Orixá Oxalá: o criador reverenciado na festa do Bonfim em Salvador!

Dicas para se conectar e receber as bênçãos do pai Oxalá!
orixá oxalá imagem

O Orixá Oxalá é considerado o mais poderoso de todos. É o Orixá da energia da criação, reverenciado em 16 de janeiro em Salvador na festa de Nosso Senhor do Bonfim!

Vamos conhecer mais sobre este poderoso Orixá? Sou Marisilda Brochado, Enfermeira Obstétrica, Terapeuta Holística, Master Reiki, Canalizadora do SEA – Sistema de Energização Axé. Boa leitura!


 

Orixá Oxalá: o criador

orixá oxalá criador

Ilustrações de Orádia Porciúncula

Os Orixás são deuses africanos que atuam entre o mundo humano e o divino, comandando a vida e o destino das pessoas.

Orixás são divindades caprichosas. Assim como nós humanos eles amam, odeiam, ajudam, curam ou castigam (de acordo com a sua natureza).

Dentre todos os Orixás, Oxalá é o mais poderoso. Seu nome original é Orishala ou Obatala na Africa.

Oxalá foi o primeiro Orixá a ser criado e a ele foi dada a missão de criar o universo, todos os seres e coisas que existiriam no mundo!

Pai dos homens, criador da humanidade, Oxalá é o pai de todos. Muito sábio e benevolente com os filhos, ele os leva pelos caminhos da vitória.

Orixá Oxalá é regente do Trono da Fé, ou seja, está associado a todos os assuntos que envolvam a Esperança e a Confiança em Deus.

Oxalá é o primeiro filho de Olorum, o Orixá mais velho. Devido a sua posição ele se tornou um pouco prepotente e exigente, sendo assim teimoso e perfeccionista. Sempre consegue o que deseja através de suas estratégias e capacidade de raciocínio.

Da sua união com Iemanjá (a rainha do mar), nasceram outros orixás e a linha do horizonte, dividindo o céu e o mar.

orixá oxalá e yabá iemanjá

Esse Orixá orienta quem os busca com a força de batalha para alcançar seus objetivos de vida. Oxalá é símbolo da pureza e da paz.

São duas as característica de Oxalá que norteiam as suas características e a dos seus filhos e filhas:

 

Oxalá Oxalufan

Orixá Oxalá Oxalufan imagem

É o Oxalá mais velho, seu templo é em Ifon. Esse Oxalá anda curvado por causa do tempo, os anos lhe pesam no corpo, ele é vagaroso como um idoso com dores.

É o Opaxorô que o sustenta, um bastão de metal branco com a imagem de um pássaro. Está diretamente ligado com a tranquilidade, paz, sabedoria e paciência.

 

Oxalá Oxaguian

Orixá Oxalá Oxaguian

Oxaguian é o filho de Oxalufã, um Orixá jovem, forte e guerreiro. Seu principal templo é o Ejigbo. Em suas mãos estão o escudo e a espada.

Oxaguian é o Orixá responsável por encorajar seus filhos nas lutas diárias para que eles possam superá-las.

É dinâmico e está sempre em movimento, ele rege a inovação. Sua comida favorita é o inhame (por isso criou o pilão) e seu nome é derivado justamente de seu prato preferido: Orixá comedor de inhame pilado.

 

Orixá Oxalá: História da Criação do Homem

orixá oxalá e yabá Nana

Oxalá é o Orixá mais velho, filho de Olorum. Foi a ele que seu pai confiou o saco de criação para criar o mundo. E, como todo Orixá, Oxalá deveria seguir procedimentos para fazer o ritual da criação.

Muito altivo e presunçoso (como é comum em alguns filhos), Oxalá achava que por ser o Orixá mais velho não precisava fazer uma oferenda.

Mas Exú (Orixá responsável por cuidar da entrada do mundo do Além) não gostou da falta de respeito de Oxalá! Quando este passou pelo portal, Exú fez ele sentir uma grande sede que o fez furar uma palmeira com o seu Opaxorô (cajado).

Um delicioso líquido vermelho começou a sair da palemeira. Oxalá o bebeu até adormecer, sem saber que esta bebida era vinho de palma.

Enquanto dormia, seu irmão e maior rival Oduduá passou por ele e roubou o saco da criação. Levou-o até seu pai, que soube o ocorrido com Oxalá.  Olorum fez então a oferenda e presenteou Oduduá como rei de Ifé, a primeira cidade do mundo.

Ao acordar, Oxalá foi falar com Olorum, e recebeu como castigo nunca mais poder beber vinho de palma e nem usar azeite de dendê.

Mas o pai, tocado pela frustração de Oxalá, o permitiu criar o homem a partir do barro. Foi quando Oxalá pediu a ajuda da Yabá Nanã para realizar a tarefa e de Olorum para soprar a vida.

