Carregando.
Aproveite a pausa e respire fundo!

Do latim ferramenta, uma ferramenta é um instrumento que permite realizar determinados trabalhos.

As ferramentas são criadas a partir da necessidade humana de diminuir o esforço para realização de tarefas – podemos pensar em como seria difícil pregar um prego sem um martelo, por exemplo. A eficiência da maioria das profissões depende essencialmente do uso das melhores ferramentas e empregadas de maneira correta.

Mas agora vamos extrapolar o sentido da palavra para o universo do autoconhecimento e crescimento pessoal:

 

O que seriam ferramentas de evolução da consciência?

Partimos do conceito de que consciência é cada um de nós e que podemos evoluir ao longo da vida (ou das vidas) em diversos aspectos: emocional, intelectual, parapsíquico, social, cognitivo, energético, dentre outros. Então, as ferramentas de evolução da consciência são os meios que utilizamos para desenvolver as nossas capacidades e aptidões.

Por meio delas conseguimos também acelerar o processo de autoconhecimento e, através do autoenfrentamento, é possível minimizarmos a manifestação dos defeitos – que também são chamados de aspecto sombra para a psicologia e Trafar (traço fardo) para a conscienciologia.

Este artigo tem o objetivo de citar apenas algumas ferramentas de evolução da consciência, pois existem infinitas, já que cada indivíduo é um universo complexo e, sendo assim, o que tem efeito banal para um, é espetacular para outro.

Respeitando o momento de cada um, podemos observar que existem ferramentas de evolução que promovem um despertar imediato e outras que são mais lentas, assim como a percepção de uma experiência pode ser altamente eficaz para uma pessoa e pouco ou nada para outra que vivenciou ao mesmo tempo. O tempo e a intensidade do despertar são individuais, e apenas a própria pessoa pode mensurar. Se alguém quiser dizer o quanto você evolui, ela está mentindo, pois só você saberá isso ao certo.

Geralmente não pensamos muito no porquê das coisas que vamos fazendo ao longo da vida. Muitas são automáticas, como por exemplo estudar, fazer faculdade, casar, ter filhos, especializar-se numa profissão e coisas do tipo. Porém, imersos nesse automatismo usamos muito menos do que poderíamos para evoluir! Estudar e fazer faculdade são ferramentas de crescimento intelectual, especializar-se também, casar e ter filhos pode trazer crescimento emocional e social, mas será que nos esforçamos para chegar ao máximo de desenvolvimento intelectual e emocional?

Para saber a resposta é simples, faça uma autoanálise da sua condição intelectual. Você está satisfeito, usa toda a sua capacidade de aprender ou é acomodado?

No campo emocional é mais fácil ainda! Pergunte-se: você guarda mágoas de alguma pessoa ou está afastado da família por desentendimentos?

Falamos dos aspectos mais básicos para a sobrevivência até agora: aqueles que nos mantêm vivos, em segurança e que nos dão conforto psicológico. Mas além desses, quando os outros aspectos são trabalhados?

Estamos aqui vivos nesse corpo e não temos muita certeza do porquê, mas temos algumas pistas e leis para seguir. A caminhada fica mais leve quando entendemos as dicas e aceitamos as leis.

O que quero dizer é que acreditando ou não em reencarnação, matrix, céu, Deus ou física quântica, não importa! Todos nós ficamos doentes, o peito dói quando temos uma mágoa, temos sonhos lúcidos ou não, e até hoje todos morremos (descarte do corpo físico). Ou seja, não importa a sua crença, o sofrimento humano é similar para todos!

 

Então, por que não evoluir?

Conheça aqui excelentes ferramentas de evolução da consciência que podem ajudar na sua caminhada. Boa evolução!

 

Bons livros

Posso afirmar pessoalmente que certos livros são tão ricos em informações de qualidade que chegam a salvar vidas, literalmente. Há livros que quando lidos com vontade chegam a fazer o trabalho de vários terapeutas. Podem atingir vários aspectos ao mesmo tempo. Confira aqui alguns livros excelentes e gratuitos em nossa biblioteca!

