Como começar a atuar como terapeuta em empresas?
Programas inovadores de saúde mental e bem-estar dos funcionários abrem oportunidade para o Terapeuta atuar nas empresas.
Eu sou Rodrigo Roncaglio, cofundador e CEO do Guia da Alma. Temos um programa especial para levar terapias holísticas até empresas, e com base nesta experiência, preparei algumas dicas especiais para você se inserir nesse mercado! Boa leitura 🙂
O bem-estar dos funcionários está se tornando uma responsabilidade das empresas e uma estratégia para impulsionar o engajamento, a produtividade e a energia organizacional. Além disso, abre a oportunidade para o terapeuta atuar nas empresas.
O mercado de bem-estar corporativo começou há décadas com um foco altamente específico na saúde e segurança física dos funcionários.
Hoje, no entanto, a definição de bem-estar expandiu-se para incluir uma série de programas que visam não apenas proteger a saúde dos funcionários, mas também impulsionar ativamente o desempenho, bem como o bem-estar social e emocional.
As empresas já incluem programas inovadores focados na saúde mental, dieta saudável, exercícios, mindfulness e gerenciamento de estresse. Se você está querendo descobrir como atuar nesse meio, vamos te ajudar nisso.
Índice
A tendência do crescimento das terapias nas empresas
Há evidências crescentes para apoiar a ideia de que o bem-estar impulsiona o desempenho dos funcionários e traz impactos positivos para as empresas. Afinal, as empresas fazem-se de pessoas, das suas emoções e experiências.
Na pesquisa Tendências Globais de Capital Humano de 2018, apenas 23% dos entrevistados disseram que seu programa de bem-estar foi implementado para reduzir os custos com plano de saúde.
Em contraste, 43% acreditavam que o investimento em bem-estar reforça a missão e a visão de sua organização, 60% relataram que isso ajuda na retenção de funcionários e 61% disseram afetar a produtividade dos funcionários e, consequentemente, os resultados.
A preocupação com a saúde mental dos funcionários decorre de dados alarmantes. Segundo levantamento de 2017 do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), as doenças psicossociais – como depressão, ansiedade e síndrome do burnout – estão entre as cinco principais causas de afastamento do trabalho no Brasil.
E não é para menos, o ritmo e a exigência cada vez mais alto das empresas geram esse ansiedade e estresse, principalmente em algumas profissões específicas, como: operador de telemarketing, coordenador de eventos, gerente financeiro, cirurgião e técnico de enfermagem.
Assim, manter as pessoas motivadas e realizadas no trabalho é o grande desafio da gestão. O lado bom é que as terapias são uma poderosa ferramenta para auxiliar nisso.
O futuro não parece promissor. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que a depressão será a doença mais incapacitante até 2020. Neste cenário, a tendência é que a implementação de programas de bem-estar nas empresas aumentem a cada ano.
Principais abordagens terapêuticas em empresas atualmente
Nestes programas, além da terapia tradicional, as terapias alternativas mais praticadas atualmente e muito promissoras para o terapeuta atuar nas empresas são:
Meditação
Como ela permite uma maior concentração com os exercícios que trabalham a mente, a meditação na empresa auxilia aos colaboradores se manterem mais focados e produtivos.
Empresas como Twitter, LinkedIn, Facebook e Google, por exemplo, trabalham com a técnica mindfulness, cuja principal ideia é desenvolver um estado mental de consciência e atenção plena.
Outro benefício é a melhora dos relacionamentos internos, as pessoas ficam mais receptivas e menos reativas. Elas também passam a ser menos estressadas, focam em coisas positivas e desenvolvem melhor suas ideias, o que possibilita o aumento da criatividade.
Yoga
No início do expediente quando os funcionários chegam à empresa, em atividades como reuniões, treinamentos e eventos, são ótimas oportunidades para aplicar o Yoga.
O foco do Yoga nas empresas, além de desestressar, é promover energia e vigor. Com uma energia direcionada, o colaborador realiza suas tarefas de forma mais eficiente e com mais atenção.
