Olá! Boas-vindas!

Trazemos aqui e em nossas redes sociais dicas para Terapeutas que buscam aprimorar a divulgação de seus serviços, e entender um pouco mais sobre Marketing e sobre esse Universo Digital que às vezes nos parece complicado e distante.

Conceitos, tendências, ferramentas, e tudo o que há de mais atualizado integrando o mundo do Marketing com o das Terapias Holísticas. Aproveite!

Lembrando que abordamos mais a fundo sobre estes temas no Curso de Marketing Digital para Terapeutas!


 

No post passado eu fiz uma introdução ao estado atual do Marketing, relacionando os últimos avanços tecnológicos com a entrada da Era de Aquário. Falei também sobre como o consumo hoje está voltado para Experiências, e não mais para Produtos. Se você ainda não leu, dá uma olhada (disponível também em áudio)!

No post de hoje, vou aprofundar mais sobre a Nova Era do Marketing, abordando temas importantes como:

  • A mudança de Era no contexto do Marketing – o Marketing 3.0
  • Marketing Humanizado
  • Marketing de Conteúdo
  • Uma introdução ao Inbound Marketing – ou Marketing de Atração

A Nova Era do Marketing – o Marketing 3.0

Uma Nova Era pede por um Novo Marketing. Uma comunicação focada em experiências e emoções ao invés de bens materiais. O conceito do Marketing 3.0, nascido em 2010 com o livro de Philip Kotler – considerado pai do Marketing -, ganha cada vez mais força. Este novo Marketing é “centrado no ser humano”, e a comunicação passa a buscar os consumidores através de seus corações, mentes e espíritos.

Segundo Kotler, o Marketing pode ser estudado em três fases:

  • Marketing 1.0, de 1900 até 1990 (Revolução Industrial). O objetivo era vender produtos, e a proposição de valor eram produtos funcionais.
  • Marketing 2.0, de 1990 até 2010, com o advento da tecnologia de informação. O objetivo era satisfazer e reter clientes e a proposta de valor era a satisfação funcional e emocional.
  • Marketing 3.0, de 2010 até os dias atuais, guiado por valores e por uma nova era que ainda está em construção. Na era dos consumidores altamente conscientes e informados, o objetivo passou a ser fazer um mundo melhor. E a proposta de valor passa a ser a satisfação funcional, emocional e espiritual em conjunto.

E como faz sentido com tudo o que já falamos sobre a Nova Era do Marketing! E o melhor disso é: em um livro sobre Marketing, amplamente aceito no mundo todo, encontramos repetidamente as palavras “espiritual”, “nova era”, “colaboração” e “fazer um mundo melhor”.

A Era da Informação também traz uma necessidade de adaptação para o Marketing. Antes, com mídias impressas, era muito difícil medir o retorno sobre investimento em divulgação. Hoje, tudo pode ser medido e detalhado, e cada ação pode ter seus resultados analisados, possibilitando a escolha dos canais que funcionam de fato!

 

Marketing Humanizado 

Este é um conceito dentro do Marketing 3.0 que está em crescimento pleno!

Trata-se da atuação de “humano para humano”. Neste modelo, as estratégias são focadas nas pessoas e não se vê mais o consumidor como número ou receita. As mensagens entregues são relevantes e realmente interessam ao consumidor, pois o profissional tem acesso a dados do seu comportamento.

Humanizar o Marketing é chegar o mais próximo possível do dia a dia e dos hábitos do seu público, para que vocês possam ter um bom relacionamento. Conhecer os hábitos de seu cliente vai te ajudar a abordá-lo de forma realmente personalizada!

Personalizar significa ter uma linguagem, estratégias, ações e produtos feitos especialmente para o seu cliente. É conseguir fazê-lo se sentir único e especial porque você o conhece, genuinamente. Sabe dos seus gostos e dos seus interesses. E é capaz até de adivinhar qual é o melhor momento e canal para vocês terem uma conversinha.

Portanto, para começar a humanizar, o primeiro passo é conhecer bem o seu público para contar as histórias certas usando os melhores canais!

 

Marketing de Conteúdo

Marketing de Conteúdo é a estratégia de produzir conteúdos relevantes para educar, informar ou entreter seu público-alvo, de modo que o auxilie em todo processo de compra e o atraia para você de forma natural e espontânea. É o combustível do Inbound Marketing.

