Qual seu Propósito de Vida Profissional? 11 dicas para Descobrir!

Qual é o seu Propósito neste momento da sua vida?
Bússola para encontrar Propósito de Vida Profissional

Neste artigo, vou abordar o tema Propósito de vida, contando como eu descobri o meu, e dando a você algumas dicas do que aprendi e de como você pode encontrar qual seu Propósito de Vida Profissional. Vamos lá?

Eu sou Patrícia Souto, Coach de Carreira e Bem-Estar e Terapeuta Holística Integrativa, facilitadora do curso online Propósito Terapeuta.

Tópicos do artigo:

 


Propósito de vida: significado

Manual sobre missão: Propósito de vida Profissional

Primeiramente, eu gostaria que você refletisse um pouco:

O que é propósito para você?

Você já pensou a respeito disso?

Bom, de acordo com o dicionário, esta é a definição de propósito:

  • pro.pó.si.to (substantivo masculino): Intenção (de fazer algo); projeto; desígnio.

Por exemplo: Ter o propósito de viajar.

  • Aquilo que se busca alcançar; objetivo, finalidade, intuito.

Exemplo: Ter bons propósitos na vida; ou ter o propósito de iniciar um novo projeto.

Ultimamente, muitas pessoas têm falado sobre Propósito de vida. E se você fizer uma busca sobre o tema no Google, vai encontrar inúmeros resultados. Mas você sabe qual é o seu propósito de vida?

Nós podemos ter mais do que um propósito na vida: propósito de vida pessoal (interno), propósito de vida na família, propósito de vida na sociedade, propósito de vida profissional, e muitos outros.

Como este é um tema muito amplo, vou focar no propósito de carreira, porque nós passamos boa parte do nosso tempo de vida trabalhando, então é importante que enxerguemos um propósito maior naquilo que fazemos.

Vou te ensinar a como encontrar propósito no trabalho que você faz, e trabalhar com propósito! 🙂

Mas antes de dar algumas dicas sobre como achar o seu propósito, quero compartilhar um pouco da minha história.

Minha história: como encontrei o meu Propósito de Vida Profissional

patrícia souto - terapeuta holística

Eu sou publicitária de formação e eu adorava estudar sobre os assuntos relacionados à área na época da faculdade. Durante bastante tempo, eu trabalhei com marketing, principalmente com marketing digital.

Porém, chegou um momento da minha vida em que eu estava insatisfeita com a minha profissão. Eu deixei de enxergar um propósito maior por trás do que eu fazia, faltava um sentido.

Eu me via trabalhando e dedicando horas do meu dia e do meu tempo de vida para o sonho das outras pessoas. Às vezes, fazendo algo que não estava de acordo com meus valores.

Eu não enxergava um propósito maior por trás do que estava fazendo. Eu não me sentia contribuindo positivamente com o mundo.

Em 2015, eu entrei numa baita crise existencial por causa disso. Então, eu decidi que eu não queria mais continuar trilhando este caminho. Eu precisava me encontrar.

Eu me perguntava: qual o meu propósito? O que eu poderia fazer no lugar do que eu fazia? Afinal, eu tinha dedicado anos da minha vida nesta formação, estava cursando pós graduação em Gestão de Marketing na época e já tinha uma carreira em construção.

Neste momento, vieram vários questionamentos, embutidos com algumas crenças limitantes e medos:

  • O que meus pais pensariam de mim, mudando de profissão assim, “do nada”?
  • O que meus amigos e conhecidos pensariam de mim?
  • Será que começar uma nova carreira do zero não seria imprudente da minha parte?
  • Começar algo novo não seria jogar fora todos os anos e energia dedicados a estudar publicidade e propaganda?
  • Será que não era muita loucura da minha parte fazer uma mudança de carreira naquela altura da vida, aos 29 anos?
  • E se fosse para mudar de profissão, o que eu poderia fazer afinal? Porque eu não queria correr o risco de escolher uma outra profissão qualquer que culminasse nessa insatisfação novamente.

A virada de chave

patrícia souto - terapeuta holística

Foi, então, que entrei mais a fundo num processo de autoconhecimento. Comecei a conversar com amigos e familiares, tentando encontrar pistas sobre qual era o meu possível propósito, quais eram meus dons, minhas habilidades e o que eu poderia fazer.

