Carregando.
Aproveite a pausa e respire fundo!

image-benzimento-cura-bendizer
Espiritualidade Terapias

Benzimento: tradição ancestral de cura pelo bendizer!

Conheça a origem do Benzimento no Brasil e como funciona a técnica.

icon-share
207 compartilhamentos

Quase todo mundo já frequentou um benzedor ou benzedeira ou então já ouviu falar em Benzimento, Bendizer, Benção. Mas neste artigo vamos falar mais a fundo sobre a história e como funciona a técnica e tradição ancestral de cura do Benzimento!

Sou Lorena Lumi – Benzedeira tradicional latino-americana, iniciada por raiz cigana. E inspiradora do curso de formação em benzimento tradicional do Brasil: “A Arte Da Cura”. Agende comigo seu horário de benzimento à distância, online ou presencial em Portugal).

 


Precisamos de mais pessoas-plantas, pessoas-animais, pessoas-pedras, pessoas-nuvens, pessoas-frutas, pessoas palhaças, pessoas loucas… pessoas Vida…. Cujo o fundamento não seja querer, gostar ou poder, mas que brotam o sorriso no coração absurdas e maravilhosas como o dia…

 

Afinal, o que é o Benzimento?

benzedeira com ervas e vela

Já ouviu falar em benzimento? Pois é, quase todos sim… Como uma sutil lembrança que mais soa aos ouvidos como uma imensa gratidão que não se sabe de onde vem, mas que está lá, presente em nossa memória ancestral…

O benzimento é uma ciência ancestral de cura. Ela esteve e está presente em quase todas as culturas da humanidade. Utiliza-se basicamente do instinto, da fé e de elementos da natureza.

No benzimento compreende-se que não há separação do corpo com o pensamento ou com qualquer coisa no universo.

Vamos entendendo que a nossa harmonia interna reflete-nos de forma orgânica e relacional e não depende tão somente do controle, mas com qual sensibilidade criamos a nossa própria realidade.

Um caminho de transcendência pessoal e coletiva, uma revolução silenciosa, um ativismo que de tão sagrado vira natural… O benzimento consiste em deixar-se ir com a fé… A fé que faz brotar no Humano novas e antigas formas de transcendência.

Na verdade, não somos, nem temos a fé. Ela passa por nós, como o ar, que permeia todas as coisas viventes. Basta utilizar.

A paz deve estar em todos os Reinos, em todo o planeta. Não só no humano. Somos parte da natureza. Nós somos portais espirituais para todos os reinos da natureza, somos como sinapses da Mãe Terra.

 

Como funciona o Benzimento?

Foto: Coletivo Urucum e Revista Trip

Benzimento, como o nome faz menção, é o ato de benzer, bem dizer à alguém ou algo.

O Benzimento move as nossas experiências tendenciais e acumuladas de dor ou sofrimento, acidente ou doença, ao passo que planta novas informações à Consciência (pensamentos, emoções, relações e corpo).

Caracteriza-se por gestos simples com Objetos de Poder (como, por exemplo, ervas). Como se organizando o próprio lar.

Um(a) benzedeiro(a) (também chamado de curador, rezador ou benzedor), utiliza sempre da sua fé pessoal, clamando por vezes ajuda de forças superiores que auxiliam frequentemente em suas fraquezas.

Há outros pontos para se conhecer como que esta ciência atua:

  • Geralmente o benzimento é aplicado à apenas um ente por vez. Pois cada um tem uma especificidade em seu trato;
  • Qualquer ser vivo pode receber um benzimento, não apenas os seres humanos;
  • Assim como todo ser vivo, todos os ambientes/lugares também podem ser benzidos;
  • Comumente, no Brasil, o benzimento é dotado de ações breves e objetivas, tanto quanto a intensidade que se dá a manifestação. Em maioria com duração entre 15 à 30 minutos;
  • O atendimento pode ser feito presencialmente ou à distância.

Vamos trazer cura e fé na sua vida? Continue lendo o artigo ou agende comigo sua sessão de benzimento à distância, online ou presencial em Portugal).

 

Como é a tradição do Benzimento no Brasil?

Existem no mundo 4 grandes nações benzedeiras: A indígena, a africana, a católica e a cigana.

benzimento indios

Foto: Livia Mariah

Os povos nativos, que desde após a Era Glacial migraram e se instalaram onde hoje se chamam Américas, sempre tiveram seus rituais de cura e se comunicaram com diversas dimensões da Terra. Seus anciões carregam sabedoria e conhecimento das forças de toda a floresta.

