Boas-vindas ao Dia do Terapeuta! Uma novidade do Guia da Alma dedicada especialmente aos Terapeutas Holísticos que nos acompanham! Leia meu artigo ou, se preferir, escute o áudio!

Postamos aqui ou em nossas redes sociais dicas para Terapeutas que buscam aprimorar a divulgação de seus serviços, e entender um pouco mais sobre Marketing e sobre esse Universo Digital que às vezes nos parece complicado e distante. Conceitos, tendências, ferramentas, e tudo o que há de mais atualizado integrando o mundo do Marketing com o das Terapias Holísticas. Aproveite!

Eu sou o Rodrigo Roncaglio, cofundador do Guia da Alma e facilitador do Curso de Marketing Digital para Terapeutas. Sou Designer de formação, e trabalho com foco em sites e aplicativos há mais de 5 anos. Em um certo momento da caminhada, descobri a Meditação e o Autoconhecimento, que foram me abrindo portas para outras vertentes como o Reiki e a Astrologia.

Hoje me dedico a levar meus conhecimentos de Design e Tecnologia para as Terapias Holísticas. Meu propósito é facilitar a integração entre estes dois mundos que tanto me impressionam, o Espiritual e o Digital.

Gratidão por você estar aqui!


Bom, para a estreia do Dia do Terapeuta, preparei um conteúdo com o objetivo de introduzir você ao estado atual que vivemos em termos de Tecnologia e Marketing. Compartilho um pouco do que tenho estudado sobre a Era Digital, e como o advento da internet tem impactado nossas vidas e hábitos de consumo.

Você vai ler sobre:

  • A Era de Aquário, ou Era Digital
  • O resgate do conhecimento ancestral através da internet
  • A valorização da Experiência no consumo
  • E o que isso tem a ver com a Nova Era do Marketing?

Então, vamos lá!

 

A Era de Aquário, ou Era Digital, ou Era da Informação

Estamos em um momento de transição de Era Astrológica, o que não é novidade para nós da área terapêutica. O que a Astrologia chama de Era de Aquário é chamado de Era Digital ou Era da Informação pelos tecnológicos. O que faz todo o sentido, já que Aquário é justamente o Signo que traz a tecnologia, o futurismo, a inovação e a conexão entre pessoas a nível social e global.

Nunca tivemos tanto acesso à informação em nossa história. De acordo com Richard Saul Wurman, em seu livro Ansiedade de Informação, a quantidade de informações hoje em uma edição de domingo do New York Times (12 milhões de palavras) contém mais informação do que um cidadão do século 17 recebia ao longo de toda sua vida!

 

O resgate do conhecimento ancestral através da internet

A internet nos trouxe essa dádiva, que é o acesso rápido a praticamente qualquer informação desejada. E é capaz de resgatar e disseminar conhecimentos ancestrais como o Yoga, a Ayurveda, a Astrologia, entre outros, que anteriormente eram restritos ao ensinamento de um mestre a um grupo iniciático. Hoje, com alguns cliques, podemos encontrar um bom vídeo com Asanas para equilíbrio dos chakras, por exemplo.

A “sabedoria dos antigos” também volta à cena com isso. Conhecimento popular, que antes dependia da passagem de geração para geração, hoje pode ser documentado e disponibilizado a todos que quiserem acessar.

Outro ponto positivo que vem com a Era de Aquário é a capacidade de conexão entre as pessoas. A explosão das redes sociais e de ferramentas como o Skype permite o contato direto e ao vivo entre indivíduos em qualquer lugar do mundo!

Também nunca estivemos tanto tempo conectados à internet e aos dispositivos eletrônicos. E o Brasil, segundo uma pesquisa da ATKearney, é o primeiro lugar no mundo em horas/dia conectado. Mais de 50% dos entrevistados brasileiros apontam estar na internet “toda hora”. Mais da metade do tempo conectado é usado em redes sociais, com família e amigos. Também figuramos entre os países com a maior porcentagem de compra online do mundo!

Tudo isso traz avanços imensos para este momento de evolução da consciência planetária. Creio que todos concordamos estar vivendo um verdadeiro salto evolutivo!

Mas, pela natureza das dualidades, esta evolução também traz alguns prejuízos. Um deles, que é muito claro em todo o lugar, é o excesso de informação. A sobrecarga de dados com a qual estamos sendo impactados todos os dias parece esmagadora.

E como estamos sentindo isto no dia a dia?

Basta observar em volta: tudo acontecendo numa velocidade tremenda, que parece incontrolável. 

O resultado: falta de foco, falta de controle mental, falta de controle sobre nossas tarefas, mal gerenciamento do tempo, entre outros. Todo mundo reclama de “estar sem tempo”, e que “essa semana tá muito corrida ”. As doenças mais preocupantes deixaram de ser o câncer ou a AIDS, dando lugar ao estresse, ansiedade e depressão. 

 

 

 

 

Calma,

respira fundo.

 

guia-da-alma-calma-respire-fundo

 

 

 

 

Calma, respira fundo.

Talvez nunca antes tenhamos precisado tanto dessas palavras. Encontrar uma maneira de desacelerar e desligar se faz cada vez mais necessário para nos mantermos conectados e conscientes. E justamente por isso, as Terapias Holísticas nunca antes foram tão necessárias!

