Terapeuta Holístico: os Curadores da nova Era!

Entenda o que é ser um Terapeuta Holístico e como viver essa profissão com assertividade e leveza!
terapeuta holistico: curador da nova era - foto de Anna Shvets

Afinal, o que é ser Terapeuta holístico? Terapeutas Holísticos, Curadores, Curadoras, pessoas ou seres que ao longo de suas trajetórias passaram seus ensinamentos de fé e espiritualidade para ter uma vida ou uma existência com mais leveza, auto perdão e autoconhecimento.

Seres que buscam ajudar os outros para aprender e aprimorar suas virtudes. Assim, percebo nós terapeutas holísticos!

Sou Marina Luz, terapeuta holística com Thetahealing, Reiki e Arteterapia.

Neste artigo vamos falar sobre o que é ser Terapeuta Holístico, e o papel dos curadores ao longo da história. Também compartilho dicas de como viver essa profissão com assertividade e leveza!

Boa leitura, ou então ouça em podcast 🙂


 

Os Curadores ao longo da história e as possíveis origens do que é ser Terapeuta Holístico

mão de terapeuta holistico em limpeza energetica

Os Curadores e Curadoras são terapeutas holísticos, profissionais da área do cuidado e da saúde, física, emocional, espiritual e energéticas, que compreende a saúde como um todo.

Ao longo da existência na Terra e nos diferentes planos de existência percebemos em diferentes povos saberes (passados pelas benzedeiras, pajés, guias, mentores, monges e chefes de tribos) na relação com o humano como parte da natureza e do universo.

Eles permitem compreender de uma forma mais ampla a unicidade e a totalidade e transmitem cada qual de acordo com sua cultura.

Desde as diferentes linhagens – africanas, indígenas, nórdicas, orientais, bárbaras, entre outras – há uma identidade cultural que perpassa os caminhos em busca de uma verdade, de uma plenitude, de paz, do místico, do espiritual. Uma forma de expressar, de comunicar, de viver e de aprender o amor, a amar.

Em cada uma dessa culturas e linhagens existe esses seres que permitem o acesso ao saber e a intuição com a natureza, seja a níveis de fé sobre a cura, do conhecimento das plantas, dos símbolos e sons sagrados, do olhar e reconhecer o que há de sagrado em cada ser, em cada coisa em tudo que é ou deixou de ser.

 

Questionando a Cura e os Curadores

Curadores holísticos

Ilustração: Charles Frizzell

Durante anos os saberes da espiritualidade e dos Curadores/Curadoras são questionados por suas comprovações, por sua eficiência, em busca de uma materialização por alguns humanos que desacreditam e rejeitam que a cura e as coisas simplesmente podem acontecer… que há algo que permite a vida e a origem das coisas de uma base como totalidade e que isso faça sentido.

Nesse processo penso na cura como a busca e o momento de restabelecimento da saúde!

Enfatizando que quando falamos em cura, este é o processo de autoconhecimento e autocuidado. Uma saúde na visão holística, que compreende a espiritualidade, a relação de fé (não necessariamente de religião).

Assim, no processo terapêutico holístico, a cura apresenta-se como integrativa! Jamais uma promessa de que se deve suspender os cuidados e tratamentos convencionais da medicina, até mesmo porque no Brasil curandeirismo é considerado legalmente como crime.

E quando usamos o termo curador ou cura, não são para falsas promessas ou simplesmente em um caráter de venda da terapia. Assim, ressalto a importância de situar o uso da palavra cura e curador no trabalho terapêutico holístico como uma responsabilidade social e ética do Terapeuta.

Na dualidade desse nosso plano terreno podemos perceber como isso influencia e marca a história e memória coletivas dos curadores e seus saberes. A partir de tais questionamentos se aprimorou, se registrou, se desenvolveu esses saberes por meio de diferentes métodos, filosofias, ciências, religiões, culturas, formas e estilos de viver que permitem ao mesmo saber e ao curador se encontrar, se transforma e continuar a ser.

Mas em paralelo, percebemos quantos Curadores e Curadoras são julgados e foram condenados, torturados, desterrados, abandonados, vistos como indignos e desmerecedores (inclusive por outros curadores) do amor e da convivência na sociedade – principalmente no período medieval, na inquisição. Além disso, como se construiu uma disputa de um poder sobre os conhecimentos e saberes de qual seria mais valioso, na qual se sobrepôs uma verdade em detrimento da outra.

  • Você sente que tem crenças e bloqueios que estão te impedindo de viver seu propósito como terapeuta holístico? Conheça o Cura para Curadores 🙂

 

A proteção do pensamento é sagrada

Curadores holísticos

Ilustração: LindaAppleArt

Neste processo, Curadores e Curadoras construíram os pensamentos de forma sobrevivente e protetiva de que a fé, a esperança, a espiritualidade, a cura e o sagrado deveriam ser desvelados aos poucos; que o valor do rito estava também no segredo sobre ele; de que esse conhecimento, e de se revelar Curador, seria para poucos.

Contudo, a Nova Era nos permite ao aprendizado de perdoar aquilo que aconteceu, sem esquecer, mas deixando de ser pesado, para assim transmitirmos novamente os conselhos, os saberes e a essência dessas virtudes, por meio do nosso viver, a fim de transmutarmos as possibilidades sobre o divino, o sagrado, a força, a energia criadora.

 

Método, ciência e saúde holística

Ciência Terapias Holísticas

Fonte: Alchemist por Arturas Slapsys

Como o método e a ciência influenciaram na formação dos terapeutas holísticos?

Há um grande movimento e despertar no qual se une o método, a ciência, a matéria com o espiritual, as formas de intuição pura para o equilíbrio e realinhamento entre o espiritual e material. No qual diferentes pessoas e seres se aproximam e constroem métodos e estruturas de entender e compreender os processos de cura para vivenciá-la.

