Marketing para terapeutas: expandir o trabalho é ajudar mais pessoas!
Para muitos terapeutas, a palavra marketing em si reflete vendedores insistentes e muita publicidade. Assim, evitam se aprofundar no assunto e divulgar sua prática. Mas, você sabia que o marketing para terapeutas pode ser feito de forma humanizada?
Divulgar e expandir seu trabalho é levá-lo até mais pessoas, para assim ajudar mais pessoas! Pode ser um desafio começar, mas com ações certeiras é possível colocar em prática um plano de marketing efetivo.
Como qualquer negócio de sucesso, ter uma estratégia de marketing para terapeutas é fundamental para o seu sucesso. Seus clientes precisam de você para aprender mais sobre o seu trabalho, sobre o que você oferece a eles e como você pode ajudá-los.
Nos tópicos a seguir, vou abordar questões que vão ajudar nisso. Há pelo menos uma ideia que você pode usar imediatamente para expandir sua prática terapêutica e ajudar mais pessoas.
Eu sou Liana Chiaradia, cofundadora e CMO do Guia da Alma, facilitadora do Curso Online Propósito Terapeuta. Boa leitura!
Índice
Defina uma intenção para seu negócio
Definir intenções nos ajuda a visualizar um destino e o resultado final. Todo negócio tem um propósito. Qual é o seu?
Por que você faz o que faz? Compartilhar para seus clientes e potenciais clientes é muito mais do que uma declaração abstrata. Aprenda a contar sua história.
O que você pretende fazer com o sua prática? Qual é o seu propósito em sua vida e na vida de seus clientes? Como sua vida de seus clientes serão melhores a partir da sua prática?
Qual a missão, visão de futuro e valores que regem o seu negócio?
As respostas para estas perguntas irão moldar o seu trabalho diário e suas ações de marketing como terapeuta.
Ps. Se você ainda não tem clara a intenção do seu negócio, ou está no início de carreira, conheça nosso Curso Online Propósito Terapeuta!
Estabeleça uma marca
Uma marca é a promessa de valor e de benefícios exclusivos que você faz aos seus clientes sobre a experiência que eles terão com seu serviço. Como a alma do seu negócio, sua marca orienta todas as ações que você toma. Todas as comunicações e atividades devem estar alinhadas e refletir sua identidade de marca.
O primeiro passo no desenvolvimento de uma marca é identificar o valor que você traz para seus clientes. O truque aqui é olhar para o ponto de vista do seu cliente ideal. Deve haver razões lógicas e racionais que os clientes realizem uma sessão terapêutica com você, além de emocionais.
Por exemplo, se eu busco por uma dieta natural e saudável e quero me certificar que a maioria dos alimentos sejam orgânicos, sem produtos químicos, essa é uma decisão racional. As emoções chegam quando decido qual marca comprar.
Você deve considerar todas as coisas que pode fazer para que seus clientes saibam sobre sua prática terapêutica. Esta é a comunicação de valor. Observe que não se limita a anunciar sua marca ou até mesmo falar sobre ela.
Comunicação de valor inclui tudo: desde a aparência do seu local de prática, seus materiais de marketing (e você!), ao preço que você cobra, os eventos que você participa e atualizações profissionais que realiza.
A intenção é garantir que tudo represente sua marca, de qualquer forma. Lembre-se de que uma marca não é apenas um “logo”, um esquema de cores, um slogan ou um nome comercial.
Uma marca é a soma dos pensamentos, sentimentos e expectativas sobre o que você oferece que impactam o coração e mente do seu público-alvo.
Não é tangível, é uma promessa: aquilo que eles acreditam que você irá entregar. Ao desenvolver sua marca, certifique-se de que você é consistente na maneira como você a comunica. Isso ajuda a promessa se tornar realidade.
Faça um plano de Marketing
Um plano de marketing documentado é a melhor forma para garantir o sucesso do seu negócio. O que pode parecer um exercício acadêmico é, na verdade, um processo de ancoragem para suas ideias. Quando você coloca sua cabeça e seu coração juntos na criação de um plano de marketing, você demonstra ao universo sua intenção de ter sucesso.
