12 Dicas para divulgar Terapia Holística e Integrativa

Para atrair novos clientes e preencher sua agenda você precisa anunciar sua presença para o mundo!
terapeuta em mesa usando laptop lendo dicas para divulgar terapia holística

Ser terapeuta é empreender. Afinal, a grande maioria atua como profissional autônomo. Além de ajudar as pessoas, atendendo os pacientes e prestando a eles o melhor atendimento, existe ainda a preocupação com a saúde financeira da prática e a divulgação.

É essencial ter um fluxo constante de novos pacientes chegando e sem algum tipo de marketing, mesmo que seja apenas uma recomendação boca a boca, isso se torna impossível.

Para atrair novos clientes e preencher sua agenda você precisa anunciar sua presença para o mundo. Comunicar que você está disponível e é capaz de ajudá-los a resolver seus problemas.

Para ajudar você nisso, separei 12 dicas para divulgar terapia holística e integrativa, tanto no mundo online, quanto no offline. Algumas super simples, para você implementar imediatamente. Outras que exigem um pouquinho mais de planejamento, mas todas muito práticas! Vamos lá?

Sou Liana Chiaradia, cofundadora e CMO do Guia da Alma. Boa leitura e prática!


 

1. Elimine crenças limitantes sobre marketing

terapeuta exausta sobre computador precisando de dicas para divulgar terapia

Fotos do artigo: Pexels e Freepik

As crenças limitantes, aquelas que nos impedem de seguir em frente, muitas vezes, são somente criadas por nós, em nossa mente. Precismos estar abertos para eliminá-las. É um processo constante.

Percebo que muitos terapeutas ainda possuem algumas crenças limitantes em relação a fazerem seu próprio marketing. Acreditam que é uma prática mal vista, invasiva e relacionada ao consumismo.

Mas, em teoria, o marketing não é apenas para produtos e coisas materiais, ou sobre propaganda e divulgação. Marketing é uma filosofia de negócios.

Com o marketing, é possível compreender o consumidor e conhecê-lo! É comunicar de forma clara e objetiva ao mundo o que você oferece. Estabelecer e manter relações.

De nada adianta oferecer um serviço se ninguém sabe que ele existe. E não tem nada de errado em você usar o marketing para divulgar o lindo trabalho que você presta à humanidade!

O marketing não precisa (e nem deve) ser agressivo, invasivo, enganoso ou expositivo. Se ele for feito para as pessoas certas (o seu público-alvo, as pessoas com potencial interesse no que você oferece) você será capaz de fazer um marketing humanizado e eliminar suas crenças limitantes. Vamos avançar nas próximas dicas?

 

2. Tenha presença digital

terapeuta em mesa usando laptop lendo dicas para divulgar terapia holística

Assim como você está navegando neste site lendo sobre o Guia da Alma, seus potenciais clientes podem te encontrar e conhecer mais sobre você na internet. Sobre sua prática holística, seu modelo de atendimento e como você pode ajudar eles.

Na era moderna, a internet é onde as pessoas vão para encontrar o que precisam – incluindo terapias. Não ter uma presença na web hoje em dia, é como não estar listado na agenda há 10 anos atrás.

Quando clientes em potencial pesquisam sobre sua prática de terapia holística e seu nome, a primeira coisa que eles encontrarão, provavelmente, será seu website ou rede social.

Portanto, vale a pena investir tempo na construção de uma imagem digital profissional e atraente, com as informações para as quais os clientes procuram.

Algumas dicas são: use linguagem clara e acessível, inclua todas as informações importantes suas terapias e contato. No entanto, não se prenda à perfeição. Pense em algo prático, mas que funcione.

Alguns profissionais optam por ter site próprio, em plataformas como WordPress que auxiliam de forma fácil e intuitiva na criação.

Outros, preferem investir em uma Landing Page, que é uma única página onde você colocará todas as informações essenciais para divulgação dos seus serviços e o foco é captar contatos.

Ou, ainda mais fácil e acessível, alguns Terapeutas optam por um perfil no Guia da Alma, que funciona como uma página profissional com todas suas informações de contato e avaliações, dentro de um Portal holístico.

 

3. Invista nas redes Sociais

tela de celular mostrando métricas de mídias sociais para terapeutas

Dentre as dicas para divulgar terapia holística e integrativa, as redes sociais não poderiam faltar. Elas são um ótimo lugar para divulgar a terapia holística, para conhecer novas pessoas e interagir com elas.

É uma forma de fortalecer ainda mais a sua carreira. É onde as pessoas passam grande parte do seu tempo e podem se aproximar do seu negócio.

Pesquise sobre seus melhores clientes para descobrir quais redes eles mais usam. Crie um perfil profissional e o mantenha atualizado: publique conteúdos informativos sobre sua prática, saúde,  bem-estar e atualizações sobre novos serviços ou descontos que você oferece.

