Orixá Ewá: a Deusa da intuição e da vidência!

Conheça mais sobre essa sábia divindade feminina!
orixá ewa cobra
Mais terapias de Marisilda Brochado
4.4/5 - (25 votos)

Falar da Orixá Ewa, para mim, além de ser uma alegria é também fazer um convite a você se reconectar com os dons da intuição e da vidência. Também dissipar as brumas que mascaram a ilusão, que todas e todos nós possuímos em alguma medida. 

Este artigo faz parte de uma série de artigos sobre Orixás: uma maneira de conhecer e honrar as matrizes culturais e espirituais africanas. Em honra e reverência aos nossos ancestrais, agradeço, me entrego e me coloco a serviço!


 

Quem é Ewa?

Ilustrações de Orádia Porciúncula

Orixá Ewá ou Yewá, é conhecida por ser símbolo de beleza e sensualidade. Ela á uma Yabá (orixá feminina) de grande sabedoria, pois possui o dom da vidência.

Também é considerada a Deusa do céu rosado e estrelado, rainha do cosmos. A dona do mundo e horizontes.

Regente da neblina e dos nevoeiros, quem a desafia costuma se perder. Mas quem está disposto a ver além das brumas, poderá se guiar por sua intuição e vidência.

Ewá é a virgem, protetora de tudo que é puro: desde o ser humano, até as florestas, rios e tudo que é inexplorado. Mas não confunda pureza com ingenuidade: Orixá Ewá é muito sábia. Ela vê além dos olhos.

Orixá Ewa é uma divindade mais tradicional no Candomblé do que na Umbanda.

Sua principal força vem da Nigéria, onde existe um rio com seu nome: o rio Ieuá ou Euá (em iorubá: Yèwá). Assim como Iemanjá e Oxum, também é uma divindade feminina das águas, associada à fecundidade.

Também é uma deusa guerreira, mas menos conhecida, e às vezes é confundida com o arquétipo de Iansã – Oyá

Em muitos lugares é cultuada com seu irmão Oxumaré: os dois são responsáveis pela energia do arco-íris e possuem a serpente como símbolo. Mas suas personalidades são diferentes: Ewá é mais expansiva, faladeira e instável.

 

História de Ewa Orixá

Orixá Ewa

Ewá e Oxumaré – Ilustração: Orádia Porciúncula

Orixá Ewá é a divindade feminina da vidência. Ela é:

Uma lenda de Ewá conta que ela enganou a morte. Um dia ela estava lavando roupas na beira de um rio e notou que vinha em sua direção um homem correndo desesperado.

Ela quis ajudar o homem, e então jogou as roupas no rio e escondeu ele em seu igba, uma gamela gigante.

Quando Ikú, a morte, surgiu perguntando se ela havia visto um homem, Ewa calmamente respondeu que ele havia descido o rio correndo.

Ao sair da igba, o homem apresentou-se como um Ifá (oráculo africano) e se apaixonou por ela. Junto com ele, Ewa aprendeu o dom da vidência, mas recusou ser sua mulher. Por isso, algumas de suas lendas dizem que ela habita também regiões de cemitério, onde se sente em paz e consegue se manter afastada de Ifá e de Xangô.

Outra história, conta a lenda de Ewa e Oxumaré e aqui muitas pessoas se confundem dizendo que ela é uma parte feminina de Oxumarê ou sua amante!

Nanã Buruque achava sua filha linda, mas muito solitária e queria que ela se casasse. Orixá Ewá queria viver sozinha e se dedicar ao equilíbrio e proteção de tudo que é puro e verdadeiro.

Pediu ajuda ao seu irmão Oxumaré, que a levou ao final do arco-íris, onde ninguém nunca chegou, nem nunca viu. Lá os dois passaram a viver juntos. Ewá pôde então se esconder para sempre de Nanã e trazer a noite com seu adô.

