Orixá Exú e Pomba Gira: Orixás da Comunicação e Proteção!

Conheça mais sobre sua história, arquétipo e simbologia!

Exú e Pomba Gira são Orixás que protegem. Regem a comunicação, poder pessoal e dádivas.

Devido as diversas influências culturais da nossa sociedade, eles tiveram suas imagens distorcidas e meu objetivo aqui é contar mais sobre seu arquétipo, história e simbologia!

Este artigo faz parte de uma série sobre os Orixás e o SEA (Sistema de Energização Axé): uma maneira de conhecer e honrar as matrizes culturais e espirituais africanas. Em honra e reverência aos nossos ancestrais, agradeço, me entrego e me coloco a serviço!

Sou Marisilda Brochado, Enfermeira Obstétrica, Terapeuta Holística, Master Reiki, Canalizadora do SEA. Boa leitura!


 

Quem é Exú?

orixá exu

Ilustrações de Orádia Porciúncula

Exú é que vem na frente dos Orixás: para se chegar a qualquer um deles há primeiro que se pedir permissão a ele.

Hoje em dia ainda existe muita falta de conhecimento e entendimento sobre a verdadeira história e importância deste Orixá.

Exú é uma das principais divindades do povo Iorubá e das religiões de matriz africana. No candomblé, Exú é considerado um dos maiores Orixás. Também é reverenciado em outros cultos afro-descendentes, no Tambor de mina maranhense e na Umbanda.

Exu é o Orixá da comunicação e da linguagem: atua como mensageiro entre os seres humanos e os outros Orixás, sendo travesso, fiel e justo.

Exu é representado pela liberdade, força e, principalmente, pelo trabalho.

É o rei da paciência, ordem, disciplina e sexualidade. Tem domínio sobre o sexo, fertilidade, magia, união e o fogo da transformação.

É considerado o guardião de aldeias, cidades, casas e do Axé (poder, energia e força presentes em cada ser e Orixá).

Se todos soubessem os benefícios e proteção que Exú é capaz de realizar, as pessoas seriam mais próximos deste fantástico Orixá e seu arquétipo. Exu desconhece o impossível!

 

Quem é Pombagira?

Pombagira (Pomba Gira, Pombajira ou Inzila) é uma entidade das religiões de matriz africana, representada por uma mulher sensual, independente e dominadora.

A Pombagira surgiu no início do século 20, simbolizando uma mulher liberada da submissão e das opressões e preconceitos impostos ao sexo feminino por uma sociedade machista e patriarcal.

Ela é representada através de atributos considerados da sacralidade feminina, como: poder pessoal, beleza, sensualidade e trabalho social.

A Pombagira possui todos os instintos femininos ao extremo, ensinando a todas e todos a agir com força e convicção.

Tem uma visão ampla sobre a vida e os instintos humanos. Isso a torna dominadora do campo onde se manifesta, mas sempre passando sua mensagem com amor, sinceridade, facilidade, verdade, sorriso e… algumas gargalhadas!

Pombagira favorece seus anseios e desejos. Não apenas os sexuais, como muitos pensam, mas também a motivação, vontade de viver e de correr atrás de seus objetivos.

 

Exú e Pomba Gira

exu e pomba gira

Devido as diversas influências culturais da nossa sociedade e as demais religiões, Exú e Pomba Gira tiveram suas imagens marginalizadas e distorcidas do que eles realmente representam.

Eles atuam do lado esquerdo, onde há incidência de luz e sombra e isto causa más interpretações.

Algumas pessoas acreditam que eles estão voltados a más intenções, e NÃO é este o caso. Guias da esquerda representam a proteção de cada ser humano, e agem na sombra e na luz para te ajudarem e trazerem sempre sua Fé.

O que interfere são os nossos próprios desejos e anseios. Eles estão trabalhando por nós. Se tivermos desejos e sentimentos negativos, interpretarão como a forma que nós escolhemos de proteção. Mas sempre seremos responsabilizados pelas coisas que fazemos e os induzimos a fazer.

Antes de culpar e julgar estes Orixás, lembre-se sempre de avaliar seus atos e desejos. Suas luzes e sombras. Aja com bondade, para o seu bem, do outro e dos Guardiões.

