Lei do Menor Esforço: a quarta Lei Espiritual do Sucesso

“Tudo vem a mim com facilidade, alegria e glória.”
homem vivendo a lei do mínimo esforço: a 7ª lei espiritual do sucesso!

Neste artigo vamos entender o que é a Lei do menor esforço (ou Lei do mínimo esforço): a quarta Lei Espiritual do Sucesso de Deepak Chopra. E como podemos aplicar este conhecimento aos dias atuais!

Sou Fermino Neto – Psicanalista, Teólogo, Filósofo, Pedagogo, Terapeuta com Aconselhamento Espiritual Online. Boa leitura!


 

Nos artigos anteriores falei sobre:

Chegamos na Lei do Menor Esforço: a Lei Espiritual que sossega a alma e nos acalma nos dias de aparentes insucessos.

Em tempos de pandemia então se faz ainda mais importante, diante da humanidade contaminada ou pelo vírus Covid 19, ou pelo medo de contraí-lo, ou pelo luto ou ainda pela insegurança na economia diante do confinamento.

Até agora tinha não queria perder e quem não tinha queria ganhar, isso alimentava a ciranda…

Assim, nosso propósito de falar em desapego e confiança, liberta. Nosso tema não é genial?

É o esforço mínimo quando parece que só a correria salva.

Recomendo com insistência a todos que obtenham o livro As Sete Leis Espirituais do Sucesso” de Deepak Chopra de cabeceira, de mochila. Esse livro é meu companheiro de todos os caminhos!

 

Lei do Menor Esforço – A Quarta Lei Espiritual do Sucesso

4 lei do menor esforço - as sete leis espirituais do sucesso de deepak chopra

Em respeito e homenagem ao próprio autor, vamos citar ipsis literis o seu pensamento originalmente indiano, que se baseia nos livros sagrados da Índia. Observe o que enfatiza Deepack Chopra no texto:

“Se você observar a natureza verá que ela despende o mínimo de esforço em seu funcionamento.

A grama não se esforça para crescer, apenas cresce. O peixe não tenta nadar, apenas nada. As flores não se esforçam para abrir, apenas desabrocham. Os pássaros não tentam voar, apenas voam. Essa é sua natureza intrínseca.

A Terra não se esforça para girar sobre seu eixo. É próprio de sua natureza girar a uma velocidade estonteante e rolar pelo espaço. É da natureza dos bebês o estado de graça. É da natureza do Sol brilhar. É da natureza das estrelas piscarem e reluzirem. E é da natureza humana materializar seus sonhos, facilmente, sem nenhum esforço.

Nos Vedas – conjunto de textos sagrados que constituem o fundamento da tradição religiosa e filosófica da Índia – esse princípio é conhecido como o princípio da economia de esforço, ou do “faça menos e realize mais”.

Você atinge um estado em que não faz nada e realiza tudo. Isso significa que basta existir a mais leve ideia para que a manifestação dessa ideia aconteça sem nenhum esforço. O que é comumente chamado de “milagre” é, na verdade, uma expressão da lei do mínimo esforço.”

Vamos combinar: a 4ª Lei Espiritual do Sucesso é uma ferramenta que desarma o espírito diante do tempo e da enorme contingência de ser humano contraditório. 

Ser humano é ser infinito enquanto finito; ilimitado enquanto se vê limitado. Pode criar tudo que quiser mas não acredita nisso com tal intensidade.

Ser humano é ser potente, mas provado sempre por uma impotência limitada pela matéria, que é propulsora de ilimitação via consciência espiritual. 

Há coisas que você não precisa fazer para que se realizem. Há um alcance maior sobre coisas invisíveis que a correria desenfreada pela sobrevivência tem tirado de nós!

 

Como viver a Lei do Menor Esforço

homem diante de jornada em montanhas - conceito para trilha da espiritualidade

Você já escalou alguma montanha? Tente fazer isso, se a disposição física permitir!

É uma sucessão de morros que não acaba mais e o caminho geralmente é mais empolgante do que o fim dele…

A sensação é de que você está sendo desafiado o tempo todo a se superar, pois o cansaço aumenta enquanto parece que você nunca vai chegar.

Para mim, estudar espiritualidade é a mesma coisa. Tenho um grupo de estudos no Whatsapp, exclusivamente para pessoas que apreciam e tentam vivenciar os ensinamentos contidos no livro As 7 Leis Espirituais do Sucesso do Dr. Deepak Chopra.