 

Oxalá: A festa da lavagem de Nosso Senhor do Bonfim

Baianas na festa de nosso senhor do bonfim

No sincretismo Oxalá é  o Senhor do Bonfim. A Festa de lavagem do Bonfim, é realizada pelas “Baianas”, em Salvador.

A Lavagem das Escadarias da Igreja de Nosso Senhor do Bonfim é uma festa secular, sincrética, plural e acolhe diversas manifestações culturais em uma das mais belas procissões de fé que se conhece no Brasil.

Datada do século XVIII, trazida pelos portugueses católicos e ritualizada pela tradição dos povos de matriz afro-brasileira, em especial, o Candomblé, resistiu ao tempo, incorporou novos elementos e foi tombada como Patrimônio Cultural Imaterial de nossa gente.

Expressa a fé de nosso povo, a unidade religiosa em um ritual recriado todos os anos. São caminhos de gratidão, outros de solicitação, são preces e confissões.

A lavagem de Nosso Senhor do Bonfim é democrática, unindo diversidade, sincretismo religioso, manifestações culturais, celebração e fé.

Em 2020, a celebração de Nosso Senhor do Bonfim está completando 275 anos.

Une crenças religiosas seculares – do catolicismo ao candomblé. Os festejos, rituais e orações se estendem desde o dia 06 de Janeiro – dia de Reis – ao 19 de Janeiro, tendo o seu apogeu no dia 16 (segunda quinta-feira do mês de janeiro), quando ocorre a Lavagem das escadarias da Igreja do Nosso Senhor do Bonfim pelas respeitadas “Baianas”.

Está previsto para o ano de 2020 a participação de mais de 2 milhões de pessoas nos festejos do Bonfim em Salvador.

É considerada a segunda maior festa popular da cidade de Salvador, depois do Carnaval.

Reúne a participação de diversos blocos populares, entre grupos carnavalescos, folclóricos, religiosos e políticos. Dentre esses, já fizeram o percurso o bloco Afoxé Filhos de Ghandy, o bloco Afro Muzenza, o Ilê Ayê, sindicatos, OAB e até time de futebol, somando mais de 50 entidades.

E o grupo Batalá que integra o bloco Orixalá completando este ano 15 anos no bloco. Tive a honra e o prazer de tocar por 3 anos participando deste cortejo (como você pode observar na foto abaixo)!

Bloco Orixalá

 

Festival de Obatalá

Orixá Oxalá Obatalá

Na mesma época, existe um Festival anual de Obatalá (nome de Oxalá na mitologia yorubá) na cidade de Ile Ife, estado de Osun, na Nigéria.

O festival acontece na segunda quinzena de janeiro no Obatala Holytemple e reúne um grande número de iniciados em Obatalá da Nigéria e de outros países.

 

Orixá Oxalá: qualidades

Ilustração de orixá oxalá e pombas

A simbologia de Oxalá é a pomba branca. Suas cores branco e azul celeste!

Oferendas: canjica branca, inhame. Frutas para oferendas: Pêras e uvas brancas

Dia da semana de Oxalá: sexta-feira. Dia do ano: 25 de dezembro

Oxalá no sincretismo: Nosso Senhor do Bonfim e Jesus Cristo

Oxalá saudação: Epa Epa Baba que significa, uma referência de admiração honrosa a presença do Pai.

Canto para Oxalá:Oxalá criou a Terra, Oxalá criou o mar, Oxalá criou o mundo onde reinam os Orixás”.

  • O que mais você gostaria de saber sobre as Yabás e os Orixás? Deixe nos comentários!

 

Dicas para se conectar e receber as bênçãos do pai Oxalá

Ilustração de orixá oxalá paz

Pra você que procura por harmonia e equilíbrio em sua vida, também se você quer solucionar problemas de saúde ou falta de fé, então pode recorrer à Oxalá.

Tome um banho de rosas brancas, use uma roupa clara e eleve seus pensamentos e vibração.

Faça isso preferencialmente nas sextas-feiras. Os melhores horários para homenagens ao pai são:

  • O nascer do sol, próximo às 6h da manhã;
  • No final da tarde, perto das 18h.

Oxalá é a presença da força que buscamos no momento dos desafios. A sabedoria e coragem necessária para enfrentarmos os obstáculos em nosso caminho.

É pai e filho, é o responsável por nossa criação e pela vida do mundo.

 

Neta de Benedita e Antonio,Zilda e João, Filha de Marina e João Gilberto, Mãe de Tainah,Cauê e Maira, Avó de Luã Kaiodê. Canalizadora do SEA - Sistema de Energização Axé,Curandeira,Parteira,Terapeuta Holistica,Reiki Master.

AGENDAR!

Atende online

Agende uma sessão de SEA – Sistema de Energização Axé!

Terapeutas Guia da Alma estão te esperando!