Como podemos passar pela “crise dos 30” da melhor maneira? Acompanhe a perspectiva que a terapeuta holística e coach Patrícia Souto traz, através da sua própria experiência.


 

Ah… a crise dos 30, tão falada… Todos passarão por ela um dia. Ela pode chegar um pouco mais cedo para alguns e mais tarde para outros. Mas acredite: ela virá e poderá ser o início da melhor fase da sua vida.

Tudo começa com uma crise existencial que perturba suas noites de sono e te traz insatisfações com a sua vida. Parece que tudo caminhou bem até então, mas que as coisas já não fazem mais muito sentido..

Você seguiu aquele modelo tradicional que te ensinaram – faculdade, carreira, casar, ter filhos – ou parte dele, mas ainda assim existe um sentimento de vazio interior. E, por mais que você tenha seguido essa cartilha, ao menos até certo ponto, a sensação de felicidade, sucesso e realização não aparecem como prometido.

Falta algo na receita, mas o quê?

Surgem, então, reflexões como:

  • O que estou fazendo aqui?
  • Qual é o sentido da minha vida e o que eu faço com ela?
  • O que fazer com esse sentimento de que estou desperdiçando meu tempo e minha energia nesse trabalho sem sentido?

Você começa a sentir um tédio com seu trabalho ou com sua carreira e se sente descontente com sua vida. Falta um significado maior por trás de tudo.

E esses questionamentos se tornam cada vez mais fortes dentro de você. As férias e os finais de semana já não são mais suficientes para aplacar esses pensamentos.

E se você souber aproveitar esse momento, você está pronto para começar a melhor fase da sua vida.

 

Como aproveitar a crise dos 30 como uma oportunidade?

A psicologia de desenvolvimento de adultos não só prevê, mas também explica o fenômeno da crise dos 30 e nos dá os instrumentos poderosos para alavancarmos essa fase tão significativa de nossas vidas. Dentro do seu desenvolvimento psicológico você está atingindo o estágio chamado de autorrealização.

“A principal característica deste estágio é a busca de sentido existencial […]. Você começa a sentir o desejo da sua alma por viver uma vida orientada por valores e com propósito.”

Richard Barrett

Este é o momento em que você se encontra na bifurcação mais importante da sua vida! E os caminhos se mostram de duas maneiras:

– Ou você encontra o seu propósito de vida e abre o campo para viver uma vida com realização material e espiritual, com prazer e significado.

– Ou você encontra um conjunto de atividades que servirão como anestesiadores, aplacadores do seu tédio e apatia em relação à vida: a balada ou o bar do fim de semana que te ajudam a suportar mais 5 dias de trabalho; o consumismo que se mostra na forma de presentinhos para compensar todo o sacrifício cotidiano (afinal, você trabalha tanto em algo tão chato e merece esse agrado); as várias horas que você passa mergulhado em seriados que te fazem fugir da sua realidade ou as infinitas discussões e brigas que você compra nas redes sociais que te fazem sentir lutando por algum ideal.

Não importa a maneira. Quando ansiamos por nos sentirmos vivos e não conseguimos, encontramos algum jeito de aplacar nosso tédio e frustração.

O fato é que o seu ser grita por sentir-se vivo e se você souber escolher sabiamente o caminho, dedicar a sua energia a quebrar antigos padrões e construir novos, que se encaixem mais com seu ser, você abrirá as portas da autorrealização na sua vida.

E como escolher sabiamente? Descubra a sua bússola interna, aquilo que te faz se sentir vivo e traz sentido para a sua vida. Investigue seus gostos, suas habilidades, seus princípios e valores, aquilo que você admira nos outros e em si mesmo. Vá atrás de descobrir e colocar em prática o seu PROPÓSITO DE VIDA.

 

E o que é Propósito de vida?

Propósito de vida é uma autoafirmação que nos dá condições psicológicas para criarmos uma vida que para nós vale a pena ser vivida. Uma afirmação positiva que:

  • Nos dá motivação quando as coisas dão errado.
  • Nos dá rumo quando nos sentimos perdidos.
  • Nos dá pertencimento quanto nos sentimos isolados.
  • Nos dá poder pessoal quando nos sentimos ameaçados.
  • Nos dá esperança no futuro quando sentimos que tudo está perdido.

A palavra crise vem do latim “crisis”, que significa “momento de decisão”.

Atravessar a crise dos 30 anos (ou 27, 29, 32,35 ou 40) significa decidir manter-se no seu movimento de evolução rumo à sua autorrealização.

Coloque, então, toda a sua energia para materializar o seu propósito de vida.

Gaste quanto tempo for necessário, mobilize energia e recursos, e quando você chegar lá, quando estiver com o seu propósito de vida nas mãos não pense duas vezes, viva-o intensamente, morda a vida com todos os dentes e abra as portas do paraíso que você mesmo criou.

 

A minha crise começou com uns 27 anos e agora, aos 30, as coisas cada vez fazem mais sentido. Sinto que estou numa nova fase, mais serena, tranquila e próxima do meu propósito. Promovendo mudanças, mas sem tanta pressa.

guia-da-alma-artigo-patricia-souto-crise-dos-30-gifCom certeza, fase de muito autoconhecimento e bastante enriquecedora. Aprendi a ser mais paciente com a vida e comigo mesma e encarar tudo com mais amorosidade. A me liberar de antigos padrões, me permitir o novo, sem me importar tanto com as expectativas dos outros sobre mim. A respeitar como me sinto, o que gosto ou não, o que quero ou não, a me respeitar e me preservar. A encarar a vida de forma mais leve e saber que, seja o que acontecer, acontece por um motivo e que está tudo bem.

 

 

Eu sou coach de desenvolvimento pessoal e autoestima e terapeuta holística, especializada na técnica do Thetahealing.

Se você sente dificuldade de encontrar seu caminho e seu propósito de vida, a se liberar de crenças e emoções que estão bloqueando seu desenvolvimento, eu posso te ajudar. Me chama para um café, ou

Continue esta conversa comigo!

Namastê!

guia-da-alma-artigo-patricia-souto-crise-dos-30-gif-coracao


 

Leia também:

 


Receba o Guia da Alma no seu e-mail!

Conteúdos para a sua evolução da consciência, uma vez por semana.




 

Patrícia Souto

Coach e terapeuta holística, especializada em Thetahealing, Reiki e Meditação

10
0

Com a missão de ajudar as pessoas na jornada pelo autoconhecimento, pela expansão da consciência e desenvolvimento pessoal, iniciou sua formação como terapeuta holística no início de 2016. Formou-se como Professional & Life Coaching pelo IBC e como terapeuta de Thetahealing Avançada e reikiana, bem como participou de um curso de massagem tântrica focado em mulheres. Autodidata, sempre se interessou pelo comportamento humano, espiritualidade e expansão da consciência e estudo...

Deixe seu comentário e contribua com a troca

~ Nossos Parceiros ~

astrolink-guia-da-alma--logo-quiz-como-ser-uma-pessoa-melhor-signo-
guia da alma - lua peregrina
Meraki-logo
tranquility-pra-voce
guia da alma - aldeia indigo
marcia-oliveira-lifestyle-marca-yoga-floripa
anahata-world
guia-da-alma-kaygangue-parceiros