12 Perguntas para autoconhecimento: será que você se conhece?

Você já havia feito esses questionamentos a si mesmo?
a importância do autoconhecimento
Terapeuta Certificado
Mais terapias de Cintia Leite Pedrazzoli
4.4/5 - (5 votos)

Quando foi a última vez que você fez perguntas de autoconhecimento e ouviu a si?

O que faz com que a sua vida seja assim? Como você toma as suas decisões? Por que você faz o que faz? Quais são os seus reais objetivos?

No mundo acelerado em que vivemos, muitas vezes nos vemos fazendo coisas “seguindo a manada”, para cumprir expectativas externas ou simplesmente sem sabermos o porquê. Seja na vida pessoal ou profissional, tomamos inúmeras decisões todos os dias, muitas vezes sem nos darmos conta de que o caminho escolhido não reflete quem realmente somos e acabam nos trazendo mais desafios do que alegrias.

Você deve conhecer alguém que deixou de fazer algo que deveria (ou fez algo que não deveria) e teve sérias consequências em sua vida.

Em meus atendimentos, constantemente recebo pessoas que somente consideravam dinheiro e poder em suas decisões profissionais e, depois dos 40 anos, se arrependeram por entender que outras coisas eram mais importantes para elas, como família e saúde, por exemplo.

Infelizmente, existem consequências irreversíveis. E para outras, é necessário muito investimento (seja de tempo, dinheiro ou energia) para remediar!

Assim, este artigo tem a intenção de evitar que você se arrependa das decisões que tomar a partir de agora, e para que você aja em direção do que realmente deseja e construa a sua vida mais alinhada a quem você realmente é e ao que te faz feliz.

Sou Cintia Pedrazzoli, terapeuta Guia da Alma. Boa leitura!


O que autoconhecimento significa?

o que autoconhecimento significa

Foto: Freepik

A inscrição “Conhece-te a ti mesmo”, encontrada na entrada do templo de Delfos, é de tamanha importância que é base da filosofia de Sócrates, uma figura tão relevante que dividiu a história da filosofia em períodos, sendo os filósofos que o antecederam chamados de pré-socráticos.

Sócrates nos trouxe a ideia de que o conhecimento de si é a base para todos os outros conhecimentos sobre o mundo, sendo que a pergunta “Quem sou eu?” pode ser considerada ponto de partida para toda a produção de conhecimento existente no mundo moderno.

Autoconhecimento é o processo de compreender a nós mesmos, ganhando consciência sobre as nossas próprias características, habilidades, emoções, pensamentos, valores, motivações e até mesmo limitações.

Qual é a importância do autoconhecimento? Benefícios!

importância do autoconhecimento

Foto: Freepik

Além de ter dado início à busca por todo o conhecimento que temos nos tempos atuais, a pergunta “Quem sou eu?” é essencial para cada indivíduo e está ligada ao crescimento pessoal, sucesso profissional e ao bem estar geral, servindo como base para a construção de uma vida significativa e gratificante.

Algumas razões pelas quais você deve buscar o seu autoconhecimento são:

  • Tomar Melhores decisões: Se você conhece seus valores, necessidades, desejos e objetivos, você toma decisões mais conscientes e alinhadas com quem você é, ou seja, elas tendem a ser mais acertadas e trazer os resultados que você realmente deseja.
  • Desenvolvimento pessoal e profissional: Ao conhecer suas forças e pontos de melhoria, você passa a ter mais autoestima e é capaz de identificar áreas em que pode se aprimorar ainda mais, conseguindo destaque. Além disso, supera melhor os desafios, alcançando o seu potencial máximo no trabalho e na vida.
  • Bem estar emocional: Conhecendo e compreendendo as suas emoções, você poderá ter mais controle sobre elas, gerenciar melhor o estresse, ter mais resiliência e uma sensação geral de bem-estar.
  • Relacionamentos mais saudáveis: Compreendendo suas emoções, dificuldades e padrões de comportamento, você é capaz de melhorar a forma como se relaciona com os outros, tornando suas relações mais empáticas e gratificantes.
  • Autenticidade: Conhecendo-se verdadeiramente, você é capaz de viver de acordo com o que realmente valoriza, sendo você mesmo, o que possibilita uma vida com muito mais significado.

