações e mensagens ao outro e para nós mesmos.

Muitas vezes utilizamos estratégias equivocadas em nossa comunicação e os resultados não são satisfatórios, gerando frustração.

Compreendendo o processo de comunicação conseguimos construir melhores relações e nos entendermos melhor. A PNL pode ajudar nisso.

Na verdade, PNL se trata de comunicação.

No decorrer desse artigo você será capaz de entender melhor essa relação e como é possível melhorar seu desempenho, solucionar conflitos e tomar decisões.

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O que é PNL e para que serve: significado

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Para mim, Programação Neurolinguística (ou apenas PNL) pode ser considerada como a arte da excelência humana. Ela é, ao mesmo tempo, uma tecnologia, uma metodologia e atitude.

Tecnologia porque nos auxilia no que fazermetodologia porque nos ensina a como fazer e atitude porque nos estimula a querer fazer para alcançar nossos objetivos.

A PNL nos ensina a entender nossos modelos mentais e reconfigurar os nossos sucessos e dos outros, para que possamos repeti-los e atingirmos melhores resultados em nossas vidas.

Além disso, é uma terapia. Trata-se de um conjunto de ferramentas específicas que podem ser aplicadas em qualquer interação humana e em qualquer contexto, de forma a sermos mais eficientes nessas interações, gerando resultados mais satisfatórios.

O que é comunicação e quais são os tipos?

imagem de O que é comunicação e quais são os tipos

Foto: SDI Productions – istock

Comunicação é uma necessidade básica do ser humano.

É por meio dela que as pessoas compartilham experiências, transmitem ideias e sentimentos.

Nós, seres humanos, somos relacionais, e sem a comunicação isso seria impossível, viveríamos fechados, sem interação, sem vida.

É por meio da comunicação que nos relacionamos, influenciando-nos mutuamente e, assim, modificando a nós mesmos e a nossa realidade.

Ela possibilita o convívio social e o crescimento humano.

Comunicar é um ato social e recíproco de participação, é qualquer interação com outras pessoas, que pode ser:

  • Conversa normal;
  • Persuasão;
  • Ensino;
  • Negociação.

No processo comunicacional utilizamos todos nossos sentidos e o nosso corpo.

As mensagens verbais ou a fala são apenas algumas das maneiras que as pessoas têm à sua disposição para se comunicarem.

Trata-se de um universo amplo, é a modalidade que possibilita o desenvolvimento das relações sociais, do convívio social. É onde nos afirmamos como pessoas, como indivíduos no mundo.

Um dos princípios da PNL é:

“O significado da comunicação é a resposta que se obtém.”

Portanto, é necessário sempre averiguar quais são os resultados que se está tendo quando se comunica, se são positivos ou negativos.

Assim, para se comunicar bem é necessário ter qualidade e a PNL pode ajudar nisso.

A PNL não é somente útil na comunicação, mas também no gerenciamento de equipes e projetos.

Ela pode nos auxiliar em situações complexas e qualquer outra interação com pessoas e também a alcançar a excelência pessoal.

As habilidades trabalhadas pela PNL nos ajudam a ter uma maior compreensão de nossos padrões de comportamento e de como as pessoas podem responder a diferentes situações.

Todas as pessoas podem se beneficiar da prática. No entanto, é importante entender que o grau de sucesso alcançado irá depender da comunicação consigo mesmo.

PNL e comunicação não verbal

ícone de PNL e comunicação não verbal

Segundo estudos, somente cerca de 8% da informação transmitida pelas pessoas em suas interações é realizada por meio verbal e os outros 92% são comunicadas de forma não verbal.

A comunicação não verbal é realizada pelo contato olho no olho:

  • Como se olha (movimento ocular);
  • Gestos;
  • Balanço da cabeça;
  • Emoções apresentadas;
  • Intensidade da respiração;
  • Tonalidade,
  • Ritmo e volume de voz;
  • Expressão facial e corporal.

As pessoas oferecem rastros e pistas não verbais, geralmente inconscientes, que indicam muito mais do que suas palavras.

Todo esse conjunto da comunicação não verbal é um aspecto essencial de todas as técnicas e intervenções da PNL.

Comunicação verbal

ícone de Comunicação verbal

A comunicação verbal é todo tipo de transmissão de informação por meio de linguagem escrita ou falada, portanto, requer um cuidado maior para se obter bons resultados.

Para se ter sucesso com a comunicação verbal é importante ter clareza das mensagens que se quer passar, exigindo um pouco mais dos interlocutores.

É preciso que emissor e receptor utilizem dos mesmos códigos de linguagem e tenham maior compatibilidade vocabular, intelectual e cultural um do outro e do nível de conhecimento do que se quer comunicar, para que haja entendimento e compreensão entre as partes.

