Como se tornar um terapeuta holístico? Minha história e dicas!

Se você sentiu o chamado para a transição de carreira, este artigo é para você.
mulher em como se tornar um terapeuta
Terapeuta Certificado
Mais terapias de Edilene Lima
5/5 - (2 votos)

Quer saber como se tornar um terapeuta holístico?

Este artigo tem como principal objetivo trazer a você minha própria experiência, desde o início da minha jornada como terapeuta até o presente momento, e, desta forma, se for o seu caso, a dar os primeiros passos nesse caminho de autoconhecimento e de instrumento do Universo.

Sou Edilene Lima, terapeuta holística Guia da Alma. Boa leitura!


Como me tornei terapeuta? Minha história!

imagem de Como me tornei terapeuta? Minha história!

Foto: dragana991 – istock

Antes de ser terapeuta holística, eu atuava como professora de ensino regular nas disciplinas de ciências e biologia.

Eu era concursada pelo Governo do Estado de São Paulo. Comecei a  trabalhar na área da educação em 2003 (nessa época, ainda estava fazendo a minha  graduação).  

Fiz um curso de Reiki em 2015 porque senti um chamado muito forte para essa terapia. Porém, só realizava aplicações em pessoas próximas, ou seja, amigos e familiares.

Essa história parece familiar para você?

Nesse momento não tinha a pretensão de atuar como terapeuta, afinal, eu tinha a minha carreira como professora e, financeiramente, tinha uma certa estabilidade que me deixava confortável.  

O tempo foi passando e algo começou a sinalizar que o meu ciclo como professora do ensino regular estava findando.

Eu me sentia muito deslocada dos meus objetivos na educação, existia muita insatisfação, cansaço e era cada vez mais difícil para mim encontrar estímulo  para continuar na sala de aula transmitindo o conhecimento com toda a minha entrega. E isso me angustiava muito!

Cheguei a ficar com muitas dores que me levaram ao pronto atendimento, entretanto, nos exames não constava nenhuma alteração que justificasse os sintomas que se apresentavam. 

Em 2020, no final de janeiro – um pouco antes de ser anunciada a pandemia no Brasil —,  exonerei meu cargo como professora do Estado de São Paulo.

Essa decisão causou o espanto dos meus pares porque eu estava saindo de um trabalho que me propiciava uma certa estabilidade, para me aventurar como terapeuta holística, que poderia ser algo bonito, por causa do propósito, mas sem garantias de sucesso.

Mesmo com todos os comentários e interferências, resolvi seguir com aquilo que a minha intuição estava me dizendo. 

Como eu já tinha feito alguns cursos antes de resolver fazer a transição de carreira, dei início  ao meu trabalho como terapeuta oferecendo meus cursos de forma online.

Afinal, a pandemia  já estava fazendo com que as pessoas ficassem em isolamento em suas casas. E foi assim que comecei o meu trabalho, com atendimentos e cursos de Terapia Holística.

Em pouco tempo, comecei a ter alunos e clientes!

A plataforma Guia da Alma teve uma parcela muito grande na minha história como terapeuta e falarei sobre isso, logo abaixo, nas dicas de como ser um terapeuta.

Todo esse processo só foi possível também porque tive o apoio do meu marido, tanto no sentido emocional, quanto no financeiro.

Eu nunca estive sozinha nisso! Esse fato é de muito relevante, até para que você saiba que toda tomada de decisão deve ser bem planejada. Tenha por perto pessoas que te apoiam!

Quero ser terapeuta holística: Por onde começar? O que devo fazer? Como se tornar um terapeuta?

imagem de Quero ser terapeuta holística: Por onde começar? O que devo fazer? Como se tornar um terapeuta?

Foto: SDI Productions – istock

Agora que você já conheceu a minha história, quero te ajudar com algumas dicas para que  você também possa se tornar um terapeuta. E para que seja leve e muito compensadora essa decisão!

Dica 1. Como se tornar um terapeuta? Invista na sua formação!

ícone de Invista na sua formação

Para dar os primeiros passos na sua jornada como terapeuta holístico é imprescindível que você se dedique a adquirir uma boa formação terapêutica.

Busque mestres que ofereçam cursos das terapias que se sinta mais inclinado.

Por exemplo, se você quer trabalhar com a sessões de Reiki, busque pela formação do nível iniciante e, com o tempo e sua vivência, vá se  aperfeiçoando.

Lembre-se: o número de certificados não é relevante, entretanto, a experiência e o conhecimento são os itens que garantem a qualidade de um terapeuta! 

Dica 2. Utilize plataformas de terapias

ícone de Utilize plataformas de terapias

Como foi mencionado acima, se estou atuando como terapeuta hoje é graças ao apoio que tive da Liana, do Rodrigo e da equipe da plataforma Guia da Alma.

Tive e ainda tenho toda a ajuda e estímulo para prosseguir, pois abracei meu propósito de vida e fui abraçada porque o meu propósito se cruzou com o propósito do Guia da Alma.

Sou muito grata por fazer parte do projeto e por nossas missões se cruzarem para colaborar com o Bem Maior. 

E, por tudo isso que acabei de colocar sobre essa plataforma, indico o Guia da Alma para  você que quer ter suas terapias divulgadas e possa ter a intermediação sobre os pagamentos e agendamento de cursos e terapias que você queira disponibilizar aos seus alunos e clientes.

Além disso, você poderá contar todo o suporte da equipe que é maravilhoso!

Dica 3. Como se tornar um terapeuta: indo para a prática!

ícone de Como atuar como terapeuta

Os atendimentos podem ser online, presencial ou ambos.