 

Teste de autoconhecimento: 12 perguntas de autoconhecimento para você!

perguntas para autoconhecimento

Foto Via Freepik

Agora que você já sabe a importância do autoconhecimento, que tal checar quanto você tem consciência de quem realmente é e se aprofundar mais em você mesmo?

Faça esse exercício de autoconhecimento. Você pode perguntar a si mesmo durante uma meditação, ou escrever em um diário.

Perguntas para aprofundar seu autoconhecimento pessoal:

  • Quais são as 5 coisas mais importantes na minha vida?
  • Do que eu gosto e do que não gosto?
  • Quais são os seus maiores objetivos?

Perguntas para aprofundar seu autoconhecimento profissional:

  • Quais são os meus maiores pontos fortes e o que preciso aprimorar?
  • Quais são os meus objetivos de carreira (curto, médio e longo prazo)?
  • Com base em meu autoconhecimento profissional, qual é o ambiente ideal de trabalho para mim?

Perguntas para aprofundar seu autoconhecimento emocional:

  • O que gera em mim um sentimento de felicidade?
  • Pelo que sou grato(a)?
  • Como reajo quando acontece algo que não gosto?

Perguntas para aprofundar seu autoconhecimento corporal:

  • O que acontece no meu corpo quando estou ansioso(a)?
  • Quais são os sinais do meu corpo quando estou cansado(a) ou estressado(a)?
  • Que tipo de atividade física me traz mais bem-estar?

Confira também o Quiz online: teste de autoconhecimento

Outra importante ferramenta para o autoconhecimento é a terapia. Experimente o poder do autoconhecimento com uma sessão online comigo.

Como desenvolver o autoconhecimento? 7 dicas!

como desenvolver o autoconhecimento

Foto: Freepik

O autoconhecimento é uma jornada de descoberta contínua. Nem sempre é fácil, mas é extremamente necessário e trará enormes benefícios para a sua vida.

Agora que você já conhece estes benefícios, você pode estar pensando: o que devo fazer para ter esse tal autoconhecimento?

Aqui estão 7 dicas para você chegar lá:

1. Pratique Reflexão Constante

Pratique a reflexão constante

Fique atento e questione-se constantemente sobre você mesmo: Você está feliz? O que poderia fazer para melhorar sua vida hoje? Quais seus maiores sonhos agora? E seus maiores desafios? Que hábitos estão atrapalhando a sua vida? Quais estão ajudando?

2. Conheça seus valores

Conheça seus valores

Valores são o que você prioriza, o que considera mais importante na sua vida, são eles os principais balizadores das suas decisões.

Alguns dos valores mais comuns são:

Família, Amizade, Equilíbrio, Fidelidade, Espiritualidade, Saúde, Ética, Justiça, Gratidão, Imagem Pessoal, Independência, Dinheiro, Poder, Equilíbrio, Comprometimento, Competência, Criatividade, Bem Estar, Confiança, Controle, Conforto, entre muitos outros.

3. Reconheça do que Gosta e do que Não Gosta

Reconheça o que gosta e não gosta

Coloque atenção em cada coisa no seu dia a dia. Vale tudo. Desde características suas e de outras pessoas, até itens materiais.

A dica é pegar uma folha em branco, dividir no meio e do lado esquerdo fazer uma relação de coisas que você gosta e do lado direito das que não gosta. Essa relação nunca vai acabar, você sempre vai se lembrar de alguma coisa nova. Sempre que acrescentar algo que gosta, procure incluir mais desse algo no seu dia a dia para deixá-lo mais agradável para você. Veja também o que não gosta que pode reduzir ou mesmo excluir da sua vida.

