image-kaosikii
Datas comemorativas Yoga

Kaos’ikii: uma dança especial para o Dia das Mães!

Uma simples e poderosa dança de equilíbrio e conexão.

icon-share
27 compartilhamentos

No mês das mães, nada melhor do que oferecer um texto a elas, que se doam para que estejamos inteiros aqui. Ofereço este material não apenas às mães biológicas, mas as cozinheiras que nutrem vários “filhos”, às professoras, que educam tantos outros, às babás, às enfermeiras e médicas, psicólogas, redatoras de livros infantis, dentistas e pedagogas.

Também têm as tias, avós, madrastas e madrinhas. Há as mães que já despertaram o amor incondicional e pela espécie humana e cuidam e usam palavras afetuosas por onde passam. São mulheres que cuidam das pessoas com quem convivem, tendo ou não filhos gerados de seu ventre. Todas são “mães” e amparam crianças, a espécie humana e Gaia.

O Dia das Mães está chegando e a ideia é que as homenageadas se divirtam e deixem a alma se encher de alegria e expressão. A dança, além de contribuir para nossa saúde física, alivia o estresse, pois ao dançarmos liberamos endorfina, dopamina e serotonina, que trazem prazer e sensação de bem-estar. A dança também nos auxilia no aterramento, permitindo uma maior presença no aqui e agora e melhor consciência corporal.

Eu sou Priscila Almeida, instrutora de Yoga e Reikiana em Palhoça – SC. Entre em contato comigo neste link!

 

Vamos ao que interessa: dançar!

Hoje, iremos aprender a dança Kaos’ikii, criada na índia em 1978 por Shrii Shrii Anandamúrti. Pode ser dançada por homens também, mas ela é muito benéfica às mulheres. Chame as crianças para participar!

Kaos’ikii deriva da palavra em sânscrito (língua antiga e mística da índia antiga), Kos’a – que significa camada. Por isso, Kaos’ikii serve para eliminarmos as camadas da mente que nos distanciam da nossa verdadeira essência. É uma dança psico-espiritual, trabalhando o eu profundo do indivíduo. Pode-ser começar com três minutos, mas dize-se que quem pratica por 20 minutos por dia se transforma num “super-humano”.

Entre os benefícios do Kaos’ ikii estão o fortalecimento do foco, remoção de letargia e medo, o aumento da longevidade, a cura da insônia, fortalecimento da coluna, cura de problemas na bexiga e rins. No feminino, facilita o parto, regula secreções hormonais, lubrifica a pele, regula a menstruação e ativa as glândulas, regulando os hormônios. É considerada uma dança devocional, portanto, há uma ideação aconselhável durante sua execução:

guia-da-alma-danca-dia-das-maes-kaoshikii-yoga-ananda-marga-bananamkevalam-Kaos’ikii

  • As duas mãos juntas e direcionadas para cima representam “Estou a tentar estabelecer uma ligação com Parama Purusa (Consciência Suprema)”;
  • No movimento para a direita, “Eu sei como Te pedir”;
  • No movimento para a esquerda, “Eu sei como realizar os Teus pedidos”;
  • O movimento para a frente representa a entrega total;
  • O movimento para trás, “Estou preparado para enfrentar todos os obstáculos que possam surgir no meu caminho”;
  • O bater dos pés no final de cada ciclo, “Caminho no teu ritmo”.

Como a dança foi criada por Shrii Shrii Anandamúrti, mestre espiritualmente realizado (1921-1990), o mantra entoado durante a dança é o Baba Nam Kevalam, também escrito por ele e que significa “Tudo é expressão do Amor Divino”.

Em 1955, enquanto ainda levava uma vida familiar normal, e profissionalmente trabalhava como supervisor da Rede Ferroviária da Índia, P.R. Sarkar formou a organização Ánanda Márga (“O Caminho da Bem-Aventurança“), começando a treinar monges e monjas missionário(a)s para propagar os seus ensinamentos de “auto-realização e serviço à humanidade” por toda a Índia, e mais tarde, por todo o mundo.

 

Vamos praticar?

Faça aulas de Yoga comigo em Palhoça e Florianópolis-SC!

Encontre aulas de yoga em outras cidades.

 


Leia também:


 

Receba o Guia da Alma no seu e-mail!

Conteúdos para a sua evolução da consciência, uma vez por semana.




 

Priscila A. Almeida

Instrutora de Yoga e reikiana Mikao Usui II - Agende seu horário em Palhoça!

13
0

Sentia-me muito perdida e ansiosa quando foi graduada em 2007 em jornalismo Apesar de ter me formado na PUCRS com ótimas notas, sentia que o mercado de trabalho seria uma “caixa”” que teria de entrar. Depois da graduação em Porto Alegre, voltei para a cidade natal, Uruguaiana-RS e mesmo já no mercado de trabalho, sentia-me ansiosa e desencaixada do mundo corporativo. As aulas de yoga e o trabalho voluntário em jornalismo (além do trabalho convencional) começaram junto...

Deixe seu comentário e contribua com a troca

O Guia da Alma é o Portal que conecta pessoas e Terapeutas para uma vida mais leve com Terapia Holística e Integrativa online ou presencial em todo Brasil!

Descubra também o Autoconhecimento, Espiritualidade e Bem-estar no conteúdo original do nosso blog!

Receba o Guia da Alma no seu e-mail!

Conteúdo para a sua evolução de consciência.

As Terapias Holísticas e Integrativas são complementares à medicina alopática, e não devem substituir nenhuma consulta e/ou tratamento médico.
Atenção: este site não oferece tratamento ou aconselhamento imediato para pessoas em crise suicida.
Em caso de crise, ligue para 188 (CVV) ou acesse o site www.cvv.org.br. Em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo.

Política de Privacidade | Termos de Uso
Copyright © 2018 Guia da Alma. Todos os direitos reservados.
Feito com Luz e Amor em Florianópolis!