Lei da Doação: a Segunda Lei Espiritual do Sucesso


Conheça a Lei da Doação: a segunda Lei Espiritual do Sucesso. Essa lei funciona pelo princípio da reciprocidade: que vincula a energia de dar à de receber, pois é dando que se recebe. Vamos entender mais?

Sou Fermino Neto – Psicanalista, Teólogo, Filósofo, Pedagogo, Terapeuta com Aconselhamento Espiritual Online e mais técnicas! Boa leitura!


 

No artigo anterior falei sobre a Lei da Potencialidade Pura.

Seguindo em frente com a nossa série exclusiva para o Guia da Alma sobre o best sellerAs Sete Leis Espirituais do Sucesso” do médico indiano residente nos Estados Unidos, Deepak Chopra, vamos nesse artigo à segunda Lei: a Lei da Doação, ou Lei do DAR E RECEBER.

 

Lei da Doação – A Segunda Lei Espiritual do Sucesso

mão com brilho em espiritualidade

A Lei da Doação funciona poderosamente a favor de quem alimenta a nobreza do amor dentro de si, tendo como resultado experimentar a imensa potencialidade da vida e do mundo.

Vou compartilhar um pouco da minha história:

Criado num orfanato no interior de São Paulo em dificuldades financeiras, fui escalado, aos 4 anos, para pedir as sobras do comércio de Capivari.

Lembro-me que para todos que me davam alguma coisa, intuitivamente, eu dizia “Deus lhe pague” olhando nos olhos, sempre desejando que tivesse bons lucros naquele dia.

Muitos obtinham bons resultados! Acabam vinculando ao fato de me doar algo todo dia e com isso ajudar o orfanato passou a fazer parte das soluções, e não dos problemas deles.

Estava praticando a Lei da Doação, na maioria das vezes pensava mais em quem estava doando do que em mim que precisava receber.

Não importa quem seja você, nem o que tenha na vida. Sempre poderá oferecer algo e receber de volta alguma coisa.

Ninguém é tão pobre que nada possa oferecer, e nem tão rico que nada possa receber.

Eusébio van den Aardwg

A claríssima Lei da Doação é, na verdade, a força motriz que faz girar a roda da fortuna e da felicidade.

 

Dar e Receber: “O Universo opera através de trocas dinâmicas”

leis espirituais do sucesso: lei da doação - mãos com coração

Conforme evidenciado no texto de Chopra pelo viés espiritual, o Universo opera através de trocas dinâmicas. Dar e receber são diferentes aspectos do mesmo fluxo de energia!

Com a nossa disposição de doar amorosamente, mantemos a abundância (atraímos o “potencial infinito”, conforme expliquei no texto anterior) do Universo em nossas vidas. 

A força motriz por trás de cada ato de doação deve ser a felicidade. Sempre que alguém quiser “amor, dinheiro, alegria, coisas boas, enfim, ofereça generosamente isso tudo aos outros”, enfatiza o médico.

Há muitos conselhos errados com ilusões desastradas sobre o ato de dar como se as pessoas, hoje acostumadas a levar sempre vantagem em tudo, defendem que ter é melhor que perder, acumular é preferível a desfazer, pois, até enunciam por velha data que “quem dá o que tem acaba que fica sem”. 

De forma que essa dualidade gera na vida interior, interpessoal e socialmente, uma onda bem dicotômica em que se dividem os que apregoam ser melhor receber do que dar. 

Mas, como toda ação forçosamente inaugura uma reação, há também os que se interessam por dar, com generosidade, espírito filantropo, caridade, amor, doação, dão e apregoam que é infinitamente melhor dar do que receber.

No contrapé dessa discussão a 2ª Lei Espiritual do Sucesso apresenta uma visão pelos olhos da abundância e unificada pela busca de prosperidade efetiva, com a força energética fortalecedora da reciprocidade, onde dar e receber são partes de uma mesma dinâmica de relacionamento para ser abastecido e ter felicidade.

A solução está no equilíbrio que deve haver entre dar e receber para toda pessoa alcançar o estágio de felicidade, riqueza, realização pessoal no nível que se imagina.

Contundente e firme, Deepak Chopra afirma que “tudo que não seja recíproco em nossa vida é totalmente dispensável”.

Viver aqui na Terra é semelhante a estar numa roda viva, ininterrupta e dinâmica engrenagem do tempo e do espaço. Fazemos parte dessa ordem energética em que “quem tem põe e quem não tem, tira. Quem pode dá, quem precisa recebe”, como dizia o feirante José Tanese.

Sendo certo que ninguém deve esperar encontrar alguém precisando para dar, nem deixar a própria vida cair na miséria para aceitar receber. 

