Carregando.
Aproveite a pausa e respire fundo!

image-atuar-terapeuta-em-empresas
Marketing para Terapeutas

Como começar a atuar como terapeuta em empresas?

As empresas já incluem programas inovadores focados na saúde mental e bem-estar dos funcionários.

icon-share
11 compartilhamentos

Programas inovadores de saúde mental e bem-estar dos funcionários abrem oportunidade para o Terapeuta atuar nas empresas.

Eu sou Rodrigo Roncaglio, cofundador e CEO do Guia da Alma. Temos um programa especial para levar terapias holísticas até empresas, e com base nesta experiência, preparei algumas dicas especiais para você se inserir nesse mercado! Boa leitura 🙂


 

O bem-estar dos funcionários está se tornando uma responsabilidade das empresas e uma estratégia para impulsionar o engajamento, a produtividade e a energia organizacional. Além disso, abre a oportunidade para o terapeuta atuar nas empresas.

O mercado de bem-estar corporativo começou há décadas com um foco altamente específico na saúde e segurança física dos funcionários.

Hoje, no entanto, a definição de bem-estar expandiu-se para incluir uma série de programas que visam não apenas proteger a saúde dos funcionários, mas também impulsionar ativamente o desempenho, bem como o bem-estar social e emocional.

As empresas já incluem programas inovadores focados na saúde mental, dieta saudável, exercícios, mindfulness e gerenciamento de estresse. Se você está querendo descobrir como atuar nesse meio, vamos te ajudar nisso.

 

A tendência do crescimento das terapias nas empresas

terapeuta atuando em empresa, conversando com colaboradora

Há evidências crescentes para apoiar a ideia de que o bem-estar impulsiona o desempenho dos funcionários e traz impactos positivos para as empresas. Afinal, as empresas fazem-se de pessoas, das suas emoções e experiências.

Na pesquisa Tendências Globais de Capital Humano de 2018, apenas 23% dos entrevistados disseram que seu programa de bem-estar foi implementado para reduzir os custos com plano de saúde.

Em contraste, 43% acreditavam que o investimento em bem-estar reforça a missão e a visão de sua organização, 60% relataram que isso ajuda na retenção de funcionários e 61% disseram afetar a produtividade dos funcionários e, consequentemente, os resultados.

A preocupação com a saúde mental dos funcionários decorre de dados alarmantes. Segundo levantamento de 2017 do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), as doenças psicossociais – como depressão, ansiedade e síndrome do burnout – estão entre as cinco principais causas de afastamento do trabalho no Brasil.

E não é para menos, o ritmo e a exigência cada vez mais alto das empresas geram esse ansiedade e estresse, principalmente em algumas profissões específicas, como: operador de telemarketing, coordenador de eventos, gerente financeiro, cirurgião e técnico de enfermagem.

Assim, manter as pessoas motivadas e realizadas no trabalho é o grande desafio da gestão. O lado bom é que as terapias são uma poderosa ferramenta para auxiliar nisso.

O futuro não parece promissor. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que a depressão será a doença mais incapacitante até 2020. Neste cenário, a tendência é que a implementação de programas de bem-estar nas empresas aumentem a cada ano.

 

Principais abordagens terapêuticas em empresas atualmente

Meditação na Google

Prática de Meditação na Google

Nestes programas, além da terapia tradicional, as terapias alternativas mais praticadas atualmente e muito promissoras para o terapeuta atuar nas empresas são:

 

Meditação

Como ela permite uma maior concentração com os exercícios que trabalham a mente, a meditação na empresa auxilia aos colaboradores se manterem mais focados e produtivos.

Empresas como Twitter, LinkedIn, Facebook e Google, por exemplo, trabalham com a técnica mindfulness, cuja principal ideia é desenvolver um estado mental de consciência e atenção plena.

Outro benefício é a melhora dos relacionamentos internos, as pessoas ficam mais receptivas e menos reativas. Elas também passam a ser menos estressadas, focam em coisas positivas e desenvolvem melhor suas ideias, o que possibilita o aumento da criatividade.

 

Yoga

No início do expediente quando os funcionários chegam à empresa, em atividades como reuniões, treinamentos e eventos, são ótimas oportunidades para aplicar o Yoga.

O foco do Yoga nas empresas, além de desestressar, é promover energia e vigor. Com uma energia direcionada, o colaborador realiza suas tarefas de forma mais eficiente e com mais atenção.

E se ele estiver com um alto nível de tensão, a consciência corporal e respiratória irá ajudar no autocontrole.

 

Constelação Sistêmica Empresarial

O terapeuta constelador que atua em empresas com essa prática realiza reuniões periódicas com a equipe, atuando na gestão de conflitos para tratar de temas diversos, usando a abordagem psicoterápica sistêmica.

A prática tem como suporte o cuidado psicológico e foca em trabalhar questões emocionais, interpessoais, a parte cognitiva mental e o conteúdo que envolve o ambiente da empresa.

 

Estas são as mais praticadas atualmente.  Se identificou com algum dos nichos citados? Já atua em algum deles? 