 

Religiões

Sim, religiões! Elas são ferramentas de evolução para milhares de consciências todos os dias. Quem está sob a égide de um sistema dogmático, por mais absurdo que ele possa parecer, é porque ainda precisa de “arreios” e de uma orientação externa. As religiões ajudam no desenvolvimento do autocontrole emocional em certo nível. Pense um pouco nisso, caso você seja reencarnacionista: hoje você pode ser agnóstico, mas por quantas vidas você foi religioso ou até mesmo sacerdote?

 

Terapias

De modo geral uma terapia é uma excelente ferramenta de evolução emocional. Certas pessoas eliminam traumas de uma vida inteira em apenas algumas sessões. Basta vontade de se libertar! Aqui, o importante é a pessoa estar disposta a se autoenfrentar – caso contrário ela estará gastando tempo,dinheiro e energia para se auto enganar.

Lembrando que o terapeuta atua como mediador entre a técnica e o paciente, portanto ele é parte da ferramenta. Quem promove a cura é o próprio paciente através da aceitação do processo!

 

Coaching

Similar às terapias, coaching é uma excelente ferramenta de crescimento cognitivo e comportamental, de mudanças de hábitos, aceleração de carreiras (contudo um não substitui o outro). Um aspecto muito forte que é bastante trabalhado nas sessões de coaching, é o centramento da consciência para descobrir ou realinhar os seus objetivos de vida (chamados de Propósito para os filósofos, Missão de Vida para a numerologia, e de Proéxis – Programação Existencial para a conscienciologia). Saiba mais o que é Coaching de Vida clicando aqui!

 

Estudos exotéricos e esotéricos

Exotéricos são os ensinamentos dentro de um grupo fechado de discípulos, enquanto esotéricos são abertos ao público. Atualmente, com a internet, essas barreiras estão caindo e muitos conhecimentos antes ocultos agora estão a um clique dos interessados.

E por que estes estudos são ferramentas de evolução da consciência? Porque eles são mapas de autoconhecimento. Quando você encontra os arquétipos de astrologia, numerologia, tarot ou qualquer outro tipo de estudo milenar, aproveite a oportunidade de se autoavaliar naquilo que faz sentido. Estes estudos podem ajudar nos nossos aspectos emocionais, intelectuais e cognitivos!

 

Desenvolvimento parapsíquico

Sabe quando você pega o telefone para ligar para alguém e essa pessoa está ligando para você? Isso é uma sincronicidade. Vocês estão conectadas e a energia da outra pessoa “avisou” você que ela queria se comunicar. Essas sincronicidades acontecem o tempo todo com resultados positivos, negativos ou neutros para você. E aumentar a nossa percepção do funcionamento do universo é possível através do desenvolvimento do nosso parapsiquismo, que são fenômenos como: telepatia, clarividência, projeção astral, exteriorização de energia, estado vibracional, conexão com o seu amparador, mentor ou guia.

Para muitas pessoas este processo é natural e crescente, desde criança elas manifestam uma ou várias dessas capacidades. Cabe aos pais saber reconhecer e respeitar as capacidades dos filhos. Porém, para a grande maioria das pessoas este ainda é um assunto pouco pensado e não reconhecido como algo natural. Fazer uso destas ferramentas pode acelerar a evolução em todos os aspectos, afinal, você irá se conectar cada vez mais com todos os seus corpos e com o funcionamento do Universo.

 

Práticas como Yoga e Meditação

Estas duas práticas são milenares e se complementam. Ambas são ferramentas de autoconhecimento muito poderosas! Dentro da neurose da correria cotidiana,  deixar-se acalmar por uma meditação ou se concentrar na execução de um asana de Yoga tem para a nossa mente o efeito de um oásis para um deserto. Estas práticas atuam no aspecto emocional, físico, e parapsíquico.

Para saber mais como iniciar seu caminho na meditação, receba nosso material gratuito: 11 práticas de Meditação

 

Aumento da circulação de energia

A existência da bioenergia hoje é comprovada pela ciência, que admite que podemos afetar outras pessoas e ser afetados pela energia delas. Essa energia é chamada de Kundalini, Prana, Ki, Vital em linhas de conhecimento espalhadas pelo mundo.

