Florais na gravidez, para bebês e para engravidar: tudo sobre!

Conheça as indicações para as várias fases desse momento tão importante.
Gestante em campo de flores - capa do artigo de Florais na gravidez

Olá, mamãe ou futura mamãe! Seja lá em qual fase da maternidade você esteja (tentando, gravidez, puerpério, etc) eu vim te contar o quanto os Florais de Bach podem trazer benefícios nesse processo tão maravilhoso, mas também tão emocionalmente denso da vida das mulheres. 

Cada fase da maternidade tem uma demanda emocional diferente, mas no fim das contas o turbilhão de emoções de todos os momentos acabam por interferir em vários outros campos da vida, até mesmo na saúde física. 

E os florais de Bach, segundo seu idealizador Dr. Edward Bach, tem exatamente essa visão de que o nosso estado emocional, mental e psicológico influencia diretamente no nosso bem-estar físico e de que devemos tratar o indivíduo e não apenas os sintomas. 

Sou Leticia Silva, terapeuta floral. Neste artigo irei esclarecer como os florais podem contribuir para o seu bem estar na maternidade, tornando sua jornada mais leve e gerando bem-estar.


 

O que é a Terapia Floral e como funciona?

frascos de florais na gravidez

A terapia floral consiste no uso de essências extraídas das flores. No sistema de florais de Bach são 38 flores diferentes que se escolhidas e combinadas de forma assertiva em uma fórmula podem gerar equilíbrio emocional, bem-estar, autoconhecimento e alívio de sintomas. 

Por se tratarem de essências naturais, sem nenhum princípio ativo, os florais não possuem contraindicações, nem efeitos colaterais, o que, com certeza, já é um ponto positivo para grávidas e lactantes. 

Além disso, os florais trabalham em âmbito emocional e energético, por isso não existe possibilidade de interação medicamentosa com remédios alopáticos que o cliente faça uso.

A essa altura você pode estar se perguntando onde entra a figura do terapeuta Floral nessa história, visto que as essências são sem contraindicações e podem ser comercializadas sem receita médica, o que facilita o uso por conta própria. 

Então, como eu citei anteriormente, a escolha e combinação das flores devem ser assertivas, pois se as flores escolhidas tiverem uma energia que não ressoam com a sua necessidade atual, elas não surtirão efeito.

Isso pode explicar o porquê você já ouviu algum conhecido dizer que “floral é só água, não fez efeito nenhum em mim”. 

Provavelmente esta pessoa tenha feito a escolha da flor de maneira equivocada e isso acontece por falta de informação necessária sobre os florais ou porque quando uma pessoa está envolvida em uma situação, provavelmente a pessoalidade não a permita perceber suas questões com a mesma clareza que um profissional com olhar mais analítico. 

Por isso, te indico que faça um atendimento para a escolha mais adequada dos seus florais. 

“Ok! JÁ ENTENDI, MAS ATÉ AGORA NÃO VI QUASE NADA SOBRE MATERNIDADE POR AQUI”. Calma, agora que você já sabe do que se tratam os florais, vamos saber qual a ligação deles com a maternidade!

  • Se você estiver buscando um acompanhamento completo com Florais para gravidez e maternidade mais tranquila, pode agendar sua sessão de Florais comigo!

 

Florais para engravidar

mulher gravida - florais para engravidar

Fotos: Pexels e Unsplash

É certo que existem muitos fatores físicos que causam infertilidade. Mas você já ouviu falar em psicossomática?

A psicossomática é uma ciência que analisa que a origem de doenças físicas esteja ligada à parte psíquica.

Sabe aqueles casos comuns onde um casal tenta engravidar por anos e mesmo com procedimentos médicos não conseguem e quando finalmente desistem e adotam uma criança, por exemplo, meses depois a mulher aparece grávida? 

Se atrelarmos essa questão a fatores emocionais, podemos analisar que a ansiedade, medo, sensação de incapacidade podiam estar cooperando para que esse casal não engravidasse. E após a desistência, quando houve um relaxamento e despreocupação, isso aconteceu naturalmente.

Até porque, com base na psicossomática, a própria ansiedade pode ter gerado um aviso para o cérebro dessa mamãe de que não era um bom momento para engravidar, visto que a mulher está sob forte estresse e isso não seria saudável para o feto. Nossos corpos são extremamente inteligentes e têm mecanismos de defesa surpreendentes. 

Então, é nesse momento em que os florais entram, trazendo equilíbrio emocional, fortalecendo o sistema emocional para lidar com a situação de forma mais tranquila e assim eliminando fatores ligados às emoções que possam estar sendo uma das causas a infertilidade (ansiedade, medo, sensação de incapacidade, estresse, etc) 

Valendo ressaltar, que os florais agem de forma complementar, sendo assim, os procedimentos médicos para trabalhar as questões físicas continuam sendo necessários. Um tratamento não dispensa o outro.

  • Se você estiver buscando um acompanhamento completo com Florais para gravidez e maternidade mais tranquila, pode agendar sua sessão de Florais comigo!

 

Dica de Florais para fertilidade feminina

Florais para fertilidade feminina

  • LARCH: Essa essência auxiliará a mulher que tenha algum receio (às vezes inconsciente) de não dar conta de ser mãe, que pode acabar gerando algum bloqueio a nível físico.