Duas dicas importantes: mantenha contas separadas para sua prática e seus relacionamentos pessoais. E nunca compartilhe informações privadas sobre seus clientes ou suas sessões sem autorização prévia.

Se você desejar se aprofundar no assunto, confira 5 dicas de redes sociais para terapeutas levarem suas terapias a mais pessoas.

 

4. Crie conteúdo

terapeuta escrevendo em caderno com marketing de conteúdo

As pessoas estão sempre buscando por informação. Muitos pacientes querem aprender o máximo possível sobre seu problema ou condição e o que podem fazer para lidar com a raiz do problema, causas ou sintomas.

Embora existam vários sites confiáveis ​​para as pessoas obterem informações médicas gerais, você pode utilizar seu conhecimento como terapeuta holístico para criar seu próprio conteúdo sobre isso.

É a sua oportunidade de ajudar estas pessoas, além de mostrar como a terapia holística e integrativa pode ajudá-las. Os profissionais de marketing chamam esta prática de marketing de conteúdo.

O marketing de conteúdo não é venda direta, mas um modo poderoso de influenciar e educar através da disseminação de informações valiosas. Feito corretamente, a criação e entrega de conteúdo de qualidade gera confiança e autoridade em torno de sua marca – que no caso é você, sua terapia!

Publique conteúdos regulares sobre os benefícios da sua terapia, os avanços mais recentes na sua área ou qualquer coisa que esteja relacionada ao seu negócio e aos interesses de seu público.

Falando sobre público, você já definiu o seu? Se ainda não, te convido a assistir nossa aula gratuita sobre os Conceitos Básicos de Marketing para Terapeutas. Nela te ensinamos o que é e o que não é marketing e qual o melhor tipo de divulgação para terapeutas utilizarem.

O seu conteúdo pode ser publicado no seu próprio site, nas suas redes sociais, ser enviado por e-mail e até mesmo publicado em outros sites que são autoridade no assunto. Dando uma grande visibilidade a você.

Esta é uma prática que fazemos aqui no Guia da Alma, abrimos espaço para os terapeutas com Perfil em nossa plataforma publicarem seus conteúdos e mostrarem que são referência no que fazem.

 

5. Use o Google Meu Negócio

ícone google meu negócio para terapeutas holísticos

O Google Meu Negócio (Google My Business) é essencial para que você tenha seu local de prática de terapia listado na busca online e no mapa local da sua cidade, caso realize atendimento presencial.

Por exemplo, se alguém pesquisar terapeutas holísticos em Florianópolis, o Google irá buscar em seu diretório local para determinar quais terapeutas exibir primeiro.

Para se cadastrar e aparecer no mapa, basta acessar a página do Google Meu Negócio e criar sua conta. Siga os passos e edite as informações essenciais como endereço, telefone de contato e foto.

Dicas valiosas:

  • Caso você já tenha um Perfil do Guia da Alma, inclua o link no local do site!
  • Se você mudar de endereço ou telefone, lembre-se de alterar no Google Meu Negócio.

 

6. Não esqueça do offline

terapeutas conversando sobre como divulgar terapia holística

Escolher eventos com a participação de referências em sua área é uma ótima oportunidade para manter-se em atualização constante, seja ouvindo grandes palestrantes ou captando novas ideias.

Durante eventos, palestras e workshops é comum haver alguns momentos de interação, como almoços e coffee-breaks, que são um ótimo momento para conhecer, fazer contato e trocar cartões com outros participantes.

A relevância de tais contatos está não apenas na troca de informações e nas reflexões conjuntas, mas também na possibilidade de novas parcerias. Pode ser uma boa estratégia para ampliar sua rede de contatos, descobrir novos clientes ou até novas oportunidades profissionais.

 

7. Crie programas de fidelidade

terapeutas mulheres conversando com tablet sobre programas de fidelidade

Um programa de recompensa por fidelidade é uma ótima maneira de manter os clientes atuais, mas também é um atrativo para novos clientes.

Que tal fazer um cartão fidelidade: a cada dez sessões o cliente ganha um desconto para o próximo pacote? Ou ainda, ao indicar um amigo(a) o paciente recebe um desconto?

Esta é uma forma muito simples de divulgar a terapia holística, pois os seus clientes farão isso por você! É uma das formas do marketing “boca a boca”. Mas, não deixe de divulgar o programa de fidelidade nas redes sociais também, viu?

 

8. Crie pacotes promocionais

homem com celular e cartão de crédito na mão pagando sua terapia feliz

Quando os clientes recebem um desconto por um serviço, eles adoram! É uma ótima estratégia para atrair mais clientes nos períodos de menor movimento.

Considere oferecer pacotes promocionais desde que não comprometa seu orçamento. Faça uma análise de qual a melhor forma para encaixar da divulgação.

