Lei do Retorno: a terceira Lei Espiritual do Sucesso

Como funciona a Lei do Karma - Causa e efeito!
lei do retorno - karma - causa e efeito - foto conceitual de labirinto

Neste artigo vamos entender o que é a Lei do Retorno, ou Lei do Karma: a terceira Lei Espiritual do Sucesso de Deepak Chopra. Como funciona a Lei do Retorno e dicas práticas para viver um karma positivo.

Sou Fermino Neto – Psicanalista, Teólogo, Filósofo, Pedagogo, Terapeuta com Aconselhamento Espiritual Online. Boa leitura!


 

Nos artigos anteriores falei sobre a Lei da Potencialidade Pura e a Lei da Doação. Hoje damos continuidade ao estudo com a Lei do Retorno: também chamada de Lei do Karma, Lei da Causa e Efeito ou Lei da Vida Real.

É fundamental que no entendimento humano a respeito de espiritualidade, esta lei seja assimilada e praticada. Para tanto, precisa ser estudada, como o faz Deepack Chopra em seu best sellerAs Sete Leis Espirituais do Sucesso, onde a Lei do Karma ocupa o terceiro capítulo na abordagem.

 

Lei do Retorno – A Terceira Lei Espiritual do Sucesso

1 lei da potencialidade pura - as sete leis espirituais do sucesso de deepak chopra

De forma clara, simples, lógica e espiritual o Dr. Deepak Chopra sabe colocar “os pingo no is”, pois tem muita calma nessa hora.

Ele não apresenta essa lei de forma teórica ou distante do nosso dia a dia, como poderia ser e tem sido, mirando apenas o conceito de karma como uma crença que veio das religiões hinduístas, budistas e jainistas, sendo bem adotado mais tarde pelo espiritismo.

Na palavra Karma estão contidos vários significados como: força, movimento, lei ou ordem.

Representa que “tudo que queremos que os outros nos façam, devemos fazer nós mesmos a eles”, porque tudo aquilo que fazemos aos outros, aos animais e à natureza, retorna para nós em algum momento.

Não importa se foram coisas positivas ou negativas. Todas as ações que escolhemos ter hoje, um dia retornarão como respostas para nós, na mesma proporção e sentido, até mesmo as ações em momentos de dúvidas e incertezas.

Deixo a dica para agirmos sempre visando o bem, o belo e o lado positivo das relações! Conseguirá assim, evitar muitos sofrimentos e dores no futuro.

Essa lei deixa bem claro o quanto é assertiva essa parte do livro de Deepak Chopra nos lembrando tão fortemente que “qualquer coisa que desejamos pode ser criada, pois as mesmas leis que a natureza utiliza para criar uma galáxia, um planeta, um corpo humano, podem realizar nossos desejos mais profundos”, para o bem e para o mal.

 

6 Ações para lidar com a Lei do Retorno e o Karma positivamente

lei do retorno - karma - causa e efeito - foto conceitual de labirinto

Foto de Ashley Batz

Existem ações que contribuem para um karma positivo e que melhoram a nós mesmos e nossas relações com todos e com tudo ao redor.

 

1. Focar no Propósito de Vida amorosamente

Dessa forma, nos tornamos bem menos suscetíveis às distrações da alma, aumentando o tempo de trabalharmos mais motivados a seguir em direção ao sucesso.

Nesse sentido, até mesmo as falhas pelo caminho são e ensinamentos para nos aprimorar e nos ajudar a agir
diferente e mais alinhados aos nossos propósitos.

De uma experiência negativa, podemos voltar ao trabalho com a mente mais aberta e inspirada.

 

2. Entender que esse mundo inclui conexão do interno com o externo

Só conscientes e conectados com o que há dentro e fora de nós é que nos tornamos mais atentos para perceber o que de real e profundo acontece em nossa vida.

Tudo que de real se manifesta acontece no momento presente, aqui e agora.

