Ho’oponopono: como praticar – Tutorial completo!

Sinto Muito. Me Perdoe. Te Amo. Sou Grata.
tutorial: Hooponopono como praticar: passo a passo

O que é Ho’oponopono, como praticar de maneira simples e eficaz? Confira o passo a passo neste tutorial completo com dicas e exercícios práticos!

Eu sou Susy Brito, facilitadora de Desenvolvimento Humano e da Expansão de Consciência. Terapeuta Holística e facilitadora de diversos cursos, entre eles Ho’oponopono 🙂 Vamos lá?


 

O que é Ho’oponopono?

ilustração de menina praticando a técnica havaiana Hooponopono para a saúde

Ilustrações: Herb Kawainui Kāne

Ho’oponopono é uma ferramenta poderosa de purificação e de liberação de memórias e programas que estão gravados em nossa mente gerando sentimentos de dor e sofrimento.

  • Você também pode ouvir este artigo em podcast! Mas continue acompanhando o texto para ter acesso aos exercícios e meditações abaixo!

O Ho’oponopono tradicional pertence ao sistema Huna, nome dado ao espiritualismo dos povos antigos do Havaí, os Kahunas que possuíam um vasto conhecimento sobre o ser humano. 

Neste artigo vamos falar sobre o Ho’oponopono da “Identidade Própria”, diferente do original que era um processo realizado em grupo. Este é o contato direto com a Divindade de forma individual.

Foi desenvolvido pela Kahuna Morrnah Nalamaku Simeona e amplamente divulgado pelo seu aluno Dr. Ihaleakalá Hew Len.

Morrnah Nalamaku Simeona e Dr. Ihaleakalá Hew Len

Morrnah Nalamaku Simeona e Dr. Ihaleakalá Hew Len

“O Ho’oponopono é um dom profundo que nos permite desenvolver um relacionamento funcional com a Divindade interior e aprender a pedir que, em cada momento, os nossos erros de pensamento, palavras, feitos ou ações sejam purificados. O processo diz essencialmente respeito à liberdade, à completa liberdade em relação ao passado.”

Morrnah Nalamaku Simeona

Morrnah Nalamaku Simeona é a Mestre Principal de Ho’oponopono, criadora do Ho’oponopono da Identidade Própria, nomeada um Tesouro Vivo do Parado do Havaí em 1983 pela Hongwanji Mission of Honolulu e pelo Legislativo do Estado do Havaí.

Na prática do Ho’oponopono, nós pedimos ao Divino, ao Universo, ao Todo (ou como cada um prefere denominar esta Força Superior), para limpar e purificar a origem dos desequilíbrios, mágoas, dores, padrões e crenças limitantes ou qualquer outra dificuldade e bloqueio que estejamos enfrentando.

Assim, a energia associada a origem da situação ou sentimento é neutralizada. A Divindade limpa e transmuta a energia negativa em pura luz, criando um espaço onde antes havia bloqueio, que é preenchido pelo amor, nossa real essência.

 

Ho’oponopono: origem

povo kahuna - origem Hooponopono

“Na sua forma original, o Ho’oponopono era usado como ferramenta para harmonizar relacionamentos e resolver conflitos familiares.

Sem origem clara, supõe-se que foi na Polinésia, há pelo menos um século.
Usado no Havaí por terapeutas, pastores, conselheiros e chefes de família, normalmente envolvia a família posicionada em círculo e, um por vez, falavam sobre suas dificuldades, mágoas, diferenças, raivas etc.

Assim, podiam extravasar a emoção, serem ouvidos e, por fim, perdoar e serem perdoados.

No Ho’oponopono tradicional, quando alguém tem uma questão a ser resolvida, todos os envolvidos são convidados para uma reunião onde os sentimentos são externados, nem sempre com amor e perdão.

O líder atua para que todos assumam responsabilidades e a reunião dura até que o amor incondicional seja restituído do grupo.

No Ho’oponopono da Identidade Própria, quando alguém tem uma questão a ser resolvida, que pode ser uma situação ou um sentimento, ele se volta para si, foca na situação e pede à Divindade que remova o programa que está causando, atraindo e alimentando a questão a ser harmonizada e resolvida.

Tem a sua base no tradicional, porém não é necessário mais ninguém, tudo é realizado dentro de si mesmo.

Então, repete as 4 frases do Ho’oponopono até que se sinta em paz.

A Identidade Própria por meio do treinamento do Ho’oponopono ensina às pessoas quem elas são e como podem resolver problemas de momento a momento, sendo, nesse ínterim, renovadas e restauradas no AMOR.”

Trecho do livro Limite Zero de Joe Vitale 

 

O que significa Ho’oponopono?

povo kahuna - huna - origem Hooponopono

Significa “tornar certo”. 

Ho’o: Significa fazer, realizar, criar.

Pono: Significa equilíbrio, bondade, retidão, ordem perfeita.

Ho’oponopono: Método de criar ordem e equilíbrio perfeitos para harmonizar uma situação.

