Orixá Xangô: o deus da Justiça e do fogo!

Conheça sua história, qualidades e orientações.
Orixá Xangô da Justiça
Mais terapias de Marisilda Brochado
5/5 - (7 votos)

Conheça a história, qualidades e orientações do Orixá Xangô e toda sua energia de Justiça!

Neste artigo vamos nos basear nas tradições antigas, nas culturas do povo preto e das religiões de matriz africana.

Este artigo faz parte de uma série de artigos sobre Orixás: uma maneira de conhecer e honrar as matrizes culturais e espirituais africanas. Em honra e reverência aos nossos ancestrais, agradeço, me entrego e me coloco a serviço!


 

Quem é Orixá Xangô

orixá xangô: regente de 2020

Ilustrações de Orádia Porciúncula

É comum as pessoas buscarem informações e orientações aos Orixás. A intenção é sempre, nos prepararmos e sintonizarmos com o arquétipo daquele orixá.

Então a espiritualidade se organiza, para nos orientar, guiar e nos proteger, buscando através do jogo de búzios a orientação precisa.

Os Babalorixas e as Yalorixas indicam o orixá Xangô como o deus da Justiça e do fogo.

Quarta-feira é o dia dedicado para Xangô.

Kaô Kabecile é a saudação à Xangô que significa “Venham saudar o Rei” em Nagô.

A seguir contarei um pouco sobre a história e mitologia do Orixá Xangô!

 

Orixá Xangô: História e mitologia

Xangô (Shango ou Sango) é senhor dos raios e dos trovões. É o Deus/orixá do povo Iorubá, que vive em grande parte no sudoeste da Nigéria; também há comunidades de iorubás significativas no Benim, Togo, Serra Leoa, Cuba, Republica Dominicana e Brasil.

Os iorubás são o principal grupo étnico nos estados de Ekiti, Kwara, Lagos, Ogun, Ongo, Osun, e Oyo.

Ele foi um rei Iorubá, filho de Oranian, o rei criador do Império de Oió por volta do ano 1400. Após sua morte, Xangô foi elevado ao estado divino.

orixá xangô e iemanjá

Orixá Xangô e Iemanjá

Como divindade continuou filho de Oranian, recebeu Iemanjá como mãe e três esposas:

Oxum: a deusa do amor, do progresso, da fertilidade, do carisma da doçura e da capacidade de sedução. Parecia ser a preferida de Xangô, por suas habilidades estratégicas e culinárias.

orixá xangô e oxum

Orixá Xangô e Oxum

Obá: a deusa guerreira e de grande força, é a rainha do Rio Níger (o principal rio da África Ocidental e o terceiro mais longo de toda África). Ela sempre esteve ao lado de Xangô em suas disputas.

Orixá Xangô e Oba

Orixá Xangô e Obá

Iansã – Oyá: a Deusa guerreira dos ventos, tempestades e fogo. Representa a intensidade do sentimento sombrio, o mundo dos mortos. Foi a terceira esposa de Xangô e a única que conseguiu aprender, o segredo das suas poderosas magias.

Orixá Xangô e Oyá

Orixá Xangô e Oyá

Xangô é um Rei que possui muitas qualidades, então falaremos agora um pouco sobre o seu arquétipo e como poderemos fazer uma conexão, com a sua força e energia.

 

Orixá Xangô e suas qualidades

orixá xangô: regente de 2020

Ilustração: Orádia Porciúncula

Xangô é o orixá da justiça, da retidão, do equilíbrio e da determinação.

As suas cores são o vermelho e o branco, ou o marrom e o branco, podendo variar de acordo com a nação que é cultuado.

O dia da semana dedicado a Xangô é a quarta-feira!

Ele rege os elementos Fogo, Vulcões, Tempestades, Sol, Trovões, Terremotos e Raios.

A sua ferramenta é o Oxê, machado duplo de dois cortes laterais feito e esculpido em madeira ou metal e a sua pedra Edun Arà ( pedra do raio).

Ao animais associados a Xangô são: o leão, a águia, a tartaruga, o falcão e o carneiro, cujos berros lembram o som do trovão.

Sua dança é Alujá, a roda de Xangô e seus domínios são, a Justiça, o Poder Estatal, Questões Jurídicas.

Outro símbolo de Xangô é a estrela de seis pontas, que representa o poder de equilibrar o universo e Pedreiras.

Os filhos de Xangô, geralmente são líderes conscientes, que se comunicam bem, inteligentes e enérgicos. Apesar de autoritários, são bondosos, generosos e justos.

Agora que você conheceu um pouco mais sobre o orixá Xangô, vamos dar dicas de como se conectar com o arquétipo e energia dele!

 

Dicas e Conselhos de Xangô da Justiça!

orixá xangô: regente de 2020

Ilustração: Orádia Porciúncula

A tendência de Xangô é de facilitar a união dos indivíduos, na busca de um bem comum. Ele também orienta a tomada de decisão para que ela seja certeira.

Xangô sempre conquistou tudo o que desejava, por isso costuma ser considerado um Orixá auspicioso.

Ele traz boa sorte a todas as pessoas focadas em alcançar seus objetivos.

No AMOR, é necessário procurar manter a racionalidade, para não repetir padrões indesejados nesta área. Cuide dos seus impulsos, evite agressividade e cuide para evitar a violência, de alguma forma em seus relacionamentos.

Com relação a DINHEIRO, Xangô rege o OURO. Desperte o seu espirito de liderança e seu aspecto negociador. Mantenha o foco em seus objetivos, e terá o apoio de Xangô para alcançar o sucesso de forma mais rápida!

Desta maneira, a prosperidade financeira será uma consequência do seu sucesso profissional.

Fique atento para que seu Ego não se inflame com a seu status de liderança, chefia, ou ascensão profissional, que poderá ocorrer.

Será um ano bem movimentado e caloroso, recomendamos que, antes de qualquer atitude ser tomada, tenha cautela, para evitar o arrependimento.

Lembrando que o respeito para consigo e com o outro deve ser priorizado. Quando falamos de liderança e justiça, sempre estamos nos referindo ao bem comum, social, comunitária e planetária.

Já no que se refere à SAÚDE, cuide mais do seu coração, da sua pressão e procure relaxar e controlar a ansiedade. Descanse e respeite seus limites físicos, psíquicos e emocionais.

Na SOCIAL, Xangô não suporta mentiras, roubos e corrupções, aqueles que estiverem envolvidos em deslealdade e injustiça social, serão punidos.

Para se conectar com Xangô e atrair as boas energias do orixá use roupas na cor vermelha, marrom ou branca nas quartas-feiras.

Neste mesmo dia você também pode tomar um banho de louro para atrair prosperidade.

E as oferendas para Xangô são Amalá, Abara e Orobô.

Sempre quando falamos de orixás regentes devemos ressaltar que o orixá que rege sua vida sempre será o seu orixá de Ori (cabeça), por isso deve ser o primeiro a ser reverenciado..

 


Para se conectar ainda mais à sua sabedoria interior e bem-estar, agende uma sessão de Terapia Holística para se conectar aos seus Guias Espirituais!

5/5 - (7 votos)
As Terapias Holísticas e Integrativas são complementares à medicina alopática, e não devem substituir nenhuma consulta e/ou tratamento médico.
Atenção: este site não oferece tratamento ou aconselhamento imediato para pessoas em crise suicida.
Em caso de crise, ligue para 188 (CVV) ou acesse o site www.cvv.org.br. Em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo.
Política de Privacidade | Termos de Uso
Copyright © 2018 Guia da Alma. Todos os direitos reservados.
Feito com Luz e Amor em Florianópolis!
Por InCuca