Constelação Familiar: os excluídos
Vou falar aqui sobre um tema sempre atual da Constelação Familiar: os Excluídos. As pessoas que não se sentem inclusas dentro dos sistemas familiares, ou que são excluídas deles.
Eu sou Jay Reiss, terapeuta holístico e constelador familiar há 20 anos.
E já me deparei muitas vezes com esta temática em meus atendimentos e também na vida real. Vamos entender mais?
Um exemplo real de exclusão
Antes de qualquer explicação sistêmica, vamos a um exemplo atual:
Um grupo de radicais que acredita na supremacia branca se reúne para protestar e durante a manifestação se confronta com outro grupo que luta pelo direito social de pertencer. O segundo grupo é diferente do primeiro na cor da pele, na orientação sexual e nas ideologias. O confronto é tenso, violento e termina com feridos e mortos. Charlottesville, EUA final, 2017.
A visão da Constelação Familiar sobre inclusão
Conflitos são novos no mundo? Não. Invés de ir pelo viés moral, as Constelações Familiares vão pelo viés Existencial.
Isso é uma das coisas que eu amo nas Constelações: elas trabalham com fatos, não com as interpretações e julgamentos deles, e isso apura a nossa percepção.
A inclusão e exclusão são dinâmicas que acontecem na nossa vida comunitária desde que o mundo é mundo.
Nós somos mamíferos, seres gregários e, enquanto mamíferos, nós precisamos estar em grupo: isso é chamado de ordem do pertencimento.
No mesmo passo, cada grupo tem as suas regras e normas, e quando uma pessoa não se encaixa nas regras e normas do grupo, ela é retirada. Para a Constelação Familiar, esses são os excluídos.
A Constelação Familiar é uma terapia sistêmica desenvolvida por Bert Hellinger que nos auxilia a encontrar equilíbrio em nossas relações pessoais e interpessoais (sistemas).
Em um sistema, tudo faz parte e todos pertencem. Isso é a ordem da inclusão. A definição de um sistema é um conjunto de elementos interdependentes de modo a formar um todo organizado. E cada sistema possui uma inteligência própria. Quanto mais sintonizado com as leis naturais, mais funcional e harmônico um sistema é.
A vida acontece como um sistema universal: Nós vivemos em um sistema solar e recebemos as influências do Sol. A vida neste Planeta só é possível pela luz solar, caso contrário, este seria um planeta gelado, impossível de gerar a vida que conhecemos aqui. E as águas que formam a base da nossa vida aqui são afetadas pelas fases da Lua, influenciando várias coisas, dentre elas o plantio dos alimentos que nutrem os nossos corpos.
São sistemas dentro de sistemas, dentro de outros sistemas. É um milagre, se você parar para pensar bem no assunto!
O sistema familiar e os excluídos
O primeiro sistema ao qual pertencemos é o nosso sistema familiar. Primeiro porque sem ele, nós não estaríamos aqui. Recebemos o nosso corpo através dos nossos pais. É a vida que veio através deles para nós. E isso é um fato.
O pai e a mãe tem a sua trajetória pessoal e a sua história que aconteceu antes do(a) filho(a) chegar. Isso é chamado de ordem da hierarquia. E isso também é um fato.
E então, nós temos o primeiro sistema: o pai, a mãe e você, com o corpo que você recebeu deles. Pode ter muitos irmãos e irmãs ou nenhum irmão, e é ali que você foi apresentado a vida nesse planeta.
Muito bem, o tema aqui é exclusão. E estamos vivendo no século XXI, com uma série de mudanças acontecendo em todos os setores da vida. E mudança é uma grande lei universal. Goste ou não das mudanças, elas estão acontecendo, continuamente.
As definições de família, casais, tipos e formatos de relacionamentos estão sendo revistos, e isso é parte de como nós aprendemos e nos desenvolvemos. Então, quando adentramos esses assuntos é essencial percebermos como as nossas definições pessoais de certo e errado ou “é assim que deve ser” interrompem o fluxo da percepção e da presença.
Uma das temáticas atuais a respeito de pais e filhos é: “Família é quem cuida.” Existe uma exclusão aqui? Sim, há. Quem são os excluídos aqui? Os pais da criança.
“Mas os pais abandonaram a criança. Deram ela para adoção.” Existe um julgamento aí? Sim. Claramente.
E isso tem consequências? Sim. Para todos, especialmente para as crianças.
Existe uma conexão entre exclusão e julgamentos, e esse tema possui muitas nuances, algumas grosseiras e muito evidentes como no exemplo do ocorrido em Charlottesville, e outras muito sutis, criando níveis variados de dificuldades e sofrimento na vida das pessoas.
Veja a live completa que fiz sobre o tema para entender mais:
Agende uma sessão de Constelação Familiar!
Terapeutas Guia da Alma estão te esperando!