Nós podemos aumentar todas as nossas capacidades, e a energética é uma delas. É possível aplicar técnicas que melhoram a circulação de energia do corpo, tornando-nos mais saudáveis e capazes de contagiar as pessoas ao redor.

É importante esclarecer que esta energia é pessoal e as técnicas (aplicadas no próprio corpo) melhoram a sua qualidade e força de expansão. No caso dos reikianos, o que acontece é a passagem de energia cósmica pelo corpo do reikiano para o paciente, o que também melhora a qualidade da energia pessoal, porém depende da mediação de outra pessoa.

 

Caridade/Voluntariado

Se há uma coisa em comum com a maioria das correntes espiritualistas, religiosas e até empresas capitalistas é o incentivo ao trabalho voluntário. Há uma lei de prosperidade que diz que o fluxo do universo se equilibra quando você dá uma porção daquilo que recebe, e assim nunca faltará o que você precisa.

Esse retorno de energia pode ser em forma de doação ou de trabalho, como por exemplo, uma dentista que atende a pessoas carentes um dia da semana sem cobrar. Outra opção é voluntariar-se em instituições que se mantêm com este tipo de colaboração.

Seja de qual maneira você decide ajudar aos outros, esse ato faz bem à saúde, segundo alguns estudos. Embora vista como perda de tempo para muitos, essa ferramenta acelera o desenvolvimento da sociabilidade, abertura emocional, aumento de sincronicidades positivas.

 

A escolha é de cada um!

A lista de ferramentas de evolução da consciência é infindável, cada pessoa procura aquilo que lhe fará aprender de alguma maneira, mesmo que ela ainda não tenha consciência disso. Há um velho ditado popular que diz que “Ou aprende pelo amor ou aprende pela dor”. A escolha é de cada um!

Aprender pelo amor é escolher o caminho do autoconhecimento, dos estudos, do trabalho, da disponibilidade assistencial, ação. Aprender pela dor é procrastinar, perder oportunidades evolutivas por preguiça, manter o coração fechado ao perdão… e enfim depois de tanta entropia, adoecer.

Vamos lembrar que as doenças, sejam elas físicas ou psicológicas, geralmente têm causas emocionais. E, nesse momento, onde o aprendizado está vindo pela dor, a doença está atuando como ferramenta. Cabe à consciência ter olhos para ver e poderá ter um grande salto. Esse salto acontece com pessoas que estão condenadas por uma doença, mas ao se darem conta da causa dela, modificam seus pensamentos e sentimentos, deixando a nova energia agir no corpo físico, trazendo a autocura.

 

Mas e você, já usou alguma das ferramentas de evolução da consciência citadas neste artigo? Conte sua experiência ou interesse deixando um comentário!

 

Receba o Guia da Alma no seu e-mail!

Conteúdos para a sua evolução da consciência, uma vez por semana.




Dayane Oliveira

Numeróloga

11
0

Eu sou

Estou neste ego chamado Dayane vivendo os desafios da dualidade.  Iniciei os estudos exotéricos aos 12 anos, eles me interessavam mais do que as matérias da escola. Aos 26 anos tive o meu um despertar interior e abri a mente e o coração para novas visões do mundo e de mim mesma. Passei por experiências de expansão de consciência e percebi que parte do meu propósito é compartilhar minhas experiências com as outras pe...

Deixe seu comentário e contribua com a troca

O Guia da Alma é o Portal que conecta pessoas e Terapeutas para uma vida mais leve com Terapia Holística e Integrativa online ou presencial em todo Brasil!

Descubra também o Autoconhecimento, Espiritualidade e Bem-estar no conteúdo original do nosso blog!

Receba o Guia da Alma no seu e-mail!

Conteúdo para a sua evolução de consciência.

As Terapias Holísticas e Integrativas são complementares à medicina alopática, e não devem substituir nenhuma consulta e/ou tratamento médico.
Atenção: este site não oferece tratamento ou aconselhamento imediato para pessoas em crise suicida.
Em caso de crise, ligue para 188 (CVV) ou acesse o site www.cvv.org.br. Em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo.

Política de Privacidade | Termos de Uso
Copyright © 2018 Guia da Alma. Todos os direitos reservados.
Feito com Luz e Amor em Florianópolis!