Quando qualquer uma dessas condições essenciais falha, há o que é chamado de ruído na comunicação, podendo gerar conflitos, desentendimentos e má interpretação da mensagem.

Saber se comunicar bem e passar o conteúdo que você precisa de forma clara é essencial para ter sucesso tanto na vida profissional quanto pessoal.

Comunicação assertiva e PNL

ícone de Comunicação assertiva e PNL

Um dos maiores problemas nas relações humanas é a dificuldade que as pessoas têm de se comunicar bem.

Saber usar a comunicação assertiva é uma das principais competências de uma pessoa de sucesso. 

Esta capacidade também demonstra a habilidade de indivíduo se relacionar com os outros e de conquistar a colaboração dos demais. 

Ser capaz de se comunicar assertivamente é conseguir passar as informações com clareza, obtendo o retorno esperado.

Quando esse processo funciona bem, criamos um canal aberto que facilita o diálogo entre as parte e maior interação e colaboração.

Por meio da PNL, trabalhamos a estrutura subjetiva dos nossos pensamentos que transformamos em comunicação e ação.

Quando dominamos a PNL, passamos a ter um diferencial em nossa comunicação interpessoal, aumentamos a nossa capacidade de argumentar e negociar, o que nos torna mais assertivos no que queremos comunicar, podendo melhor influenciar pessoas. 

Comunicação interna e externa

ícone de Comunicação interna e externa

Comunicação interna é comunicar-se consigo mesmo.

A autocomunicação é a habilidade mais importante, só você é capaz de convencer a sim mesmo de algo, de compreender e utilizar o que você captou, viveu, presenciou em toda sua vida e transformar em benefício próprio.

Por isso, é importante você investir no autoconhecimento e no diálogo interno.

Inclusive, a comunicação interna é o que determina o êxito em outros aspectos, como:

  • Pessoal;
  • Emocional;
  • Social;
  • Econômico.

As palavras que utilizamos em nossos diálogos internos direcionam nossas interações, nossas atitudes, o nosso humor e a nossa saúde.

Busque sempre entender como é o seu mundo interior, como você enxerga o mundo ao seu redor. 

Já a comunicação externa é aquela que praticamos com o/os outro/s, é a interpessoal.

Uma comunicação externa, para ser bem-sucedida, precisa de uma comunicação interna íntegra e coerente.

Quando você se compreende, sabe seus limites, você consegue se relacionar bem com o outro e se expressar melhor.

Comunicação interpessoal

ícone de Comunicação interpessoal

A comunicação interpessoal é nada mais que a troca de informações entre duas ou mais pessoas, normalmente com a intenção de motivar ou influenciar o comportamento umas das outras.

Com o excesso de informação disponível nas redes sociais, na internet e a diversidade tecnológica, hoje em dia, a comunicação interpessoal exige ainda mais de seus interlocutores, para que desenvolva a competência de transmitir, receber e interpretar as mensagens enviadas e recebidas.

Cada pessoa troca informações baseadas em seu contexto cultural, vivências e emoções.

Sendo assim, é necessário, cada vez mais, o desenvolvimento dessa competência de transmitir, receber e interpretar as mensagens, para estabelecer melhores diálogos, mais coerentes, de forma que os envolvidos em uma interação comunicativa sejam capazes de se externar, de forma autêntica e precisa.

Resumindo: uma boa comunicação interpessoal envolve:

  • Falar;
  • Escrever;
  • Expressar seu corpo;
  • Ouvir;
  • Ler;
  • Observar de uma forma íntegra e empática.

É importante saber se expressar.

É preciso estar aberto a aprender e a interpretar o que os outros têm a dizer.

Pessoas que desenvolvem essa competência de boa comunicação interpessoal têm a capacidade de realmente ouvir outra pessoa, através de uma escuta ativa.

Comunicação não-violenta

ícone de Comunicação não-violenta

A Comunicação não violenta (CNV) foi desenvolvida pelo psicólogo americano Marshall Rosenberg. Trata-se de uma metodologia comunicacional que visa estabelecer relações de parceria e cooperação.

Segundo Marshall Rosenberg, é na maneira como falamos e ouvimos os outros que está a chave para o problema das desavenças e discórdias.

A proposta da comunicação não violenta é estimular as pessoas a desenvolverem habilidades de linguagem e comunicação que fortaleçam a capacidade de ser humano, mesmo em condições adversas.

Por isso, ela também é conhecida como comunicação compassiva ou empática.

A CNV nos ajuda a nos ligarmos uns aos outros e a nós mesmos.

