A origem e o poder da EFT

Uma técnica de autoaplicação para libertar emoções reprimidas.
homem fazendo autoaplicação de EFT

Saiba mais sobre o que é EFT e como surgiu esta Técnica de Libertação Emocional!


 

Afinal, o que é EFT?

A EFT – Emotional Freedom Techniques, também conhecida como acupuntura emocional sem agulhas – é uma técnica de desbloqueios energéticos que funciona tocando-se nos meridianos de acupuntura com a ponta dos dedos (dando leves batidas) no próprio corpo.

Esta técnica tem, cada vez mais, comprovado sua eficácia para tratar medos, fobias, depressões, traumas, dores crônicas e muitos outros bloqueios até mesmo nas áreas afetivas e profissionais.

Agende uma sessão de EFT com terapeutas certificados!

 

A origem da EFT

A origem da EFT é muito antiga, pois usa os pontos da Acupuntura como referência, conhecimentos da milenar Medicina Tradicional Chinesa.

Foi na década de 60, o quiroprático americano Dr. George Goodheart estudou a fundo a Acupuntura, junto a testes musculares, biomecânica e os pontos reflexos da Osteopatia. Ele criou então o estudo da Cinesiologia Aplicada (Applied Kinesiology) e percebeu que poderia substituir as agulhas por pressões dos dedos (tapping), obtendo os mesmos resultados.

Logo depois, nos anos 70, o psiquiatra australiano John Diamond criou a Cinesiologia Comportamental. Esta técnica tem o objetivo de tratar problemas emocionais através de autoafirmações enquanto são pressionados os pontos da Acupuntura. Mais tarde este estudo e técnica passou a chamar-se Psicologia Energética, uma das bases da EFT.

A EFT é derivada da TFT (Thought Field Therapy – Terapia do Campo do Pensamento), que foi descoberta pelo psicoterapeuta Dr. Roger Callahan nos anos 80.

 

TFT e a história de Mary, paciente de Dr. Callahan

Muito dedicado, Dr. Callahan buscava ultrapassar as limitações das terapias convencionais. Principalmente com sua mais recente paciente, Mary – acometida por uma terrível fobia de água.

Era uma fobia tão intensa, que Mary passava mal, até mesmo ao se aproximar de uma bacia com água. E cada vez que ela passava por esta experiência desagradável, era acometida por vários outros sintomas, tais como: ansiedade, pesadelos à noite e terríveis dores de cabeça que duravam dias.

Dr. Callahan dedicava todo seu esforço, todas as técnicas conhecidas em sua profissão, e até mesmo técnicas alternativas como terapias cognitivas, dessensibilização sistemática, biofeedback, relaxamento, hipnose e muitos outros meios na tentativa de livrar sua paciente deste terrível transtorno.

Apesar de todo seu esforço e dedicação, em mais de um ano de tratamento, os resultados obtidos foram ínfimos. Callahan estava desapontado, mas continuava buscando respostas, inclusive em terapias energéticas orientais.

Assim, numa das sessões de psicoterapia, a paciente Mary destacou que sentia frios na barriga e dores de estômago quando, nas sessões, aproximava-se de algum recipiente com água.

Callaham lembrou-se então de que, segundo o estudo das terapias energéticas, existe um meridiano que está ligado especificamente ao estômago. Ele pediu para Mary ir batendo neste ponto enquanto pensava no seu medo de água, e qual não foi a surpresa para ambos! A dor no estômago desapareceu em poucos minutos.

E mais ainda, foi desaparecendo também o pânico em relação a água e todos os sintomas relacionados a ele.

Parecia mera coincidência, então ambos se dirigiram à piscina, onde Mary pôde sentar-se na borda, colocar os pés na água e não sentir o menor indício do sintoma que a atormentou por tantos anos, desde a sua infância.

Depois deste dia, os sintomas nunca mais voltaram. Foi o início de uma nova vida para Mary.

A partir deste resultado, Dr. Callaham aprofundou-se mais ainda no estudo das terapias energéticas, desenvolvendo um conjunto de algoritmos ou sequências, que eram utilizadas de acordo com o problema ou sintoma emocional que se desejava tratar, conseguindo resultados nunca antes alcançados em seus anos de psicanalista.

 

O surgimento da EFT

Posteriormente, nos anos 90, estes complexos algoritmos foram simplificados por um de seus alunos, Gary Craig.

Através desta simplificação, desenvolveu a EFT tal qual nós conhecemos hoje, e que pode ser autoaplicada por praticamente qualquer pessoa.

É esta mesma técnica simplificada que, cada vez mais, vem sendo adotada por milhares de pessoas no mundo inteiro, para tratar medos, fobias, depressões, traumas, dores crônicas, bloqueios emocionais, afetivos e até mesmo profissionais.

A sessão de terapia EFT é natural e muito eficaz para alívios emocionais. Experimente 🙂

Agende uma sessão de EFT!


Terapeutas Guia da Alma estão te esperando!