Como ter um relacionamento amoroso saudável? 8 dicas especiais!

A maior diferença entre uma relação saudável e não saudável é como conseguimos nos comunicar dentro do relacionamento.
casal em relacionamento amoroso saudável
Terapeuta Certificado
Mais terapias de Talita Ribeiro
5/5 - (5 votos)

Será que você sabe como ter um relacionamento amoroso saudável?

As coisas acabam não fluindo muitas vezes no campo amoroso e não entendemos o porquê.

Podemos até trocar de parceiro e mesmo assim as coisas desandam. A verdade é que muitas vezes trazemos muita bagagem dentro de nós, que nos impede de atrair e manter relacionamentos amorosos de harmonia e fluidez.

Sou Talita Ribeiro, Consteladora Familiar Guia da Alma e, neste artigo, irei te falar com mais detalhes sobre como podemos finalmente ter um relacionamento feliz. Boa leitura!


O que é um relacionamento amoroso saudável?

imagem de O que é um relacionamento amoroso saudável

Foto: FG Trade – istock

Muitas vezes buscamos um parceiro amoroso que seja alto, atraente fisicamente e que tenha uma boa carreira. Mas de maneira alguma isso nos dá um indicativo de que esse relacionamento será feliz.

Um relacionamento saudável é quando ambos os parceiros sabem trabalhar suas emoções durante o dia a dia e também nos conflitos, quando ambos querem melhorar e crescer naquele relacionamento e estão realmente abertos a uma parceria.

Características de relacionamento saudável e não saudável

imagem de Características de relacionamento saudável e não saudável

Foto: JLco – Julia Amaral – istock

A maior diferença entre um relacionamento saudável e não saudável é como conseguimos nos comunicar dentro do relacionamento. Precisamos sim ter conversas difíceis e também precisamos saber escutar o outro.

A comunicação assertiva pode ser feita de diversas formas, sendo muito importante:

  • Como falamos;
  • Quais palavras usamos;
  • Qual tom é usado;
  • Se estamos falando para atacar o outro ou se estamos achando uma forma mais saudável de conversar, sem cobranças e sim mostrando como estamos nos sentindo.

Temos também que pensar na comunicação não verbal, que também passa uma mensagem importante ao outro, que pode ser feita por olhares e por gestos.

Os pilares do relacionamento amoroso saudável

imagem de Os pilares do relacionamento amoroso saudável

Foto: Vanessa Nunes – istock

Temos que lembrar que a comunicação dentro de um relacionamento amoroso é algo feito entre duas pessoas, portanto, não deve ser algo unilateral, onde somente um fala e o outro escuta.

E a partir daí, com base nessas trocas, vamos ampliando a nossa visão de mundo, entrando um pouco no mundo do outro, e o outro entrando em nosso mundo. 

A importância de entrarmos no universo do outro é enorme, porque cada um traz uma bagagem, experiências de vida diferentes e também vem de criações diferentes.

Cada um observa a vida de uma forma e vai reagir às situações de acordo com a bagagem que foi criando ao longo do tempo. Se estivermos dispostos a ouvir a verdade do outro, podemos crescer muito

A maneira na qual nos relacionamos irá depender muito das experiências que tivemos anteriormente e como fomos criados em nossa família e em nossa cultura. Tudo isso influencia muito:

  • Como nossos pais e avós navegavam dentro dos seus relacionamentos interpessoais;
  • Que tipo de comunicação eles tinham — se se fechavam quando estavam zangados, se queriam fugir da relação, se explodiam, se iam fazer alguma outra atividade para se distrair ou se passavam por cima do conflito sem querer lidar com ele e fingindo que estava tudo bem…;
  • Entre outros.

Muitos de nós não fomos ensinados a lidar com as diferenças de forma saudável, não aprendemos isso.

Portanto, precisamos, sempre que surgir algum ponto de atenção nos nossos relacionamentos, observar a maneira na qual agimos, a maneira na qual reagimos e aos poucos irmos criando segurança em nossa relação de ambos os lados para mostrarmos a nossa vulnerabilidade, nossos desejos e vontades de forma saudável.

Nem sempre existe o certo e o errado, podem existir múltiplas verdades e precisamos estar abertos à verdade do outro.

Como ter um relacionamento amoroso saudável? 8 dicas especiais!

imagem de Como ter uma relação saudável? 8 dicas especiais!

Foto: FG Trade – istock

Veja, agora, 8 dicas essenciais para ter um relacionamento amoroso saudável!

Dica 1. Seja a responsável pela sua própria felicidade

ícone de Seja a responsável pela sua própria felicidade

Quando estamos criando a nossa própria felicidade e não esperando que o outro faça isso para nós, nos tornamos parceiros mais leves nas relações. Expresse suas vontades e desejos, mesmo que se sinta desconfortável fazendo isso.

Além disso, não espere que o outro adivinhe o que você está pensando e busque criar um espaço seguro para si dentro da relação. Isso é uma construção a ser feita em conjunto, com dedicação de tempo e afeto. É importante aceitar o outro e nos aceitarmos também.

Dica 2. Como lidar com conflitos no relacionamento amoroso

ícone de Como lidar com conflitos no relacionamento amoroso

Não existe relacionamento sem conflito, seja no campo amoroso ou não.