 

As 4 Frases do Ho’oponopono

as 4 frases do Hooponopono: como praticar: sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grata

A prática principal do Ho’oponopono está na repetição das seguintes frases:

“Sinto Muito.

Me Perdoe.

Te Amo.

Sou Grata.”

Mas o que essas frases representam?

 

Sinto Muito

Dizemos sinto muito para reconhecer que algo entrou em nosso sistema corpo/mente. Não sabemos como, mas estamos aqui assumindo a responsabilidade pelo que estamos sentindo.

Me Perdoe

Pedimos perdão ao reconhecermos que as nossas memórias e programas estão contribuindo de alguma forma com a situação ou o sentimento. Não é um pedido ao Divino que te perdoe, é um pedido de ajuda ao Divino para que te ajude a se perdoar. 

O pedido de perdão liberta, é o reconhecimento de que você está vivenciado determinada experiência porque a atraiu de alguma forma e está disposto a corrigir, liberar e melhorar.

Te Amo

É o amor que te coloca na sintonia do Divino e permite a transmutação da energia bloqueada em Luz Divina. 

Quando dizemos “Te Amo”, potencializamos a prática.

Faça desse um momento de demonstração de Amor Próprio, Amor ao Próximo, Amor ao Universo!

Sou Grata

É a certeza de que tudo já foi limpo e liberado pelo Divino, é a expressão de gratidão por já ter sido atendido. É a demonstração de sua confiança no processo. 

Gratidão ao Universo, a Deus e a si próprio.

Gratidão porque a situação ou sentimento se apresentou, permitindo que você percebesse o que estava no seu inconsciente e, assim, pudesse pedir a limpeza.

 

Benefícios do Ho’oponopono

as 4 frases do Hooponopono: sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grata

São diversos os benefícios da prática de Ho’oponopono, uma vez que por meio dela as memórias e padrões de dor e sofrimento são liberadas e passamos a experimentar mais leveza e alegria.

Podemos destacar como principais benefícios do Ho’oponopono:

  • Conexão com a sua verdade, sua essência;
  • Harmonização emocional;
  • Maior clareza mental;
  • Melhora nos relacionamentos;
  • Autoconhecimento;
  • Elevação do seu nível vibratório.

Quando limpamos as memória e programas, vamos liberando o que não nos permitia acessar a nosso núcleo que é de puro amor.

 

Ho’oponopono: como praticar em 4 passos!

Hooponopono como praticar

1. Se torne consciente do que está experimentando, seja uma sensação física, seja um sentimento ou emoção. 

2. Peça ao Divino que limpe e purifique em você as memórias que estão gerando esta experiência e as transmute em Luz Divina.

3. Repita as 4 frases do Ho’oponopono quantas vezes tiver vontade!

Pode ser apenas uma vez, pode ser por um período. pode ser 108 vezes como muitas pessoas têm o costume de praticar. Não há regra para isso, repita e permita que a energia flua até que se sinta leve e pleno!

4. Entregue, solte, confie e saiba que o seu pedido de limpeza já foi atendido.

As frases podem ser usadas na sequência que você preferir. O importante é saber que, ao pedir ao Divino a limpeza e purificação das memórias e programas que estão se repetindo e gerando desequilíbrios, estamos nos integrando a nossa Mente Supraconsciente.

Ao realizar a prática do Hooponopono, você pode perceber insights, receber inspirações, experimentar liberação como choro ou riso ou que mais for trazido pelo Divino a você!

  • Assista também ao meu vídeo: Ho’oponopono: como praticar

 

Ho’oponopono: como praticar em 8 maneiras!

povo kahuna - huna - origem Hooponopono

Foto: Wisnu Widjojo

Abaixo maneiras maravilhosas de como praticar Ho’oponopono:

 

1. Ho’oponopono: Orações e Petições

O Ho’oponopono também pode ser praticado a partir de orações e decretos ofertados por Morrnah Simeona com um presente para nós.

Apresento aqui a versão curta da Oração Divino Criador:

“Divino criador, pai, mãe, filho em um.

Se eu, a minha família, os meus parentes e os meus ancestrais ofendemos a ti, tua família, teus parentes e teus ancestrais em pensamentos, palavras, realizações e ações desde o início da criação até o presente, pedimos o teu perdão.

Permita que isto limpe, purifique, libere, interrompa todas as memórias, bloqueios, energias e vibrações negativas, e transmute essas energias indesejáveis em pura luz. E está feito.”

Mais um presente de Hooponopono: Oração “A Paz do Eu” em vídeo narrado por mim:

 

2. O Mantra do Ho’oponopono

As quatro frases do Ho’oponopono são mantras que podem e devem ser repetidas com devoção.

Elas são uma ferramenta para facilitar o seu acesso a realização da limpeza que foi solicitada ao Divino.

 

3. Ho’oponopono: Música

Existem músicas disponíveis no youtube com o mantra do Ho’oponopono, sendo essa mais uma forma de realizar a prática.

