Carregando.
Aproveite a pausa e respire fundo!

Olá! Boas-vindas!

Trazemos aqui e em nossas redes sociais dicas para Terapeutas que buscam aprimorar a divulgação de seus serviços, e entender um pouco mais sobre Marketing e sobre esse Universo Digital que às vezes nos parece complicado e distante.

Conceitos, tendências, ferramentas, e tudo o que há de mais atualizado integrando o mundo do Marketing com o das Terapias Holísticas. Aproveite!

Eu sou Rodrigo Roncaglio – Cofundador e CEO do Guia da Alma, facilitador do curso online Propósito Terapeuta, onde falo mais a fundo sobre estes temas!


No post passado eu fiz uma introdução ao estado atual do Marketing, relacionando os últimos avanços tecnológicos com a entrada da Era de Aquário. Falei também sobre como o consumo hoje está voltado para Experiências, e não mais para Produtos. Se você ainda não leu, dá uma olhada (disponível também em áudio)!

No post de hoje, vou aprofundar mais sobre a Nova Era do Marketing, abordando temas importantes como:

  • A mudança de Era no contexto do Marketing – o Marketing 3.0
  • Marketing Humanizado
  • Marketing de Conteúdo
  • Uma introdução ao Inbound Marketing – ou Marketing de Atração

 

A Nova Era do Marketing – o Marketing 3.0

Uma Nova Era pede por um Novo Marketing. Uma comunicação focada em experiências e emoções ao invés de bens materiais. O conceito do Marketing 3.0, nascido em 2010 com o livro de Philip Kotler – considerado pai do Marketing -, ganha cada vez mais força. Este novo Marketing é “centrado no ser humano”, e a comunicação passa a buscar os consumidores através de seus corações, mentes e espíritos.

Segundo Kotler, o Marketing pode ser estudado em três fases:

  • Marketing 1.0, de 1900 até 1990 (Revolução Industrial). O objetivo era vender produtos, e a proposição de valor eram produtos funcionais.
  • Marketing 2.0, de 1990 até 2010, com o advento da tecnologia de informação. O objetivo era satisfazer e reter clientes e a proposta de valor era a satisfação funcional e emocional.
  • Marketing 3.0, de 2010 até os dias atuais, guiado por valores e por uma nova era que ainda está em construção. Na era dos consumidores altamente conscientes e informados, o objetivo passou a ser fazer um mundo melhor. E a proposta de valor passa a ser a satisfação funcional, emocional e espiritual em conjunto.

E como faz sentido com tudo o que já falamos sobre a Nova Era do Marketing! E o melhor disso é: em um livro sobre Marketing, amplamente aceito no mundo todo, encontramos repetidamente as palavras “espiritual”, “nova era”, “colaboração” e “fazer um mundo melhor”.

A Era da Informação também traz uma necessidade de adaptação para o Marketing. Antes, com mídias impressas, era muito difícil medir o retorno sobre investimento em divulgação. Hoje, tudo pode ser medido e detalhado, e cada ação pode ter seus resultados analisados, possibilitando a escolha dos canais que funcionam de fato!

Marketing Humanizado 

Este é um conceito dentro do Marketing 3.0 que está em crescimento pleno!

Trata-se da atuação de “humano para humano”. Neste modelo, as estratégias são focadas nas pessoas e não se vê mais o consumidor como número ou receita. As mensagens entregues são relevantes e realmente interessam ao consumidor, pois o profissional tem acesso a dados do seu comportamento.

Humanizar o Marketing é chegar o mais próximo possível do dia a dia e dos hábitos do seu público, para que vocês possam ter um bom relacionamento. Conhecer os hábitos de seu cliente vai te ajudar a abordá-lo de forma realmente personalizada!

Personalizar significa ter uma linguagem, estratégias, ações e produtos feitos especialmente para o seu cliente. É conseguir fazê-lo se sentir único e especial porque você o conhece, genuinamente. Sabe dos seus gostos e dos seus interesses. E é capaz até de adivinhar qual é o melhor momento e canal para vocês terem uma conversinha.

Portanto, para começar a humanizar, o primeiro passo é conhecer bem o seu público para contar as histórias certas usando os melhores canais!

Marketing de Conteúdo

Marketing de Conteúdo é a estratégia de produzir conteúdos relevantes para educar, informar ou entreter seu público-alvo, de modo que o auxilie em todo processo de compra e o atraia para você de forma natural e espontânea. É o combustível do Inbound Marketing.

A ideia consiste em informar as pessoas para fazer com que futuramente elas não só respeitem a sua marca e a tenham como referência, mas também se tornem clientes de sua empresa.

Dar conteúdo é entregar valor às pessoas, de forma que elas possam conhecer mais quem é você e sua terapia, e o que você oferece.