A definição de como seu atendimento será, dependerá de como você dispõe de um lugar na sua casa ou em um espaço destinado a receber seus clientes.

Isso deve entrar no seu planejamento antes mesmo de atuar como terapeuta. Se for possível para você, sugiro que você tenha um espaço  reservado somente ao seu trabalho.

Estar em um ambiente da sua casa para atendimentos como terapeuta online é viável. Dependerá de maior disciplina e organização. Por outro lado, para quem está iniciando é bom porque diminui os gastos.

6 aprendizados que tive na mudança de carreira para profissão de terapeuta!

imagem de 6 aprendizados que tive na mudança de carreira para profissão de terapeuta!

Foto: YakobchukOlena – istock

Veja agora dicas baseadas em minha experiência pessoal na transição de carreira! 🙂

1. Tenha uma reserva de emergência

ícone de Tenha uma reserva de emergência

É importante que você se estruture para seguir como terapeuta. Essa questão é um cuidado necessário para que não haja oscilações em relação aos atendimentos e comprometam o seu orçamento.  

A reserva de emergência é uma precaução que fará parte do seu planejamento, tanto no início quanto ao longo da sua carreira, como algo que te assegurará ter uma certa folga financeira caso haja diminuição nos seus atendimentos ou cursos oferecidos. 

2. Elabore um planejamento para as suas metas

ícone de Elabore um planejamento para as suas metas

Tenha em mente que estabelecer metas é fundamental para saber como trilhar o seu  caminho.

Faça o exercício de colocar no papel o que você pretende alcançar como terapeuta. Dessa forma, a visualização das suas metas te ajudará a elaborar como será a jornada.

3. Faça networking

ícone de Faça networking

A parceria é uma das chaves para trocar experiências com outros terapeutas.

Estabelecer  uma rede de contato e parcerias é algo que fortalece o trabalho individual e coletivo das terapias holísticas.

As trocas de ideias e as trocas de atendimentos são ótimas formas de fazer seu trabalho crescer.

O terapeuta é o primeiro a precisar de cuidados para se manter equilibrado e, assim, poder atender outras pessoas. Então, procurar outros terapeutas para se cuidar e oferecer seus atendimentos é uma maneira de fortalecer trocas terapêuticas. 

Trabalhar em projetos com outros terapeutas é uma outra opção de mostrar seu trabalho e adquirir experiência com o compartilhamento de conhecimentos e metodologias de outros terapeutas.

4. Redes sociais são aliadas

ícone de Redes sociais são aliadas

É inegável que as redes sociais agregam um grande número de usuários. E você também deve ter acesso a pelo menos uma rede social!

Então, uma ótima maneira de mostrar seu trabalho, como uma vitrine, é postar promoções, novidades, colocar as avaliações que você receber sobre os seus atendimentos e cursos.

Você terá a divulgação do seu trabalho de forma orgânica, ou seja, aproveitando o mecanismo de exibição das próprias redes sociais. Para  quem está iniciando é ótimo!

5. Cuide de sua saúde

ícone de Cuide de sua saúde

O seu papel como terapeuta é o de oferecer aos seus interagentes mecanismos para que  eles encontrem suas próprias ferramentas de autoconhecimento, equilíbrio e harmonia.

Esse  trabalho – que é grandioso —, precisa de autocuidado por parte do terapeuta. Afinal, como foi citado anteriormente, o primeiro a ser cuidado é quem cuida dos outros.

A minha dica (que é  baseada na minha própria vivência) é: se coloque na sua agenda.

Reserve um tempo nos  seus atendimentos para fazer uma autoaplicação de Reiki, por exemplo, ou procurar um  atendimento com outro terapeuta para tratar seus medos, sombras e dores. Cuide-se!

6. Como se tornar um terapeuta? Nunca pare de aprender!

ícone de Nunca pare de aprender!

Busque sempre aprender, e isso não é somente para se manter atualizado.

O seu aprendizado deve ter como foco a aplicação de técnicas que te dê condições de atender aos seus clientes  de forma mais elaborada.

Cada pessoa tem uma necessidade diferente, logo quanto mais  conhecimento você adquirir, melhores ferramentas e recursos terá a seu favor para entregar  um atendimento mais personalizado, acolhedor e com possibilidades de que seu cliente  retorne para mais sessões e ainda te indique para seus familiares e amigos.

Escolhi seguir com meu propósito de vida e foi a melhor decisão que tomei. Hoje, me sinto muito feliz por ser terapeuta holística!

Você sente esse chamado para ser um terapeuta holístico? Existe alguma crença limitante que te dificulta nessa escolha?

Convido você também a conhecer os cursos que disponibilizo na plataforma nesse mesmo link 🙂

5/5 - (2 votos)

Eu sou Terapeuta Holística, Mestra em Reiki, Facilitadora e Operadora de Mesa Radiônicas, Facilitadora e Oraculista de Baralho Cigano, Tarot e Runas, Facilitadora e Praticante de Tameana, Thetahealer, Facilitadora e Praticante de Cura Arcturiana e Consteladora Sistêmica

AGENDAR!

Atende online

Mais terapias de Edilène Limä

  • Leitura de Oráculos

    Online
    R$80,00
    Edilène Limä
    (72)
    Terapeuta Certificado
    609 terapias realizadas
  • Curso Benzi Reiki I, II e Mestrado

    Online
    R$80,00
    Edilène Limä
    (72)
    Terapeuta Certificado
    609 terapias realizadas
  • Sessão de Mesa Radiônica de Ganesha para a Prosperidade à Distância

    Online
    R$120,00 Oferta!
    Edilène Limä
    (72)
    Terapeuta Certificado
    609 terapias realizadas
Ver Perfil de Terapeuta