4. Considere sua História de Vida

Considere sua história de vida

Na sua história de vida tem ouro! Nela, você será capaz de identificar suas características mais marcantes, entender o que você tem aptidão para fazer, o que tem dificuldade, vai identificar o que gosta e não gosta, vai entender como age e reage ao mundo, vai identificar crenças… Sua história é uma fonte riquíssima de informações sobre você. Use-a a seu favor.

5. Tenha Clareza dos seus Objetivos

Tenha clareza dos seus objetivos

Já disse Lewis Carroll em Alice no País das Maravilhas: “Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve”. Se não temos objetivos, permanecemos divagando, perdidos, inconscientes.

A sugestão aqui é pensar em 3 objetivos mais importantes. Você pode pensar em curto, médio e longo prazo. Como você quer estar em um ano? E em 5? Se você morresse amanhã, o que gostaria de ter feito?

6. Leia e Aprenda Mais Sobre o Tema

Leia sobre autoconhecimento

Uma forma de se autoconhecer e aprimorar é entender mais sobre o tema e aplicar este conhecimento no dia a dia. Alguns livros que podem te ajudar são:

  • Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso – Carol S. Dweck

Nesta obra, você compreenderá as diferenças entre mentalidade fixa e de crescimento e verá como pode desenvolver resiliência e ter sucesso na vida desenvolvendo o correto Mindset.

  • O Poder do Hábito – Charles Duhigg

Neste livro você encontrará insights valiosos sobre a influência dos hábitos em nossa vida pessoal e profissional e como direcioná-los para viver melhor.

  • Por que fazemos o que fazemos? – Mario Sergio Cortella

O professor Cortella nos delicia neste livro com inúmeros ensinamentos sobre a vida. Imperdível!

7. Busque Profissionais Qualificados

Busque terapia

Existem muitos terapeutas, coaches e psicólogos que podem te auxiliar na sua jornada com um olhar especializado e o apoio de ferramentas comprovadas, o que acelerará e potencializará o seu processo e resultados atingidos. Estes profissionais também são capazes de te apoiar nos momentos de dúvidas e decisões importantes, trazendo escolhas mais assertivas e melhores resultados na sua vida.

Com o autoconhecimento, você desperta para uma jornada de evolução constante. Não existe caminho de volta. Só você poderá estabelecer seus próprios limites.

Somente se conhecendo, você será capaz de ter clareza e a conquistar os seus sonhos.

Por isso, vale a pena tirar um tempo para se dedicar a esta jornada, além de investir em ajuda profissional para facilitar e encurtar o processo.

Conte comigo para se aprofundar neste caminho, que te possibilitará uma vida mais autêntica, com mais bem estar e realização e lembre-se: a chave para o sucesso está em olhar para dentro.

Eu sou Cintia Pedrazzoli, terapeuta do Guia da Alma. Experimente o poder do autoconhecimento com uma sessão de terapia clicando aqui.

Loading

4.4/5 - (5 votos)

Psicóloga com ênfase em psicologia transpessoal, procuro em meus processos terapêuticos ter um olhar individualizado e conduzir os tratamentos de forma personalizada, pois considero que cada ser humano é único.

AGENDAR!

Atende online
Presencial em São Paulo - SP

Mais terapias de Cintia Pedrazzoli

  • Terapia Integral Personalizada – pacote 1 mês – 4 sessões online

    Online
    R$410,00 Oferta!
    Cintia Pedrazzoli
    (3)
    Terapeuta Certificado
    14 terapias realizadas
    Play
  • Limpeza, elevação e proteção energéticos pessoal – à distância

    Online
    R$59,00 Oferta!
    Cintia Pedrazzoli
    (3)
    Terapeuta Certificado
    14 terapias realizadas
    Play
  • Coaching – Autoconhecimento e Decisões Conscientes – sessão online

    Online
    R$110,00 Oferta!
    Cintia Pedrazzoli
    (3)
    Terapeuta Certificado
    14 terapias realizadas
    Play
Ver Perfil de Terapeuta