Quem vive de sensações do passado ou de previsões do futuro, se perde no tempo. O tempo que mais nos importa, que é uma dádiva e leva o grandioso nome de: o momento presente.

Ter consciência, viver a própria consciência é viver no presente. Somando algo ao que se foi e semeando a semente do depois, ajudando-nos a alcançar nossos objetivos e assim conhecer nosso verdadeiro potencial.

 

3. Cultivar a semente da responsabilidade

Com disciplina e responsabilidade atraímos um Karma leve porque ser responsável é sinal de maturidade, de compromisso com a própria vida e com tudo e todos ao redor.

Aqui uma dica para praticar a 3ª. Lei com espírito de responsabilidade, pois por mais que erremos, o ato de nos responsabilizar por nossos atos vai mostrar sempre que estamos num processo de construção, numa escola permanente, evoluindo e buscando nos emendar fazendo o que é certo.

 

4. Sentir alegria por rir de si mesmo

Para os tolos, seus erros e falhas soam no diminutivo, porque lhes parece humilhantes.

Os sábios, os que buscam o conhecimento e a luz, aceitam que todos os tombos servem para que uma criança aprenda a se levantar e a caminhar.

Todos somos meninos e meninas na perene infância espiritual e humanística dos seres humanos.

Assim, se verdadeiramente dermos a volta por cima, passando ao lado desse sentimento ignorante, seremos capazes de rir de nós mesmos, lidarmos mais facilmente com as quedas na vida e seremos mais compreensíveis com a negatividade alheia.

Um conselho meigo, quer? Ria muito de si mesmo. Nossas imperfeições são indicações das melhorias que devemos trabalhar em nós e todo mundo precisa.

Não se envergonhe de tropeçar e cair, nem se sinta inferior por isso.

Sem contar que quem ri, espanta os demônios, pois o humor acrescenta luz à estrada.

 

5. Perdão e paciência sempre

A paciência é a virtude que nos auxilia na missão de esperar por todas as outras. Nessa vida o mais certo é que quase nada sai do jeito que planejamos. Se há surpresas da sorte adversa, por que nos desesperar?

A paciência é fundamental para alcançarmos um karma tranquilo, com ela nos condicionamos a saber lidar com o ritmo do tempo, a verdade das coisas na realidade do mundo.

 

6. Caridade

Como vimos na postagem anterior, a 2ª. Lei do Sucesso fala sobre Dar e receber. Manter a sagrada engrenagem do vai e vem daquela infinita dádiva do universos, em que nada falta para ninguém, se assim for.

Pelos atos de bondade, a gratidão se renova, tanto para nós mesmos, quanto para outros.

Quem tem põe, quem não tem recebe o direito de tirar. São ações naturais de amor, que nos ajudam a atrair karma positivo para nossa vida.

Quando alimentamos a bondade dentro de nós, todos aqueles e tudo aquilo ao nosso redor percebem e tornam-se mais propensos a se aproximarem de nós. Essa é a mecânica do sucesso.

Quanto mais amorosos somos conosco mesmo, maior será nossa capacidade e disposição de também sermos assim com os outros.

 

Concluindo, para se fortalecer na atração das respostas que você almeja receber na vida, seja atento ao que tiver para oferecer hoje. Observe cautelosamente as escolhas que vai fazer e se pergunte:

  • Quais serão as consequências disso que estou decidindo, tanto para mim quanto para os outros?
  • Seu coração é bom conselheiro? Sua mente? Sua sintonia consigo mesmo, com seu corpo é bem afinada?
  • Você escolhe ser uma pessoa boa, diferenciada e justa?

Então o seu propósito de vida lhe conduzirá pelas sendas do progresso.

Psicanalista, Teólogo, Filósofo, Pedagogo. Terapeuta de Barras de Access e Constelação Familiar em Araguaína - TO! Aconselhamento Espiritual Online. Agende sua sessão!

AGENDAR!

Atende online
Presencial em Araguaína - TO