Carregando.
Aproveite a pausa e respire fundo!

image-como-ser-terapeuta-online
Marketing para Terapeutas Terapeutas

Como ser terapeuta online? Comece hoje mesmo a ajudar mais pessoas!

Os atendimentos online e à distância permitem expandir o alcance da sua prática terapêutica.

icon-share
11 compartilhamentos

Uma dúvida frequente, tanto por terapeutas experientes como iniciantes, é como ser terapeuta online.

Essa é uma prática onde o profissionais realizam consultas através da internet, normalmente por chamadas de vídeo. É a modalidade de atendimento que mais cresce no Brasil, tanto para terapias tradicionais, quanto holísticas.

Então, se você quer saber como adicionar a terapia online na sua prática atual, e com isso ganhar mais flexibilidade e clientes, veja o artigo que preparei para você!

Sou o Rodrigo Roncaglio, cofundador e CEO do Guia da Alma. Boa leitura!


 

As 3 Principais vantagens da Terapia Online

mulher em frente a notebook pesquisando como ser terapeuta online

Hoje em dia, as pessoas fazem quase tudo sem sair de casa. Quase tudo pode ser feito online e essa é a tendência para o futuro!

Com a terapia não podia ser diferente, vários profissionais vêm aderindo a esta modalidade de prestação de serviços, de modo a tornar mais cômodo e fácil para os pacientes.

Grande parte das Terapias Holísticas podem ser feitas de maneira online, ou à distância (por envio), como por exemplo: Thetahealing, Mesa Radiônica, Reiki, Tarot e Constelação Familiar. E são uma ótima oportunidade para você expandir o alcance do seu trabalho!

Algumas das principais vantagens de ser terapeuta online são:

 

1. Redução de custos de atendimento

Ferramentas que possibilitam o terapeuta realizar o atendimento online podem ser uma grande vantagem quando se trata de redução de custos.

Caso o terapeuta opte por atendimentos somente online, além de não precisar investir em um espaço físico, uma boa plataforma pode oferecer vários outros serviços para o terapeuta.

Por exemplo, além de conectar e comunicar-se com o paciente, pode oferecer espaço para divulgação do trabalho. Assim, o terapeuta economiza e expande seu trabalho ao mesmo tempo.

 

2. Evita o deslocamento e reduz cancelamentos

Com a correria do dia a dia, pode ser difícil encontrar tempo para enfrentar o trânsito e comparecer a uma consulta, ainda mais em grandes centros. Ainda que o paciente saiba da importância do atendimento terapêutico, muitos podem deixar de comparecer a uma consulta devido a necessidade de se deslocar.

Com o atendimento terapêutico online, tudo o que você (e o cliente!) precisam é de um computador ou celular com conexão à internet e um espaço reservado, para garantir privacidade e conforto.

 

3. Mais acessível

Os clientes que moram em áreas remotas, que têm mobilidade limitada ou acesso limitado ao transporte terão mais facilidade em realizar as terapias.

Outro ponto é quando uma pessoa mora fora do país e está se sentindo deprimida. Nada melhor do que encontrar um(a) Terapeuta de sua língua de origem para se expressar!

Ainda há o fato de facilitar o acesso à terapia para pessoas que possuem dificuldade para se deslocar em função de sua saúde. Como por exemplo, em casos de síndrome do pânico e fobia social.

Quanto mais pessoas conhecerem as terapias holísticas e terem acesso a elas, melhor. Não é mesmo?

 

A história da terapia à distância

freud lendo cartas de atendimento

A comunicação à distância entre um terapeuta e um paciente não é novidade. Sigmund Freud utilizava cartas para se comunicar com seus pacientes. Grupos de autoajuda surgiram na Internet ainda em 1982.

Os primeiros relatos desta modalidade de atendimento no Brasil são da década de 90 e eram realizados por meio da troca de e-mails. Também há registros de atendimentos, nessa mesma época, realizados por telefone para pacientes em viagem ou acamados.

No atendimento online encaixa-se qualquer atendimento que não tenha a presença do corpo físico. Pode ser e-mail, chat, telefone, áudio e vídeochamada.

 

Como ser Terapeuta online? 5 dicas essenciais para começar a atender!

terapeuta holística em atendimento online

O atendimento que melhor se aproxima em termos de qualidade e resultado é o de vídeo, onde é possível ter acesso ao maior número de informações sensoriais. Mesmo havendo uma tela entre terapeuta e paciente, o vídeo permite que ambos tenham uma percepção de movimentos, sensações e emoções. E cria maior conexão entre as partes!

E tratando-se de Terapias Holísticas, sabemos que tudo está conectado. E que podemos acessar diversos campos energéticos, mesmo à distância.

