Como aprender a meditar sozinha: 7 dicas de meditação para iniciantes!

Expanda a sua mente e acalme os pensamentos + Bônus: Meditação guiada para você relaxar!
mulher em meditação
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Você sabe como aprender a meditar sozinha? A meditação não é nenhum bicho de sete cabeças…

Neste artigo irei te passar algumas dicas práticas e direcionadas para que você comece a meditar hoje. E como bônus: um vídeo com uma Meditação Guiada para iniciantes que gravei especialmente para você.

Sou Laura Paulino, terapeuta com foco em Constelação Familiar, Meditação e Magnified Healing. Boa leitura!


O que significa meditação? Significado!

imagem de o que significa meditação significado

Foto: Goodboy Picture Company – istock

Muitas pessoas pensam que meditação é um estado muito difícil de ser atingido.

A crença de que a meditação é a ausência completa de pensamentos é um mito que impede muitas pessoas de se beneficiarem dessa prática.

Pode ser realizada por adultos e crianças, como a meditação infantil, sendo útil em todas as idades.

A meditação torna possível fazer uma pausa no nosso dia para aquietar os pensamentos e fugir da agitação cotidiana.

Essa prática traz vários benefícios para a saúde, diminui a ansiedade e o estresse e aumenta a qualidade de vida.

Existem diversos tipos de meditação, cada uma possui uma filosofia diferente, mas a ideia principal é a mesma: acalmar a mente e se conectar com a sua força interior, atingindo uma vida mais plena e focada.

Apesar da crença de que meditar é difícil, na realidade a meditação é uma prática muito simples.

Será que você realmente sabe o que isso significa ou mesmo como meditar?

Chegou a hora de acabar com todas as suas dúvidas e começar agora mesmo a alcançar a tão procurada paz interior.

O que é meditação guiada?

imagem de o que é meditação guiada

Foto: monstArrr_ – istock

Meditação é um conjunto de estratégias com foco em atingir níveis superiores de concentração, de forma a equilibrar as emoções, diminuir o estresse e ansiedade e ter mais foco e presença.

A meditação guiada é uma opção de meditação para quem está começando ou para quem tem dificuldade em silenciar os pensamentos sozinho.

Algumas meditações para ansiedade são direcionadas com esse foco, fazendo a pessoa sair da crise no momento em que ela ocorre.

Nesta modalidade de meditação, a voz do instrutor fornece as instruções ao meditante em cada passo da meditação, de forma que ele não se perca nos pensamentos e consiga finalizar a meditação com êxito, obtendo todos os benefícios dessa prática milenar.

Utilizar a meditação guiada é uma ótima forma de praticar a meditação com a orientação de um instrutor.

Tipos de meditação: quais são?

imagem de tipos de meditação quais são

Foto: Goodboy Picture Company – istock

Além da meditação guiada, existem outros tipos de meditação, entre eles:

  • Breath Awareness – essa meditação consiste em focar a atenção na respiração durante os minutos de silêncio, para trazer foco à mente.
  • Meditação com mantras – nessa modalidade, o praticante repete um mantra de sua escolha mentalmente durante toda a prática. Isso traz extrema concentração e sensação de bem-estar.
  • Meditação com yantras – os yantras são símbolos e formas geométricas sagradas que trazem organização à mente e encontro com a essência. Nessa prática, o meditante se senta olhando fixamente ao objeto, de forma a alcançar o silêncio interior.
  • Visualização – aqui o meditante pode visualizar cores, objetos, luzes e lugares de sua preferência de forma a trazer tranquilidade aos pensamentos.
  • Body Scan – nesse tipo de meditação, leva-se a atenção às partes do corpo, com o objetivo de relaxar o corpo e mente, chegando ao estado meditativo.

Agora que você sabe o que é meditação guiada e conhece os tipos de meditação, veja o passo a passo para você meditar hoje.

Ao final do texto, haverá uma meditação guiada gravada para você praticar 🙂

Como aprender a meditar sozinha? Dicas de meditação para começar hoje!

imagem de como aprender a meditar sozinha dicas de meditação para começar hoje

Foto: Delmaine Donson – istock

Reuni 7 dicas especiais de Meditação para Iniciantes. Respira fundo e confira!

1. Aprenda a meditar num lugar tranquilo

ícone de aprenda a meditar num lugar tranquilo

O primeiro passo é buscar um lugar tranquilo em que você possa ficar só.

Se for meditar em casa, converse com seus familiares e explique que precisa de alguns minutos para você sem ser interrompido.

