Gestão da mente-corpo com Yogaterapia

Uma ferramenta prática, auxiliar e complementar dos processos de conquista da saúde e do bem-estar.
yoga-ardho-mukha-svanasana

A Yogaterapia, é uma forma especializada de Yoga que usa os componentes da tradição yogue – meditação, relaxamento, técnicas respiratórias e posturas físicas, juntamente com elementos da filosofia ayurvédica, para atuar no alinhamento energético mente-corpo-alma, a fim de melhorar a saúde geral e como consequência proporcionar maior bem-estar e mais qualidade de vida.

Apesar de já ser de conhecimento público, os benefícios do Yoga ainda são desconhecidos por grande parte da população ocidental e a ciência moderna ainda está começando a entender sua amplitude. Ainda que o Yoga tenha sido praticado como filosofia há milhares de anos na Índia, como terapia, somente agora está emergindo como ciência em si mesmo. Além da Índia, muitos países como Inglaterra, Estados unidos, Austrália, França, Espanha, Portugal, Brasil só para citar os principais, estão aplicando esta modalidade terapêutica, com amplos resultados alcançados, gerando importantes publicações científicas.

yoga-ardho-mukha-svanasana

Postura Ardho Mukha Svanasana

yoga-asana-ustrasana

Postura Ustrasana

yoga-uttita-bhujangasana

Postura Uttita Bhujangasana

O principal diferencial da Yogaterapia, é sua visão holística do ser humano, e isto está intrínseco em seu próprio significado. A palavra Yoga, em sânscrito significa “unir” e a prática desta filosofia é tida como a oportunidade de unir a mente ao corpo, portanto, em Yogaterapia, tem-se a interpretação de que não é possível tratar isoladamente só o corpo ou a mente da pessoa. Uma dor lombar, por exemplo, pode ser tratada com a prática de várias posturas (asanas) que ajudem a aliviar a dor, mas também e principalmente, deve-se considerar os fatores emocionais e, ou, psicológicos que podem ter sido a causa da dor. Desta forma, a yogaterapia trata o ser holisticamente, indo na causa do problema.

Enquanto prática dinâmica que envolve a tríade mente, corpo e respiração, esta terapia beneficia os sistemas músculo-esquelético, cardiorrespiratório, nervoso e endócrino. Somado a isso, restabelece o equilíbrio energético vital, ajuda como auxiliar em tratamento dos transtornos de ansiedade, equilibra os hormônios não só das mulheres no período da menopausa, mas em todos os tipos de desequilíbrios hormonais e ainda conduz o usuário ao autoconhecimento e à autonomia.

O perfil do Yogaterapeuta deve conter formação em uma das linhas de Yoga, Terapia Holística e outras competências terapêuticas, podendo ainda ter formação em ciências biomédicas e psicológicas, com experiência e aplicação prática e profissional.

Terapeuta Holística e Vibracional, professora de Yoga e escritora.

AGENDAR!

Presencial em Florianópolis