Marketing Humanizado para Terapeutas!
Olá! Boas-vindas!
Trazemos aqui e em nossas redes sociais dicas para Terapeutas que buscam aprimorar a divulgação de seus serviços, e entender um pouco mais sobre Marketing e sobre esse Universo Digital que às vezes nos parece complicado e distante.
Conceitos, tendências, ferramentas, e tudo o que há de mais atualizado integrando o mundo do Marketing com o das Terapias Holísticas. Aproveite!
Eu sou Rodrigo Roncaglio – Cofundador e CEO do Guia da Alma, facilitador do curso online Propósito Terapeuta, onde falo mais a fundo sobre estes temas!
No post passado eu fiz uma introdução ao estado atual do Marketing, relacionando os últimos avanços tecnológicos com a entrada da Era de Aquário. Falei também sobre como o consumo hoje está voltado para Experiências, e não mais para Produtos. Se você ainda não leu, dá uma olhada (disponível também em áudio)!
No post de hoje, vou aprofundar mais sobre a Nova Era do Marketing, abordando temas importantes como:
- A mudança de Era no contexto do Marketing – o Marketing 4.0
- Marketing Humanizado
- Marketing de Conteúdo
- Uma introdução ao Inbound Marketing – ou Marketing de Atração
Índice
A Nova Era do Marketing – o Marketing 4.0
Uma Nova Era pede por um Novo Marketing. Uma comunicação focada em experiências e emoções ao invés de bens materiais. O conceito do Marketing 4.0, de Philip Kotler – considerado pai do Marketing -, ganha cada vez mais força. Este novo Marketing é “centrado no ser humano”, e a comunicação passa a buscar os consumidores através de seus corações, mentes e espíritos.
Segundo Kotler, o Marketing pode ser estudado em quatro fases:
- Marketing 1.0, de 1900 até 1990 (Revolução Industrial). O objetivo era vender produtos, e a proposição de valor eram produtos funcionais.
- Marketing 2.0, de 1990 até 2010, com o advento da tecnologia de informação. O objetivo era satisfazer e reter clientes e a proposta de valor era a satisfação funcional e emocional.
- Marketing 3.0, de 2010 até 2020, guiado por valores e por uma nova era que ainda está em construção. Na era dos consumidores altamente conscientes e informados, o objetivo passou a ser fazer um mundo melhor. E a proposta de valor passa a ser a satisfação funcional, emocional e espiritual em conjunto.
- Marketing 4.0, de 2020 até os dias atuais. Um marketing centrado no ser humano, totalmente digital! Baseado na experiência dos usuários, de consumidores conectados, muito conteúdo, provas sociais, e marcas mais humanas.
E como faz sentido com tudo o que já falamos sobre a Nova Era do Marketing! E o melhor disso é: em um livro sobre Marketing, amplamente aceito no mundo todo, encontramos repetidamente as palavras “espiritual”, “nova era”, “colaboração” e “fazer um mundo melhor”.
A Era da Informação também traz uma necessidade de adaptação para o Marketing. Antes, com mídias impressas, era muito difícil medir o retorno sobre investimento em divulgação. Hoje, tudo pode ser medido e detalhado, e cada ação pode ter seus resultados analisados, possibilitando a escolha dos canais que funcionam de fato!
Marketing Humanizado
Este é um conceito dentro do Marketing 4.0 que está em crescimento pleno!
Trata-se da atuação de “humano para humano”. Neste modelo, as estratégias são focadas nas pessoas e não se vê mais o consumidor como número ou receita. As mensagens entregues são relevantes e realmente interessam ao consumidor, pois o profissional tem acesso a dados do seu comportamento.
Humanizar o Marketing é chegar o mais próximo possível do dia a dia e dos hábitos do seu público, para que vocês possam ter um bom relacionamento. Conhecer os hábitos de seu cliente vai te ajudar a abordá-lo de forma realmente personalizada!