Entre os objetivos do Marketing de Conteúdo, destacamos:

  • Aumentar sua visibilidade na Internet;
  • Aumentar a interação entre você e seu cliente;
  • Nutrir sua base de contatos com conteúdo relevante;
  • Ganhar a confiança do público e adquirir pessoas que vão indicar seu trabalho;

Marketing de Conteúdo sem uma estratégia bem arquitetada não é o suficiente para gerar o máximo de resultados. O método tem resultados comprovados, mas é preciso disponibilizar um tempo para planejamento e estratégia.

E o principal: “Content is King”“o Conteúdo é o Rei”. A qualidade do conteúdo é primordial para o sucesso! Um bom Marketing Digital aplicado em um conteúdo de baixa qualidade pode gerar prejuízos e maus resultados.

Existem várias formas de aplicar o Marketing de Conteúdo, por exemplo: 

  • Publicar em Blogs
  • Criar Conteúdos Ricos (eBooks, Cursos Online, Infográficos, etc.)
  • Vídeos
  • Postar nas Redes Sociais
  • E-mail Marketing
  • Palestras
  • Lives (ao vivo)

E quando você for aplicar, tenha em mente qual a sua disponibilidade de tempo para dedicação – pois uma regra importante é você ter uma rotina de postagens que seja adequada à sua realidade. Saiba também que, como se trata de uma estratégia de educação do cliente, os resultados não são imediatos, vindo a médio e longo prazo.

Uma introdução ao Inbound Marketing – ou Marketing de Atração

O Inbound Marketing, também conhecido como Marketing de Atração, é uma maneira de trabalhar o Marketing Humanizado, pois atrai o visitante para, antes de tentar vender qualquer coisa, dar as respostas e soluções para o que ele está buscando. 

Ou seja, não é aquela relação em que a pessoa vai até a loja e já se torna cliente diretamente. Em Inbound, as vendas não são “empurradas”, elas acontecem para pessoas que já conhecem a empresa, já sabem dos problemas que têm e das soluções que podem ser entregues. Ao final, o cliente sente que tomou a decisão por si mesmo e não de que foi “convencido” por uma mídia fria.

É o trabalho que Portais e Blogs hoje fazem com seus artigos, vídeos, eBooks, e-mail marketing, entre outros. O Guia da Alma é um exemplo de Portal que tem como pilar o Inbound Marketing!

É diferente do Marketing de Conteúdo pois envolvem etapas que vão além da Atração do público, e preocupa-se em relacionar-se com o visitante para posteriormente vender para ele.

Mas Inbound Marketing é um assunto bem vasto, e por isso falamos mais a fundo dele em nosso curso online!

Vem comigo para o Curso online: Propósito Terapeuta! Ideal para Terapeutas que querem viver do seu propósito e aprender a conquistar clientes no mundo digital, tendo retorno com suas divulgações!

Um abraço!


Quer conhecer uma ferramenta de divulgação digital para expandir seu trabalho como Terapeuta? Saiba todos os benefícios de ter um Perfil no Guia da Alma!

🧡💙

Viva bem trabalhando com o que ama! Conheça nosso Curso Online completo para Terapeutas!

✨ Ou deixe seu contato e saiba por primeiro das

Rodrigo Roncaglio

Cofundador e CEO do Guia da Alma. Meditação Guiada para Empresas. Facilitador do Curso online Propósito Terapeuta. Reikiano nível II, estudante de Astrologia, autodidata em Meditação e práticas energéticas.

4
0

Sou Cofundador do Guia da Alma, Reikiano Nível II, e Designer de Experiência do Usuário. Aprendiz de Astrologia, auto-didata e buscador de uma vida mais espiritual, adoro estar em conexão com a natureza, observar constelações, cozinhar e meditar. Como bom Libriano, busco o equilíbrio da vida em todos os aspectos, e acredito que é aí que mora a felicidade. A beleza do caminho é o próprio caminho!

...

Deixe seu comentário e contribua com a troca

O Guia da Alma é o Portal que conecta pessoas e Terapeutas para uma vida mais leve com Terapia Holística e Integrativa online ou presencial em todo Brasil!

Descubra também o Autoconhecimento, Espiritualidade e Bem-estar no conteúdo original do nosso blog!

Receba o Guia da Alma no seu e-mail!

Conteúdo para a sua evolução de consciência.

As Terapias Holísticas e Integrativas são complementares à medicina alopática, e não devem substituir nenhuma consulta e/ou tratamento médico.
Atenção: este site não oferece tratamento ou aconselhamento imediato para pessoas em crise suicida.
Em caso de crise, ligue para 188 (CVV) ou acesse o site www.cvv.org.br. Em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo.

Política de Privacidade | Termos de Uso
Copyright © 2018 Guia da Alma. Todos os direitos reservados.
Feito com Luz e Amor em Florianópolis!