Uma boa opção para quem não consegue ficar sozinho em casa é procurar um parque ou praça e aproveitar os momentos de paz junto à natureza.

Se estiver em casa, pode optar por incensos, velas, aromatizadores e utilizar óleos essenciais para trabalhar também os benefícios da aromaterapia.

Esse detalhe é opcional, mas pode ser uma boa pedida para quem está começando, já que deixa a prática mais aconchegante!

2. Para aprender a meditar, sinta-se confortável no ambiente

ícone de para aprender a meditar sinta-se confortável no ambiente

A posição mais tradicional para meditação é a postura de lótus, aquela em que sentamos no chão com as pernas cruzadas.

Uma dica para deixar essa postura mais confortável é se sentar em uma almofada baixa ou um cobertor dobrado, de modo que seu quadril fique um pouco mais alto que seus joelhos.

Porém, para meditar não é necessário sofrer, se essa postura fica desconfortável para você, procure outra que te deixe mais à vontade.

O importante é deixar as costas retas e é possível fazer isso sentando em uma cadeira ou mesmo em um sofá, utilizando-se de almofadas para ajeitar a coluna.

Outra alternativa é sentar no chão com as pernas estendidas e encostar as costas, caso não tenha uma cadeira ou sofá por perto.

3. Alongamento como ferramenta para aprender a meditar

ícone de alongamento como ferramenta para aprender a meditar

Uma ótima opção antes de começar a meditação é soltar um pouco o corpo.

Não precisa ser nada complicado, alongamentos simples já melhoraram a circulação e o cansaço, ajudando a relaxar para iniciar a prática.

4. Como aprender a meditar focando na respiração

ícone de como aprender a meditar focando na respiração

Feito o alongamento e encontrada a posição mais confortável, é hora de prestar atenção na sua respiração.

Feche os olhos e inspire profundamente, sentindo o ar entrando pelas narinas.

Solte devagar e sinta o ar saindo pelo nariz.

O importante aqui é ter consciência da sua respiração e não apenas deixar o ar entrar e sair.

Quanto mais profunda a sua respiração, maior o nível de relaxamento, por isso, procure inspirar o máximo de ar que você consegue.

No começo vai ser mais difícil encher todo o pulmão, mas com a prática fica mais fácil.

Repita algumas vezes essa respiração.

5. Acalme os pensamentos

ícone de acalme os pensamentos

Como aprender a meditar para acalmar os pensamentos?

Após fazer a respiração, leve a atenção para os seus pensamentos.

Apenas observe quais são eles.

Para iniciantes na meditação, o fluxo de pensamentos normalmente é intenso e pode ser angustiante tomar consciência da quantidade de informação em nossa mente.

Não se desespere, com a prática da meditação a tendência é melhorar, o importante é não desistir de fazer.

6. Leve uma intenção para a sua prática

ícone de leve uma intenção para a sua prática

O próximo passo é focar a sua atenção em algum objeto.

A mente é programada para pensar, então normalmente é muito desafiador deixar a mente totalmente vazia, principalmente para quem está começando.

A dica é focar em um só pensamento ou mantra de sua escolha.

Funciona imaginar uma paisagem tranquilizante e focar na sensação da brisa suave que bate na sua pele.

Se escolher um mantra, repita-o mentalmente até terminar a meditação.

Se os pensamentos vierem, apenas observe e não se prenda a eles, deixe-os ir.

Se perceber que perdeu o foco em algum momento não tem problema, é assim mesmo, apenas retome a meditação e continue.

7. Aprenda a finalizar a meditação

ícone de aprenda a finalizar a meditação

Antes de finalizar a meditação, mexa levemente os dedos dos pés e das mãos, antes de abrir os olhos lentamente.

É importante voltar aos poucos à consciência após a meditação, então não faça movimentos bruscos e volte sem pressa.

Gostou das dicas?

Aplique esse passo a passo e comece a meditar hoje mesmo, usufruindo de todos os benefícios que a meditação proporciona.

Logo abaixo há uma meditação guiada gravada, para que você ouça e pratique com facilidade em apenas 5 minutos.

Mas antes, quero te fazer um convite:

Se você tem desafios em meditar sozinha, ter a ajuda de um terapeuta e instrutor pode contribuir muito na sua jornada.

Agende uma sessão de meditação comigo e venha colher os frutos dessa experiência em sua vida!

Visite minha página, reserve o seu momento e sinta a energia fluir em você.

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