Personalizar significa ter uma linguagem, estratégias, ações e produtos feitos especialmente para o seu cliente. É conseguir fazê-lo se sentir único e especial porque você o conhece, genuinamente. Sabe dos seus gostos e dos seus interesses. E é capaz até de adivinhar qual é o melhor momento e canal para vocês terem uma conversinha.
Portanto, para começar a humanizar, o primeiro passo é conhecer bem o seu público para contar as histórias certas usando os melhores canais!
Marketing de Conteúdo
Marketing de Conteúdo é a estratégia de produzir conteúdos relevantes para educar, informar ou entreter seu público-alvo, de modo que o auxilie em todo processo de compra e o atraia para você de forma natural e espontânea. É o combustível do Inbound Marketing.
A ideia consiste em informar as pessoas para fazer com que futuramente elas não só respeitem a sua marca e a tenham como referência, mas também se tornem clientes de sua empresa.
Dar conteúdo é entregar valor às pessoas, de forma que elas possam conhecer mais quem é você e sua terapia, e o que você oferece.
Entre os objetivos do Marketing de Conteúdo, destacamos:
- Aumentar sua visibilidade na Internet;
- Aumentar a interação entre você e seu cliente;
- Nutrir sua base de contatos com conteúdo relevante;
- Ganhar a confiança do público e adquirir pessoas que vão indicar seu trabalho;
Marketing de Conteúdo sem uma estratégia bem arquitetada não é o suficiente para gerar o máximo de resultados. O método tem resultados comprovados, mas é preciso disponibilizar um tempo para planejamento e estratégia.
E o principal: “Content is King” – “o Conteúdo é o Rei”. A qualidade do conteúdo é primordial para o sucesso! Um bom Marketing Digital aplicado em um conteúdo de baixa qualidade pode gerar prejuízos e maus resultados.
Existem várias formas de aplicar o Marketing de Conteúdo, por exemplo:
- Publicar em Blogs
- Criar Conteúdos Ricos (eBooks, Cursos Online, Infográficos, etc.)
- Vídeos
- Postar nas Redes Sociais
- E-mail Marketing
- Palestras
- Lives (ao vivo)
E quando você for aplicar, tenha em mente qual a sua disponibilidade de tempo para dedicação – pois uma regra importante é você ter uma rotina de postagens que seja adequada à sua realidade. Saiba também que, como se trata de uma estratégia de educação do cliente, os resultados não são imediatos, vindo a médio e longo prazo.
Uma introdução ao Inbound Marketing – ou Marketing de Atração
O Inbound Marketing, também conhecido como Marketing de Atração, é uma maneira de trabalhar o Marketing Humanizado, pois atrai o visitante para, antes de tentar vender qualquer coisa, dar as respostas e soluções para o que ele está buscando.
Ou seja, não é aquela relação em que a pessoa vai até a loja e já se torna cliente diretamente. Em Inbound, as vendas não são “empurradas”, elas acontecem para pessoas que já conhecem a empresa, já sabem dos problemas que têm e das soluções que podem ser entregues. Ao final, o cliente sente que tomou a decisão por si mesmo e não de que foi “convencido” por uma mídia fria.
É o trabalho que Portais e Blogs hoje fazem com seus artigos, vídeos, eBooks, e-mail marketing, entre outros. O Guia da Alma é um exemplo de Portal que tem como pilar o Inbound Marketing!
É diferente do Marketing de Conteúdo pois envolvem etapas que vão além da Atração do público, e preocupa-se em relacionar-se com o visitante para posteriormente vender para ele.
Mas Inbound Marketing é um assunto bem vasto, e por isso falamos mais a fundo dele em nosso curso online!
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O Guia da Alma, além de ser uma ponte de conexão entre paciente e terapeuta, é uma comunidade que auxilia o profissional em sua jornada: realizando consultorias, oferecendo dicas para uma divulgação humanizada de seus trabalhos, ajudando-os a levar suas terapias até empresas e comunidade, entre outras formas de apoio.
É um espaço de expansão para o profissional em vários níveis.Ideal para quem deseja seguir na profissão de terapeuta, vivendo do seu propósito e encarando todos os desafios com o apoio de uma comunidade incrível. Venha fazer parte você também!
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