Existem inúmeros recursos disponíveis para ajudá-lo a montar um plano. Os passos básicos que você precisa incluir são:
- Intenções;
- Estratégias;
- Tarefas;
- Prazos;
- Orçamentos.
As perguntas que você precisa responder são:
- Quais serviços eu ofereço?
- Quem precisa do que eu faço e como eles vão descobrir sobre mim?
- De quais atividades participarei para desenvolver meu negócio?
- Qual suporte eu preciso para conseguir isso?
- Como vou medir meu progresso?
- Qual o meu objetivo a curto, médio e longo prazo?
Mantenha seu plano de marketing simples e breve. Mas certifique-se de anotar tudo e revisar semanalmente, isso garante que você esteja sempre ciente sobre o seu destino e onde você está em sua jornada.
Invista nas redes sociais
É uma ótima maneira de mostrar aos clientes que você é ativo e confiável. Uma presença forte em redes como Facebook, Youtube ou Instagram reflete bem em sua prática. Isso mostra que você está disponível para interagir com as pessoas.
Suas contas devem ser atualizadas com frequência, com informações relevantes e devem demonstrar sua personalidade. Pense nas redes sociais como uma maneira de se apresentar aos clientes em potencial, mesmo quando você não está cara a cara.
É muito mais fácil considerar iniciar a terapia com alguém que você “conhece” da Internet do que começar com um completo estranho.
Se você ainda não utiliza as redes sociais como uma ferramenta auxiliar da sua prática, aproveite para ler 5 dicas de redes sociais para terapeutas.
Tenha uma página digital
Uma página digital sua é uma ótima maneira de comunicar seu valor e benefícios ao seu público. Aqueles que estão interessados no que você faz podem visitar em seu próprio tempo e procurar respostas para todas as suas perguntas.
Pode ser um Perfil do Guia da Alma, site próprio ou uma landing page (página para captação de contatos e vendas), por exemplo.
Certifique-se de que seja profissional, intuitivo para navegar e repleto de informações que seus clientes precisam como:
- Práticas que você oferece;
- Contatos e formulário para contato;
- Fotos reais suas e do local de atendimento;
- Avaliações.
Esta será, muitas vezes, a primeira interação da sua marca com seu cliente e, como tal, precisa oferecer uma experiência especial.
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Marketing de conteúdo para Terapeutas
Marketing de Conteúdo é a estratégia de produzir conteúdo relevante para educar, informar ou entreter seu público-alvo, de modo que o auxilie em todo processo de compra e o atraia para você de forma natural e espontânea.
Como um dos desafios do terapeuta é educar o público-alvo sobre o que ele faz e a eficácia de sua terapia, o marketing de conteúdo é uma ferramenta e tanto!
Produza conteúdo e ajude os potenciais clientes a entenderem o que você faz e oferece, para que eles possam descobrir se a sua prática atende às necessidades deles. Compartilhe histórias de quem você ajudou e seus depoimentos.
À medida que eles encontram informações valiosas, começam a desenvolver uma afinidade com você, percebendo que você é especialista no que você faz (autoridade). Desenvolver uma relação de confiança com seus clientes pode começar virtualmente, antes mesmo de encontrá-los pessoalmente.
A produção de conteúdo é uma ferramenta tão valiosa que grandes plataformas para Terapeutas – como o Guia da Alma, já disponibilizam espaço para a publicação de conteúdo relacionado às terapias oferecidas pelos profissionais.
Lembre-se: criar conteúdo é entregar valor às pessoas.
Estude suas Personas
É fundamental para qualquer estratégia de Marketing para Terapeutas! Se você não conhece seu público-alvo e suas personas, você não será capaz de enviar as mensagens e conteúdos que eles precisam.
Um exercício para fazer aqui é o mapa da empatia. Você já deve ter ouvido que o mundo precisa de mais empatia, certo? Isso porque esse sentimento — que descreve a habilidade de compreender o estado emocional do outro ao colocar-se no lugar dele — permite ver situações sob perspectivas diferentes e entender as razões pelas quais indivíduos agem de determinada forma.
O mapa de empatia vai ter ajudar a entender quem são seus clientes ideias e abrirá sua mente para criar divulgação mais direcionada e nichada.