A ideia consiste em informar as pessoas para fazer com que futuramente elas não só respeitem a sua marca e a tenham como referência, mas também se tornem clientes de sua empresa.

Dar conteúdo é entregar valor às pessoas, de forma que elas possam conhecer mais quem é você e sua terapia, e o que você oferece.

Entre os objetivos do Marketing de Conteúdo, destacamos:

  • Aumentar sua visibilidade na Internet;
  • Aumentar a interação entre você e seu cliente;
  • Nutrir sua base de contatos com conteúdo relevante;
  • Ganhar a confiança do público e adquirir pessoas que vão indicar seu trabalho;

Marketing de Conteúdo sem uma estratégia bem arquitetada não é o suficiente para gerar o máximo de resultados. O método tem resultados comprovados, mas é preciso disponibilizar um tempo para planejamento e estratégia.

E o principal: “Content is King”“o Conteúdo é o Rei”. A qualidade do conteúdo é primordial para o sucesso! Um bom Marketing Digital aplicado em um conteúdo de baixa qualidade pode gerar prejuízos e maus resultados.

Existem várias formas de aplicar o Marketing de Conteúdo, por exemplo: 

  • Publicar em Blogs
  • Criar Conteúdos Ricos (eBooks, Cursos Online, Infográficos, etc.)
  • Vídeos
  • Postar nas Redes Sociais
  • E-mail Marketing
  • Palestras
  • Lives (ao vivo)

E quando você for aplicar, tenha em mente qual a sua disponibilidade de tempo para dedicação – pois uma regra importante é você ter uma rotina de postagens que seja adequada à sua realidade. Saiba também que, como se trata de uma estratégia de educação do cliente, os resultados não são imediatos, vindo a médio e longo prazo.

 

Uma introdução ao Inbound Marketing – ou Marketing de Atração

O Inbound Marketing, também conhecido como Marketing de Atração, é uma maneira de trabalhar o Marketing Humanizado, pois atrai o visitante para, antes de tentar vender qualquer coisa, dar as respostas e soluções para o que ele está buscando. 

Ou seja, não é aquela relação em que a pessoa vai até a loja e já se torna cliente diretamente. Em Inbound, as vendas não são “empurradas”, elas acontecem para pessoas que já conhecem a empresa, já sabem dos problemas que têm e das soluções que podem ser entregues. Ao final, o cliente sente que tomou a decisão por si mesmo e não de que foi “convencido” por uma mídia fria.

É o trabalho que Portais e Blogs hoje fazem com seus artigos, vídeos, eBooks, e-mail marketing, entre outros. O Guia da Alma é um exemplo de Portal que tem como pilar o Inbound Marketing!

É diferente do Marketing de Conteúdo pois envolvem etapas que vão além da Atração do público, e preocupa-se em relacionar-se com o visitante para posteriormente vender para ele.

 

Mas Inbound Marketing é um assunto bem vasto, e poderíamos ter posts inteiros dedicados somente a ele! Vamos abordar futuramente em mais um post do Dia do Terapeuta, acompanhe!

 

Ou quem sabe você quer o conhecimento direto da fonte?

Vem com a gente para o Curso de Marketing Digital para Terapeutas! Ideal para Terapeutas que querem aprender a conquistar clientes no mundo digital, e passar a receber mais retorno com suas divulgações!  

Quer saber mais sobre o Curso? Clique neste link!

Ah, você também pode Baixar o Roteiro completo para conhecer os conteúdos que vamos abordar, fica a dica 😉

Um abraço!

 

Rodrigo Roncaglio

Cofundador e CEO do Guia da Alma. Reikiano nível II, estudante de Astrologia, autodidata em Meditação e práticas energéticas.

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Sou Cofundador do Guia da Alma, Reikiano Nível II, e Designer de Experiência do Usuário. Aprendiz de Astrologia, auto-didata e buscador de uma vida mais espiritual, adoro estar em conexão com a natureza, observar constelações, cozinhar e meditar. Como bom Libriano, busco o equilíbrio da vida em todos os aspectos, e acredito que é aí que mora a felicidade. A beleza do caminho é o próprio caminho!

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