13 Séries e Filmes de Bruxas e Magia!
Ama magia e história de bruxas? Amiga, seja bem-vinda! Selecionei séries e Filmes de Bruxas e Magia!
Aqui você NÃO vai encontrar histórias de terror, mas histórias de bruxas e feiticeiras que valem a pena serem contadas.
Já aproveita e compartilha esse artigo com as amigas bruxonas que também vão amar! 🙂 A maioria dessas séries e filmes sobre bruxas você encontra na Netflix.
Este artigo está sendo lançado para o Dia das Bruxas, então gostaria de trazer mais informações sobre a origem desta data, porque nem toda feiticeira é corcunda!
O “Dia das Bruxas” tem origem com o povo celta, na Irlanda, e é chamado de festival de Samhain. Faz parte da Roda do Ano que celebra o ritmo da natureza e das estações. Ele marca a chegada do frio (inverno) no Hemisfério Norte, a noite dos ancestrais e o fim/começo de um novo ano!
Em países do Hemisfério Sul, como o Brasil, este movimento é inverso! Estamos celebrando agora a primavera (chamada de Beltane na Roda do Ano Celta).
No século 8, o dia de “Todos os Santos” (“All Hallow’s Eve”) passou de maio para 1 de novembro, dando origem ao nome Halloween. Uma tentativa da Igreja Católica de acabar com o festival que era considerado um ato de heresia. A Igreja também criou a imagem das “bruxas como seres do mal”, queimando muitas mulheres durante a inquisição.
Posteriormente, com a imigração de celtas para os Estados Unidos, o Halloween ganhou as abóboras, fantasias e outras tradições típicas até hoje.
Então, como celebrar a data? Conecte-se com seu real significado. Honre todas as bruxas, curandeiras, terapeutas, feiticeiras, fadas, deusas, que fazem sua magia para o bem! Nossas ancestrais que lutaram ao longo da história, e as que ainda lutam para preservar esta cultura de cura e conexão com a mãe Natureza, com os ciclos, com a magia!
Conecte-se com a natureza ao seu redor, reverencie suas ancestrais e se conecte com o seu lado bruxa, seu lado mágico!
E claro, assista um dos filmes de bruxas ou séries da lista para se inspirar 🙂
Primeiro vamos aos filmes de bruxas e magia!
Índice
1. As brumas de Avalon
Filme dirigido por Uli Edel, com 3h de duração, lançado em 2001 (eu lembro que na época assisti em 2 fitas de VHS kkk).
O roteiro é baseado no livro The Mists of Avalon, de Marion Zimmer Bradley, que reconta a lenda do Rei Artur na visão da magia e das mulheres próximas a ele, principalmente sua irmã Morgana das Fadas. Elas pertencem a uma antiga linhagem de sacerdotisas de Avalon, que cultua a Grande Deusa.
Na história mais conhecidas sobre Artur, ele é o rei cristão que uniu a Britânia contra os Saxões. Em Brumas de Avalon, ele é um rei pagão que promete respeitar a Grande Deusa, mas, aos poucos, cede ao cristianismo para unir o país.
O livro e filme mostram esses conflitos de dogmas e da sociedade repressora. Morgana, que sempre é representada como uma personagem do mal, nesta obra ganha voz e mostra como sua personalidade forte e escolhas, foram mal vistas pela cultura da época.
2. Da magia à sedução
Este é um filme americano de 1998 dirigido por Griffin Dunn, baseado no romance Practical Magic de Alice Hoffman (também assisti muito em VHS e na Tela Quente :p).
Sally e Gillian Owens são irmãs, nascidas em uma família de bruxas mulheres independentes, com um feitiço em sua linhagem.
Elas são criadas por suas tias na infância e são melhores amigas. Na vida adulta se separam: Gillian sai de casa para viver com seu companheiro; enquanto Sally deseja ter uma vida “normal”.
Mas um dia Gillian retorna, pois precisa de ajuda: o seu relacionamento se tornou abusivo e ela precisa de ajuda para fugir e superar os traumas. Acontece um momento de grande sororidade no filme e muitas magias acontecem!
3. O serviço de entregas da Kiki
Essa animação é muito fofa! Dirigida por Hayao Miyazaki, baseada no livro Majo no Takkyūbin, de Eiko Kadono.
Kiki é uma jovem bruxa que completou 13 anos. Na sua família, a tradição é que ao chegar nesta idade, ela deve encontrar um novo local sozinha para aperfeiçoar seus poderes.
Em uma noite de Lua Cheia ela e seu gato, voam pelos céus em sua vassoura. Ela chega a uma grande cidade onde inicia um serviço de entregas e muitas aventuras 🙂
4. O labirinto do Fauno
Filme de 2006 dirigido por Guillermo del Toro sobre magia e seres místicos, que se passa em meio a guerra espanhola.
Ophelia e a mãe chegam ao posto militar do seu padrasto, um temido oficial do exército.