Entendemos que as diferentes terapias (holísticas e integrativas) e os diferentes profissionais (da saúde ou da educação), se “capacitam” e ampliam a comunicação dos saberes dos Curadores e Curadoras ancestrais. Com isso, a tradição é passada e sistematizada para que nesse tempo do capital e sistema social em que vivemos as palavras, as formas, as expressões de cura cheguem a diferentes seres humanos.

Como as passagens dos que eram vistos como alquimistas, benzedeiras, pajés, bruxas, magos, conselheiros e velhos sábios em químicos, farmacêuticos, cientistas, naturólogos, médicos, enfermeiros, biólogos, professores, educadores, psicólogos, psiquiatras, terapeutas holísticos e outros.

Assim, muitas formas de conhecimento foram aprofundadas e compreendidas em nossos tempos modernos. Os Curadores e Curadoras construíram um novo espaço de voz, expressão e comunicação, se profissionalizando. Mas ressaltamos, ainda temos com toda a beleza e diversidade, a base da tradição latente em seus trabalhos que se nomeiam como benzedores/ benzedeiras, curandeiros, pajés, guias.

 

Caminho da Nova Era: um espaço para todos

O que é ser Terapeuta Holístico

Fonte: Pexels – Daan Stevens

Na Nova Era há caminho para todos. Há possibilidades tanto para as formas convencionais modernas de curas, como para a tradição onde se constrói a possibilidade da transmissão do valor, do rito, do sagrado, do místico, do espiritual, como pelas diversas terapias, das comunicações, das experiências e do viver o amor a todos.

Aprendemos que o tudo e o todo nos habitam se vivermos o amor, alegria, a leveza e a responsabilidade. Percebemos que todos somos curadores uns dos outros quando tocamos com amor e sem julgamento nossas almas.

Terapeutas Holísticos, curadores da Nova Era, acompanhem em seguida dicas essenciais para a profissão!

Bibliografia:

  1. BENJAMIN, WALTER.A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994, p. 165-196.
  2. JUNG, CARL GUSTAV. Os arquétipos e o inconsciente coletivo. Trad. Maria Luiza Appy, Dora Mariana R. Ferreira da Silva. 11 ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
  3. STIBAL, VIANNA. Os sete planos de existência: A filosofia do ThetaHealing. Trad. Giti Bond e Gustavo Baros. São Paulo: Mandras, 2019.
  4. THOMPSON, E. P. Tempo, disciplina de trabalho e capitalismo industrial. In: Costumes em comum. São Paulo: Companhia das letras, 1998, p. 267-304.

 

10 Dicas essenciais para Terapeutas Holísticos

terapeuta holístico - nova era

Foto: Pexels – Mari Monpari  – Foto de Capa: Anna Shvets

Aqui relembramos também sobre a importância de que para curar o outro, muitos curadores buscam curar a si mesmos. E como muitos, às vezes esquecemos de nos priorizar em nossas vidas. 

Cuidar se si mesmo(a), faz parte do que é ser um terapeuta holístico. Por isso, convidamos aos terapeutas e curadores a olharem com generosidade para si mesmos.

Amor próprio é diferente de egoísmo. Amem-se para continuar curando os outros e sendo um canal para que a cura aconteça para si e para o outro.

Permita-se viver também o equilíbrio da empatia sem sofrer junto, da doação com o autocuidado, do respeito em relação a si e ao livre arbítrio de cada ser sem julgar.

A vida pode ser leve, alegre, divertida com responsabilidade para todos, inclusive para nós terapeutas holísticos, Curadores da nova Era! Permitam-se!

Dicas especiais de autocuidado para toda e todo Terapeuta Holístico:

  1. Tire um momento na semana para você, cultive o amor próprio;
  2. Organize sua agenda com brechas para sua alimentação e momentos de pausa;
  3. Organize suas finanças e contabilidade para que você tenha estrutura física e material. Se for complicado busque ajuda de um profissional;
  4. Aprimore-se na sua ferramenta de trabalho ou em outras, gerando maior segurança para divulgação do seu trabalho;
  5. Lembre-se que você não está vendendo a cura. Você vende aquilo que investiu em si e no seu tempo dedicado ao trabalho. Ser terapeuta é também ser profissional. Ter essa consciência ajuda a não gerar questionamentos ou julgamentos de terceiros, ninguém sabe melhor do que você sobre o seu trabalho;
  6. Valorize a si mesmo, permita-se vivenciar. Os prazeres são para todos!
  7. Procure fazer uma meditação, um escalda pés, um chazinho, ouvir uma música gostosa em algum momento do seu dia o da semana;
  8. Busque a leveza e alegria no seu trabalho. A responsabilidade não precisa ser pesada e carregada pelo terapeuta. Você facilita o processo, também há a responsabilidade do cliente em se permitir;
  9. Tire um momento para conversar com amigos e família, você também é merecedor (em tempos de pandemia faça uma videochamada);
  10. Permita-se também ter um terapeuta (seja por troca ou pago em dinheiro). Quando você valoriza o trabalho do outro, você se alinha com a energia da abundância do universo.

Você sente que tem dificuldades que lhe limitam e pesam no seu dia a dia? Crenças e padrões lhe impedem de viver seu propósito como terapeuta holístico? 

Agende sua sessão comigo de Thetahealing Online de Cura para Curadores, para que eu possa te ajudar a viver seu propósito com mais amor, leveza, alegria e abundância! Permita-se também ser cuidado! 🙂

🦋 Cura pelo Autoconhecimento ✨ Thetahealing • Reiki • Arteterapia • Meditação 💜 Atendimentos em Florianópolis e online

AGENDAR!

Atende online