 

Como começar a atuar como terapeuta nas empresas? 4 Formas de inserir-se no ambiente corporativo!

cena de meditação em empresa - como atuar terapeuta empresas

Os terapeutas que atuam em empresas, geralmente, oferecem serviços periódicos e a prática permite ao terapeuta oferecer suporte a empresas de diversos setores.

O aspecto mais interessante deste trabalho é, sem dúvida, a capacidade do terapeuta e da empresa trabalharem em conjunto de forma preventiva – muitas vezes impedindo que pequenos problemas de saúde se tornem grandes problemas tanto para o funcionário, quanto para os negócios.

 

1. Tenha definida sua especialização

Saber exatamente o tipo de terapia que você irá aplicar nas empresas irá ajudar a encontrar a combinação certa.

Por exemplo, se você é terapeuta especializado em Reiki, procure por potenciais empresas abertas a essa prática ou empresas que já aplicam outras terapias similares.

No momento de fazer sua abordagem para a empresa, tenha claro como aquela Terapia pode ajudar a empresa e os seus colaboradores.

 

2. Pesquise!

Depois de pensar em quais nichos de empresas estão seus potenciais clientes, comece a pesquisar as que estão perto de você. Utilize o Google, pergunte a seus amigos, familiares, outros terapeutas. Liste as principais e conheça mais sobre cada uma. Como você poderia ajudá-las?

Mandar um e-mail de forma sutil falando sobre você, suas experiências e uma proposta de como você pode ajudar, é uma forma de chamar a atenção da empresa para algo que, talvez, ela ainda não tinha pensado. É uma boa ideia.

 

3. Utilize as redes sociais

As redes sociais são um ótimo lugar para divulgar suas terapias, para conhecer novas pessoas, empresas e interagir com elas.

Para atuar como terapeuta em empresas, um perfil no LinkedIn é essencial, pois é uma rede social exclusivamente profissional. Provavelmente as empresas e empresários que são seus potenciais clientes estão lá.

Conecte-se com elas! Além disso, preencha seu perfil com detalhes sobre sua experiência, habilidades e cases de sucesso. Certifique-se de adaptar ao seu estilo.

 

4. Tenha a ajuda de uma plataforma especializada

Se você está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho, certamente conhece os sites e plataformas que disponibilizam vagas de emprego. No entanto, algumas pessoas raramente são chamadas para entrevistas, e começam a questionar se o sistema dessas empresas é realmente confiável.

Um dos problemas destes sites e plataformas é que eles não são especializados em um ramo profissional. É um volume muito alto de profissionais de diversos segmentos, 

Por isso, invista em uma plataforma especializada na área holística, que irá te conectar diretamente com empresas que buscam por terapeutas.

O Guia da Alma, além de ser essa ponte de conexão entre empresas e terapeutas holísticos de todo o Brasil, é uma comunidade que auxilia o profissional de diferentes formas. Ajuda o profissional a expandir seu trabalho para a comunidade local e online, oferece dicas de divulgação para um marketing humanizado, entre outros benefícios exclusivos para terapeutas.

Se você quer começar a expandir seu trabalho como terapeuta,  faça um teste gratuito na plataforma do Guia da Alma para Terapeutas agora mesmo!

software para terapeutas divulgar terapia - guia da alma

O Guia da Alma tem um programa completo para empresas. Cuidamos de todo o contato, negociação, contratos, notas fiscais, gerenciamento, e tudo que envolve a contratação com a empresa. Assim, nossos terapeutas se preocupem apenas em realizar seu trabalho terapêutico com os colaboradores.

Testar por 7 dias grátis!

Como começar a atuar como terapeuta em empresas?
5 (100%) 6 votos

Rodrigo Roncaglio

Sou cofundador do Guia da Alma, Designer de Experiência do Usuário e Reikiano Nível II. Aprendiz de Astrologia, auto-didata e buscador de uma vida mais espiritual, adoro estar em conexão com a natureza, observar constelações, cozinhar e meditar. Como bom Libriano, busco o equilíbrio da vida em todos os aspectos, e acredito que é aí que mora a felicidade. A beleza do caminho é o próprio caminho!

Deixe seu comentário e contribua com a troca

O Guia da Alma é o Portal que conecta pessoas e Terapeutas para uma vida mais leve com Terapia Holística e Integrativa online ou presencial em todo Brasil!

Descubra também o Autoconhecimento, Espiritualidade e Bem-estar no conteúdo original do nosso blog!

Receba o Guia da Alma no seu e-mail!

Conteúdo para a sua evolução de consciência.

As Terapias Holísticas e Integrativas são complementares à medicina alopática, e não devem substituir nenhuma consulta e/ou tratamento médico.
Atenção: este site não oferece tratamento ou aconselhamento imediato para pessoas em crise suicida.
Em caso de crise, ligue para 188 (CVV) ou acesse o site www.cvv.org.br. Em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo.

Política de Privacidade | Termos de Uso
Copyright © 2018 Guia da Alma. Todos os direitos reservados.
Feito com Luz e Amor em Florianópolis!

Tudo é energia. Sua divulgação também!

Que energia você coloca nisso?

Deixe seu e-mail e receba dicas de Marketing para Terapeutas!