Carregando.
Aproveite a pausa e respire fundo!

image-sentir-se-bem-de-corpo-inteiro
Bem-estar Saúde Integral

Sentir-se bem de corpo inteiro

De forma leve e natural, terapias holísticas equilibram corpo e mente, amenizando sintomas e atuando na prevenção de doenças.

icon-share
29 compartilhamentos

As terapias holísticas, como a prática de yoga, o uso de essências florais, as técnicas de meditação e Reiki, conquistam cada vez mais adeptos por promoverem uma melhor e mais saudável qualidade de vida através do equilíbrio entre mente, corpo e espírito.

Para Márcia Cristina da Silva Oliveira, terapeuta holística, mestre em reiki e yogaterapeuta, as terapias holísticas são uma somatória de técnicas milenares e modernas, sempre suaves e naturais, que proporcionam harmonia, autoconhecimento e incrementa sua capacidade de ser bem-sucedido na conquista da saúde mente-corpo.

“A partir da avaliação e tratamento dos desequilíbrios energéticos, suas predisposições e possíveis consequências, as práticas estimulam a tendência natural ao equilíbrio, transmutando a harmonia em autoconhecimento”, ressalta.

 

Benefícios além-corpo

Aliviar o estresse, combater dores e até auxiliar no tratamento de doenças como a depressão estão entre os benefícios das terapias holísticas. “O usuário obtém mais relaxamento, bem estar, paz interior, autoestima, autoconfiança, alegria, segurança, disposição, alívio de dores e recuperação energética”, afirma Márcia.

 

Foco na prevenção

De um modo geral, tais abordagens não focam na cura de doenças, mas na melhor forma de preveni-las, além de complementar o tratamento convencional. “As terapias holísticas atuam de forma complementar ao tratamento médico convencional e em hipótese alguma o substituem. Os dois tratamentos podem caminhar paralelos e caso a pessoa atendida esteja sob tratamento de saúde com outros profissionais, este não deve ser interrompido, pois as terapia holísticsa são sem contraindicações, sendo compatíveis com qualquer outra forma de tratamento”, alerta a terapeuta.

 

Como funcionam as Terapias Holísticas?

Facilitando a comunicação entre o corpo físico, e a energia associada a ele, a terapia holística atua nos distúrbios e desequilíbrios. “Para isso, utilizamos as seguintes técnicas conjuntamente: educação em saúde; vibracionais: florais de Bach e Saint Germain; psicoterapia holística: aconselhamento holístico e psicossíntese; bioenergética: Deeksha, Reiki, e Yogaterapia”, sugere a terapeuta. As técnicas ainda podem ser aplicadas de forma isolada ou integradas e o tratamento pode ser de curto, médio ou longo prazo, dependendo de cada caso específico.

Cada uma é uma. Conheça algumas das terapias holísticas mais famosas e saiba o que a ciência pensa delas:

 

Reiki

Reiki é um sistema natural de cura, uma energia de alta frequência vibratória, que atua profundamente no indivíduo, buscando dissolver a causa de seus males e amplia a consciência de forma holística.

guia-da-alma-reiki-energia

É uma terapia voltada para reduzir o estresse e promover o relaxamento da mente-corpo, e a partir desta fusão, melhorar determinados distúrbios de saúde de ordem energética. É acionado a partir da imposição de mãos e baseia-se na vivência de uma “energia vital universal”.

Saiba mais: O poder de reequilíbrio do Reiki

 

Yoga

‘Yoga’ significa união, junção. É uma filosofia prática de vida, baseada em um sistema de harmonização e desenvolvimento completo que integra corpo, mente e espírito. A vivência contínua de yoga conduz o praticante a um profundo relaxamento, tranquilidade mental, concentração, clareza de pensamento e percepção interior, juntamente com o fortalecimento do corpo físico e o desenvolvimento da flexibilidade.

guia-da-alma-terapias-yoga-holísticas-marcia-oliveira

Neste conceito, a Yogaterapia por meio da tríade mente, corpo e respiração beneficia todo o organismo de forma holística, objetivando autoconhecimento e autonomia, reduzindo a tensão e ampliando a consciência corporal.

Leia mais:

 

Essências Florais

Os remédios florais de Bach, ou simplesmente, essências florais, foram desenvolvidas entre os anos 1920 e 1930 pelo famoso médico bacteriologista e patologista Dr. Edward Bach.

guia-da-alma-florais-de-bach-marcia-oliveira-

Cada um de seus remédios está associado a uma emoção humana básica e ajuda na mudança destas emoções quando em estados negativos, eliminando traços ou atitudes defeituosas, de tal forma que conduzem o cliente a harmonização, bem estar geral e superação de seus sentimentos perturbadores, melhorando e equilibrando o estado mente-corpo.

Saiba mais:

 

Esse texto foi publicado originalmente no Jornal Saúde em Pauta.


Quer sentir-se bem de corpo inteiro?

Entre em contato comigo!


 

Receba o Guia da Alma no seu e-mail!

Conteúdos para a sua evolução da consciência, uma vez por semana.




Dê uma nota!

Marcia Cristina da Silva Oliveira

Márcia é uma Terapeuta experiente com especialização em Educação em Saúde Pública e Meditação Clínica. Desde 2001 atua como Terapeuta, é Mestre Reiki Usui Tradicional e Moderno, Terapeuta Holística e Terapeuta Vibracional Tameana. Outras técnicas que oferece: Florais de Bach e de Saint Germain, Aromaterapia Clínica, Fitoterapia Clínica, Mandala Chakra Terapia - Técnica terapêutica canalizada por ela em 2009, sendo ainda Deeksha Giver, professora de Hatha Yoga Clássico, Hatha Yoga Para o Parto e Yogaterapeuta. Membro da Sociedade Internacional de Terapia - SINTE com CRT-36832, da Associação Brasileira de Terapia Holística - ABRATH com CRTH-BR 4028 e da Associação Internacional dos Professores de Yoga do Brasil - I.Y.T.A/BR - 2350. WhatsApp: (48) 9906-4815.

Deixe seu comentário e contribua com a troca

O Guia da Alma é o Portal que conecta pessoas e Terapeutas para uma vida mais leve com Terapia Holística e Integrativa online ou presencial em todo Brasil!

Descubra também o Autoconhecimento, Espiritualidade e Bem-estar no conteúdo original do nosso blog!

Receba o Guia da Alma no seu e-mail!

Conteúdo para a sua evolução de consciência.

As Terapias Holísticas e Integrativas são complementares à medicina alopática, e não devem substituir nenhuma consulta e/ou tratamento médico.
Atenção: este site não oferece tratamento ou aconselhamento imediato para pessoas em crise suicida.
Em caso de crise, ligue para 188 (CVV) ou acesse o site www.cvv.org.br. Em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo.

Política de Privacidade | Termos de Uso
Copyright © 2018 Guia da Alma. Todos os direitos reservados.
Feito com Luz e Amor em Florianópolis!