E eu percebi que muitas pessoas me procuravam quando estavam precisando de ajuda, porque se sentiam à vontade para conversar e desabafar comigo e porque eu trazia alguns pontos de análise, reflexão e conselhos úteis.

De fato, eu sempre tive interesse por assuntos relacionados à mente e ao comportamento humano, e sempre estudei por conta própria sobre isso. Também me interessava bastante sobre assuntos ligados à espiritualidade, ao autoconhecimento, astrologia e ao desenvolvimento humano. Tinha muita vontade de cursar Psicologia.

Entretanto, naquele momento da minha vida, não enxergava a Faculdade de Psicologia como uma alternativa viável, já que eu trabalhava em horário comercial (mesmo horário da faculdade) e precisava trabalhar para pagar minhas contas.

Foi então que me lembrei de um professor da disciplina de Gestão de Pessoas que tive durante o curso de pós-graduação. Ele era coach e, naquele tempo, havia conversado sobre o assunto com ele e me pareceu algo muito interessante.

Resolvi, então, pesquisar mais a fundo sobre o assunto. E em 2016, decidi fazer o curso de formação em Self & Professional Coaching pelo IBC, uma das escolas mais renomadas de Coaching no Brasil.

O curso foi transformador. Curei e resolvi muitas coisas da minha história ao longo da formação e apliquei em mim as técnicas e aprendizados antes de começar a atender com isso.

A partir do Coaching, muitos caminhos foram se abrindo, pois cada vez eu mergulhava mais no autoconhecimento. Vi que sempre me interessei por terapias alternativas e pelo mundo místico e que poderia sim (por que não?) fazer cursos de formação para atuar nessa área.

E como eu estava aberta ao novo e atenta, percebi os sinais do Universo e muitas oportunidades que foram surgindo. Fiz curso de formação em Thetahealing (básico e avançado), em Reiki (nível 1 e 2), Massagem Tântrica, Yoga.

Aprofundei meus estudos sobre Aromaterapia e Cristaloterapia, Meditação (Meditações Ativas e Mindfulness) e sigo neste caminho, buscando cada vez aprender mais e aprimorar minhas práticas.

A transição de carreira

Inicialmente, até por uma questão financeira, precisei passar por uma fase de transição de carreira. Segui trabalhando com marketing em paralelo aos meus estudos, pois era meu ganha-pão.

Então, comecei a fazer atendimentos voluntários no tempo livre, para ajudar quem não podia pagar (uma contribuição social) e também para me sentir mais segura a trabalhar com as técnicas que aprendera de Coaching e terapias holísticas.

Também fui fazendo uma reserva financeira nesse período, para o momento em que decidisse parar de trabalhar diretamente com marketing para me jogar na carreira de coach e terapeuta holística.

Conforme eu ia estudando, conhecendo outros terapeutas e atendendo, vi que muitos colegas tinham dificuldade em divulgar seus serviços de terapias. Eles vinham me pedir ajuda, por saber que eu era uma profissional da área de marketing.

Eu não queria ficar mais atendendo diretamente com marketing, pois queria atender como coach e terapeuta, mas enxergava um propósito em ajudá-los. Afinal, eram excelentes profissionais, cujo trabalho poderia ajudar muitas pessoas que estão precisando de cura.

Comecei a amadurecer a ideia de usar meus conhecimentos teóricos e práticos para desenvolver um curso de marketing para terapeutas.

Oficialmente Terapeuta Holística

patrícia souto - terapeuta holística

Em 2018, foi outro momento de virar a chave. Foi quando deixei de trabalhar com marketing para empresas, passei a trabalhar como coach e terapeuta holística.

Em parceria com o Portal Guia da Alma, também desenvolvi o Curso de Marketing Digital para Terapeutas. Inicialmente, as turmas foram presenciais. Porém, o sucesso foi tanto, que terapeutas e proprietários de espaços terapêuticos de outras cidades nos procuraram, querendo fazer o curso.

Então, decidimos lançar um curso online, que unisse atividades e conceitos de coaching para estruturação de carreira com conteúdos teóricos de práticos de Marketing Digital Humanizado para Terapeutas e profissionais do bem-estar: o curso online Propósito Terapeuta!