E se ele estiver com um alto nível de tensão, a consciência corporal e respiratória irá ajudar no autocontrole.
Constelação Sistêmica Empresarial
O terapeuta constelador que atua em empresas com essa prática realiza reuniões periódicas com a equipe, atuando na gestão de conflitos para tratar de temas diversos, usando a abordagem psicoterápica sistêmica.
A prática tem como suporte o cuidado psicológico e foca em trabalhar questões emocionais, interpessoais, a parte cognitiva mental e o conteúdo que envolve o ambiente da empresa.
Estas são as mais praticadas atualmente. Se identificou com algum dos nichos citados? Já atua em algum deles?
Como começar a atuar como terapeuta nas empresas? 4 Formas de inserir-se no ambiente corporativo!
Os terapeutas que atuam em empresas, geralmente, oferecem serviços periódicos e a prática permite ao terapeuta oferecer suporte a empresas de diversos setores.
O aspecto mais interessante deste trabalho é, sem dúvida, a capacidade do terapeuta e da empresa trabalharem em conjunto de forma preventiva – muitas vezes impedindo que pequenos problemas de saúde se tornem grandes problemas tanto para o funcionário, quanto para os negócios.
1. Tenha definida sua especialização
Saber exatamente o tipo de terapia que você irá aplicar nas empresas irá ajudar a encontrar a combinação certa.
Por exemplo, se você é terapeuta especializado em Reiki, procure por potenciais empresas abertas a essa prática ou empresas que já aplicam outras terapias similares.
No momento de fazer sua abordagem para a empresa, tenha claro como aquela Terapia pode ajudar a empresa e os seus colaboradores.
2. Pesquise!
Depois de pensar em quais nichos de empresas estão seus potenciais clientes, comece a pesquisar as que estão perto de você. Utilize o Google, pergunte a seus amigos, familiares, outros terapeutas. Liste as principais e conheça mais sobre cada uma. Como você poderia ajudá-las?
Mandar um e-mail de forma sutil falando sobre você, suas experiências e uma proposta de como você pode ajudar, é uma forma de chamar a atenção da empresa para algo que, talvez, ela ainda não tinha pensado. É uma boa ideia.
3. Utilize as redes sociais
As redes sociais são um ótimo lugar para divulgar suas terapias, para conhecer novas pessoas, empresas e interagir com elas.
Para atuar como terapeuta em empresas, um perfil no LinkedIn é essencial, pois é uma rede social exclusivamente profissional. Provavelmente as empresas e empresários que são seus potenciais clientes estão lá.
Conecte-se com elas! Além disso, preencha seu perfil com detalhes sobre sua experiência, habilidades e cases de sucesso. Certifique-se de adaptar ao seu estilo.
4. Tenha a ajuda de uma plataforma especializada
Se você está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho, certamente conhece os sites e plataformas que disponibilizam vagas de emprego. No entanto, algumas pessoas raramente são chamadas para entrevistas, e começam a questionar se o sistema dessas empresas é realmente confiável.
Um dos problemas destes sites e plataformas é que eles não são especializados em um ramo profissional. É um volume muito alto de profissionais de diversos segmentos,
Por isso, invista em uma plataforma especializada na área holística, que irá te conectar diretamente com empresas que buscam por terapeutas.
O Guia da Alma, além de ser essa ponte de conexão entre empresas e terapeutas holísticos de todo o Brasil, é uma comunidade que auxilia o profissional de diferentes formas. Ajuda o profissional a expandir seu trabalho para a comunidade local e online, oferece dicas de divulgação para um marketing humanizado, entre outros benefícios exclusivos para terapeutas.
Se você quer começar a expandir seu trabalho como terapeuta, faça um teste gratuito na plataforma do Guia da Alma para Terapeutas agora mesmo!
O Guia da Alma tem um programa completo para empresas. Cuidamos de todo o contato, negociação, contratos, notas fiscais, gerenciamento, e tudo que envolve a contratação com a empresa. Assim, nossos terapeutas se preocupem apenas em realizar seu trabalho terapêutico com os colaboradores.