 

Qualidades de Ewa

Orixá Ewa

Yewa Gebeuyin – Ilustração: Orádia Porciúncula

  • Saudação de Ewa: Ri Ro Ewá! – Significa: Doce e branda, Ewa!
  • Dia de Ewa: terça-feira – 13 de Dezembro
  • Cores de Ewa: coral, rosa e vermelho vivo
  • Números: 6 e 15
  • Ewa no Sincretismo: Santa Luzia
  • Domínios: Beleza, vidência, criatividade. preservação dos rios e das matas 
  • Símbolos e Ferramentas de Ewa: o Ofá usado em guerra, o arpão, a cobra e a lira.
  • Elementos: Florestas, céu rosado, astros e estrelas, água de rios e lagoas
  • Oferendas para Ewa: flores cor de rosa e vermelhas;
  • Comida de Ewa: Adimu de Ewá (Cozinhar os ingredientes separadas e ao final misturá-los: feijão fradinho e feijão preto refogado, milho de galinha cozido, batata doce picada e cozida, camarão seco, banana da terra picada e coco cozido e picado em cubos)

 

Tipos de Orixá Ewa e características

Ewá Gebeuyin – Ilustração: Orádia Porciúncula

Muitas são as faces e qualidades de Ewa. Ela se apresenta em diferentes formas e arquétipos, que podem ser identificados em sua personalidade, dons, formas de agir e companhias. Conheça alguns:

  • Ewá Awo: é a senhora dos búzios, tem ligação com os Orixás Oxóssi, Oya e Ossayn.
  • Ewá Bamio: dona das pedras preciosas, está junto com Ossayn.
  • Ewá Fagemy: deusa do arco íris, está junto com Oxun e Oxalá.
  • Ewá Gyran: senhora dos raios solares, está ligada a Omulu, Oxossi e Oxum.
  • Ewá Gebeuyin: nas tempestades, ela se transforma em uma serpente azulada. É ligada a Omulu, Oya e Oxum.
  • Ewá Salamim: é a senhora guerreira e das matas, ligada a Yemanjá e a Odé.

 

Como cultuar Ewa e receber suas bênçãos

Orixá Ewa

Yewa Gebeuyin – Ilustração: Orádia Porciúncula

A Yabá Ewa é capaz de transformar a água liquida em gasosa, criando nuvens e a chuva. Ela é a senhora das transformações orgânicas e inorgânicas, Deusa do encanto e das mutações.

Pense em que área da sua vida você quer efetuar uma mudança: em que circunstância da vida você precisa flexibilizar e se adaptar?

A Potência Feminina de Orixá Ewa vem para ressaltar que uma mulher se transforma mais pelo compromisso que tem com o desenvolver-se a si mesma, do que para responder as questões que são externas.

Conecte-se com Ewa reconhecendo que suas potencialidades não precisam estar vinculadas a responder os anseios masculinos, e às expectativas que não são suas.

Faça uma lista de 3 potencialidades que você possui e quer expandir. Medite sobre cada uma delas e escreva 3 ações para cada uma delas.

 

Oração de Ewa

Orixá Ewa

Yewa Fagemi – Ilustração: Orádia Porciúncula

“Senhora do céu rosado, senhora das tardes enigmáticas; senhora das nuvens carregadas, esteira do arco-íris.

Senhora das possibilidades das vantagens e dos caminhos do encantamento e da beleza, da alegria e da felicidade.

Senhora das brumas dissipe as nuvens dos meus caminhos; ó poderosa Yaba!

Invoque as forças dos ventos a meu favor, que a chuva me cubra de prosperidade, que sua coroa cubra meu destino; ó princesa-mãe do oculto!

Que eu seja o seu filho perdido e bendito e em suas graças; que a névoa que existe hoje em meus passos seja límpida no amanhã!

Que assim seja! Rirô Ewá!”

 

Música para Ewa

 


Para se conectar ainda mais à sua sabedoria interior e intuição, agende uma sessão de Terapia Holística para falar com seus Guias Espirituais!

4.4/5 - (25 votos)
As Terapias Holísticas e Integrativas são complementares à medicina alopática, e não devem substituir nenhuma consulta e/ou tratamento médico.
Atenção: este site não oferece tratamento ou aconselhamento imediato para pessoas em crise suicida.
Em caso de crise, ligue para 188 (CVV) ou acesse o site www.cvv.org.br. Em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo.
Política de Privacidade | Termos de Uso
Copyright © 2018 Guia da Alma. Todos os direitos reservados.
Feito com Luz e Amor em Florianópolis!
Por InCuca