Ela proporciona formas práticas de reformular a maneira pela qual nos expressamos e escutamos os outros, fazendo com que a compreensão e a compaixão predomine nessas relações.

A CNV vai te levar a enxergar a sua relação consigo mesmo e com os outros de maneira mais consciente e empática.

Comunicação empresarial

ícone de Comunicação empresarial

Comunicação empresarial consiste em todas as atividades comunicativas que as pessoas utilizam em uma empresa ou organização para que ela exista e cumpra seu papel.

As empresas ou instituições são estruturas vivas, formadas por pessoas que interagem entre si, com suas experiências, seus sentimentos, sua cultura e seu conhecimento.

Pessoas que precisam estar conectadas e focadas, mesmo diante de divergências, para um bem comum: o sucesso da organização.

A comunicação é um dos elementos fundamentais em um ambiente de trabalho, faz parte da vida humana e tem que ser eficaz para torná-la favorável ao progresso de uma empresa.

Profissionais com melhor potencial de comunicação têm melhores chances de se saírem bem no meio empresarial.

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Manual prático de PNL, comunicação e expressão: dicas essenciais!

imagem de Manual prático de expressão: dicas essenciais

Foto: SolStock – istock

Veja agora algumas dicas importantes para se comunicar de maneira assertiva!

Dica 1. Desenvolva a escuta ativa

ícone de Desenvolva a escuta ativa

A escuta ativa pode te ajudar a ter mais sucesso em sua comunicação interpessoal.

Ouvir ativamente é prestar atenção ao que outro fala de forma presente, com curiosidade e atenção.

É ir muito além do apenas ouvir as palavras da outra pessoa, é dar atenção ao todo, à comunicação verbal e não verbal de quem se interage.

É se conectar com o outro de forma íntegra, empática e amorosa.

Para desenvolver a escuta ativa é necessário manter-se no estado de presença e evitar distrações quando se interage com o outro.

Ao interagir com o outro evite julgamentos. Evite observar apenas partes do discurso do seu interlocutor.

Perceba o todo e tudo que o envolve. Seja curioso e interessado no outro. Observe a outra pessoa com amorosidade e compaixão. Esteja presente.

Faça perguntas, de forma a buscar o melhor entendimento do que você absorveu da fala do outro.

Seja empático – isso é fundamental na escuta ativa —, coloque-se no lugar do outro e tente entender quais foram as motivações, valores, necessidades e expectativas que o levaram a pensar e fazer as coisas como têm sido feitas.

Dica 2. Pratique sua acuidade sensorial

ícone de Pratique sua acuidade sensorial

Acuidade sensorial, na PNL, está relacionada ao sistema V.A.C (visual, auditivo, cinestésico), que é a forma através da qual captamos as informações que chegam para nós do mundo externo.

A acuidade sensorial é uma peça fundamental da PNL e da sua vida.

Observamos o mundo por meio dos nossos sentidos. Geralmente, temos um sentido mais aprimorado do que outro.

Algumas pessoas são mais auditivas, outras mais visuais ou cinestésicas.

E são os sentidos que nos orientam na compreensão do nosso mundo interior e exterior.

Para melhorar essa percepção é importante desenvolver a capacidade de nossos sentidos captarem o que está ao nosso redor e, assim, melhorar o nosso potencial comunicativo e nossa forma de nos expressarmos.

Uma maneira de ampliar nossa acuidade sensorial é dedicar cada dia da semana a dar maior atenção a um sentido, é simples.

Você pode eleger, por exemplo:

  • A segunda-feira para prestar atenção a tudo que tem a cor amarela.

Passe o dia prestando a atenção ao que tem ao seu redor com a cor amarela.

  • Na terça-feira, dedique a ouvir os sons.

A perceber o som dos carros, a prestar a atenção na música que toca na rádio, a melodia, o tom de voz…

Faça isso também com as pessoas: preste atenção na voz dos seus interlocutores. Ouça os ruídos das cadeiras, o som dos passos das pessoas.

  • Na quarta-feira, dedique-se ao tato.

Toque e sinta o tecido de sua roupa, dos móveis, sinta a textura das coisas, preste a atenção ao que você sente ao tocar as coisas, feche os olhos e toque seu rosto, sinta a textura da sua pele.

  • Na quinta-feira, dedique-se ao olfato.

Sinta o cheiro do seu perfume e dos seus amigos, das comidas, do ar que você respira, das plantas.

  • Na sexta-feira, preste a atenção ao seu paladar.

Sinta o gosto do café que você toma pela manhã, qual é a textura das frutas em sua boca, da comida do seu almoço, feche os olhos e tente perceber qual é o tempero usado na comida.

  • No sábado, conecte-se com a natureza.

