Orixá Oxumaré: transformação, riqueza e fortuna!

Receba as bençãos de seu arco-íris.
orixá oxumaré: feminino e masculino - arco-íris
Mais terapias de Marisilda Brochado
3.9/5 - (7 votos)

Com certeza você já viu um arco- íris, e se encantou, não é? 

Este mês após uma tarde chuvosa, me vislumbrei com a imagem de dois arco íris se cruzando no imenso céu azul! Que sensação confortante, quanta beleza exuberante. Uma alegria  imensa preencheu o meu ser e permaneceu por muitos dias.

Pois assim começo descrevendo Orixá Oxumaré, esse multicolorido Orixá, que traz consigo as sete cores do arco-íris.

Este artigo faz parte de uma série de artigos sobre Orixás: uma maneira de conhecer e honrar as matrizes culturais e espirituais africanas. Em honra e reverência aos nossos ancestrais, agradeço, me entrego e me coloco a serviço!


 

Quem é Oxumaré?

orixá oxumaré - palmeira

Ilustração: Orádia Porciúncula

Nas religiões afro-brasileiras, Oxumaré é uma divindade que está ligada à transformação das coisas e à passagem do tempo.

Por ser o Orixá do movimento e das mudanças, dono do arco íris, Oxumaré rege a sorte, a fortuna, a riqueza. Ele é generoso e capaz de dominar a energia do dinheiro, direcionando-a para quem pede suas bençãos.

Uma característica importante de Oxumaré é que ele assume as formas de natureza feminina e masculina e, por isso, é completo em seu equilíbrio, não sendo definido em nenhuma delas. Ele representa a junção entre o masculino e o feminino, união que gera a essência da vida.

Portanto, rege também a criação, a fertilidade, e tudo que é oposto complementar: como a água e a terra, a mortalidade e a imortalidade.

Orixá Oxumaré na Umbanda é representando por uma cobra arco-íris, que envolve a Terra com a sua cauda e assegura a integração do planeta e a renovação do Universo através das transformações.

Ele é o senhor de tudo que é alongado. E, segundo algumas tradições ancestrais, com a benção de Oxumaré, o cordão umbilical dos recém-nascidos é enterrado, geralmente com a placenta, sob uma palmeira que deve ser bem cuidada para refletir a saúde da criança.

Oxumaré é o caminho da felicidade e ele, e outros Orixás podem te ajudar em qualquer que seja o assunto que necessita.

História de Oxumaré

orixá oxumare e orixa oxala

Ilustração: Orádia Porciúncula

Oxumaré é filho de Orixá Oxalá Oxalufã com Nanã BuruqueSeus irmãos são:

Oxumaré era conhecido por sua destreza e sabedoria, e era chamado de Babalawô, que significa “o Pai de todos segredos”.

O Rei de Ifé, sempre chamava ele para prestar serviços, mas o pagava somente com esmolas. Oxumaré não se importava, pois acreditava que era uma honra prestar serviços para a figura mais importante da região.

Porém, como estava passando por necessidades, decidiu consultar Ifá, o oráculo africanos, para saber a melhor forma de proceder. O Rei achou aquilo uma ofensa e disse que não queria mais seus serviços.

Na mesma época, o Orixá Olokun (senhor do mar, saúde e prosperidade), estava a procura de um Babalawô que pudesse lhe orientar sobre como ter filhos. Oxumaré lhe ensinou uma oferenda e Olokun o presenteou com sementes de dinheiro e um tecido colorido.

Olokun disse que sempre que Oxumaré usasse o tecido, suas cores se espelhariam no céu, mostrando sua majestosa e alegre presença.

Desde então, Orixá Oxumaré costuma usar o tecido sempre que desce com as águas do céu. E é por isso, que nos mais dias belos de chuva, um arco-íris se espalha pelo céu.

 

Qualidades de Oxumaré

símbolos de oxumaré

Ilustração: Orádia Porciúncula

  • Dia de Oxumaré: terça-feira e 24 de agosto;
  • Cores: todas as cores do arco íris;
  • Roupas de Oxumaré: verdes e amarelas;
  • Números: 7 e 14;
  • Saudação a Oxumare: Arroboboi Oxumarê!”, que significa “Salve o Senhor do Arco-íris” ou “Salve o Senhor dos Ciclos”;
  • Símbolos: serpentes e arco-íris;
  • Sincretismo religioso: São Bartolomeu;
  • Oferendas para Oxumare: Batata doce cozida, pilada com mel, com um pouco de azeite de dendê.

Tipos de Orixá Oxumaré e características

oxumaré cobra arco-íris

Ilustração: Orádia Porciúncula

Muitas são as faces e qualidades de OxumaréEle se apresenta em diferentes formas e arquétipos, que podem ser identificados em sua personalidade, dons, formas de agir e companhias.

Esse Orixá pode se apresentar na forma masculina ou feminina, sendo ela serpente ou arco-íris. As formas de serpente costumam ser femininas e as de arco-íris masculinas.

  • Vodun Azaunodor Oxumaré: príncipe relacionado com o passado;
  • Oxumaré Dan: cobra que participou da criação da humanidade. Na forma humana, é muito generoso e está relacionado às chuvas, riqueza e abundância;
  • Vodun Frekuen: serpente venenosa;
  • Vodun Dangbé: orixá velho, pai de Dan, é inteligente, governador do movimentos dos astros e costuma fazer adivinhações;
  • Vodun Bessen: guerreiro generoso e ambicioso, veste branco e usa uma espada.

 

Como se conectar com as bênçãos de alegria e riqueza de Oxumaré

oxumaré fem e masc

Ilustração: Orádia Porciúncula

Procure conhecer mais sobre o movimento LGBTQIA+.

Medite para identificar as suas crenças e preconceitos quanto ao tema, peça entendimento e aceitação da diversidade humana para Oxumaré, o rei do arco-iris.

Essa abertura de visão e coração, refletirão pra você, proporcionando uma vida mais próspera, acolhedora, abundante e feliz.

Oração a Oxumarê

oxumaré e obaluae

Orixás Oxumaré e Obaluaê – Ilustração: Orádia Porciúncula

Faça essa oração por 7 dias para renovação em sua vida:

“Ilumina-me, Arco-íris Sagrado, com seu poder renovador da vida;

livrando-me dos inimigos, dos falsos amigos, e das pessoas más e invejosas e de suas intrigas;

e ponha em meus caminhos as amizades sinceras e os sentimentos verdadeiros que me trarão crescimento e harmonia!

Arroboboi Oxumarê!” 

Música de Oxumaré

 


Para se conectar ainda mais à sua sabedoria interior e bem-estar, agende uma sessão de Terapia Holística para se conectar aos seus Guias Espirituais!

3.9/5 - (7 votos)
As Terapias Holísticas e Integrativas são complementares à medicina alopática, e não devem substituir nenhuma consulta e/ou tratamento médico.
Atenção: este site não oferece tratamento ou aconselhamento imediato para pessoas em crise suicida.
Em caso de crise, ligue para 188 (CVV) ou acesse o site www.cvv.org.br. Em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo.
Política de Privacidade | Termos de Uso
Copyright © 2018 Guia da Alma. Todos os direitos reservados.
Feito com Luz e Amor em Florianópolis!
Por InCuca