Carregando.
Aproveite a pausa e respire fundo!

“Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.”

Fernando Pessoa

Amigos, eu não poderia começar esta reflexão sem debruçar-me e tomar emprestado esta belíssima obra de arte de Fernando Pessoa. Aqui, ele poetiza de uma maneira muito especial sobre a nossa jornada. Traduz em seus versos o poder da força pessoal de ir além de nossos limites e construir um novo olhar, expressa também, o toque divino e transcendental de ver além. Por fim, relaciona diretamente que em nossas vidas tudo valerá a pena ou não, dependendo do tamanho de nossas almas.

O que é uma alma pequena, afinal? Como podemos expandi-la? Sua vida está valendo a pena? Eu não tenho estas respostas, mas convido cada um de vocês para uma profunda reflexão…

Quem vem? Quem pode trocar os seus óculos e ver de novo a mesma história? Está na hora de enxergar sobre outra perspectiva, sobre as lentes da alma.

 

O que significa expandir a alma?

Alma é um termo equivalente ao hebraico néphesh e ao grego psykhé e significa “ser”, “vida” ou “criatura”. Assim, quando nos referimos a esta palavra estamos falando de nossa essência una, integral e vivente; do sopro que nos gerou e da chama que nos abastece acesos.

Assim, uma alma é “pequena” quando o ser que a possui nega sua origem primária e essencial, que é a própria vida em si, num sentido mais literal. Fazemos isso, ainda que cegamente automáticos, ao não olharmos para o Ser divino que há em nós, para nosso potencial e especialmente para o que é essencial em nossas vidas e nos eleva para um outro nível de compreensão.

Expandir a alma é um caminho muito pessoal. Seria muito raso e autoritário apontar qualquer direção como a “melhor”. Esta é a jornada do descobrimento, da tentativa e erro, do colocar-se num outro campo ainda que estranho; e é sobretudo, de sentir onde é meu lugar, qual a minha missão e o quão conectado estou com minha história.

Muitos processos e ferramentas, comprometem-se a isso (como o Guia da  Alma e o Flor&Ser, por exemplo), também as práticas terapêuticas e espiritualistas, as religiões, os livros, até a ciência, e muitos outros. Sua alma vai saber quando está crescendo, fique tranquilo! O principal termômetro sempre será o estado de Paz e o sentimento de SIM, está valendo a pena.

 

As lentes da alma

Olhar com as lentes da alma para nossa própria história e aceitá-la é um caminho de cura e libertação. Só assim poderemos seguir em paz, com o coração pleno e disponível para fluir com a vida. Não importa por quantas dores passamos, nossas dificuldades e erros, o passado; o que vale é a grandeza que nós somos, o valente dentro de cada um que está a cada passo superando, aprendendo e crescendo. Estar forte, consciente e seguir com gratidão o caminho, são as dicas fundamentais de olhar com as lentes da alma.

Como reflexão do olhar também os outros por outra perspectiva de visão, eu convido para a leitura do artigo: Liberdade e respeito: deixando o outro ser ele mesmo!

Cada esforço extra, toda vez que julgamos ser o nosso limite, aquela segunda chance dada a outrem, a luta por algo que queríamos tanto, ter parcelado aquele “sonho” no cartão, ter recomeçado em outra profissão; valeu e vale muito a pena. Vale a pena simplesmente porque é a nossa história, a jornada individual para construir e moldar quem somos. Vale a pena inclusive mudar de opinião, desistir de algo ou alguém, quebrar as regras ou mesmo nos decepcionar e nos arrependermos depois. Vale a pena ser a gente mesmo, ter as histórias que temos e ser quem somos; tudo vale a pena, cada suspiro e cada mergulho para dentro de nós, vale a pena viver!

Por fim meus caríssimos, eu desejo um sopro de esperança no coração de cada um de vocês e a força para fazer a diferença! Que possamos de alguma forma olhar pelas lentes da alma e enxergar a vida numa perspectiva mais ampla e bela, passar além da dor e fazer valer a pena. Assim como iniciei, eu finalizo nas palavras de Fernando Pessoa:

Valeu a pena? Tudo vale a pena

Se a alma não é pequena.

Vasco Oliveira

Escritor

0
0

Escritor de corpo e alma.

...

Deixe seu comentário e contribua com a troca

O Guia da Alma é o Portal que conecta pessoas e Terapeutas para uma vida mais leve com Terapia Holística e Integrativa online ou presencial em todo Brasil!

Descubra também o Autoconhecimento, Espiritualidade e Bem-estar no conteúdo original do nosso blog!

Receba o Guia da Alma no seu e-mail!

Conteúdo para a sua evolução de consciência.

As Terapias Holísticas e Integrativas são complementares à medicina alopática, e não devem substituir nenhuma consulta e/ou tratamento médico.
Atenção: este site não oferece tratamento ou aconselhamento imediato para pessoas em crise suicida.
Em caso de crise, ligue para 188 (CVV) ou acesse o site www.cvv.org.br. Em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo.

Política de Privacidade | Termos de Uso
Copyright © 2018 Guia da Alma. Todos os direitos reservados.
Feito com Luz e Amor em Florianópolis!