Você pode ainda aproveitar datas especiais, como o dia das mães e aniversários. Também pode explorar a chance de fidelização com pacotes trimestrais e semestrais.

 

9. Tenha um agendamento eficiente

terapeuta feliz no celular agendando atendimento

Você pode oferecer isso por meio de um sistema de agendamento online em seu site ou mesmo via WhatsApp.

No segundo caso, cuidado para não misturar sua vida profissional com a pessoal, você precisa dos seus momentos de descanso e com mensagens o tempo todo, principalmente fora do seu horário de atendimento, fica difícil.

Assim, opte pelo WhatsApp Business, que é uma ótima maneira para separar seu perfil pessoal do perfil profissional no aplicativo. E pode enviar mensagens automáticas fora do seu horário de atendimento.

Conte também com a ajuda de softwares para terapeutas que auxiliam o dia o dia.

Um exemplo é o You Can Book.me, que é um sistema de agendamento online, onde os clientes podem marcar um horário por meio link que você fornece a eles. O link leva os clientes a uma página, que mostra todos os seus horários disponíveis, facilitando bastante a você e aos pacientes agendar uma consulta.

Mantendo um sistema de agendamentos digital, você agiliza o atendimento e organiza sua agenda de onde estiver! Muito mais eficiente do que anotar tudo manualmente.

 

10. Cultive relacionamentos com outras áreas

terapeutas empoderadas conversando sobre dicas para divulgar terapia holística

Ter contato com áreas além da terapia, é fundamental para que você crie novas parcerias e possa encontrar uma nova oportunidade.

A comunidade médica tradicional, em geral, não tem contato ou um conhecimento profundo dos benefícios das técnicas de terapia holística e integrativa. Mas as duas partes podem se apoiar mutuamente.

Por exemplo, a Acupuntura e o Yoga podem permitir ao paciente reduzir a dose dos fortes medicamentos para o controle da dor. A redução do estresse e da ansiedade também são essenciais para melhores resultados, com protocolos que incluem Acupuntura, Yoga e técnicas de Meditação.

Embora as terapias integrativas tenham sido clinicamente comprovadas e, inclusive, incluídas no SUS para ajudar na redução dos sintomas de muitas doenças e condições, a maioria dos médicos não compreende os benefícios que essas terapias podem trazer para seus pacientes.

Crie relacionamentos com a comunidade médica em geral e destaque as terapias que possam complementar os cuidados de um paciente e melhorar os resultados a partir de um tratamento tradicional. O intuito de ambos os lados é o mesmo, a saúde e bem-estar do paciente.

Além da comunidade médica, você pode pensar também em outras profissões que complementam a sua terapia. Como pode melhorar? 🙂

 

11. Mantenha um bom relacionamento com seus clientes

terapeuta no celular em contato com cliente

O bom relacionamento com o cliente é você ir além da sessão de terapia. Mas não pense que é ligar para ele todos os dias ou vê-lo todos finais de semana.

Para criar um relacionamento sólido com seu cliente, você precisa conhecê-lo e principalmente conseguir ouvir o que ele tem a dizer. Assim, você poderá identificar seus gostos e necessidades e oferecer o melhor atendimento possível.

Entre em contato com eles alguns dias após a consulta, solicite a opinião deles sobre a sessão e peça um depoimento.

Clientes satisfeitos são clientes fidelizados e que indicarão suas terapias a outras pessoas.

 

12. Participe de comunidades

Uma comunidade é um grupo de pessoas que compartilham algo em comum, como uma história, um objetivo ou uma prática. Hoje, com a internet ficou mais fácil você criar ou participar de uma em torno de seu negócio.

Uma prática muito usada no marketing digital é criar comunidades de pessoas com interesses em comum, como por exemplo os grupos do Facebook ou discussões em fóruns.

Outra dica, é participar de comunidades como o Guia da Alma. O Guia da Alma é mais que um portal digital. Aqui somos uma comunidade incrível totalmente voltada para terapeutas holísticos.

Somos um local onde você como profissional pode divulgar sua terapia holística e integrativa a potenciais clientes, compartilhar seu conteúdo e receber agendamentos. Tudo no mesmo lugar!

E ainda, oferecemos consultorias e dicas de divulgação para nossos Terapeutas. Somos um espaço de expansão profissional em vários níveis. Quer fazer parte desta comunidade incrível e divulgar sua prática para ajudar mais pessoas? Teste o Perfil do Guia da Alma gratuitamente!

como divulgar terapia holística - guia da alma - plataforma para terapeutas

Testar Guia da Alma por 7 dias grátis!

 

Cofundadora e CMO do Guia da Alma, Facilitadora do Curso online Propósito Terapeuta. Reikiana e Thetahealer.

AGENDAR!

Atende online
Presencial em