Abrace uma árvore e tente sentir o pulsar dela, sugando os nutrientes do solo, tire seus sapatos e caminhe na terra, na grama e sinta esse momento.

Respire o ar e sinta como é a sua respiração.

Desta forma, você estará mais atento a tudo ao seu redor e mais presente em suas interações consigo mesmo e com os outros.

Dica 3. Exercícios de PNL e Comunicação

ícone de Exercícios de comunicação

A primeira e principal estratégia de uma boa comunicação é saber o que se quer comunicar.

Tenha claro o que você deseja como resultado.

Então, preste a atenção em qual é o seu objetivo e verifique se o que você está pensando e sentindo estão coerentes com o que você quer comunicar.

Verifique se sua fala e suas ações também estão em sintonia com seu objetivo.

Caso não esteja, pare e equalize. Seja empático consigo mesmo.

Outra questão é analisar e compreender o que o outro busca nessa interação de vocês.

Busque entender o mundo do outro.

Esteja aberto a essa interação, a ouvir o outro e captar as informações repassadas. Seja empático com quem você está interagindo.

Desta forma, você consegue entrar em conexão com o outro.

Se você não compreendeu bem o que o seu interlocutor disse, certifique-se: pergunte se a sua impressão sobre o que outro disse está correta ou não.

Posições perceptivas: quando você estiver em uma situação de conflito com alguém, utilize-se dessa ferramenta.

Muitas das vezes nas situações de conflito, caímos no lugar de vítima, achamos que a culpa é do outro, que outro está errado e não conseguimos perceber o contexto como um todo e essa técnica pode te ajudar a sair dessa situação de julgador e de vítima.

Posições perceptivas é uma forma de você entender a sua posição, seu ponto de vista, sair dele e ir para o lugar do outro.

Essa técnica serve para solução de conflitos.

Permite você se dissociar de si mesmo para vivenciar o conflito através da perspectiva da outra pessoa.

Quando procuramos ver a situação sob a visão do outro somos capazes de perceber que o outro também tem certa razão, assim conseguimos ser mais flexíveis.

O exercício consiste em se colocar em três diferentes posições:

  1. A primeira posição é onde você se colocará sob a sua própria ótica diante da situação: você deve buscar ver, ouvir e sentir a situação com seus próprios conceitos de vida;
  2. Em seguida, desprenda-se dessa posição e vá para a posição 2: busque ver, ouvir e sentir a situação sob o olhar da outra pessoa, do seu interlocutor;
  3. Feito isso, saia e desligue-se dessa posição. Vá para posição 3: veja tudo como se fosse um observador, alguém de fora da situação, de quem não está envolvido no conflito.

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Dica 4. PNL: palavras poderosas

ícone de palavras poderosas

Procure ficar atento à sua linguagem, os padrões ou as palavras que você usa, principalmente quando você está com raiva ou frustrado.

Observe-se e busque mudar por uma linguagem mais suave, mais amorosa. Use palavras mais positivas.

Mude sua linguagem e você irá mudar muita coisa na sua vida e te ajudar a conquistar seus objetivos.

Lembre-se sempre que palavras têm poder. Elas influenciam seu cérebro e, consequentemente, seus pensamentos e suas atitudes.

Diga o que você quer, seja afirmativo:

Em vez de: Use:
“eu não consigo” “eu posso aprender essa nova habilidade”
“Não esqueça” “Lembre”
“É difícil” “É desafiador”
“Não quero perder tempo” “Quero aproveitar bem o tempo”

Existem algumas palavras que são como gatilhos mentais, ou seja, palavras que são estímulos que agem diretamente no cérebro, provocando uma reação.

Abaixo seguem algumas que provocam reações positivas para determinados objetivos:

  • Para despertar felicidade: reconfortante, inspirador;
  • Humor: engraçado, hilário;
  • Riqueza/luxo: glamoroso, luxuoso, irresistível, sedutor;
  • Aventura: fascinante, tentador, gigantesco, maioria, superar;
  • Exclusividade: secreto, primeiro, único, raro;
  • Autoridade: autêntico, genuíno, confiável;
  • Simplicidade: básico, fácil, simples.

Como você pode conferir, uma pessoa que quer ter uma boa comunicação precisa principalmente desenvolver determinadas habilidades pessoais e sociais que a programação neurolinguística pode ajudar e muito.

Em minhas sessões, com uso de técnicas vinculadas à PNL, é possível te ajudar a desenvolver essa comunicação consigo mesmo e com os outros, podendo te auxiliar nessa jornada de descoberta e no alcance de melhores resultados em sua vida pessoal e profissional.

Primeiro faremos uma conversa inicial, para que eu possa entender melhor sua demanda e suas necessidades. A partir daí programamos um roteiro de atuação. 

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