 

Florais na Gravidez 

Gestante em árvore com flores - Florais na gravidez

Cada período da gravidez traz demandas emocionais diferentes. Por exemplo, no primeiro trimestre, se sua gravidez não foi planejada, é comum que as primeiras emoções sejam de susto, não aceitação, medo, etc. 

E mesmo que sua gravidez tenha sido planejada, pode ser que a ficha não caia no momento em que você vê seu positivo, e a sensação de “estar sonhando” possa te tirar um pouco do seu senso mais prático nesses primeiros meses. 

Já no segundo trimestre, onde as mamães costumam fazer preparativos mais intensos do enxoval, chá de fraldas e etc, pode ser que a sensação de incapacidade bata à porta. As demandas são muitas e você parece que não vai dar conta. 

Além disso, essa é a fase onde as mudanças no corpo se tornam mais aparentes e é possível que você enfrente problemas com a autoestima ou a sensação de não estar acompanhando as mudanças que parecem ser muito rápidas e avassaladoras. 

Já no último trimestre, a ansiedade costuma tomar conta. É ansiedade por achar que esqueceu alguma coisa misturada com medo do parto e vontade de ver logo a carinha do seu bebê. 

Pois então, para cada emoção citada aqui existe um floral que pode te auxiliar nesse processo, te trazendo clareza, tranquilidade e aliviando seus sintomas.

 

Dica de Florais para gestantes com ansiedade na gravidez 

Florais para gestantes com ansiedade na gravidez 

  • MIMULUS: um floral que vai te auxiliar com o medo do parto, que é uma das maiores causas de ansiedade na gravidez. 

 

Dica de Floral para Depressão na gravidez 

Florais para engravidar 

  • RESCUE REMEDY: na verdade ele não é apenas um floral, mas um composto floral (fórmula) criado pelo próprio Dr. Edward Bach, que é usado em situações emergenciais e de crise.

*Os florais para ansiedade e depressão são sempre indicados como terapia complementar, junto ao tratamento médico.

 

Florais na gravidez para bebê e mãe: tornando a maternidade mais leve!

Florais para bebê e mãe

Pronto, agora o seu bebê já está em seus braços! As demandas agora são outras. 

O puerpério é uma fase de muitas adaptações, tanto para você quanto para seu bebê, pois lembre-se que ele estava no quentinho do seu útero, recebendo tudo o que precisava sem esforço algum e agora terá que se adequar ao mundo aqui fora, à amamentação, etc. 

A conexão mãe-filho vai se tornando cada vez mais intensa também e naturalmente a troca de energia entre vocês dois também aumenta. O que possivelmente explique os dias em que você está bem agitada e consequentemente seu filho fica também. 

Nessa fase os florais vão poder te auxiliar e auxiliar o seu bebê. Como já foi dito os florais não possuem contraindicações, e por isso poderão ser usados pelo(a) seu (sua) filho(a).

Benefícios: 

  • Alivia sintomas de insônia;
  • Ajuda na fase de adaptação;
  • Ajuda a mamãe com a sensação de exaustão dos primeiros meses de vida do bebê;
  • Ajuda o bebê a ficar mais calmo;
  • Diminui a sensação de culpa materna;
  • e mais!

 

Terapia Floral durante amamentação 

Terapia Floral durante amamentação 

Durante a fase de amamentação os florais poderão te auxiliar com a adaptação ao novo, com a sensação de que você não seja capaz de amamentar seu filho, com o medo de que seu leite não seja suficiente, com a exaustão. Fortalece também seu sistema imunológico para essa fase, onde seus nutrientes são divididos por dois. rs

 

Floral para Depressão pós-parto 

Depressão pós-parto 

  • WALNUT: um floral que irá te ajudar a encarar as mudanças que sua vida sofreu com a chegada do seu bebê com mais tranquilidade.
  • RESCUE REMEDY: na verdade ele não é apenas um floral, mas um composto floral (fórmula) criado pelo próprio Dr. Edward Bach, que é usado em situações emergenciais e de crise.

 

Florais para bebê agitado dormir melhor 

  • IMPATIENS: floral indicado para impaciência, irritação e agitação. 

 

Florais na Gravidez e maternidade: cuidados

Florais na maternidade

Os florais devem ser tomados 4 gotas, 4x ao dia e no caso de grávidas, lactantes e bebês o conservante alcoólico deve ser substituído pelo de glicerina ou vinagre de maçã.

É muito importante, tanto para mamãe quanto para o bebê, ter o acompanhamento de um terapeuta Floral para acompanhar os efeitos das fórmulas de maneira personalizada e também para dar suporte emocional.

Gostou de saber mais sobre o uso de florais na gravidez e na maternidade?

Então vem conhecer meu atendimento dedicado especialmente às mamães, onde te auxilio com o uso de florais e outras técnicas (como meditação e Ho’oponopono) para tornar sua gestação mais leve e feliz. Agende sua sessão de Terapia Floral online comigo!

Olá, eu trabalho com a terapia de Florais de Bach aliada a técnica de Ho'oponopono e dinâmicas interativas de autoconhecimento. Promovendo não só alívio dos sintomas de estresse, ansiedade ou outros, mas, sim, proporcionando o despertar do poder da autocura.

AGENDAR!

Atende online

Agende uma sessão de Florais de Bach!

Terapeutas Guia da Alma estão te esperando!