Boas-vindas a mais um Dia do Terapeuta!

Meu nome é Liana, sou cofundadora e CMO (Chief Marketing Officer) do Guia da Alma – Portal de Evolução da Consciência – e neste artigo vou dar dicas de Redes Sociais para Terapeutas!

 


Gostaria de iniciar este artigo perguntando qual o significado que marketing tem para você?

Eu escuto muitos terapeutas dizendo que não gostam de marketing, que não se sentem confortáveis em se autodivulgar e autopromover, pois acham a linguagem do marketing digital algo “muito comercial”, “banalizada”, “charlatã”.

Eu pensava o mesmo, pois até então, tinha tido contato apenas com o marketing tradicional, muitas vezes invasivo e manipulador. Em 2015 tive contato com o Inbound Marketing (marketing de tração) e o Marketing Humanizado. Neste ano também iniciei de fato minha jornada espiritual e o Guia da Alma.

Foi então que percebi que poderia unir estas duas vertentes para levar a espiritualidade e a evolução da consciência a mais pessoas.

 

Espiritualidade e Marketing?

“O Marketing é uma atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral.” American Marketing Association

Marketing envolve estratégias, técnicas e práticas que agregam valor a marcas e/ou produtos, levando-os até as pessoas. É uma ótima ferramenta que deve ser usada com sabedoria e que pode ser sim muito benéfica para levar a espiritualidade a um maior número de pessoas!

Não tem nada de errado em você usar o marketing para divulgar o lindo trabalho que você presta a humanidade! E você pode fazer diferente! Quem disse que esse marketing digital precisa ser agressivo, batido?

A Nova Era da internet e comunicações nos dá a oportunidade de fazer diferente! De sermos sinceros e espontâneos, de falarmos face a face (mesmo distantes), de compartilhar experiências e conhecimento, de usar uma linguagem própria!

 

Redes Sociais para Terapeutas

As redes sociais são um ótimo lugar para divulgar e compartilhar suas terapias e sabedorias; para conhecer novas pessoas e interagir com elas; para fortalecer ainda mais a sua carreira/marca/empresa!

É aqui que as pessoas passam parte do seu tempo e podem manter uma relação mais facilmente com o seu negócio!

Trago aqui algumas dicas de redes sociais para Terapeutas, que podem ajudar na divulgação de seu trabalho! Vamos lá?

 

1. Tenha foco

Primeiro de tudo: escolha 1 ou 2 redes sociais para manter seu foco. As alternativas são inúmeras: Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter, Youtube, Whatsapp, Snapchat, Pinterest, Tumblr, Specula,.. você deve manter a que mais te dá resultado, ou escolher uma com base na que mais se identifica com sua proposta.

Tenha foco também no que você quer levar até seus usuários. A maioria dos terapeutas são holísticos, ou seja, oferecem diversas terapias, mas o ideal é você focar em uma principal para se lançar; ou criar um nome para unir todas essas técnicas que utiliza para se diferenciar.

 

2. Planeje suas redes sociais

Marketing Digital é dedicação e estratégia. Faça um bom planejamento das suas redes sociais!

Meu conselho é que você sempre planeje tudo com um mês de antecedência: crie uma planilha definindo os temas, dias e horários de postagem. Pode ser que isso tome algum tempo, mas vale muito a pena!

Você pode usar programas de agendamento de mídias sociais (aqui no Guia da Alma usamos o Buffer), e assim, dedicar mais tempo ao que interessa: conversar e interagir com os usuários e seus potenciais clientes.

É também um modo de você conseguir organizar melhor o seu tempo de dedicação às mídias sociais e planejar o que está ao seu alcance de fazer.

 

3. Seja você mesmo

Suas redes sociais devem ter a sua cara! Mesmo que você ofereça técnicas milenares, você tem o SEU jeito de trabalhar. Mostre isso nas redes sociais! Compartilhe sua sabedoria e acredite no seu trabalho!

Você também pode utilizar uma linguagem própria visual. É uma ótima estratégia para as pessoas memorizarem e interagirem com a sua marca.

 

4. Acompanhe as métricas

Métricas são dados de mensuração que quantificam uma tendência, comportamento ou variável de negócio, permitindo medir e avaliar o desempenho das suas estratégias. Você deve acompanhar os dados das suas redes sociais para ver suas ações estão dando resultado.

guia-da-alma-redes sociais para terapeutas-métricas

Exemplo de dados que o Instagram e o Facebook disponibilizam.

Acompanhando as métricas você poderá fazer ajustes no planejamento das suas redes sociais: quais foram os assuntos que mais fizeram os usuários interagirem? quais os melhores horários de postagem? quantos novos seguidores você teve? no Instagram, minhas postagens ou stories dão mais resultado? Minhas lives trazem mais engajamento do público do que minhas postagens?

Importante: quem são os usuários que tem interagido com você? Defina um público para manter seu foco!

 

5. Mantenha-se atualizado

Sempre se mantenha atualizado. Quais ferramentas podem otimizar seu trabalho? Quais são as novas opções disponíveis nas redes sociais para interagir com seu público?

Recentemente o Facebook mudou seus algoritmos, diminuindo a visualização das páginas de empresas. Quais atitudes você pode tomar para melhorar as visitas na sua página? Lives, compartilhar as postagens por mensagem, usar sua página pessoal para divulgar? Nesses momentos você deve ser estratégico e inovador.

 

Pareceu muito complicado? Muita coisa para fazer? No início é assim mesmo! Mas comece aos poucos, com o tempo você vai pegando o jeito!

Não gosta de cuidar das suas redes sociais? Não tem problema contratar outra pessoa ou uma empresa para fazer isso, mas você deve conhecer as estratégias adotadas por esse 3º para saber se estão alinhadas com suas expectativas, proposta e linguagem.

 

Você pode aprender mais sobre como divulgar suas terapias através de livros, pesquisando sobre o assunto na internet ou participando de cursos. Ou quem sabe você queira aprender mais diretamente conosco?

Terapeuta, para te ajudar nesta missão, criamos um curso especial para você!

Vem com a gente para o Curso de Marketing Digital para Terapeutas! Ideal para Terapeutas que querem aprender a conquistar clientes no mundo digital, e passar a receber mais retorno com suas divulgações!  

Quer saber mais sobre o Curso? Clique neste link!

Ah, você também pode Baixar o Roteiro completo para conhecer os conteúdos que vamos abordar, fica a dica 😉

Um abraço, e até o próximo Dia do Terapeuta!

Liana Chiaradia

Cofundadora do Guia da Alma, designer e reikiana.

8
0

Designer gráfico e ilustradora de profissão, ariana por natureza, cofundadora do Guia da Alma de coração. Apaixonada por música, artes e culinária. Eterna viajante, acredita que a beleza da vida está em novos horizontes, nos pequenos detalhes e na conexão com o Universo.

...

Deixe seu comentário e contribua com a troca

Nossos Parceiros:

guia da alma - lua peregrina
guia da alma - aldeia indigo
tranquility-pra-voce
mezcla photos
anahata-world
guia-da-alma-kaygangue-parceiros