Se a relação não tem conflito algum, ela está sendo levada de forma rasa ou tem uma pessoa ali que cede muito para que a relação não tenha diferenças.

Portanto, o importante é aprendermos a nos comunicar nas relações, termos conversas difíceis e falar com empatia para o outro o que estamos sentindo.

Dica 3. Como lidar com pessoas difíceis no relacionamento amoroso

ícone de Como lidar com pessoas difíceis no relacionamento amoroso

Se estamos nos relacionando com uma pessoa difícil é importante refletirmos o porquê de termos nos atraído por essa pessoa.

No geral, nosso inconsciente vai para o que é conhecido.

Por exemplo: se nossa mãe é uma pessoa que foca muito em fazer tudo para todos, passando por cima das suas próprias vontades, existe a possibilidade de você ter esse mesmo padrão e daí você vai ter na sua vida alguém não tão fácil de lidar, para você continuar tendo o papel que você conhece, que é o de se adequar àquela situação.

Dica 4. Traição no relacionamento amoroso

ícone de Traição no relacionamento amoroso

É muito difícil falar desse tema, mas quem foi traído será que lá no fundo realmente estava 100% disponível para aquela relação?

Será que seu inconsciente não estava divido em querer se entregar para aquela pessoa e outro lado, mais racional, dizia, por exemplo, que se entregar para alguém pode ser perigoso e que você pode vir a sofrer?

Uma conversa com um profissional pode cair bem nesse momento!

Dica 5. Ansiedade e relacionamento amoroso

ícone de Ansiedade e relacionamento amoroso

Muitas vezes queremos ter o pacote completo na vida, como ter um trabalho legal, uma casa gostosa pra morar, construir uma família… e vamos ficando ansiosos para que tudo isso aconteça.

Na ansiedade toda, nem sempre vamos criando os alicerces para que a nossa vida siga esse rumo, não curamos as nossas dores e esperamos que o relacionamento com o nosso parceiro possa aquietar os nossos anseios.

Mas muitas vezes isso somente acontece por um curto período de tempo, na fase da paixão; depois que essa fase passa, a ansiedade e o anseio voltam à tona.

Realmente precisamos trabalhar dentro de nós os alicerces todos para atrairmos um relacionamento bacana ou transformarmos o nosso relacionamento atual em algo mais saudável.

Dica 6. Inteligência emocional na relação

ícone de Inteligência emocional na relação

É muito importante equilibrarmos a balança entre o que damos e o que recebemos na relação.

Se a balança pende mais para um lado do que para o outro, o relacionamento fica sem a força que precisa para seguir.

Se damos demais em uma relação, é bom refletir se não estamos indo além do papel de parceiro e assumindo talvez um papel de pai ou de mãe da outra pessoa.

E se nos doamos de menos, será que queremos que o outro cubra um vazio que temos dentro de nós, desequilibrando, assim, a relação ao longo do tempo?

Dica 7. Olhar interior para o campo amoroso fluir

ícone de Olhar interior para o campo amoroso fluir

Quanto mais vamos nos conhecendo e conhecendo a nossa história e como reagimos às situações, fica mais fácil começarmos a fazer escolhas diferentes.

O meu convite a você que está lendo esse artigo é que comece a se questionar quais são os sentimentos e emoções que se repetem nas suas relações? E o que esses sentimentos e sensações dizem sobre você?

Vamos parar de olhar somente para o comportamento do outro e começar a olhar para dentro de nós, para como nos sentimos perante o comportamento do outro.

Assim conseguimos investigar esses gatilhos todos que temos a partir da relação com outro e ir cada vez mais amadurecendo emocionalmente.

Dica 8. Ressignificando nossas vivências para estarmos abertos a um relacionamento saudável

ícone de Ressignificando nossas vivências para estarmos abertos a um relacionamento saudável

O passo final é realmente ir a fundo em nosso mundo interno, fazendo um trabalho com profissionais de terapia que possam te apoiar na sua trajetória.

Profissionais bem capacitados podem enxergar o que você ainda não está vendo dentro da sua história e trabalhar a quatro mãos com você, para que finalmente você tenha o relacionamento amoroso que merece.

Se você precisa de ajuda nesse momento para transformar a sua vida amorosa:

5/5 - (5 votos)

Terapeuta com mais de mil atendimentos em 6 países ao redor do mundo. Para cada cliente eu faço um trabalho personalizado para entender qual seria o melhor caminho de cura por meio de abordagens de impacto, como a Constelação Familiar, EFT, Reprogramação de Crenças e Coach.

AGENDAR!

Atende online

Mais terapias de Talita Ribeiro

  • A Insegurança está te impedindo de viver de forma plena? Sessão de EFT para se sentir mais seguro!

    Online
    R$180,00
    Talita Ribeiro
    (38)
    Terapeuta Certificado
    96 terapias realizadas
    Play
  • Cresça na sua profissão! Saiba como a Constelação Familiar pode te ajudar

    Online
    R$190,00 Oferta!
    Talita Ribeiro
    (38)
    Terapeuta Certificado
    96 terapias realizadas
    Play
  • O Burnout está te impedindo de viver de forma plena? Ganhe equilíbrio na sua vida!

    Online
    R$180,00
    Talita Ribeiro
    (38)
    Terapeuta Certificado
    96 terapias realizadas
    Play
Ver Perfil de Terapeuta