Nós já estudamos por lá a Lei do Mínimo Esforço, ou Lei do Menor Esforço! E quero perguntar: Para você, o que significa a palavra mínimo, ou a palavra menor?

Se analisarmos do ponto de vista etimológico apenas, mínimo quer dizer o oposto de máximo, certo? Propriedade daquilo que não é grande, muito pequeno, algo considerado diminuto. Mas vejamos de outra maneira:

Um membro do grupo, o publicitário Edson Oliveira, residente no Rio de Janeiro, culto e estudioso, comentou por lá:

“Mínimo esforço não significa preguiça, significa usar a inteligência e a criatividade para fazer mais com menos. Saber aproveitar as circunstâncias, mesmo as adversas, sem reclamar ou culpar alguém ou alguma coisa”. 

Todo mundo está certo e ninguém nunca está errado quando se trata de interpretar as 7 Leis, por que? Porque só percebemos o que existe para nós, e para nós só existe o que percebemos.

O que há no mundo se você não perceber não existe para você. Vem dai a expressão de que “a sua verdade é a verdadeira”. A sua mentira também é a verdadeira. Tudo seu é autêntico pelo simples fato de que é seu e ponto.

 

Como aplicar a Lei do Menor Esforço diante de uma Pandemia?

Deepak Chopra é profundo. O seu conhecimento indiano é de raiz e eu agradeço a ele e todos seus, por compartilharem esta sabedoria com nós ocidentais.

A paz que o Dr. Deepak Chopra transmite a cada parágrafo é a mesma da infinidade de profissionais da saúde de todos os tempos, onde se inclui os que que estão trabalhando para vencer a pandemia do Corona Vírus 19.

Antes deles muitas pestes assolaram vidas, e depois deles a humanidade pode ser desafiada novamente.

Em casos de vida ou morte ajuda mais quem investe na força interior, quem age com paz e calma, enfrentando a realidade com realismo, determinação e coragem.

Muitos preferem escolher a prorrogação de uma pandemia olhando para o lado material dela, nas perdas financeiras.

Mas em toda e qualquer situação vale a razão de viver, e os propósitos de cada um para estar ou para continuar por aqui. Nada espiritual é assolado nem carece de sentido!

Mais uma frase do autor quando cita Lao Tzu pode nos falar com a profundidade que a reflexão merece:

“A inteligência da natureza opera pela lei do mínimo esforço… sem ansiedade, com harmonia e amor. E quando utilizamos as forças da harmonia, da alegria, do amor, atraímos sucesso e boa sorte facilmente.”

O ser integral conhece sem ir, vê sem olhar e realiza sem fazer.

 

Viva com Facilidade!

mantra de access resume a Lei do Menor Esforço

Gary Douglas, fundador do Access Consciousness e Barras de Access, partindo dessa incrível consciência integral segue adiante com um enunciado mágico:

“Tudo vem a mim com facilidade, alegria e glória.”

Mantra de Access

É a porta aberta para ninguém reclamar da vida, para ninguém tornar difícil o que não quer escolher.

O segredo são as escolhas. A cada circunstância estamos escolhendo encontrar facilidade, alegria e glória!

Ou o sofrimento, a dor e a insuportável rotina, de quem se encarrega de se alimentar de dificuldades, quando poderia ingerir facilidade a cada espiração, olhar, audição, pensamento e manifestação.

Mínimo esforço é funcionar mais de acordo com a natureza. Se harmonizar com todos os entes que existem, confiando sempre que cada um faz a sua parte se você deixar, se souber receber e estiver disposta(o) a dar.

Inspire alegria, facilidade, soluções, confiança, prosperidade, saúde; fortaleça a energia positiva que está à sua disposição! Como diz Chopra:

“Esta lei se fundamenta no fato de que a inteligência da natureza funciona com tranquila facilidade e sem nenhuma ansiedade. Este é o princípio da mínima ação, da não resistência. É, portanto, o princípio da harmonia e do amor.

Quando aprendemos esta lição da natureza, conseguimos realizar facilmente nossos desejos. (…) Se você está em harmonia com a natureza, se está assentado no conhecimento de seu verdadeiro Eu, pode fazer uso da Lei do mínimo esforço”.

Teria algo melhor? Como pode melhorar?

Psicanalista, Teólogo, Filósofo, Pedagogo. Terapeuta de Barras de Access e Constelação Familiar em Araguaína - TO! Aconselhamento Espiritual Online. Agende sua sessão!

AGENDAR!

Atende online
Presencial em Araguaína - TO