Equivocam-se, assim, os  que não sabem ou rejeitam receber, dedicando-se apenas a dar. Com cara de opostos, dar e receber têm lados complementares de uma mesma moeda.

 

Equilíbrio de trocas: Reciprocidade

leis espirituais do sucesso: lei da doação - mãos dadas

A Lei do Dar e Receber assim explicitada por Chopra é encarada como fase de maturidade espiritual.

Começamos a entender que não é o excesso que faz algo funcionar. Pelo contrário, todo excesso gera necessidades inimagináveis pela falta de algo, pelo vazio que só se preenche com a sensação de propósito de vida cumprido pela doação.

Quando percebemos que há um certo desequilíbrio em  alguma área da vida é fundamental escolher o equilíbrio de trocas, o dar e o receber.

Isso não se relaciona apenas ao dinheiro, mas em tudo que representa ganho na vida, inclusive às emoções.

Às vezes, extenuados, nos pegamos tomando atitudes repetitivas e improducentes com determinadas pessoas às quais doamos vida, sem receber o mínimo em troca. Isso pode acontecer também com você, mas não é justo.

É necessário que busquemos dar o nosso melhor em qualquer situação, sem esperar nada do outro (sem expectativas).

Porém, acabamos sempre aos prantos pela certeza de que por estar dando o nosso melhor, o outro pode reconhecer nosso esforço e, por essa razão, quem sabe também vai dar o seu melhor, com atitudes que agregam o valor ou até maiores.. Trata-se de outro engano terrível, pelo reverso!

Deveria ser considerado crime chegarmos ao cúmulo de nos anular para cabermos no mundo de outra pessoa, seja ela quem quer que seja.

Dar só vale a pena quando inclui receber, receber também só se multiplica quando inclui doar.

Gente completa não pensa pequeno. Se imbui da energia de nova consciência abundante, proveniente da base do seu ser amoroso pela autoestima e autoconhecimento em função de fortalecer o eu e neutralizar o ego.

 

Como aplicar a Lei da Doação no dia a dia?

leis espirituais do sucesso: lei da doação - mãos simbolizando troca

A reciprocidade da Segunda Lei Espiritual do Sucesso é, sim, uma escolha pessoal pela evolução e felicidade. 

Para Deepak Chopra nós podemos e devemos escolher sempre ser gentis com as pessoas, desejar-lhes um “bom dia” todos os dias, mesmo sem resposta, às vezes, até ser educados e elegantes em situações cruéis. Mas jamais devemos aceitar receber sem dar ou nos acostumar com a falta de reciprocidade.

Porém, os gestos que alimentam a doação representam grandes virtudes nossas e não devem ser mudadas, independente da atitude dos outros.

“Onde não há amor, coloque amor e encontrará amor.”

João da Cruz

Feliz de quem trouxer as qualidades de dar na própria essência. Trata-se de um ser cheio de luz.

O que não vale a pena, de jeito algum, é bater em ferro frio, pois não podemos e nem devemos, de forma alguma agir com egoísmo buscando a nós mesmos em cada atitude. 

.No entanto, jamais priorizar quem nunca nos prioriza, ficar mendigando afeto, oportunidade, uma ação generosa que, no final, representa apenas migalhas. 

Tudo nosso é precioso: o tempo, os recursos, o talento, a saúde, a atenção. Ninguém terá o dia de hoje outra vez, o tempo vai e nunca mais volta. Dar e receber empodera, só dar enfraquece, só receber enfara.

Vamos doar para multiplicar o que já temos e o que já somos. Bom compartilhar com quem compartilha, quem nos faz sentir que é fácil receber amor, conviver com quem descomplica, facilita, não com quem não nos engana por mesquinhez, ego inflado ou falta de caráter.

Quem compra nas ações de uma empresa, o mínimo que espera é obter algum lucro. Mas, se recebe de volta bem menos do que investiu, essa pessoa vai continuar investindo ali? Óbvio que não.

Por isso, que possamos ter essa sabedoria em qualquer área da vida linkando a qualidade de saber doar à virtude de saber receber. Só vale a pena escolher dar para quem sabe receber e receber de quem sabe doar. Essa é a Lei que move o mundo e encanta corações.

Seja consciente e verdadeiro consigo mesmo, pois a regra da Lei da Doação é clara: “qualquer coisa que não seja recíproca em sua vida é totalmente dispensável”. Faz algum sentido para você?

 


Quer aplicar as 7 Leis Espirituais do Sucesso na sua vida? Agende uma sessão comigo! 🙂

Psicanalista, Teólogo, Filósofo, Pedagogo. Terapeuta de Barras de Access e Constelação Familiar em Araguaína - TO! Aconselhamento Espiritual Online. Agende sua sessão!

AGENDAR!

Atende online
Presencial em Araguaína - TO