Todo poder do Yoga

O que é e como essa disciplina indiana de 5500 anos é capaz de proporcionar saúde e bem estar ao praticante.
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Mais terapias de Marcia Cristina da Silva Oliveira
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“O Yoga me uniu com o universo” – costuma dizer Márcia Cristina da Silva Oliveira, terapeuta holística, quando lhe perguntamos qual o significado desta filosofia em sua vida. “É uma grande transformação de energia, saúde e bem estar. Resumindo, você se sente completo ao praticar Yoga. Você finalmente sabe que respira de verdade!”.

 

A palavra “Yoga” vem da raiz sânscrita “yuj”, que significa “jugo” o espírito e o corpo juntos. Com uma evolução constante ao longo de milhares de anos, o Yoga é um sistema complexo que incide sobre a harmonia entre mente e corpo, cuja filosofia e conceitos metafísicos são indianos. “O objetivo final desta filosofia é conduzir o praticante ao encontro do equilíbrio entre mente e corpo e atingir a autoiluminação”, afirma Márcia. Prática de movimentos, controle e exercícios de respiração, postura, relaxamento e meditação são utilizados pelo Yoga para estabelecer uma abordagem equilibrada e saudável para a vida.

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Márcia Cristina da Silva Oliveira, terapeuta holística. Esse texto foi publicado originalmente no Jornal Saúde em Pauta.

 

Hatha Yoga

O tradicional Hatha Yoga indiano oferece muitos benefícios físicos, mentais e emocionais para todos que buscam uma vida mais saudável, dinâmica, flexível e feliz.

O trabalho desenvolvido de forma personalizada pela terapeuta holística e também professora de Yoga Márcia Cristina da Silva Oliveira se diferencia pela inspiração que buscou na capital do Yoga no mundo, Rishikesh, na Índia, onde esteve por duas vezes para estudar a filosofia e praticar Hatha Yoga.

 

Sessões

A sessão individual é projetada para ajudar o praticante a atingir rapidamente seus objetivo em qualquer fase da vida, a partir da identificação de seu potencial criativo. A aula incorpora práticas de respiração (pranayama), posturas (asanas), práticas psicofísicas (mantras – vocalização de cânticos e sons – e mudras – gestos feitos com as mãos), relaxamento (yoganidra), foco e concentração (dharana) e meditação (dhyana).

 

Primeiros passos

Os princípios da filosofia do Yoga são introduzidos à medida que o praticante vai evoluindo para melhorar a compreensão e aprofundar a sua prática.

A aula pode ter a duração de 40 à 50 minutos, e inclui trabalho de chão, postura de equilíbrio, inversões, alongamentos de ombro, fortalecimento muscular, posturas restauradoras, torções de coluna. Além disso, praticará meditação guiada e relaxamento Yogue. “Com o passar do tempo, o praticante deverá ser capaz de sentar-se, ajoelhar-se, estar com abdômen firme, costas eretas ou ficar com modificações mínimas e desenvolver um alinhamento seguro de sua postura”, afirma Márcia.

A terapeuta holística ainda destaca que o Yoga é uma atividade física e mental completa com inúmeros benefícios para saúde e bem estar do praticante, tais como: fortalecimento, tônus e flexibilidade muscular, equilíbrio corporal e mental, maior capacidade de concentração, disciplina, sono mais profundo, relaxamento geral e redução de estresse.

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