 

4. Ho’oponopono: Meditação 

Você pode incluir o Ho’oponopono durante a Meditação – seja em uma prática guiada, seja na repetição das frases em estado meditativo.

Repita mentalmente as frases o maior tempo possível do seu dia e perceberá como se mantém em uma atitude vibrante de bem-estar, experimentando maior compreensão e aceitação em relação a tudo e todos.

  • Meditação de Harmonização da Criança Interior com o Ho’oponopono:

“Amo vocês minhas memórias!

Sou grata pela oportunidade de libertar vocês e a mim!”

Repita as frases várias vezes, permitindo a limpeza até que se sinta leve e pleno.

 

5. Ho’oponopono: como praticar com Terapia

Esta é uma prática que agrega muito valor ao ser integrada a outras técnicas.

Seguem alguns exemplos que utilizo e apresentam resultados excelentes: 

Use sua criatividade e inclua o Ho’oponopono na sua vida!

 

6. Ho’oponopono: como praticar de maneira direcionada

Além de realizar esta prática para o que estamos sentindo ou experimentando no momento, podemos trabalhar áreas da vida que estejam com bloqueios, ou mesmo que estejam bem, mas queremos expandir mais. 

Seguem algumas sugestões:

    • Ho’oponopono para prosperidade
    • Ho’oponopono para ganhar mais dinheiro
    • Ho’oponopono para dormir
    • Ho’oponopono para gratidão
    • Ho’oponopono para saúde
    • Ho’oponopono para abundância divina
    • Ho’oponopono para amor próprio
    • Ho’oponopono para cura
    • Ho’oponopono para o perdão

Exemplo de Ho’oponopono: como praticar pedido de limpeza para prosperidade:

Divindade, limpe e purifique em mim as memórias que estão impedindo ou bloqueando de alguma forma a prosperidade em minha vida e transmute tudo isso em pura Luz Divina. Sinto muito. Me perdoe. Te amo. Sou grata.

Vá repetindo até perceber alguma mudança interna, até mesmo uma respiração profunda é sinal de que a limpeza está ocorrendo. Quando surgir uma sensação ou emoção, faça Ho’oponopono para isso também. Vá limpando, liberando e purificando tudo o que se apresentar até sentir que está em conexão com a sua verdade.

 

7. Ho’oponopono: Limpeza do que o outro apresenta

O que identificamos no outro também existe em nós, então é a nossa memória compartilhada com o outro que estamos percebendo.

No Ho’oponopono assumimos a responsabilidade pelas memórias que compartilhamos e por isso pedimos a limpeza em nós.

Compartilhamos memórias julgadoras, não necessariamente o mesmo padrão de comportamento.

Por exemplo: Você pode identificar que o outro mente, trapaceia ou faz algum tipo de maldade, isso não significa que você seja assim, mas algo em você está sintonizando com o que você está percebendo. Neste caso, pode ser que esse tipo de pessoa ou de comportamento está justificando a sua ideia de quem você acredita ser ou validando alguma crença, como por exemplo, de ser vítima.

Ao realizar a limpeza, você libera esses sentimentos. Mas não se preocupe em descobrir o que em você está sendo limpo, apenas se entregue e confie no processo, se for contribuição, a consciência do que foi limpo virá!

A tendência das pessoas é buscar a culpa fora de si, por isso é tão importante treinar a autorresponsabilidade pelo que vivenciamos.

 

8. Curso de Ho’oponopono

Este artigo trouxe pontos importantes do Ho’oponopono com o objetivo de apresentar a técnica e permitir a você iniciar a sua prática de forma fácil e leve. 

Se você gostou do artigo, há muito mais sobre o Ho’oponopono e, pensando nisso, criei um curso online onde, além de explicar mais detalhadamente o que foi abordado neste artigo, também incluí informações sobre:

  • As três partes do Eu de acordo com a sabedoria Huna;
  • As bases da Física Quântica que sustentam a prática do Ho’oponopono ;
  • Outras Ferramentas do Ho’oponopono;
  • Cordas Aka;
  • Orações e Petições;
  • Ho’oponopono na prática: Exemplos de como praticar em texto e em áudios para que você possa fazer quando e onde quiser!

Inscreva-se: Ho’oponopono: O caminho para o Amor – Curso Online

 

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

“Se podemos aceitar que somos a soma total de todos os pensamentos passados, emoções, palavras e ações, e que nossas vidas e escolhas atuais são coloridas ou sombreadas por esse banco de memórias do passado, então começamos a ver como um processo de corrigir ou definir corretamente pode mudar nossas vidas, nossas famílias e nossa sociedade.”

Morrnah Nalamaku Simeona

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * 

Sinto Muito. Me Perdoe. Te Amo. Sou Grata.

 

Gostou de conhecer mais sobre o Ho’oponopono?

Facilitadora de Desenvolvimento Humano e da Expansão de Consciência. Terapeuta Holística e Integrativa, Psicanalista, Facilitadora de Ho'oponopono, Reiki Master, Terapeuta de Florais e Thetahealer.

AGENDAR!

Atende online
Presencial em Araruama - RJ