No local, a menina encontra um antigo labirinto e um fauno, que lhe revela que ela é uma lendária princesa fugitiva. Para retornar a sua família imortal, ela precisa completar três tarefas perigosas.
5. Jovens Bruxas
The craft é um filme lançado em 1996, que ganhou nova versão em 2020.
Conta a história de Sarah Bailey, uma adolescente que se muda para Los Angeles. No colégio faz 3 amigas bruxas, que se dedicam ao ocultismo e à magia. As 4 começam a fazer magias juntas e se divertem muito, mas em um momento seu poder que foge do controle!
6. Harry Potter
Os 7 filmes são baseados nos livros da autora britânica J. K. Rowling. Narram as aventuras de Harry Potter, que descobre aos 11 anos de idade que é um bruxo ao ser convidado para estudar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.
O resto vocês já sabem, né? Quem não conhece Harry Potter? Eu particularmente não sou uma daquelas fã fanáticas da série, mas sei que esta lista ficaria incompleta sem a saga. Afinal, quem não gostaria de estudar em Hogwarts?
O universo continua ganhando novos filmes com “Animais Fantásticos e onde habitam”.
Leia também: 10 livros de Bruxas: romances e histórias reais!
7. Abençoa-me Última – A curandeira
Bless Me Última é um livro de Rudolfo Anaya de 1972, adaptado para o cinema em 2013 por Carl Franklin.
Já trouxe ele na lista de Filmes sobre Espiritualidade. Ela retrata a sabedoria e magia das antigas anciãs, curandeiras e benzedeiras.
No filme, Última (Míriam Cólon), é uma curandeira anciã. Junto ao pequeno Antonio (Luke Ganalon), tenta impedir a batalha no vilarejo em que moram, no Novo México.
Conecte-se com seu lado bruxa!
Agende sua sessão de Terapia energética no Guia da Alma.
Gostou das dicas de filmes de bruxas? Agora vamos para as séries 🙂
8. Luna Nera
Série italiana da Netflix, foi escrita, dirigida e protagonizada por mulheres. Criada por Francesca Manieri e lançada em janeiro de 2020 na Netflix.
A história retrata a vida de Ade (Nina Fotaras) e outras bruxas italianas no século 17 que se unem para se protegerem, salvarem a vida uma das outras e preservarem a sabedoria da magia feminina.
- Eu recomendei esta série também no meu artigo de séries e filmes sobre sagrado feminino 🙂
9. O segredo do Templo
The Gift é uma série da Netflix da Turquia, inspirada no livro Dünyanın Uyanışı da escritora e terapeuta holística Şengül Boybaş.
Atiye é artista plástica e desde a infância ilustra um símbolo desconhecido em suas obras. Sua vida é transformada após a descoberta desse mesmo símbolo em um sítio arqueológico milenar.
A série fala sobre sagrado feminino, realidades paralelas, autoconhecimento, sincronicidade, física quântica e mais, eu amei!
10. Charmed
Essa série dos anos 90 ganhou um reboot em 2018, e conta a história das 3 irmãs Halliwell que vivem em São Franscisco.
De acordo com uma lenda, a primeira dos seus antepassados profetizou que um dia nasceriam três bruxas boas com poderes para combater forças maléficas, apelidadas de The Charmed Ones (As Encantadas).
11. Once upon a time
Era Uma Vez… é uma série que conta a história de personagens de contos de fadas que foram trazidos para o mundo real e tiveram suas memórias mágicas roubadas por conta de uma maldição.
A única esperança para eles reside em Emma Swan, filha de Branca de Neve e do Príncipe Encantado, que foi transportada para o mundo real antes que a maldição fosse lançada. É ótima para quem gosta de contos de fadas e bruxas!
12. The Witcher
The Witcher é uma série baseada nos livros Wiedźmin, do escritor polonês Andrzej Sapkowski. A história fala sobre bruxos, feiticeiras, seres mágicos, guerras medievais e destino.
Narra a jornada de 3 personagens principais com poderes sobrenaturais: Geralt de Rívia, um dos últimos bruxos da Terra; Cirilla, a Princesa de Cintra; Yennefer de Vengerberg, uma feiticeira.
13. Cursed
Comecei o artigo com a dica de um filme sobre as lendas arturianas contadas na visão das mulheres e finalizo com esta série!
Cursed – A lenda do lago é uma série da Netflix, baseada no livro Cursed de Thomas Wheeler e Frank Miller.
Conta a história de Nimue, uma jovem feérica com poderes mágicos. Muitos eventos traumáticos rodeiam sua vida, e a história se dá em um deles: quando sua vila é queimada e sua mãe morta pelos Paladinos Vermelhos, líderes religiosos que querem banir os feéricos e pagãos.
Nimue parte com uma espada mágica junto com Artur e Morgana, em busca de Merlin e de salvar o povo feérico.
Gostou das dicas de séries e filmes de bruxas? Tem algum filme sobre bruxas que esqueci de incluir? Compartilha nos comentários!
Conecte-se com seu lado bruxa!
Agende sua sessão de Terapia energética no Guia da Alma.