 

A valorização da Experiência no consumo

Nesta nova Era, muitos de nós têm todas as suas necessidades básicas supridas, o que nos faz passar a priorizar outras necessidades.

Você já ouviu falar da Pirâmide de Maslow?

É um conceito criado pelo psicólogo norte-americano Abraham Maslow, que determinas as condições necessárias para que cada ser humano atinja a sua satisfação pessoal e profissional. Cada nível da pirâmide é um conjunto de necessidades, formando uma hierarquia. A base da pirâmide são as Necessidades Fisiológicas: como fome, sede e  sono. Tendo estas necessidades total ou parcialmente supridas, o indivíduo “sobe” e passa a sentir as Necessidades de Segurança (segundo estágio).

E assim vai subindo nesta escala, até chegar o topo da pirâmide, onde estão as Necessidades de Autorrealização. Aqui o indivíduo consegue aproveitar todo o potencial de si próprio, com auto controle de suas ações, e capacidade de fazer aquilo que gosta e o que é apto a fazer, com satisfação.

pirâmide-de-maslow-guia-da-alma

Pirâmide de Maslow – a hierarquização das necessidades humanas

 

Ou seja, tendo as necessidades básicas supridas, entramos em busca de realização social e pessoal. Satisfação emocional, ao invés de material. Sentir-se bem consigo mesmo, ao invés comprar para agradar o ego. Serviços, ao invés de Produtos. Experiências, ao invés de Compras. 

Sabendo de tudo isso, é preciso pensar em toda a Experiência que o seu cliente terá contigo, desde o primeiro contato até o final da consulta, e não só pensar no benefício físico e espiritual que ele receberá com a Terapia.

Quer um exemplo de boa experiência? A Starbucks domina 40% do mercado de café nos Estados Unidos, e tem lojas no mundo todo. Eles não chegaram até lá servindo um bom café – inclusive ouço muitas pessoas reclamarem do café. Eles chegaram lá criando uma ótima experiência para os clientes. Criando um conceito de “terceiro lugar” (depois de casa e do trabalho) para se passar horas de lazer, com muito conforto e qualidade.

Não é só o café que importa, é o atendimento, o visual, o aroma, a companhia!

E falando em boas experiências, as Terapias são um excelente exemplo. Uma Terapia é justamente aquele momento “Calma, respira fundo”, que estamos procurando. Pra esquecer de tudo e dedicar-se um pouco a si mesmo e à saúde. E mais, é o tipo de experiência que pode transformar as pessoas, abrindo caminho para novas perspectivas de vida.

Algumas sessões de Terapia podem satisfazer o cliente em todas as etapas da pirâmide: desde as mais básicas e corporais, até as sociais, emocionais e mentais!

Mas para conseguir um cliente completamente satisfeito, não é tarefa simples: é necessário que ele se sinta bem atendido em todos os pontos de contato – a primeira conversa, a recepção, o ambiente, a Terapia em si, o aconselhamento, o acompanhamento após a consulta… É muita coisa, mas garanto a você: promova uma boa Experiência aos seus clientes, e eles irão muito além de sair se sentindo melhor da consulta. Eles vão retornar. E o melhor, vão te indicar!

 

E o que isso tem a ver com a Nova Era do Marketing?

Uma Nova Era pede por um Novo Marketing. Uma comunicação focada em experiências e emoções ao invés de bens materiais. O conceito do Marketing Humanizado, nascido em 2010 com o livro de Philip Kotler – considerado pai do Marketing -, ganha cada vez mais força. Este novo Marketing é “centrado no ser humano”, e a comunicação passa a buscar os consumidores através de seus corações, mentes e espíritos.

Vou abordar o Marketing Humanizado e o Marketing de Conteúdo no próximo post desta série!

Também vou falar sobre isso com mais profundidade no Curso de Marketing Digital para Terapeutas!

Este Curso é ideal para Terapeutas que querem aprender a conquistar mais clientes no mundo digital, e passar a receber mais retorno com suas divulgações!

Quer saber mais sobre o Curso? Clique na imagem abaixo!

Ah, você também pode Baixar o Roteiro completo para conhecer os conteúdos que vamos abordar, fica a dica 😉

guia-da-alma-curso-marketing-digital-para-terapeutas-holisticos-terapias-divulgacao-florianopolis-workshop-evento-banner-

 

Um grande abraço! Gratidão por ter acompanhado até aqui. E até o próximo Dia do Terapeuta, aguardo você!

 

Compartilhe!

Rodrigo Roncaglio

Cofundador do Guia da Alma. Reikiano nível II, estudante de Astrologia, autodidata em Meditação e práticas energéticas.

4
0

Sou cofundador do Guia da Alma, Designer de Experiência do Usuário e Reikiano Nível II. Aprendiz de Astrologia, auto-didata e buscador de uma vida mais espiritual, adoro estar em conexão com a natureza, observar constelações, cozinhar e meditar. Como bom Libriano, busco o equilíbrio da vida em todos os aspectos, e acredito que é aí que mora a felicidade. A beleza do caminho é o próprio caminho!

...

Comente! Queremos saber o que você pensa.

Nossos Parceiros:

guia da alma - lua peregrina
guia da alma - aldeia indigo
tranquility-pra-voce
mezcla photos
anahata-world
guia-da-alma-kaygangue-parceiros