 

1. Escolha uma boa plataforma de videoconferência

Para começar sua prática como terapeuta online, escolha uma plataforma de videoconferência para realizar os atendimentos. O ideal é que ela seja segura, estável, de fácil uso (para você e para o cliente).

Dicas de softwares para Terapeutas mais utilizados em videochamadas: Skype, Hangout, Whatsapp, Appear.in, Zoom, Facetime.

 

2. Divulgue que você atende online

Isso não significa que você precisa gastar rios de dinheiro em anúncios, mas você precisa informar às pessoas que você está realizando atendimentos online ou à distância. Por exemplo, em seu cartão de visita, você pode adicionar “atendimentos online”.

Você também deve incluir isso em seu site, caso tenha, e divulgar frequentemente em suas redes sociais. O marketing é um aliado essencial se você deseja receber mais pacientes!

 

3. Pratique!

Não parece ter muito o que praticar para ser terapeuta online, certo? Afinal, não há muita diferença entre um atendimento online e presencial. Mas há algumas coisas para lembrar:

  • Esteja confortável com as ferramentas, explore a plataforma de vídeo antes para evitar qualquer surpresa;
  • Garanta uma boa internet e uma boa iluminação, tenha a certeza que seu paciente irá ver você sem nenhum problema;
  • Esteja em um ambiente reservado e silencioso para fazer a consulta e passar mais confiança ao cliente;
  • Use um bom fone de ouvido com um microfone, a comunicação deve ser clara;
  • Não olhe para você mesmo. Ao olhar constantemente para ver a si mesmo, você não está olhando para seu paciente. Pratique fazer contato visual olhando diretamente para a câmera.

 

4. Ouça seus pacientes

Peça a opinião de seus clientes e mantenha um registro para que você possa comparar ao longo do tempo. Como eles sentiram na sessão em comparação às sessões presenciais?

Se eles são clientes apenas online, solicite feedback ainda assim, pois isso irá ajudar você a melhorar sua técnica de atendimento como Terapeuta.

 

5. Utilize uma plataforma para Terapeutas

Com o aumento dos sites de terapia online, seja tradicional ou holística, a realidade é que você pode ser terapeuta online e também continuar a praticar presencialmente. Assim, conquistará uma base sólida de clientes com a flexibilidade que todo profissional deseja.

No Guia da Alma você encontra uma plataforma de divulgação especial para terapias holísticas, além de uma parceria que te dá o suporte necessário para conseguir mais pacientes, seja de forma online ou presencial!

Além de ser uma ponte de conexão entre pacientes e terapeutas de todo o Brasil, é uma comunidade que auxilia o profissional em sua jornada: realizando consultorias, oferecendo dicas para uma divulgação humanizada de seus trabalhos, ajudando-os a levar suas terapias até mais pessoas, entre outras formas de apoio!

Fácil de usar e com suporte a qualquer hora, mais simples e acessível do que ter seu próprio site. Que tal testar gratuitamente agora mesmo? Venha fazer parte da plataforma de Terapeutas do Guia da Alma!

software para terapeutas divulgar terapia - guia da alma

Testar por 7 dias grátis!

Como ser terapeuta online? Comece hoje mesmo a ajudar mais pessoas!
5 (100%) 7 votos

Rodrigo Roncaglio

Sou cofundador do Guia da Alma, Designer de Experiência do Usuário e Reikiano Nível II. Aprendiz de Astrologia, auto-didata e buscador de uma vida mais espiritual, adoro estar em conexão com a natureza, observar constelações, cozinhar e meditar. Como bom Libriano, busco o equilíbrio da vida em todos os aspectos, e acredito que é aí que mora a felicidade. A beleza do caminho é o próprio caminho!

Deixe seu comentário e contribua com a troca

O Guia da Alma é o Portal que conecta pessoas e Terapeutas para uma vida mais leve com Terapia Holística e Integrativa online ou presencial em todo Brasil!

Descubra também o Autoconhecimento, Espiritualidade e Bem-estar no conteúdo original do nosso blog!

Receba o Guia da Alma no seu e-mail!

Conteúdo para a sua evolução de consciência.

As Terapias Holísticas e Integrativas são complementares à medicina alopática, e não devem substituir nenhuma consulta e/ou tratamento médico.
Atenção: este site não oferece tratamento ou aconselhamento imediato para pessoas em crise suicida.
Em caso de crise, ligue para 188 (CVV) ou acesse o site www.cvv.org.br. Em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo.

Política de Privacidade | Termos de Uso
Copyright © 2018 Guia da Alma. Todos os direitos reservados.
Feito com Luz e Amor em Florianópolis!

Tudo é energia. Sua divulgação também!

Que energia você coloca nisso?

Deixe seu e-mail e receba dicas de Marketing para Terapeutas!