E hoje vejo que cada etapa que percorri foi importante para chegar onde estou.

O propósito tem mais a ver com o que estamos vivendo no momento presente do que com algo super distante, porque existem certas etapas e aprendizados pelos quais precisamos passar e não podemos simplesmente pular.

Ter estudado Publicidade e Propaganda e atuado na área de Marketing me trouxeram o sustento para eu sair de casa, mudar de cidade, pagar as minhas outras formações quando decidi mudar de carreira. Me possibilitou ter uma visão estratégica, saber me planejar e ter conhecimento para fazer meu próprio Marketing e para ensinar outros terapeutas a divulgarem seus serviços, ajudá-los a viver do seu propósito.

Sou muito grata a cada etapa que percorri. E a seguir vou te dar dicas de como descobrir qual seu Propósito de Vida!

 

Tenha paciência com o seu processo de descoberta!

Pedras empilhadas - Propósito de Vida - Paciência no processo

Não queremos fazer nada conforme o script. Com a Era de Aquário, queremos quebrar padrões e evitar ficar perdendo tempo com o que não nos deixa felizes.

Queremos as coisas para ontem. Nós queremos tudo perfeito e queremos ser felizes o tempo todo, no trabalho, nos relacionamentos, na vida… e muitas vezes, esquecemos que nós não estamos perfeitos para todas as pessoas e situações.

Essa busca por perfeição e por estar feliz o tempo todo é reforçada pelas redes sociais e nos torna escravos. Ficamos com uma lista de obrigações e exigências que fazemos a nós mesmos e aos outros, nos tornando estressados e ansiosos, e esquecendo de como relaxar.

As facilidades tecnológicas nos transformaram em pessoas imediatistas. Encontramos uma solução pronta pra quase tudo nas lojas e ficamos querendo achar soluções rápidas para nossos incômodos emocionais, para ter relacionamentos perfeitos e famílias maravilhosas.

E quando vemos que não existe solução rápida e pronta, que é necessário um processo, vem a impaciência e a fuga, que termina por culminar num acúmulo de um monte de coisas mal resolvidas internamente, até que explodamos e sejamos obrigados a olhar para dentro.

Mas você não precisa esperar chegar a esse ponto. Se você não gosta do que está fazendo, precisa se conhecer e entender do que gosta, então.

O que gostaria de fazer no lugar disso? E o primeiro passo para isso é o autoconhecimento. E não adianta ter pressa. Isso só vai te deixar estressado ou ansioso.

Um dia de cada vez, vá progredindo, avançando no seu processo interno, respeitando seu tempo. Busque terapia ou coaching, profissionais que possam te auxiliar na sua busca, para que você tenha mais clareza de onde está, para onde quer ir e o que precisa fazer para chegar até lá. Busque curar suas feridas emocionais.

Eu posso te auxiliar nesta jornada para encontrar seu propósito e virar a chave através do autoconhecimento.  Inscreva-se no Programa Carreira com Propósito  comigo!

 

Reflexões sobre o Propósito de Vida

Conceito de Direções: propósito de vida profissional

Propósito não é necessariamente o que vai aparecer lindo nas redes sociais.

Seu propósito não é ter uma vida incrível aos olhos dos outros, e sim, uma vida que encha seu coração de alegria, porque você está em paz consigo mesmo.

Além disso, você não tem um único propósito na vida. Novos propósitos vão surgindo à medida em que você vai vivendo e aprendendo.

Sempre que você se dedica de maneira incrível, total, presente no que você está fazendo agora, você está vivendo seu propósito. O propósito está no seu momento presente, não só em algo lá na frente, na linha do horizonte. E o propósito do momento pode nem ser o seu propósito de vida profissional.

Qual o seu Propósito de Vida neste momento?

Mapa na mão com direção: qual o seu propósito de vida profissional neste momento?

Cada pedaço da sua jornada tem um sentido e pequenos propósitos que vão construindo um propósito maior.

O importante é ter foco e fazer o melhor com o que você tem no momento, sabendo que, a cada conquista, virão novos sonhos, novas vontades e novos desafios.

Qual seu Propósito de Vida Profissional? 11 dicas para Descobrir!