Ele pode ser desenhado em uma lousa, papel ou no computador. Qualquer que seja o local escolhido, ele deve ser dividido dessa forma:
1.O que vê?
Esse primeiro quadrante fala dos estímulos visuais que sua persona recebe. Tente responder a perguntas como: Como é o mundo em que o público vive? Como são seus amigos? O que é mais comum no seu cotidiano?
2. O que ouve?
Pense no que seu público ouve não somente no sentido sonoro, de músicas ou conversas, mas também nas influências que recebe de fontes diversas, como meios de comunicação.
Quais pessoas e ideias os influenciam? Quem são seus ídolos? Quais suas marcas favoritas? Quais produtos de comunicação consome?
3. O que pensa e sente?
São as ideias que sua prática desperta na mente dessas pessoas. Como se sentem em relação ao mundo? Quais as suas preocupações? Quais são os seus sonhos?
4. O que fala e faz?
Esse item diz respeito à realização da prática, de quando a pessoa toma a decisão de realizar. Para entender o que seu público-alvo fala e faz, preste atenção ao comportamento dele: ao discurso que faz e ao que pratica.
Sobre o que seu público costuma falar? Ao mesmo tempo, como age? Quais seus hobbies?
5. Quais suas dores?
Corresponde às dúvidas e obstáculos que o seu público precisa superar para realizar uma prática terapêutica.
Do que seu público tem medo? Quais suas frustrações? Que obstáculos precisa ultrapassar para conseguir o que deseja?
6. Quais suas necessidades?
Tem relação com o que você pode colocar em prática para ajudar seu público-alvo, mostrando possibilidades.
Questione-se sobre: O que é sucesso para sua público? Onde eles querem chegar? O que acabaria com seus problemas?
Ter empatia significa colocar-se no lugar do outro. Ao realizar esse exercício você estará se colocando no lugar do seu potencial cliente, conseguirá compreendê-los melhor, ajudá-los melhor e fazer um marketing mais humanizado.
Conheça os outros Terapeutas do mercado
Saber quem são os outros terapeutas que oferecem práticas similares às suas pode ajudar você a destacar seus serviços e esforços de marketing.
Avalie as informações que você encontra sobre seus “concorrentes” (que prefiro chamar de parceiros de profissão). Isso deve dizer se existem lacunas no mercado que você pode explorar.
Também deve indicar se há uma saturação de terapeutas em determinadas áreas do seu mercado, o que pode levar você a se concentrar em áreas menos competitivas.
Faça uma lista de tudo o que você descobriu, por menor que seja. Coloque as informações em três categorias:
- O que você pode aprender com eles?
- Como você se diferencia deles?
- O que vocês têm em comum?
- Vocês podem ser parceiros? De que forma?
Tente inovar, não imitar. Existe espaço para todos no mercado, cada um com seu diferencial. Foque nisto!
Não desista!
O crescimento de qualquer negócio leva tempo e persistência. Se você realmente acredita na sua experiência, capacidade e nos benefícios que suas Terapias proporcionam ao seu público-alvo, não desista!
O que parece ser desinteresse do seu público pode ser:
- Pouco alcance: eles ainda não sabem sobre você;
- Falta de informação: eles não sabem ao certo o que você oferece;
- Pouca autoridade: as pessoas ainda não sabem o valor do seu trabalho;
- Uma questão de tempo: eles querem, mas não agora.
A melhor coisa a fazer para ajudá-los nessa decisão é se comunicar, educar e acompanhar. O marketing para terapeutas pode englobar essas atividades de forma não agressiva.
No mundo interconectado de hoje o marketing digital é essencial para expandir qualquer negócio, de qualquer segmento. É um investimento e não um custo chegar a mais pessoas que estão dentro do público-alvo mas, muitas vezes, não sabem que você existe para ajudá-las.
No Guia da Alma, você encontra todo o suporte necessário para expandir a sua prática e comunicar seu trabalho a mais pessoas.
No mesmo local em que você tem um perfil como Terapeuta, que é visualizado por centenas de pessoas de todo o Brasil, você pode compartilhar seu trabalho mostrando aos potenciais clientes que é referência no que faz.
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