Antes que houvesse o domínio europeu sobre estes povos, estes já tinham o Poder de se conectarem e comunicarem com outros povos, de outras partes do planeta.

Como foi o caso, por exemplo, de povos africanos. Conta-se ainda hoje que eles mantinham contato através dos troncos de árvores.

Foi uma época de muita magia e muita integração entre muitos povos. Ainda é assim, mas em um nível que o “não-índio” não tem capacidade de perceber.

Quando os europeus trouxeram os africanos para as Américas, muitos deles vieram nos navios negreiros no intento de romper barreiras e amenizar as guerras travadas pelos Peles-Brancas (como os nativos chamavam os irmãos vindos da Europa). Eles trouxeram sua magia, poderes sobrenaturais ou tão somente sua esperteza, inteligência, valentia e sabedoria.

mãos de benzedeiras

Foto: Florescer Bento

Muitas pessoas de culturas diversas foram trazidas para o Brasil através dos navios europeus. Muitos ditos bruxas e bruxos em seu lugar de origem, foram aqui isolados.

Em boa grande parte ciganos, que também eram de uma de tradição extremamente vinculada com a natureza (em geral com a sua utilização para a evolução da consciência e das relações humanas).

Para doutrinar e controlar a toda a população, desembarcou também a igreja católica, que na época da invasão instaurava as cruzadas entre outros domínios que vieram conseguintes. Mas daí, não se sabe bem ao certo em que período, os sacerdotes já praticavam defumações, bênçãos, assistência médica e exorcismos.

 

Benzedores e Benzedeiras do Brasil

Foto: Sergio Dutti. Benzedeira Maria Bezerra em reportagem da UOL

Dessa miscigenação toda que repercutiu por todas as Américas, mas, principalmente, nas imensas terras de Pindorama, hoje Brasil, é que influiu o desenvolvimento de tradições benzedeiras.

Em geral, Benzedeiros(as) eram pessoas mais velhas e sábias, e eram respeitados e guardados por todos.

Hoje em dia o benzimento já não é tão praticado, mas continua a ser entregue nas mãos dos descendentes passando de avô(ó) para neto(a) ou, simplesmente, dos mais velhos para os mais moços.

Talvez estes não detenham de tanta sabedoria, no entanto, conhecem os desafios de seu tempo e lutam por preservar e perpetuar esta cultura, este conhecimento universal.

Veja alguns documentários feitos para preservar e honrar as Benzedeiras do Brasil. Conheça suas histórias e trabalho de cura!

 

Benzedeiras em Florianópolis – SC

Benzedeiras em Boa Vista – PB

Benzedeiras em São Paulo – SP


 

Vamos trazer cura e fé na sua vida?

Sou Lorena Lumi. Benzedeira, doula e cantoterapeuta.
Agende comigo sua sessão de Benzimento (online ou presencial em Portugal).

Benzimento: tradição ancestral de cura pelo bendizer!
5 (100%) 4 votos

Lorena Lumi

Nasci e cresci em família de artistas, mais especificamente músicos compositores; vivi desde sempre uma vida repleta de transições por mudanças de casa, contextos sociais e culturais; Sempre fui profundamente ligada à natureza e nos seus sinais; sou médium ainda não tão desenvolvida por minha confiança não ter sido trabalhada desde a infância para isto, entretanto tenho em meu íntimo forte poder de transmutação, visão e cura através de principalmente 4 chacras: umbilical, cardíaco, laringeo e frontal; Sou mãe de duas crianças ambas nascidas em casa apenas com o marido acompanhando; me considero hoje uma pessoa perspicaz, segura, livre e compassiva... Minha frase hoje é: "Ouve do passarinho! A vida como ela é... Absurda e maravilhosa... "

Deixe seu comentário e contribua com a troca

O Guia da Alma é o Portal que conecta pessoas e Terapeutas para uma vida mais leve com Terapia Holística e Integrativa online ou presencial em todo Brasil!

Descubra também o Autoconhecimento, Espiritualidade e Bem-estar no conteúdo original do nosso blog!

Receba o Guia da Alma no seu e-mail!

Conteúdo para a sua evolução de consciência.

As Terapias Holísticas e Integrativas são complementares à medicina alopática, e não devem substituir nenhuma consulta e/ou tratamento médico.
Atenção: este site não oferece tratamento ou aconselhamento imediato para pessoas em crise suicida.
Em caso de crise, ligue para 188 (CVV) ou acesse o site www.cvv.org.br. Em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo.

Política de Privacidade | Termos de Uso
Copyright © 2018 Guia da Alma. Todos os direitos reservados.
Feito com Luz e Amor em Florianópolis!