Bússola para encontrar Propósito de Vida Profissional

1. Invista em autoconhecimento, sempre.

Existem várias ferramentas e terapias holísticas que podem ajudá-lo a descobrir seus propósitos, como a numerologia, a astrologia, o coaching, livros de diversos autores, além de terapeutas e psicólogos. Seja curioso. Pesquise sobre isso.

2. Relembre seus sonhos de infância

Quem você admirava quando era criança? O que essas pessoas tinham em comum? Era o que elas faziam? O jeito delas? O que te atraía? O que você pensava em ser quando crescesse, quando era criança? O que você gostava de fazer?

3. O que faz você esquecer de comer e de dormir?

Sabe aquelas atividades em que, quando você está fazendo, perde a noção do tempo? Elas podem dar pistas sobre o seu propósito maior.

4. Infinitas possibilidades

Um é limitador. Encontre mais de um propósito e objetivo de vida. Pode até ter um principal, mas não somente ele.

5. O que te motiva

O seu propósito ou paixão não precisam ser, necessariamente, como você financia sua vida. Mas é interessante que você enxergue um propósito maior por trás do que você faz, para que se sinta motivado.

6. Prazer

Se dinheiro, restrição de tempo e local não fossem um problema, o que você gostaria de fazer todos os dias? O que você faria por puro prazer? Isso pode trazer outras pistas sobre seu propósito.

7. Técnica do horizonte

Quando você achar seu propósito de vida, pense nele como uma linha do horizonte, algo mais amplo, que norteia suas escolhas e caminhos. Algo que serve para te guiar na vida, mas não necessariamente algo que você alcança e passa. Por exemplo: ajudar a melhorar a vida das pessoas (existem várias maneiras de fazer isso).

8. O que é fácil para você?

No que as pessoas te pedem ajuda? No que você é bom? Encontrar as respostas para estas perguntas também pode ajudar a achar seu propósito.

9. Persistência e paciência

Não desista, mesmo que você não tenha respostas agora. Movimente-se, não pare no seu processo. Você não precisa ser rápido, mas precisa permanecer em movimento. Foque no seu progresso, não na perfeição. Cada um tem seu tempo e seu processo, então não se compare a ninguém.

10. Um dia de cada vez

Tenha paciência com seu processo e faça seu melhor no hoje. Escolha vivenciar um dia de cada vez, focando e estando total no que você estiver fazendo. Pense sempre: como posso viver com mais propósito agora?

11. Não existe um propósito perfeito.

“Faça o que você ama e o dinheiro vem até você” é uma armadilha, pois essa frase faz você pensar que só fará o que gosta, e não é bem assim.

É comum as pessoas acharem que quando encontrarem seu propósito, ficarão felizes todos os dias e acabarão os desafios, e isso é uma ilusão.

Por mais que você esteja fazendo o que gosta e vivendo o seu propósito, é importante que você tenha consciência de que não será fácil e bom o tempo todo.

Vai ter momentos em que você terá que fazer algumas atividades com as quais se identifica menos, que não são prazerosas ou que acha mais chatinhas. Você terá que praticar, se esforçar, aprender bastante, principalmente no começo. E tá tudo bem, faz parte!

Então, busque encontrar um propósito no que você faz ou em algo que gostaria de fazer. Mergulhe no autoconhecimento e esteja presente em tudo o que fizer, com paciência e respeitando seu processo.

E caso sinta que precisa de ajuda, procure profissionais que possam te auxiliar nesta jornada, como coaches, terapeutas e psicólogos.

 


Eu sou Patrícia Souto, Coach de Carreira e Bem-Estar e Terapeuta Holística Integrativa. Atendo presencialmente (em Florianópolis – SC) e online. Caso queira minha ajuda neste seu processo de descobrir seu Propósito, entre em contato aqui pelo meu Perfil do Guia da Alma, que terei muita satisfação em auxiliá-lo. Namastê!

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Patrícia Souto | Terapeuta (@coach.patricia.souto) em

Coach e terapeuta holística, especializada em Thetahealing, Reiki e Meditação

AGENDAR!

Atende online
Presencial em Florianópolis - SC

Faça um processo de Coaching de Carreira e Vida!


Terapeutas Guia da Alma estão te esperando!