 

Orixá Exú: História

Segundo lendas, o Orixá Exú participou da criação do mundo como mensageiro de Deus (Olodumare ou Olorum).

Veio à Terra para saber se ela poderia ser habitada por humanos e Orixás, e se recusou a voltar ao céu, sendo o primeiro Orixá a chegar e permanecer na Terra.

Comanda o Vazio Absoluto, que deu sustentação para a criação do mundo, ajudando nas ações divinas e evolutiva dos seres.

Exu é filho de Iemanjá, a rainha do mar, e Orunmilá. Irmão de Orixá Ogum, Orixá Xangô e Orixá Oxóssi.

Tipos de Exu: Tranca-Rua (serventia direta de Orixá Ogum), Marabô (Oxóssi), Sete Encruzilhadas (Orixalá), Exu Gira mundo (Orixá Xangô), Exu Pinga Fogo (Yorimá), Exu Tiriri (Yori).

 

História da Pombagira Maria Padilha

Maria Padilha é uma das mais conhecidas falanges da Pombagira.

Ela era uma linda mulher na Espanha. Ao ir trabalhar como dama de companhia de D. Maria, chamou a atenção de seu filho, o rei D. Pedro I de Castela.

Juntos viveram uma paixão escondida, já que ele era prometido em casamento a D. Blanca de Boubon, que acabou falecendo. O casal de amantes ganhou a culpa e a corte espanhola espalhou ainda o boato de que Maria era uma feiticeira do mal.

Eles se casaram secretamente e ela deu a luz à 4 filhos. Quando faleceu, o rei montou um velório com todas as honras de rainha a sua amada e reconheceu perante à corte seus filhos.

Quando Pedro faleceu, foi enterrado na frente de sua amada e estátuas foram construídas de frente uma pra outra para poderem se olhar por toda a eternidade.

Outros tipos de Pombagira: Pombagira (serventia direta de Yemanjá), Pomba Gira Sete Saias, Pomba Gira Menina, Pomba Gira Cigana (características do povo cigano, liberdade e desapego).

 

Exú e Pomba Gira: qualidades e características

  • Dia da semana: segunda-feira
  • Cores: vermelho e preto 
  • Elementos: Fogo e Terra
  • Símbolo de Exú: ogó (bastão de madeira em formato fálico)

Oferendas:

  • Pombagira: flores vermelhas, vinhos, espumantes, perfumes, batom vermelho e jóias
  • Exu: conhaque, cachaça, gim e whisky

Dia de comemoração:

  • Pombagira: 08 de março, juntamente com o Dia Internacional das Mulheres
  • Exu: 24 de gosto e 13 de junho (no sincretismo com Santo Antônio)

Saudação:

  • Laroyê Pombagira! = Salve Pomba Gira!
  • Laroiê Exu = Mensageiro, Exú!

 

Como se conectar a Exu e Pomba Gira

exu e pomba gira

Pense em uma situação ou problema que você quer solucionar e anote em um papel.

Coloque uma música (dica: relax afrobeat). Feche os olhos, dance, movimente todo o seu corpo, iniciando pelos pés até a cabeça.

Imagine que você está circulando, e aos poucos veja mais pessoas ao seu redor, e mais, até que todas as pessoas do planeta estejam circulando. Em um certo momento todas as pessoas são UM – uma só pessoa, um só circulo. Peça para  que Exu ou Pombagira te mostre um caminho. Depois abra os olhos lentamente.

Agradeça pela dádiva! Preste atenção aos sinais, pois você receberá a resposta. Laroiê Exu! Laroiê Pombagira!

 


Para potencializar a realização de seus objetivos e sonhos, criei o SEA – Sistema de Energização Axé, abençoado pelos Orixás e as Yabás.

Para saber mais, acesse: Sessão de SEA (Sistema de Energização Axé): uma terapia leve e poderosa para você se reconectar com seu poder pessoal!

Neta de Benedita e Antonio,Zilda e João, Filha de Marina e João Gilberto, Mãe de Tainah,Cauê e Maira, Avó de Luã Kaiodê. Canalizadora do SEA - Sistema de Energização Axé,Curandeira,Parteira,Terapeuta Holistica,Reiki Master.

AGENDAR!

Atende online